Autor Tópico: Fotografia de documentos históricos  (Lida 14566 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 22 de Abril de 2008, 13:07:29
Gostaria de saber se no fórum MF tem alguém que já fez esse tipo de trabalho ou conhece uma forma ideal para fazê-lo.

Perdoem-me a prolixidade do texto abaixo, mas é importante explicar alguns detalhes do trabalho.

Tenho que fotografar um número expressivo de documentos históricos na Escola de Comunicação e Artes, entre eles jornais antigos, revistas de época, documentos em geral. Além disso, apresentei uma proposta de pesquisa à Biblioteca Nacional e se for aprovada também terei que fotografar milhares de processos e pareceres técnicos, registros da censura no Rio de Janeiro no período entre 1945 e 1964.

Peguei umas dicas num outro fórum, mas lá eles indicaram o uso de luzes, flash e escâner, três equipamentos de uma longa lista de proibições dos arquivos devido aos critérios de preservação do material. Também está excluído o uso de multifuncional (porque funciona mais ou menos como xerox) e mesa estativa (porque não dá para transportar nem tem espaço nos arquivos).

Enfim, é um trabalho cheio de limitações. Eu já faço isso há um bom tempo, mas fazia sem critério técnico nenhum, com uma compacta digital (Sony P93), mas era um trabalho para uso privado, sem grandes exigências, embora cheguei a "projetar" um suporte para a minha câmera que, na prática, não foi muito eficiente nem rápido.

Agora, eu preciso conciliar qualidade da imagem, precisão técnica, menor distorção possível, máximo de nitidez e rapidez no trabalho porque devido à uma série de restrições e ao grande volume do material é impossível contar com o uso de equipamentos adequados e com um tratamento posterior.

Em resumo tenho que realizar o trabalho contando com uma mesa comum onde ficará os documentos e com uma lente zoom 28-75mm, f/2.8. Aqui peço o auxílio de vocês.
- Indicaram-me uma distância focal entre 50 e 60mm para evitar distorção. O que vocês acham?
- Será que a lente fixa 50mm, f/1.8 teria um melhor desempenho? (sem me deixar corcunda, claro)
- Vou fotografar em jpeg. Devo fazer em fine, normal ou básico? (Vou levar um notebook para transferir as imagens na medida que for acabando o espaço no cartão de memória).
- Que abertura/velocidade vocês indicariam para fotografar documentos, no tamanho ofício, e atingir o máximo de nitidez possível?
- Existe alguma maneira de evitar a sombra do corpo que fica sobre a imagem quando você fotografa em cima de uma mesa?
- O ISO o menor possível, embora o ambiente solicite um ISO maior?

Qualquer sugestão é muito bem-vinda.

De antemão, agradeço o auxílio de todos vocês, pois ele não ajudará não só a mim (individualmente), mas, sobretudo, contribuirá para a análise e divulgação da história nacional. (Nossa... Agora apelei para receber a atenção de vocês kkkk)
« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 13:21:23 por Kika Salem »


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2008, 13:44:19
O motivo de usar entre 50mm e 60mm na sua lente 28-75mm se deve pelo fato da maioria das lentes apresentarem resultados piores em seus extremos de range.

Também não é recomendável usar 2.8 devido à pequena profundidade de campo, mas tratando-se de uma superfície plana creio que não seja problema. Eu manteria f/5.6 ou f/8 só por garantia.

A melhor forma de evitar a própria sombra é usando uma iluminação lateral ou inclinando a mesa.

O ISO 100 ou 200 é recomendável. Um tripé ou outro suporte garantiria a firmeza pra tempos como 1/30 e 1/60 se for o caso.

Por fim, o ideal seria realmente um scanner. Mas dada as limitações, manda ver nas fotografias!
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2008, 14:35:23
Um tripé ou outro suporte garantiria a firmeza pra tempos como 1/30 e 1/60 se for o caso.

