Autor Tópico: Quanto cobrar por um trabalho de fotos de produtos (roupas)?  (Lida 83282 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2013, 22:09:08
olha, quando surge um trabalho que nao faço a minima ideia de quanto cobrar(normalmente sao esses publicitarios), eu cobro só o valor da minha hora, normalmente sai na faixa de 100 reais/hora, faça um calculo e veja quanto tempo vai demorar clicando as modelos ou as peças e quanto tempo vai demorar na ediçao...ja fiz trabalho publicitario que me tomou 30 minutos, era basicamente fotografar pouquissimos pares de tenis, cobrei uma hora de trabalho pois praticamente nao teve ediçao, alguma recuperaçao leve de tons e mandei pra agencia finalizar, mas ai depende do seu nome, eu nao tenho muito aqui na cidade pra recusar muito trabalho, e tambem cobrar 50 reais por foto(sendo 210 fotos) vai sair nada mais nada menos que um orçamento de 10,500 reais, o cliente provavelmente nao vai fechar, ainda mais se forem fotos simples sem muita frescura, tudo vai de quanto podes cobrar e quanto tempo vai te tomar...

vou falar POR MIM, num job desse, que se o cliente ja deixar claro que nao quer nada muito rebuscado eu nao exitaria em setar as luzes iguais e ir clicando, faria um calculo medio de quantas hrs daria e cobraria 50% antes para nao ter preju, mandaria a real pro contratante, vai ser X a hora(no meu caso eu cobraria 150 a hora pois conte um tempo pra ediçao basica nas fotos(nada de tratamento de pele e afins, isso a maquiadora tem que se virar e eles tem que contratar uma boa modelo, se querem tratamento diferenciado cobre por isso)), fixe uma quantia maxima de fotos, se é 100, 200 fotos, fixe esse valor pro cliente, pois faras muito mais que isso e por mais que o cliente nao precise ele vai fazer voce editar 800 fotos, cobre valor de assistente, maquiadora(recomendo que tenha sua maquiadora e cobre o valor dela, pois ela sabe como voce trabalha e seu fluxo), depois que fechar, veja quantas horas deu a mais ou a menos do seu planejado e cobre o restante na finalizaçao do trabalho, se gastar com impressao(provavelmente nao) cobre a parte..

Bom, esse é o jeito que EU faria, nao sei se é o certo mas é meu jeito...  :ok:

EDIT: Agora que li o topico, tem que ver a midia de divulgaçao tambem, claro, mas nesse caso calculo eu que sera um job mais para e-commerce ou catalogo de loja, algo mais "massificado", se for um trabalho maior para uma grande empresa que tera grande divulgaçao, por mais que demore 20 minutos pra fazer a foto em si, é outro valor, tudo isso tem que estar no contrato, lugar que vai ser veiculado seu trabalho e tudo o mais, fiz esse textinho acima baseado na ideia que é um catalogo de e-commerce ou algo do tipo  ;)
« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, 22:14:43 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa