Autor Tópico: Flash rebatido para trás  (Lida 14235 vezes)

Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2008, 22:29:33
Tem uma fotógrafa de casamentos que saiu na FM que aponta o flash para trás enquanto um assistente segura uma sombrinha para rebater.

Eu tenho usado um difusor stofen com o flash a 135º mais ou menos, enquanto diminuo a velocidade para captar a luz ambiente. O segredo aí é acertar a mão entre ISO/velocidade/potência do flash. Isso é que vai determinar se o primeiro plano vai ficar estourado, se o fundo vai ficar escuro ou se vai ter tremedeira.

Com a K100, eu tenho colocado em iso 800, prioridade de abertura com subexposição de 0.5EV e flash automático (metz 54MZ3) em 135º subexposto em 1 ponto. Isso geralmente me dá o melhor custo x benefício entre tremidos e captação da luz ambiente. Se tremer demais, é só subexpor o ambiente (aumentando a velocidade) e aumentar a potência do flash.


Quando eu li o título do tópico imediatamente lembrei dessa reportagem da Fotografe Melhor. Interessante mesmo.

Está nos meus planos comprar o flash ttl próprio para  a K10d, eu tenho sentido falta de  poder movimentar livremente a luz do flash em outras direções para rebater. Geralmente eu tento rebater no teto, fazendo o que o Leo falou, luz difusa vindo de cima. Na falta de teto branco pra rebater, estou girando a cam em 45º e rebatendo um pouco na parede, ou um pouco na parede e um pouco no teto. O Flash que uso, Vivitar 285hv, permite apenas  girar a luz para frente e para cima. Para os lados e para traz infelizmente nao tem jeito...

Tenho tentado sempre fazer isso que o Fernando disse, fotos nítidas para identificar bem as pessoas. Até pq. em 99% das vezes que eu faço esse tipo de foto, acaba sendo para o pessoal copiar para o orkut. É isso mesmo que  o pessoal quer, fotos "bonitinhas..."



Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #16 Online: 15 de Abril de 2008, 00:10:31
No mesmo dia.
Flash pra cima e um grande espelho para ajudar e atrapalhar ainda mais.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #17 Online: 15 de Abril de 2008, 00:15:32
No mesmo dia.
Flash pra cima e um grande espelho para ajudar e atrapalhar ainda mais.


Muito legal essa, está com um clima muito bacana. E você ainda conseguiu sair na foto :P A iluminação também ficou legal. Eu vejo o pessoal muito radical nessa história de que o flash tem que servir apenas para realçar a iluminação ambiente, para que tudo fique o mais natural possível. Eu acho que se o flash causar um efeito bacana, vale estourar, escurecer o fundo, matar a iluminação ambiente, enfim... às vezes ficamos tão presos à idéia de que a foto tem que ser fiel às cores da cena que perdemos algumas boas fotos como essa!
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 15 de Abril de 2008, 00:29:26
No mesmo dia.
Flash pra cima e um grande espelho para ajudar e atrapalhar ainda mais.


Matheus, olhando o exif dessa sua última foto:

Camera Make: SONY           
Camera Model: DSLR-A100
Image Date: 2008:04:13 03:52:12
Flash Used: Yes (Manual)
Focal Length: 18.0mm (35mm equivalent: 27mm)
Exposure Time: 0.167 s (1/6)
Aperture: f/4.0
ISO equiv: 400
White Balance: Manual
Light Source: Daylight
Metering Mode: Center Weight
Exposure: Manual
Exposure Mode: Manual

Será que não ficaria melhor aumentar o ISO e deixar a velocidade mais rápida? tipo 1/60 ou 1/90? Não sei se é por causa do estabilizador da K10d, mas tenho testado aqui e acho que os resultados ficam satisfatórios... Sei lá... acho que usando 1/6  qualquer tremidinha estraga a foto...
« Última modificação: 15 de Abril de 2008, 00:30:14 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Abril de 2008, 00:37:29
No mesmo dia.
Flash pra cima e um grande espelho para ajudar e atrapalhar ainda mais.


Muito legal, essa foto...
Mais do que pessoas, aqui foi fotografado o "clima".
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #20 Online: 15 de Abril de 2008, 00:39:11
Pois é... hoje em dia qualquer dslr manda bem no ISO 800, acho que valia a pena experimentar a dica do Davi. Prioridade de abertura, iso 800 e flash com difusor, não tem erro... se o tremido ficar muito desagradável, subexpõe a velocidade em até -1EV e compensa no flash.

