Autor Tópico: O zoom pode ser vinculado à distância focal em uma câmera?  (Lida 1045 vezes)

heltonamaral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Olá pessoal, tenho duas dúvidas:

Dúvida 1.

Tenho uma sony H9. No caso da minha lente (31mm - 465mm). Quando estou com zoom no mínimo, tenho uma distância focal de 31mm e no máximo tenho 465mm (1x - 15x). Se coloco meu zoom em 2x terei uma distância focal de 62mm, em 3x terei 93mm e assim por diante, inclusive os zoons intermediários. Acho que assim posso relacionar o zoom da minha câmera com a distância focal das lentes dela, não é? Sendo assim, o zoom diz alguma coisa sim, mas é com relação à lente em que ele será aplicado. Acertei?

Dúvida 2.

O tamanho do CCD da H9 é dado por 1/2.5". Isso quer dizer que sua diagonal útil é dada pela divisão de 1" por 2.5"? Desse modo o CCD teria uma diagonal de 10,16mm só? Muito menor que nas câmeras com filme 135 que têm diagonal 42,4mm. É isso mesmo?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2008, 18:39:12
Não Helton, distância focal e Zoom são conceitos distintos, a distância focal é usada para determinar o ângulo de visão da objetiva, enquanto o Zoom determina apenas a relação entre a máxima e a mínima distância focal possível em uma objetiva.
Existe um artigo bem completo falando sobre isso em: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2999.0
Ensina inclusive a calcular as duas coisas.

A distância focal da H9 não é 31-465mm, ela é 5,2-78mm, essa indicação (31-465mm) é a distância focal equivalente em uma câmera 135, isso quer dizer que a H9 com sua lente 5,2-78mm é capaz de cobrir o mesmo ângulo de visão que uma câmera 135 com uma lente 31-465.

Essa relação que você fez é correta para a sua câmera, se você coloca ela em 2X dignifica que ela está usando uma distância focal 2X maior que a mínima, se a sua mínima é 5,2mm (31mm equiv) isso significa que ela estará em 10,4mm (62mm equiv), mas se mudar de câmera (por exemplo uma câmera que parte de 28mm) essa relação já não vai mais ser a mesma, porque 2X para uma câmera com distância focal mínima de 28mm seria 56mm. Você não pode vincular uma dada relação de Zoom com uma dada distância focal, isso é completamente incorreto. O Zoom deve ser usado apenas para determinar a relação entre a máxima e a mínima distância focal ou no máximo para determinar a relação entre a distância focal autal ou a mínima da lente, mas não pode ser vinculado a uma determinada distância focal, 2X não quer dizer nenhuma distância focal ou nenhum ângulo de visão se não estiver estabelecendo relação de versatilidade da objetiva.

O tamanho do sensor mede o diâmetro da base do cone útil de projeção, não a diagonal da mídia, os sensores de 1/2.5" possuem uma diagonal de ~7.2mm, ou sejam realmente bem menores do que o sistema 135.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.