Autor Tópico: qual seria melhor camera Sony A700,Nikon D300 ou a Canon 40D  (Lida 7451 vezes)

jedson_wenzel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Online: 14 de Abril de 2008, 13:21:31
to querendo comprar umas das tres poderiam me ajudar sou fotografo em social agradeço que pode me ajudar abraços a todos.


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2008, 13:24:44
Acho que o que vi definir o qual comprar é ou gosto pela MARCA ou então um ou outro dispositivo à mais.

:D


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2008, 13:27:56
Vc usa outra camera, analógica?
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Gili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2008, 14:12:54
Fotografo em social que vc diz é que faz eventos sociais tipo casamento, aniversarios 15 anos?

abs
Bruno Gili
Nova Iguaçu, RJ
Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2008, 14:50:05
Jedsel,

Tenta escolher primeiro as lentes que você vai precisar, pode ser que partindo pela escolha da lente fique mais fácil a escolha da marca/corpo.

Boa sorte


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2008, 17:02:57
Amigo, talvez isso ajude:
 http://www.digitalcameratracker.com/nikon-d300/
 http://www.digitalcameratracker.com/sony-alpha-a700/
 http://www.digitalcameratracker.com/canon-eos-40d/

Só como dica:
 http://www.digitalcameratracker.com/pentax-k20d/
 http://www.digitalcameratracker.com/olympus-e-3/

Eu sou amador, e uso Olympus E510. Se eu fosse fazer upgrade seria pela canon pelos recursos suficientes pra mim e eu gosto muiiitttooo das cores da canon. Se eu tivesse dinheiro sobrando eu pensaria na D300, a Sony seria a última opção (puramente subjetiva).

Só pra comentar, eu espero comprar uma Sony A300 em breve, portanto, não tenho nada contra a marca, só não vou pra nikon pelo preço superior da XSI as demais, mais baratas, eu não tenho interesse pelos recursos, não pelas imagens - que são as mais agradáveis pra mim (junto as imagens em raw feita pela pentax - jpg já acho muito ruim).


PS: Leandro, você mais um grupo bem grande aqui tem um ótimo conhecimento a respeito. Acho que bacana criar um tópico só pra isso, ajudaria bastante... e colocar essa questão de máquina/perfil pessoa (lentes/uso/etc.).

Também acho que deveria ter um tópico pra cada DSLR lançada, parece muito mas não é tanto... Então a árvore ficaria mais ou menos assim:

Canon
 - 300D
 - 350D
 - 400D
 .
 .
 .

Nikon
 - D40
 - D40x
 - D60
 .
 .
 .

Sony
 - A100
 - A200
 - A300
 .
 .
 .

E com as especificações das máquinas. Esses dados são relativamente fáceis de serem colecionados na web.

Pois a dúvida é sempre a mesma e eu fico até com pena do pessoal que tem muita boa vontade ao responder, pois tem que ter muita mesmo, todo dia é o mesmo tipo de pergunta. Não querendo dizer que não é pra perguntar, mas se tiver um tópico sobre as mesmas coisas vai ajudar muito.

Eu fiz uma busca e tem muita coisa do tipo na rede, ex: http://digital-photography-school.com/blog/how-to-buy-a-dslr-camera/

Eu posso começar a fazer as traduções pra ver se ajuda, ou pode ser usado o skill do pessoal daqui mesmo, que é muito elevado.

abraços.
[Cameraless !]


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2008, 17:27:45
Sony A700 + uma Tanron 17-50 f/2.8 ou Zeiss ZA 16-80mm f/3.5-4.5 DT


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2008, 19:42:10
elas estao muito parelhas...eu compraria a D300. :)

abraco!


Titus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2008, 00:23:57
Esse papo de que estão muito parelhas surgiu aqui e virou mantra.
Cascata, papo furado de quem quer vender Sony.
A Sonymania só existe aqui, neste mundo virtual.

Não há o que discutir: A D300 é a melhor, ao menos no mundo real...



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2008, 00:32:19
Olha A700 e D300 são parelhas e ambas são boas para social porque os sistemas TTL são bem precisos.
No custo x benefício a A700 é mais negócio, ela oferece mais que a D300 em alguns pontos e menos em outros, mas na média são câmeras do mesmo nível, só que a A700 custa US$ 400,00 a menos e as lentes até intermediárias estão dando um baile nas concorrentes de mesmo preço, ou seja, para quem coloca na ponta do lapis só justifica comprar a D300 se tiver um belo de um jogo de lentes Nikon ou se realmente precisar do LV.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Titus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2008, 00:59:55
Os 400 dólares de diferença podem estar, em parte, assim distribuídos: corpo de liga de magnésio, selos contra poeira e umidade, live view, 150 mil disparos... Isso que eu me lembre de pronto, principalmente no que se refere à robustez, mas deve haver mais vantagens que justifiquem o maior valor. Pode-se dizer que a robustez não é importante para alguns, mas também é inegável ser fundamental para outros, a depender do tipo de trabalho ou até mesmo lazer, como é o meu caso; faço trilhas com sol, poeira, chuva, neve. Pesquisei muito antes de comprar minha 40D, que, aliás, chegou dia desses, para substituir minha cansada, porém valente, D70. Lembro-me que nos reviews e opiniões de usuários a D300 era imbatível. Fui de Canon pela grana, mas, se eu vivesse disso, certamente ficaria com a Nikon. E mais: só não fui de Pentax (pelo corpo selado) porque a K20D estava muito cara e era – ainda é - uma incógnita. Namorei-a com uma 16-50mm f/2.8, igualmente selada. A Sony, por sua vez, foi logo descartada, pois não resistiu às primeiras pesquisas de lentes e acessórios. Nada contra a marca, qualquer marca, tanto que migrei de uma Nikon para uma Canon e namorei uma Pentax. Mas que essa forçação de barra em torno da Sony já está deixando a mim e a outros com uma certa bronca, isso tá.  Canonzeiros e Nikonzeiros fanáticos também dão no saco, mas estes me parecem apenas tolos e ingênuos, sem quaisquer interesses comerciais por trás. Mas, enfim, dizer que a Sony possui boas DSLRs é uma verdade incontestável. Agora, chegar ao ponto de comparar as lentes disponíveis para a marca com as da concorrência, tanto em oferta quanto em qualidade, me parece, na melhor das hipóteses, devaneio. Na melhor das hipóteses. Pois foi justamente por aí – lentes – que a Sony foi logo eliminada por mim. É só dar uma olhada na oferta de lentes para a Sony na B&H para logo desistir da marca. E eu não só dei uma olhada: pesquisei muito em vários lugares e não consegui montar um kit de lentes para a Sony com preço e qualidade compatíveis. Nos reviews, então, a Sony perde feio. Nos casos de Canon e Nikon, foi moleza: há infinitas possibilidades para montagem de um bom conjunto, a depender do bolso e das necessidades. No caso da Pentax, também encontrei dificuldades, sobretudo com as teles. Bem, qualquer fotógrafo sabe que mais vale investir em boas lentes que no corpo da câmera. Agora chega. Não resisto a um debate, desde que bem fundamentado. Quando tendencioso, é perda de tempo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2008, 02:23:02
Titus.. o corpo da A700 é de liga de magnésio e alumínio, o que o torna mais leve e tão resistente quanto o da D300 e também é selado no mesmo nível que a D300 e da 40D (Splash Proof), a Pentax K20D sim é selada em um nível acima, o número de ciclos médios da A700 é 100K, o que a coloca na mesma categoria, assim como a 40D. Em termos de corpo ambas possuem exatamente a mesma robustez, percebe-se que você realmente conhece nada sobre os equipamentos Sony ou que sua análise foi feita de maneira extremamente superficial e preconceituosa, o corpo da A700 é construído com base na Maxxum 7 que era concorrente direta da Nikon F100, para você ter uma idéia a base do corpo da D300 é da N90, que era considerada inferior à F100, então não tem fundamento algum essa sua argumentação sobre o preço baseada na construção, lembrando que a 40D também possui exatamente os mesmos recursos de construção que a colocam na mesma posição de brigar de igual para igual nestes quesitos, então isso que você citou não coloca a Nikon em posição de custar mais caro, muito pelo contrário, essa "pseudo robustez e construção" é papo de nikonzeiro fanático, as 3 oferecem em nível bastante similar e sendo assim, se formos levar em consideração este quesito como único quesito fundamental, a melhor escolha é sem dúvida a 40D porque é mais barata e oferece o mesmo em robustez que as demais.

