Autor Tópico: Pontos de foco  (Lida 6515 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2004, 12:08:22
É interessante. Eu faço fotos de casamento e eu me peguei falhando em acertar o foco por não ajustá-lo primeiro no centro. Já me peguei com otimas fotos, mas que ao invés de focar a pessoa, focou o fundo! :-)

Realmente, vários pontos de foco tornam a vida do fotografo mais fácil.

Semana passada bati umas fotos com a 300D. Adorei o foco dela, muito melhor que a da S5000 (nada pessoal, Ivan)!

Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2004, 13:30:15
É claro que é melhor, Fernando  ;)

Uma custa 330 dólares, outra custa 800. Não existe mágica. A S5000 é excelente na sua faixa de preço, assim como a S7000 idem. Concorrem com câmeras mais caras, mas não tão mais caras!

Às vezes isso é esquecido. É mesma coisa de se dizer que a A80 é melhor que a A60. É claro que é, pois do contrário seria um absurdo, mas na sua faixa a A60 é a melhor de todas, e encosta na faixa superior.

Agora mesmo abri um tópico falando da Olympus E300 que está sendo lançada, DSLR pequena no formao 3X4 com 8mp custando no lançamento 1000 dólares com uma lente. Se é boa? É claro. É muito melhor que a S7000? É claro. Basta ver o tamanho do sensor e as lentes.

Só que a S7000 custa hoje 500 dólares...

Meu ponto de vista é o seguinte: Estou lidando com um mercado púbere. Os produtos se modificam aceleradamente de ano para ano. paralelamente eu tento evoluir minha linguagem.

O instrumento que eu preciso hoje é o que permite maior desenvolvimento de linguagem pelo menor preço, pois, devido á evolução rápida, os produtos tendem ao valor zero rapidamente. Então vou tentando ajustar essas paralelas, as cãmeras com meu desenvolvimento, e como vejo meu desenvolvimento atual capaz de caber numa S7000, está tudo certo.

Não é uma questão de ter o não dinheiro. Isso, graças a Deus, não é, nesse estágio da vida, o maior problema. A questão é ajustar o gasto ao desenvolvimento, pois só posso dizer que parei devido ao equipamento depois de esgotar suas possibilidades. A S5000 deu para um ano de intensa exploração. O que quero fazer agora, principalmente devido ao tamanho das cópias que planejo, não cabe mais nela, daí a troca. Mas até então ela não foi o fator de limitação. O fator de limitação fui eu mesmo. Entre as câmeras concorrentes, duvido que outra câmera tivesse me dado tanto espaço para desenvolvimento quanto a S5000.

Ivan

 


wesleyaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #17 Online: 26 de Novembro de 2004, 18:44:25
Olá! Sou amador em fotografia... gostaria de saber se a p32 tem algum tipo de característica para foco... pois soh encontro no foco centro e algumas outras distâncias... como faço para focalizar em apenas um plano com ela???


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2004, 18:53:49
Citar
Olá! Sou amador em fotografia... gostaria de saber se a p32 tem algum tipo de característica para foco... pois soh encontro no foco centro e algumas outras distâncias... como faço para focalizar em apenas um plano com ela???
As câmeras sempre focam em apenas um plano, isto de foco no centro diz respeito a distância da câmera ao objeto que está no centro (por isso: foco no centro). Agora, tudo que estiver no mesmo plano (equidistante da câmera) também estará em foco.
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


wesleyaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2004, 19:01:26
Citar
Citar
Olá! Sou amador em fotografia... gostaria de saber se a p32 tem algum tipo de característica para foco... pois soh encontro no foco centro e algumas outras distâncias... como faço para focalizar em apenas um plano com ela???
As câmeras sempre focam em apenas um plano, isto de foco no centro diz respeito a distância da câmera ao objeto que está no centro (por isso: foco no centro). Agora, tudo que estiver no mesmo plano (equidistante da câmera) também estará em foco.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2004, 19:06:50 por wesleyaugusto »


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2004, 19:09:34
Citar
como eu faria na p32, para deixar o segundo plano sem foco e foco somente no primeiro... eh soh colocar o centro do visor no primeiro plano???
Não conheço essa câmera, mas normalmente, basta apontar a câmera para o ponto em que se deseja que este objeto esteja em foco (nesse caso, a pessoa), apertar o botão de disparo até a metade (assim ele faz o foco nese plano, o da pessoa), e, enquanto segurares o botão, o foco permanecerá fixo para essa distância, enquadre a câmera como desejas e aperte até o final para fazer a foto.

