Autor Tópico: Exposição - Medir no céu?  (Lida 3521 vezes)

Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Online: 24 de Abril de 2008, 17:29:09
Oi pessoal, estou lendo o Understanding Exposure, e em alguns trechos (até o capítulo que estou) o autor fala de medições no céu azul, perto do horizonte. Pra tirar fotos de flores ou de uma águia, sempre em externas.

Pode ser que o livro explique mais pra frente, mas vamos lá: qual o motivo? O azul do céu tem tonalidade parecida com o cinza?

Agradeço  :ok:

Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2008, 18:14:08
Eu tenho este livro.
Seria um equivalente ao cinza médio, mas não acho que isto valha para o céu tropical.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2008, 18:39:55
Olha, o azul do céu realmente é considerado um tom médio, assim como o verde da grama, etc.
Quando fotografo em externas, tenho feito a medição no céu azul e obtido bons resultados. O histograma tem saido bom.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2008, 19:00:56
Obrigado Paulo e Chello, vou utilizar a estratégia pra pra fazer um testes por aqui.

Olha só, um exemplo que ele cita isso é numa foto de surf, no Hawaí: "aiming towards the blue sky above the horizon line".

Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2008, 21:25:23
Medir o céu é uma boa estratégia, sempre lembrando que não é aquela parte mais clara nas proximidades do Sol, e sim nos pontos onde o azul é mais profundo. Quando não há outra referência e queremos uma espécie de transcrição naturalista, dá resultado botar o céu no meio do fotômetro.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2008, 12:34:05
mas dependendo de onde vcs está, é melhor vc achar um meio termo...é sempre bom vc analizar um tom médio, dependendo do assunto fotografado...ás vezes medir no céu te dá uma boa exposição para não estourar nuvens e conseguir uma boa tonalidade de azul, mas na área de terra/ vegetação abaixo, comforme a disposição do sol, vc terá uma fotografia subexposta...então é smpre bom fgazer uma melhor avaliação de onde medir. :ok: :ok:


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2008, 09:58:15
Eu quase sempre uso outra referencia.

As vezes gosto também de pegar um dos pontos mais claros do céu e medir compensando +2,5 só pra evitar estouros.
São Paulo - SP


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2008, 14:04:38
mas dependendo de onde vcs está, é melhor vc achar um meio termo...é sempre bom vc analizar um tom médio, dependendo do assunto fotografado...ás vezes medir no céu te dá uma boa exposição para não estourar nuvens e conseguir uma boa tonalidade de azul, mas na área de terra/ vegetação abaixo, comforme a disposição do sol, vc terá uma fotografia subexposta...então é smpre bom fgazer uma melhor avaliação de onde medir. :ok: :ok:

Realmente,

Eu me referi à utilização do céu quando o mesmo ocupar grande parte do enquadramento na imagem e estiver envolvendo o motivo.
Para outras situações procuro sempre o tom médio dentro do meu enquadramento.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2008, 17:17:02
As vezes gosto também de pegar um dos pontos mais claros do céu e medir compensando +2,5 só pra evitar estouros.

Também faco assim, núvens brancas sao ótimas referências nesses casos  :ok:
E sempre dou uma olhada no histograma depois.

Além de deixar a funcao de "piscar" as áreas estouradas na câmera :D
Deutschland

Flickr


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2008, 18:03:35
É por este motivo que eu gosto do liveview da Sony, tem histograma em tempo REAL! :wub:


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2008, 18:57:07
Na referência do livro o cara mede no céu, mesmo pra fotos onde o céu não faz parte da cena  ;)
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2008, 12:57:10
Medir no céu parece uma boa, já que o terror das fotos de câmera digital é o céu estourado. Expondo no céu, pelo menos o azul está garantido. Com negativo, é melhor superexpor o céu por ser mais difícil recuperar detalhes nas sombras do que nas altas luzes.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2008, 12:02:54
Na referência do livro o cara mede no céu, mesmo pra fotos onde o céu não faz parte da cena  ;)

Bom, eu sempre procuro a área com maior tom médio dentro do meu enquandramento para que consiga uma exposição mais acertada, visto que existe a variação de luz incidente. Cada situação deve ser avaliada na hora, não tem jeito.

Outra coisa que faço, quando fotografo o céu e existem aquelas nuvens bem brancas é medir na nuvem e compensar +2. Assim, tenho comseguido preservá-las e garantir um céu bom também.

Mas, novamente cada caso é um caso e cada equipo também. Com a minha 350D velha de guerra atuo dessa maneira e tenho me saído bem. Faça testes e mais testes com sua cam e assim saberá onde ela se comporta melhor.

Abs e ótimas fotos!
« Última modificação: 30 de Abril de 2008, 12:04:05 por chellosp »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo