Autor Tópico: Edição pra impressão  (Lida 6940 vezes)

Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Online: 24 de Novembro de 2004, 08:43:26
Como iniciante em programas de edição e em fotografia digital solicito socorro.

Depois de ler bastante as dicas dos fóruns do Orkut e daqui, e futucando bastante o Photoshop, aprendi como fazer o crop de 4:3 pra 3:2 mantendo os satisfatórios 300dpi.
Mas...
Não quero cortar minhas fotos!!! Eu tenho mania de fazer closes ou de espremer as montanhas gigantescas nesse já pequeno mundo 4:3, imagina quando eu tenho que cortá-las fora.
O Leonardo já sugeriu o reconhecimento dos limites do LCD/Finder para impressões 3:2. Isso é um objetivo a longo prazo.
Pra agora, estava precisando compreender a lógica de acrescentar bordas pra manter as proporções.
O papel impresso, incluindo bordas, estará em 3:2? Mas então, estando a imagem em 4:3, o tamanho das bordas em cada eixo estará desproporcional, certo? Ahh... tá tudo errado?!
Alguém se habilita?
Abraços

 
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2004, 09:13:26
Geralmente imprimo em papel 20X25, e a imagem está em 18X24 (6mp). O que faço é colocar bordas iguais em cima e nos lados, deixando uma borda maior embaixo que aproveito para escrever meu nome, data, essas coisas, no próprio PS.

O papel 20X25 na verdade tem 20,3 por 25.4. Faça seu planejamento exatamente com essas medidas se for usar esse papel.

Outra alternativa é num papel como 10X15 colocar a margem do lado esquerdo, e depois juntar uma série de fotos coerentes e mandar botar uma espiral, fazendo um caderninho.

Em 15X20 já está na proporção da foto.


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2004, 01:44:25
Olha, se tu não quiser, não precisas fazer nada nas fotos, é só na hora de revelar (não importando o tamanho que tu queres) tu dizer que não queres que eles cortem (crop) um pedaço da foto fora. O que vai acontecer é que a foto virá no tamanho que tu pediu com uma borda branca (em dois extremos apenas). Agora, a idéia do Ivan é bem interessante, aproveitar esse espaço (tens que saber antes as proporções exatas que o laboratório fornece) pra colocar uma borda.
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2004, 07:35:21
Valeu pelas dicas.

Eu gostei muito da idéia do caderninho em espiral. Quando tiver fotos em temas relacionados pra imprimir vou tentar dessa forma. O problema é que imprimo muito pouco, de forma que a seleção vai ser difícil. A medida que for aperfeiçoando e melhorando a qualidade das minhas fotos vou passar a imprimir mais.

O meu problema em relação aos outros tamanhos é o custo. O ideal seria mesmo imprimir em 20 X 15, ainda porque só imprimo aquilo que realmente gosto. Mas o custo é muito alto pra mim que sou estudante.

Ivan, também sou do Rio. Aonde você está imprimindo suas fotos? Você imprime em 10X15?
 
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------