A D300 tem basicamente três vantagens sobre a A700... Viewfinder (essa é para mim a mais importante) e LV e controlador do flash com suporte a ratio.
A A700 tem basicamente 3 vantagens sobre a D300... AF mais rápido e consistente (essa para mim a mais importante), Estabilizador no corpo (essa para a maioria das pessoas a mais importante e é realmente uma funcionalidade incrível quando se começa a usar os recursos associados a ela, como o indicador de vibração e etc) e sistema de auxílio de foco no corpo muito mais eficiente.
O equilíbrio como você pode perceber é grande em termos de equipamento.

Quanto às lentes eu lamento se você não soube avaliar bem o que havia no mercado, porque não tem devaneio nenhum na colocação que foi feita sobre as lentes e não tem ninguém sendo tendencioso com relação a isso, nas lentes até US$ 300,00 os níveis das originais são praticamente os mesmos em todos os ranges, não tem nenhuma melhor que a outra e os ranges cobertos são os mesmos, nos níveis até US$ 800 a Sony simplesmente não tem concorrentes, a CZ 16-80 é a melhor lente até US$ 800,00 dentre todas as concorrentes originais no mesmo range, não tem nenhuma concorrente direta que tenha o mesmo desempenho, a CZ 70-300 também é a melhor tele até US$ 800,00 junto com a Canon 70-200 f/4.0 L, ou seja, entre 16mm e 300mm para lentes até US$ 800 a Sony simplesmente não tem concorrentes que consigam cobrir o mesmo range pelo mesmo valor e com a mesma qualidade. No nível entre US$ 800 e US$ 2000 a sony tem a 70-200 f/2.8 SSM e a CZ 24-70 f/2.8, que deu um banho na Nikon 24-70 f/2.8 (banho mesmo, a superioridade é gritante, principalmente em Wide, tem um post aqui no fórum com os testes das duas mostrando os MTF bonitinhos) o que falta para a Sony são algumas lentes Pro para cobrir o nível acima de US$ 2000 e umas no nível entre US$ 800 e US$ 2000 , como uma boa GA Zoom e uma substituta para a 70-200 f/2.8 (que apesar de ser do nível das concorrentes é um tanto quanto cara pelo que oferece). Ou seja, a questão das lentes hoje é exatamente como foi citada acima, nas intermediárias eles estão realmente dando um baile.
Quanto aos Reviews a A700 e a D300 dividiram a maior parte dos títulos de câmera do ano de 2007 nas publicações especializadas, é difícil dizer qual se deu melhor nisso, mesmo porque Reviews sim são tendenciosos na hora de dar notas, por isso que sugiro que o review não seja analisado pelo comentário final e sim pelo que é mostrado no decorrer do teste e de acordo com a metodologia usada, porque certamente os melhores anunciantes possuem um tratamento um tanto quanto melhor nos sites de review.
Quanto a formação de sets de lentes essa análise é bastante simples, o que importa não é número de opções e sim níveis de preços e qualidade de cobertura por range. Se uma marca cobre com duas lentes o mesmo range que outra precisa de 4 lentes e isso tudo com a mesma qualidade então ela simplesmente não precisa ter 4 lentes, porque as 2 que ela possui já cobrem o range, o pessoal costuma contar lentes e se esquece que o que importa é conseguir cobrir ranges com a qualidade requerida e o preço necessário e isso a Sony faz completamente até as lentes de US$ 800, se você prefere contar lentes então vá de sigma meu caro, porque eles fazem a Canon (que é a marca, entre as 3 grandes, com o maior número de lentes em linha) parecer uma amadora com suas 62 lentes em linha rs.

