Autor Tópico: Samsung com sensor Full Frame??  (Lida 12834 vezes)

m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Online: 13 de Abril de 2008, 00:12:34
Notícia boa para a turma da pentax/samsung..., resta esperar agora.

http://www.amateurphotographer.co.uk/news/samsung_hints_at_fullframe_sensor_for_professional_digital_slr_camera_news_227234.html

Só fica a questão lentes FF... funcionaria com lentes APS-C e FF?

Bom, eu acho que vou ficar mais um tempo com as minhas lentes para FF  :D
Marcelo - POA/RS



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2008, 00:29:20
Acho que eles querem dar um passo bem grande, só espero que não seja maior do que as pernas rs

De qualquer maneira é bom saber que a Samsung e a Pentax estão investindo nas reflex :D
Antes que imaginava que pra um uprade mesmo eu teria que mudar de marca, agora vamos esperar pra ver no que dá  :ok:


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2008, 00:45:11
cara, mudanças podem ocorrer em qualquer empresa, mas os grupo de empresas com que a pentax está envolvido não é nada amador... Hoya/Kenko/Tokina/Schneider Kreuchach... + a parceria com a Samsung.

Mas nada impede de uma hora destas eles acharem que DSLR não é um bom produto para investir... mas a leitura que faço hoje é que isso é bem improvável, bem pelo contrário a Samsung está bem entusiasmada com este mercado.
Marcelo - POA/RS



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2008, 00:50:32
Também acho que seja bem improvável, tanto que a Pentax até largou o MF digital por causa das reflex...

To vendo que a cada dia que passa Nikon e Canon tem que abrir mais os olhos...
Só está faltando a Panasonic acordar e mandar bala também :D


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Marcelo - POA/RS



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2008, 09:25:54
Marcelo,

Está demorando review da Pentax K20 comparando com imagens da concorrência? Você chegou a ver algum?

De quantos megapixels será esta FF? Tomara que a Samsung não coloque 30Mp nela né?

Abraço


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2008, 09:37:21
não vi muito mais coisa não... até espero ver mais detalhes sobre ela com certeza, mas pelo o que eu vi já serviu para me assegurar que ela é sim um bom upgrade para a K10D, só espero que ela chegue num patamar de preço melhor.

Eu peguei recentemente uma K10D, até´então só acompanhava ela pela internet fotos e comentários, olha, câmera muito boa mesmo  :) as fotos dela é +- do mesmo nível das demais cameras com sensor Sony 10Mp (apesar de cada camera ter ser ajuste de sensor) , mas o corpo, visor e configurações... coisa de gente grande mesmo  :ok:, sabendo que a K20D é uma K10D com algumas modificações/atualizações eu acho tranqüilo optar por uma K20D o preço dela meio que está prejudicando a maior procura por ela.
Marcelo - POA/RS



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2008, 10:27:35
Estamos chegando lá...

Acho que em um ano ou dois vai dar para comprar uma FF, e aí dará para sossegar, pois afinal é isso que gostaria de ter. Uma FF de, digamos, 16mpx e pronto.

O ciclo está bem nítido a partir da 5D. Introdução, difusão, popularização. Em uns dois anos não será absurdo imaginar uma por menos de 1300 dólares (dólares de hoje, porque o dólar vai cair internacionalmente). Afinal, basta perder 1/3 do preço atual da 5D, e isso é pouco em um mercado em difusão acelerada.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2008, 10:41:06
será que com a popularização do FF a APS embora continuando teria uma menor oferta do corpo/modelos?

Usando como exemplos atuais modelos da Nikon, uma D60 e uma D300 e os demais modelos todos FF? Seria isso?

Pois para baixar o custo de produção de um sensor FF o ideal seria fabricação em larga escala e para isso teria que ter várias câmeras partilhando do mesmo sensor.
Marcelo - POA/RS



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2008, 13:17:06
Provavelmente os dois tamanhos de sensor vão conviver, gerando dois tipos de uso ligeiramente diferentes. Provavelmente as cãmeras de entrada já estão no preço limite, cerca de 400/500 dólares, e as FF demorarão para chegar perto, o que garantirá a implantação do modelo APS durável.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2008, 13:48:36
Curiosidade

Hoje o que gera mais custo para um sistema FF universal, o sensor ou a lente?

Temos agora praticamente todas marcas apontando para isso.... :ponder:

Valeu
« Última modificação: 15 de Abril de 2008, 13:48:53 por Leandro Federsoni »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2008, 14:50:03
Sensor, corpo, prisma, isto é, tudo o que tiver de ser proporcionalmente maior. Provavelmente hoje é o sensor, mas os custos dos sensores, como de todo chip, são fortemente decrescentes com os anos (e principalmente com a competição, pois a Canon era virtualmente monopolista). Então esse fator rapidamente deixará de ser tão importante.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2008, 15:32:53
As objetivas FF requerem mais vidro e, com isso, uma engenharia mais complexa. É só ver por que o mercado de superzooms usa sensores minúsculos para produzirem câmeras com range de 28 a 400mm (equiv.) Com um sensor minúsculo, menos vidro é necessário para projetar a imagem no quadro. Isso pode requerer um projeto mais complexo e caro inicialmente, mas a escala acaba diluindo os custos e dando um retorno rápido.

Provavelmente, não é vantagem para a Canon reprojetar uma 70-200L para uma versão com crop. O projeto dessa objetiva já está pago e só se gasta um pouco mais com matéria-prima. Provavelmente, uma versão cropada da 70-200 iria ser inviável, pois a Canon teria que manter os dois modelos no mercado para contemplar tanto os consumidores de modelos full frame quanto os aps de crop 1.6.

A adoção do full frame parece a constatação de uma certa incompetência das fabricantes para produzirem sensores APS mais densos, com menos ruído e maior latitude. Mas eu acho que o full frame gera outros problemas com os quais os fotógrafos já estavam desacostumados, como a profundidade de campo reduzida e a necessidade de ISOs mais altos para se poder fechar o diafragma e ganhar DOF.

Eu que fotografava unicamente com filme percebi essa mudança de linguagem. É muito mais fácil focar em F1.4 na K100d do que na minha MX... o aumento de profundidade de campo foi bem importante.
« Última modificação: 15 de Abril de 2008, 15:33:12 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Abril de 2008, 15:54:57
Concordo Francisco,

Inclusive o que vejo na maioria das vezes são consumidores querendo cameras FF não pelas características diferenciadas do DOF, mas pelo bom desempenho do sensor, ou seja, se os fabricantes evoluirem os sensores APS, boa parte dos potenciais consumidores FF sumiriam.

Mas por outro lado, se a tecnologia de sensores FF andar junto com a tecnologia APS, sempre teremos imagens melhores geradas por sensores FF.

Valeu


Titus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2008, 23:47:04
O preço da K20D já caiu.
O corpo da câmera custa, agora, 1.150 dólares na B&H.
Logo logo desce aos mil.