Na k100d, a diferença de ruído de 400 para 800 é tão pequena que quase não vale a pena usar iso 400. Vale a pena durante o dia e em ambientes bem iluminados, mas em baladas não teria por que não usar esse recurso, eu acho.
« Última modificação: 15 de Abril de 2008, 00:43:39 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #21 Online: 15 de Abril de 2008, 11:58:05
Iso 800 na Sony começa a dar ruído, apesar que engraçado, eu nunca fiz foto em ISO 800 neste local.
Mas vou tentar sim e posto resultado. Mas acho mesmo que vai dar um ruído maior como já de costume.
Esta é a verdadeira foto espontânea, pq as meninas estavam em pe, naquela primeira sequências de fotos, pedi para que elas se sentasse e para o cara se aproximar, acho que fiz umas 3 fotos para pegar esta.
Abraços
Mateus
« Última modificação: 15 de Abril de 2008, 11:59:21 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Filipe Francisco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
    • Filipe Francisco
Resposta #22 Online: 14 de Junho de 2008, 22:34:56
Cara sei que sou novo por aqui na real acabei de fazer o cadastro no forum uso bastante o Br forum mas fui obrigado a palpitar nos eu assunto. Trabalhei com baladas somente durante 5 anos em Florianópolis, chegava cedo na balada normalmente até mesmo antes da casa abrir. Isso para entrar no clima da casa, como você disse anteriormente voce tem que se sentir um pagante, mas não pode esquecer nunca que esta ali para trabalhar em primeiro lugar, bom fotos rebatidas é sempre interessante o efeito que da, mas nunca rebatidas para traz pois pode trazer efeitos que irão estragar sua imagem como por exemplo uma luz inconveniente como aconteceu na foto do DJ ( uma excelente foto mostra algo artistico mas vamos falar a real você pegou o efeito sem querer), fiz varias fotos desse estilo no tempo que fotografei balada tirava uma media de 350 a 500 fotos por casa noturna trabalhando em 3 casas na mesma noite. Aqui na nossa região tem alguns sites que derepente voce conheça www.bemnafoto.com.br - www.olhonafoto.com.br - www.zinabre.com.br - são sites que trabalham cada um em seu estilo, mas de formas a sempre rebater o flash também mas sempre para frente nunca para traz, para o lado até vai mas para traz pode alem de causar os efeitos indesejados deixar rostos e roupas escuras o que a galera não gosta ja que a mulher ficou quase 3 horas na frente do espelho para sair bonitinha né?

Qualquer duvida a respeito de iluminação de balada pode entrar em contato comigo não me recordo agora mas acho que no meu portifolio no site deve ter alguma coisa www.filipefrancisco.com.br

Te mais e bom trabalho


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #23 Online: 14 de Junho de 2008, 23:27:14
Obrigado pelas dicas, foto de balada é assim mesmo, a gente tem que experimentar para ver o que fica legal.
Trabalhar cinco anos em abaladas já era para ter aprendido muita coisa!

Vou te mostrar mais fotos em que o efeito foi sem querer:
Parte da sequência que vc já viu.

















Ah, pra fazer o efeito, ou defeito como alguns dizem, o profissional simplesmente aumenta a exposição, gira a camera ou a lente diminuindo ou aumentando o zoom.
Então da alguns efeitos estranhos e interessantes.

Quando eu não consigo entender uma foto eu simplesmente pergunto como o fotógrafo fez para chegar à aquele resultado e aprendo com suas explicações.
Cada um tem seu estilo.
Faz um tempo que cansei da mesmice... Inclusive nas baladas, mesmo pagando pouco, é o que gosto e mais sei fazer ou pelo menos tento!

att
Mateus


ps, há uma linha muito grande que divide um "fotógrafo" de um 'capturador de imagens'...
« Última modificação: 14 de Junho de 2008, 23:29:24 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


pedrozo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #24 Online: 23 de Julho de 2008, 00:09:27
6 segundos?


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 24 de Julho de 2008, 20:06:28
Vamos com calma. rsrsrsrs. Bem como sou iniciante em fotografia, apenas li alguns livros, mas tenho apreciação pela mesma há um tempo, toda imagem, cena, paisagem, enfim tudo o que vejo penso em como "ficaria na foto"? Acho que isso virou doença  :no:, mas depois de me aprimorar um pouquinho aqui no fórum, toda imagem que observo, tem um significado. Cada uma é única, mesmo com "efeitos ou defeitos" :hysterical:. Um fotógrafo é capaz de apreciar uma imagem por longo tempo, e analisar sua forma contrutiva. Passei  a ver a arte de fotografar com outros olhos. Então se não estiver psicológicamente doente, me explique como se faz este efeito por favor. Sei que é com uso do flash para congelar o assunto, mas os detalhes eu não conheço. Será imediatamente após o flash que vcs puxam o zoom da máquina? qual a faixa de tempo de exposição? :ponder:
Muito obrigado.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


acmtalvaro

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo profissional
    • http://acmtalvaro.wix.com/alvarofotos
Resposta #26 Online: 14 de Agosto de 2008, 14:39:06
A pouco tempo saiu uma materia da Neli Soletrenic mostrando o modo de usar o flash, interessante
FOTOGRAFIA
-Publicidade-editoriais-book-stiil-aérea-eventos em geral