Me desculpe o que falarei a partir de agora, mas tenho que falar isso, porque já estou cansado de trombar com esse tipo de argumento que se baseia em um pseudo conhecimento e em uma avaliação pré-concebida de que quem coloca pontos positivos de alguma marca é tendencioso (ainda mais sem conhecer a pessoa), só para esclarecer uma coisa, também sou usuário de Nikon (a bem mais tempo que Sony, na verdade a quase 4 anos que tenho um belo de um set nikon montado, com 70-200 VR, 24-70f/2.8, 12-24, 85mm f/1.8 e por ai vai), e já estou de saco cheio é de ver gente que não faz a "lição de casa" vindo argumentar tentando se sustentar como se tudo o que é falado fosse para "proteger" alguma marca. você falou um monte de besteiras, demonstrando um enorme preconceito (nem conhecia as características da A700, nem sabia que ela era selada ou que o corpo dela era feito em metal, não conhecia os MTF das lentes, ou seja, resolveu argumentar tentando denegir meu comentário sem saber nada sobre um dos equipamentos que iria comentar). Não falo e nem nunca falarei nada visando proteger uma ou outra marca, principalmente em se tratando de uma marca que não tenho vínculos contratuais, não sou nenhum leigo no assunto (trabalho a anos com testes laboratoriais para fabricantes), nunca tive apego a nenhuma marca e nunca terei, sou o maior vira casaca possível, estou sempre com quem me oferece o melhor para o que eu faço e se preciso mantenho facilmente 2 sistemas para que cada um me atenda em uma aplicação.
No caso em questão o meu comentário estava preciso, eu indiquei perfeitamente os motivos pelos quais estava sugerindo o equipamento, as melhores opções são sim D300 e A700 (como eu disse acima de forma bastante clara) porque o sistema de flash da Canon não é tão eficiente e preciso quanto os da Sony e da Nikon (que é um item fundamental para fotógrafos sociais) e por US$ 400,00 a menos a A700 é sim a melhor opção, ainda mais para quem está começando um sistema (não tem lentes) e não precisa de um dos itens que a D300 oferece de diferencial real, mesmo porque seu argumento final ainda fortalece ainda mais meu comentário inicial, pois com esses US$ 400,00 você pode substituir uma lente de Kit por uma CZ 16-80 que é uma belíssima lente intermediária e como você mesmo disse investimento em lentes é o mais importante, ou se preferir uma Pro, você vai ter como pegar a CZ 24-70 no lugar da Nikon 24-70 e vai ter uma lente melhor e ainda vai sobrar dinheiro. No seu caso até entendo a sua compra por Canon, porque pelo que você falou a sua preocupação maior era corpo e como eu disse acima, pegando corpo como referencial a 40D faz o que as outras 2 fazem e ainda é mais barata, então eu provavelmente escolheria a mesma coisa neste caso.
« Última modificação: 18 de Abril de 2008, 02:31:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2008, 19:35:40
Os 400 dólares de diferença podem estar, em parte, assim distribuídos: corpo de liga de magnésio, selos contra poeira e umidade, live view, 150 mil disparos... Isso que eu me lembre de pronto, principalmente no que se refere à robustez, mas deve haver mais vantagens que justifiquem o maior valor. Pode-se dizer que a robustez não é importante para alguns, mas também é inegável ser fundamental para outros, a depender do tipo de trabalho ou até mesmo lazer, como é o meu caso; faço trilhas com sol, poeira, chuva, neve. Pesquisei muito antes de comprar minha 40D, que, aliás, chegou dia desses, para substituir minha cansada, porém valente, D70. Lembro-me que nos reviews e opiniões de usuários a D300 era imbatível. Fui de Canon pela grana, mas, se eu vivesse disso, certamente ficaria com a Nikon. E mais: só não fui de Pentax (pelo corpo selado) porque a K20D estava muito cara e era – ainda é - uma incógnita. Namorei-a com uma 16-50mm f/2.8, igualmente selada. A Sony, por sua vez, foi logo descartada, pois não resistiu às primeiras pesquisas de lentes e acessórios. Nada contra a marca, qualquer marca, tanto que migrei de uma Nikon para uma Canon e namorei uma Pentax. Mas que essa forçação de barra em torno da Sony já está deixando a mim e a outros com uma certa bronca, isso tá.  Canonzeiros e Nikonzeiros fanáticos também dão no saco, mas estes me parecem apenas tolos e ingênuos, sem quaisquer interesses comerciais por trás. Mas, enfim, dizer que a Sony possui boas DSLRs é uma verdade incontestável. Agora, chegar ao ponto de comparar as lentes disponíveis para a marca com as da concorrência, tanto em oferta quanto em qualidade, me parece, na melhor das hipóteses, devaneio. Na melhor das hipóteses. Pois foi justamente por aí – lentes – que a Sony foi logo eliminada por mim. É só dar uma olhada na oferta de lentes para a Sony na B&H para logo desistir da marca. E eu não só dei uma olhada: pesquisei muito em vários lugares e não consegui montar um kit de lentes para a Sony com preço e qualidade compatíveis. Nos reviews, então, a Sony perde feio. Nos casos de Canon e Nikon, foi moleza: há infinitas possibilidades para montagem de um bom conjunto, a depender do bolso e das necessidades. No caso da Pentax, também encontrei dificuldades, sobretudo com as teles. Bem, qualquer fotógrafo sabe que mais vale investir em boas lentes que no corpo da câmera. Agora chega. Não resisto a um debate, desde que bem fundamentado. Quando tendencioso, é perda de tempo.