Obs.: isto está descrito no manual da câmera (mesmo não tendo lido manual da P32, tenho certeza que está lá).

Boas fotos!  ;)  
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


wesleyaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2004, 19:17:39
Citar
Citar
como eu faria na p32, para deixar o segundo plano sem foco e foco somente no primeiro... eh soh colocar o centro do visor no primeiro plano???
Não conheço essa câmera, mas normalmente, basta apontar a câmera para o ponto em que se deseja que este objeto esteja em foco (nesse caso, a pessoa), apertar o botão de disparo até a metade (assim ele faz o foco nese plano, o da pessoa), e, enquanto segurares o botão, o foco permanecerá fixo para essa distância, enquadre a câmera como desejas e aperte até o final para fazer a foto.

Obs.: isto está descrito no manual da câmera (mesmo não tendo lido manual da P32, tenho certeza que está lá).

Boas fotos!  ;)
Muito obrigado pela dica.

Ps.: Pode até ter no manual, eu não tive como comprar uma em português e inglês eu não manjo muito não.. to tentando traduzir aos poucos... mas eh difícíl...  :(

 


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2004, 20:36:26
Citar
Ps.: Pode até ter no manual, eu não tive como comprar uma em português e inglês eu não manjo muito não.. to tentando traduzir aos poucos... mas eh difícíl...  :(
Pode baixar aqui:
Manual Sony DSC P32 P52 P72 (Português-Brasil)
Vou deixar uns dias pra download.

edit:
... e veja a página 49!  :D  
« Última modificação: 26 de Novembro de 2004, 20:38:32 por André »
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


wesleyaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #23 Online: 27 de Novembro de 2004, 10:31:03
Citar
Citar
Ps.: Pode até ter no manual, eu não tive como comprar uma em português e inglês eu não manjo muito não.. to tentando traduzir aos poucos... mas eh difícíl...  :(
Pode baixar aqui:
Manual Sony DSC P32 P52 P72 (Português-Brasil)
Vou deixar uns dias pra download.

edit:
... e veja a página 49!  :D
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado mesmo.  :D

Valeu mesmo pela ajuda.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #24 Online: 08 de Agosto de 2013, 20:42:19
Vejo que mesmo as empresas usando como marketing 51 pontos de foco, sendo 40 e tantos cruzados e mais outros duplo cruzado: "useless", pois no final das contas, 98,7% utilizam o foco central. Então, não vejo, atualmente, muita vantagem no sistema de foco da 5dmkiii sobre a 6D IMO. A diferença se investe em lentes.


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Agosto de 2013, 21:31:08
Tópico um pouco velinho  :assobi: :hysterical:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #26 Online: 09 de Agosto de 2013, 00:21:33
Eu uso sempre o foco no centro da lente, depois da câmera acertá-lo eu o travo e faço a composição que tiver de fazer. É mais fãcil mexer a câmera do que o quadradinho de foco.

Ivan

mesma coisa, uso o ponto central, cravo o foco, reenquadro e clico... inclusive deixo o seletor ali travado pra nao mudar de ponto nunca, sempre o central


EDIT: Eita tópico velho em? Agora que vi que cavaram fundo! hahaha
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 00:22:37 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #27 Online: 09 de Agosto de 2013, 00:45:10
O problema de usar o central e enquadrar e a possibilidade do foco sair do local... Imagina... vc com uma tele e em 2.8..

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #28 Online: 09 de Agosto de 2013, 01:14:33
O problema de usar o central e enquadrar e a possibilidade do foco sair do local... Imagina... vc com uma tele e em 2.8..

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

as vezes acontece, mas vou dizer que é raro

acho muita mao de obra ficar mudando o ponto focal que vou usar, nao tem dinamismo no trabalho, leva tempo demais...
@jacobfotografiacriativa


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #29 Online: 09 de Agosto de 2013, 10:16:50
as vezes acontece, mas vou dizer que é raro

acho muita mao de obra ficar mudando o ponto focal que vou usar, nao tem dinamismo no trabalho, leva tempo demais...

Serio? Acho tao rapido... so apertar o botao do zoom e rodar o dial ou apertar no meio dp jostick

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8