Obrigadíssima Luiz pelas sugestões acima. É um trabalho cheio de restrições para ser feito em pouco tempo, então preciso ser rápida e precisa. Suas dicas serão muito úteis.
Eu tenho um tripé, acho que vou tentar usá-lo com a coluna central adaptável. Vou fazer uns testes agora.
De novo, obrigada mesmo.

« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 14:36:46 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2008, 15:14:52
Kika,

Eu usaria distância de 50mm com F/8. E como o Luiz falou a utilização do tripé é essencial para vc garantir ainda mais a nitidez.
Agora, eu registraria em RAW para poder ter um arquivo com maior controle das correções mais críticas que se fizerem necessárias e para não correr o risco da perda da qualidade que a compressão do jpeg causa.

Boa sorte!
« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 15:15:28 por chellosp »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2008, 15:48:31
Eu ja fotografei arte, que tem limitacoes parecidas. No seu caso, o ideal seria:

- Uma lente nitida, possivelmente uma prime (50mm com sensor APS-C ja eh adequada, desde que tenha uma boa otica)
- Um copy stand. No meu caso, eu tenho um adaptador de 90 graus para o meu tripe que deixa o eixo da lente perpendicular com o solo
- 2 luzes difusas, o melhor seriam 2 flashs com algum modificador para deixar a luz bem difusa, aa 45 graus do plano do documento, uma em cada lado
- Usar um f/number intermediario (entre f/8 e f/16) para obter a maior profundidade de campo possivel sem perder nitidez

Esse eh o minimo para uma reproducao fiel... obviamente sempre eh possivel comprometer aqui ou ali de acordo com as suas limitacoes.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2008, 16:56:09
Obrigada Chello e Padu, juntando todas as sugestões é possível chegar um bom resultado, dentro das limitações que mencionei.

Padu, desculpe-me a pergunta, mas o que é "copy stand"? Pergunto porque fiz uns testes aqui e a cabeça do meu tripé, junto com a coluna central colocada na horizontal, permite deixar minha câmera perpendicular à mesa e ao documento.

Bem, agradeço demais as dicas de todos, elas serão muito úteis. Dentro de umas duas ou três semanas devo iniciar o trabalho, depois mostro como ficou.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2008, 17:33:03
Kika,

Boa sorte para vc e poste mesmo os resultados depois. Será muito interessante ver o que vc obteve e quais combinações utilizou.

Qualquer coisa que precisar é só chamar!

Boa sorte!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2008, 17:46:18
Obrigada Chello e Padu, juntando todas as sugestões é possível chegar um bom resultado, dentro das limitações que mencionei.

Padu, desculpe-me a pergunta, mas o que é "copy stand"? Pergunto porque fiz uns testes aqui e a cabeça do meu tripé, junto com a coluna central colocada na horizontal, permite deixar minha câmera perpendicular à mesa e ao documento.

Bem, agradeço demais as dicas de todos, elas serão muito úteis. Dentro de umas duas ou três semanas devo iniciar o trabalho, depois mostro como ficou.

Copy stand eh uma mesa especifica para reproducao de documentos. Ela tem uma coluna perpendicular de altura variavel para acoplar a camera de modo que a lente mire o documento. A maioria dos copy stands tem dois refletores tambem, um em cada lado...

http://images.google.com/images?hl=en&q=copy+stand&gbv=2

Deixa eu ver se acho uma foto...


...Aqui esta



Veja tambem o link abaixo... tem uma serie de variacoes e ate ideias de como fazer o seu proprio.

« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 17:47:57 por padu »
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2008, 17:49:11
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2008, 18:00:41
O primeiro link sumiu, mas o segundo deu pra ver.
Aqui eles chamam essa mesa de estativa, se não estou confundindo. Numa busca na rua 7 de abril, aqui em S. Paulo, chegaram a me indicar ela. Seria ideal mesmo, mas tem o problema do transporte e da autorização dos arquivos.
Mas parece que tem umas que dá pra montar como esta daqui: http://www.atek.com.br/paginas/produtos/mesas/conj_repro/cj_repro.htm#
Não é tão reforçada como essa do link que indicou, mas é uma opção.
A princípio, vou tentar com o tripé, já que tenho que carregar em viagem, essas coisas. Se não ficar bom, vou investir numa mesa dessas, já que é um trabalho que farei a vida inteira.
Bem gente, valeu mesmo a ajuda. Fico imaginando como fazer essas coisas sozinha e acabo inventando moda como um "suporte" maluco que não deu em nada, mais atrapalhou que ajudou. Que meu sogro não saiba disso, pois foi ele quem teve o trabalho de fazer.


« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 18:05:50 por Kika Salem »


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2008, 20:45:42
Pode usar um suporte de partitura? Custa só uns 40 reais e tem regulagem de ângulo e altura.
Você posiciona os documentos nele e a câmera num tripé (mais alto) apontando uns 45° pra baixo.
Monte tudo próximo de uma janela e já estara resolvendo a questão da sombra da câmera sobre o documento.
Faça uns testes em casa antes...


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2008, 21:04:32
Pode usar um suporte de partitura? Custa só uns 40 reais e tem regulagem de ângulo e altura.
Você posiciona os documentos nele e a câmera num tripé (mais alto) apontando uns 45° pra baixo.
Monte tudo próximo de uma janela e já estara resolvendo a questão da sombra da câmera sobre o documento.
Faça uns testes em casa antes...

Obrigada Arnaldão. Sabe que essa foi uma das possibilidades que eu cogitei em outro momento, mas como ninguém comentou, achei que estava viajando, mas, agora vejo, que nem tanto né.
Bem, mas depois que citaram o tripé, pensei que podia tentar com ele, num arquivo aqui da cidade mesmo, e ver os resultados antes de partir para essa opção ou para a compra da mesa, pois tenho que checar se tais lugares permitem minha entrada com ela. Na Biblioteca Nacional com certeza não, pois eles têm um rígido controle de entrada de equipamentos no seu interior, nem com papel (aqueles de anotação) eles deixam entrar. Diferente de arquivos menores, estaduais, cujos funcionários são mais maleáveis, porque os acervos são menos visados, eles até estranham quando a gente vai "montada" pra lá.

De novo agradeço cada um de vocês que estão me ajudando a definir uma estratégia para obter o melhor resultado do ponto de vista fotográfico, estou considerando todas as possibilidades citadas.

 :ok:
« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 21:06:49 por Kika Salem »


arlas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • e com a Luz, clic.
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2008, 21:15:48
Olá kika.
vou dar um pitaco a mais na sujestão do Arnaldão, se usares a iluminação da janela, usa também um rebatedor para deixar a luz mais uniforme.

[]s
decinqüenta


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2008, 09:38:38
Copy stand eh uma mesa especifica para reproducao de documentos. Ela tem uma coluna perpendicular de altura variavel para acoplar a camera de modo que a lente mire o documento. A maioria dos copy stands tem dois refletores tambem, um em cada lado...

http://images.google.com/images?hl=en&q=copy+stand&gbv=2




Veja tambem o link abaixo... tem uma serie de variacoes e ate ideias de como fazer o seu proprio.

Padu: agora consegui ver os links, não sei porque não conseguia ver antes.
Nossa, é variedade incrível, e essa que você inseriu a foto é bem interessante porque não é uma mesa, mas um suporte que você adapta em cima de uma mesa, então seria mais fácil de carregar. Vou checar nos arquivos se é possível utilizar um equipamentos desses e quem sabe investir num já que vai me acompanhar por longa data. Não vou arriscar fazer uma de novo porque pode dar num projeto frustrado como o anterior. Aliás, postei a imagem da geringonça e ela sumiu, ainda bem!!!
Não sei nem como agradecer. Obrigadíssima pelo auxílio.
Obrigada também ao Arlas pela dica do rebatedor.
Tão logo comece o trabalho mostro o resultado dessa parceria aqui.
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 09:45:05 por Kika Salem »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2008, 15:10:51
Essa da mesa  de partitura me pareceu uma ótima idéia por apresentar muita flexibilidade de uso.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.