Autor Tópico: Uso do fotometro  (Lida 8752 vezes)

Rafael Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Online: 24 de Novembro de 2004, 00:49:01
Quando eu devo usar o fotometro pra medir luz incidente e qdo usar a refletida (na verdade, nem sei se eh assim que chama)
O fotometro que eu tenho acesso tem a opçao de usar a bolinha branca ou nao, imagino que seja isso. qual a diferença entre os dois?

Outra coisa Leo, quando voce está tirando uma foto em estudio, somente com iluminaçao artificial como eh q vc faz (geralmente, eh claro)? Voce coloca o obturador na velocidade maxima de sincronismo e usa a abertura indicada pelo fotometro ou de outra forma eh melhor?

abraços,
[]
Rafael
Rafael Portela
Salvador-BA
MTSC - Movimento dos Trabalhadores Sem Câmera


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2004, 01:12:58
Olha sem a bolinha é luz refletida global, na verdade deve ser evitado o uso sem a bolinha, ou vc usa a bolinha ou usa um spot meter, ambos devem ir acoplados no fotômetro, pois senão a madição que vc irá obter é uma média global, que normalmente tem muito pouca aplicação.

Você usa luz incidente sempre que quiser operar com escalas próximas a 13% cinza (Aquela bolinha simula a luz refletindo em uma superfície 13% cinza, isso no caso dos Minolta, existem fotômetros de 18% cinza), na verdade sempre que o que for ser fotografado tiver cores ou for cinza, ou até mesmo preto (em vários casos) você deve usar a luz incidente, pois ela proporciona uma boa medição, inclusive sem dar a impressão de desbotado ao preto.
A Luz refletida por medição Spot deve ser usada sempre que houver uma peça branca ou prateada ou objetos de alta reflexão, além de objetos e cenas que vc não consegue se aproximar para medir.
No caso dos objetos brancos (por exemplo um vestido de noiva) você estaria preservando os detalhes da peça medindo com referência no branco).
No caso do céu por exemplo é uma coisa inatingível, vc não consegue medir o o céu por luz incidente, neste caso também deve usar refletida por método Spot.
Mas é necessário vc ter um Spot Meter para seu fotômetro para isso. (Qual é seu fotômetro?)

Quanto ao obturador quando usamos flash é irrelevante a velocidade, porém tem um detalhe, os flashs de estúdio possuem luz de modelagem, que é uma luz contínua (apesar de fraca e de influenciar pouco), eu costumo usar o sincronísmo em 1/60 em meu estúdio para aproveitar a tonalidade de cor proporcionada pelas lâmpadas de modelagem, gosto da saturação e da tonalidade quente proporcionada por elas.
Via de regra pense assim, com o uso de flashs, sempre que vc aumente a velocidade vc diminui a ação das luzes contínuas que houverem no ambiente, sempre que vc abaixa a velocidade você aumenta esta ação.
No meu caso eu uso velocidade mais baixa para valorizar a luz de modelagem, no caso de ter luz fluorescente (que é horrível) no ambiente com os flashs, por exemplo, eu costumo usar altas velocidades para minimizar seus efeitos.
O mais importante é saber que a velocidade usada não afeta o flash salvo raríssimas exceções de velocidade de sincronísmo muito alta e flashs lentos, mas a velocidade afeta qualquer luz contínua que esteja no ambiente. :)
Espero ter ajudado.
É um assunto muito amplo para ser tratado em um post de fórum :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2004, 02:04:12
Na Fotografe Melhor deste mês, tem uma reportagem interessantíssima sobre iluminação em fotografia de moda, eles falam desde a iluminação, até o fundo utilizado, muito bom mesmo.  :D
« Última modificação: 24 de Novembro de 2004, 02:05:02 por Flavio Ribeiro »
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


kkmachado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
    • http://www.flickr.com/photos/machado
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2004, 10:18:49
Aproveitando a carona do assunto quero tirar uma dúvida.

Tenho uma DSC-W1 e ela no modo MANUAL tem um "fotômetro". A máquina desliga a regulagem EV e transforma em um "fotômetro" que vai de -2.0 até +2.0.

Minha dúvida é a seguinte:

Quando eu sei qual é a luz ideal para bater a foto? Quando o fotômetro fica em 0?  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2004, 11:50:51
Citar
Aproveitando a carona do assunto quero tirar uma dúvida.

Tenho uma DSC-W1 e ela no modo MANUAL tem um "fotômetro". A máquina desliga a regulagem EV e transforma em um "fotômetro" que vai de -2.0 até +2.0.

Minha dúvida é a seguinte:

Quando eu sei qual é a luz ideal para bater a foto? Quando o fotômetro fica em 0?
Depende de seus objetivos.
Se a fotometria estiver em Spot você deve considerar ponto a ponto.
O ideal de medição é 0, mas vc irá notar que cada ponto da cena tem uma medição diferente, então você tem que definir a fotometria ideal no ponto onde deseja fotometria ideal e deixar estourar ou fazer sombra em pontos onde tbm o deseja. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


kkmachado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
    • http://www.flickr.com/photos/machado
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2004, 12:05:15
Dúvida esclarecida.

Valeu Leo!


Rafael Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2004, 16:02:42
Leo, acabei de ganhar esse fotometro e ele veio sem manual nem nada.
É um Polaris. Polaris Flash Meter.nao sei se tem "entrada" pra Spot Meter, alias nem sei como eh um spot meter.

A proposito, sinta-se a vontade pra escrever mais sobre esse topico la na parte tecnica do forum...
abraços
[]
Rafael
Rafael Portela
Salvador-BA
MTSC - Movimento dos Trabalhadores Sem Câmera


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2004, 16:08:16
Rafael, o Polaris suporta Spot meter sim.
Se quiser eu tento arrumar um para vc.
Deve custar por volta de uns R$ 200,00 um Spot Meter original para ele.

O spot meter é um dispositivo ótico que fotometra apenas a luz vinda de um certo ponto da cena, normalmente este ponto tem aberturas  de 10 graus ou 5 graus que determinam seu tamanho, depende do tipo de spot meter usado. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.