Fala ai alguma lente que vc não tenha achado pra Sony...

Agora diz ai qual sistema te possibilita usar uma Zeiss 135mm 1.8 ESTABILIZADA? ou uma 85 Zeiss 1.4 ESTABILIZADA?
Zeiss 16-80 que tem nitidez de lente fixa... sem contar todas as 16 milhões de lentes Minolta que ja existem no mercado...e elas não deixam NADA, absolutamente NADA a dever as outras em matéria de ótica.
 
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Titus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2008, 00:05:55
Calma, não precisam apelar. Estamos falando sobre uma marca apenas, algo abstrato, nada pessoal. Uma boa marca, diga-se. A não ser que esta marca seja de vocês, parece-me um exagero tomar as dores assim. Agora eu tenho Canon. Podem descer a lenha na marca que eu não ligo; não é minha... Mas, vamos lá. Já que eu não entendo nada disso, pincei aqui e ali alguns comentários de quem entende mais do que eu e, provavelmente, mais que vocês também.

Dpreview

“Build quality is very solid; a real step up from the A100 and certainly a match for the Canon 40D, though if we're being brutally honest the plastics used still feel a little insubstantial, especially when compared to a true 'semi pro' model like the Nikon D300”.

Photozone

Sobre a 16-80mm: “At 16mm vignetting is a problem at f/3.5 and the level of CAs and barrel distortions is very high”.

Sobre a 11-18mm: “Similar to its Tamron sister lens the Sony 11-18mm f/4.5-5.6 DT does not convince. At 11mm the critical corner performance is absent and the hefty amount of CAs and pronounced distortions don't make things any better here. The situation is better at 14mm and 18mm but then you don't really want to invest into an ultra-wide zoom lens just to enjoy the performance at the "long" end of the zoom range. On the positive side vignetting is very well controlled and the build quality is relatively fine. The lens had its time during the 6mp DSLR era but this is history - today it is a better idea to have a deeper look at one of the Sigmas (AF 10-20mm f/4-5.6 EX, AF 12-24mm f/4.5-5.6 EX) in this range”.

“The Sony 18-70mm f/3.5-5.6 DT is a cheap kit zoom with sells around 100 €/US$ and this is also an indication for what you can expect from this lens. Technically the resolution figures are decent at 18mm and 40mm - less so at 70mm and especially at 24mm. Distortions and vignetting are about in line with the rest of the gang, maybe even slightly better. However, lateral CAs (parasitary color shadows at the image borders) are extremely pronounced with a width up to 4(!)px on the A700. This should be a show-stopper for those who prefer JPEGs straight from the camera because lateral CAs do also reduce the perceived sharpness. This may still have all worked out on the old 6mp DSLRs years ago but on an Alpha 100 and Alpha 700 this is far beyond the edge. Mechanically it is one of the better kit zoom lenses out there but it isn't something to rave about either. If your budget permits you should probably go a little up the food chain and check out lenses like the Sigma AF 17-70mm f/2.8-4.5 or the higher grade Sony/Zeiss standard zooms of the Sony Alpha system”.

É curioso isso: as lentes Sony são tão boas, mas tão boas, que os reviews recomendam Sigma...

Na boa, pessoal: é só uma marca. Somos mais importantes que marcas. Relaxem, pois. Alguém aqui tem sobrenome Sony? Bom feriadão e boas fotos a todos.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Abril de 2008, 01:37:14
Recomendo vc procurar uns samples da Zeiss 16-80 e os comentários de pessoas que possuem essa lente

Quanto a 18-70, é uma das melhores lentes "kit" e sinto muito em dizer, é superior a lente kit da Canon, e tb não faz sentido compara-la a uma Sigma 17-70 que é uma lente de categoria superior e mais cara que a 18-70!



Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8