Autor Tópico: Falando em Autofoco...  (Lida 1831 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Abril de 2008, 02:47:36
Galera!

Hoje (ontem no início da noite) eu fui fazer um quebra galho de fotógrafo numa festa infantil de um amigo. Minha primeira experiência de verdade com a DSLR em campo (pra não dizer campo minado).  :D :D :D

Caramba! Esse tal de autofoco da EOS D30 (não esqueçam... é a antiga, não a 30D) quase me complica rsrs.

Putz! E olha que eu tava com um 550EX que tem a luz de foco que ajuda muito mas mesmo assim em alguma situações eu penei.

É óbvio que a lente do Kit 18-55mm não ajuda pois é escura.. principalmente em 55mm.

Mas as crianças correndo prum lado e pro outro, descendo escorregador, subindo e descendo escada e eu tentando focar em algo e esperando o bendito bip rsrs. Ô desespero meu Deus!!!

Liguei o AI Servo... Melhorou um pouco mas como as crianças eram muito danadas e eu esqueci que podia travar o foco do AI Servo... penei novamente pra enquadrar.

Cheguei a fazer umas fotos com foco manual no olho. Como tava com uma abertura relativamente pequena não comprometeu.

Daí fui pegando o jeito do AF, acostumando com a idéia de focar em algo mais contrastado no mesmo plano etc. e a coisa foi se resolvendo e deu tudo certo.

Não sei se é da marca, da lente escura ou o que seja, mas que passei um perrengue passei. Na minha KX não lembro de ter perdido uma foto por falta de foco, e fazia no olho (com um visor gigante e uma 1.4 é claro  :assobi: ).

Foi só pra dividir a experiência com os companheiros do forum...  :ok: :ok:

Acho que foi mais por falta de prática... Mas se eu tô sem o 550, só com aquela lampadinha de foco, eu tava ferrado! rsrs

No final, tudo certo. Umas 100 "aproveitáveis" e algumas bem bacanas  :ok: ...
Acho que meu amigo e a esposa vão ficar contentes.

Abraços.
« Última modificação: 26 de Abril de 2008, 02:49:23 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2008, 23:17:25
Não sei se é da marca, da lente escura ou o que seja, mas que passei um perrengue passei. Na minha KX não lembro de ter perdido uma foto por falta de foco, e fazia no olho (com um visor gigante e uma 1.4 é claro  :assobi: ).

Taí um quesito frustrante nas DSLR's... Tenho uma ME Super aqui, o tamanho do visor dela parece descomunal, depois que vc olha pelo visor de uma DSLR, principalmente as "pentamirror".
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2008, 14:12:41
A objetiva faz diferença tmb, pois num local fechado, com crianças elétricas correndo.. rs.. e com 5.6 de abertura, fica difícil o AF trabalhar mesmo, ainda mais se não for muito ágil.
Com a minha velha 350 eu consigo bons resultados em conjunto com o 430. Já fiz testes com cerca de 10% de luz no ambiente apenas, e consegui precisão.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2008, 16:08:45
Rogério

A suas colocações sobre o assunto "falando de autofoco" tem sentido como experiência e "aprendizado".(aprender com equipamento obsoleto e lente escura é difícil)

Veja:

Fazer um trabalho e tecer comentário sobre auto-foco, marca, com uma câmera digital de primeira geração, uma lente escura, quebra galho, talvez só sirva pra "acirrar" os ânimos dos que defendem outras marcas e até mesmo os defensores de câmeras analógica.
Se, algum dia , tiver oportunidade, experimenta fazer um trabalho desses com uma canon 5D,uma 40D e lentes de ultima geração, luminosas.
Eu me atrevo até a afirmar, que com minha compacta G9 (ela aceita todos os speedlite canon), não teria problema de foco e o resultado seria melhor...rsrs ;)
« Última modificação: 27 de Abril de 2008, 16:21:03 por Cotovia »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2008, 21:07:50
Rogério

A suas colocações sobre o assunto "falando de autofoco" tem sentido como experiência e "aprendizado".(aprender com equipamento obsoleto e lente escura é difícil)

Veja:

Fazer um trabalho e tecer comentário sobre auto-foco, marca, com uma câmera digital de primeira geração, uma lente escura, quebra galho, talvez só sirva pra "acirrar" os ânimos dos que defendem outras marcas e até mesmo os defensores de câmeras analógica.
Se, algum dia , tiver oportunidade, experimenta fazer um trabalho desses com uma canon 5D,uma 40D e lentes de ultima geração, luminosas.
Eu me atrevo até a afirmar, que com minha compacta G9 (ela aceita todos os speedlite canon), não teria problema de foco e o resultado seria melhor...rsrs ;)


Realmente coloquei isso logo acima do tópico falando do bom foco da Alpha...
Mas não falei da marca e sim do conjunto que eu tava usando.... e não foi minha intenção criar discórdia.

Eu só estava muito contente em ter conseguido fazer meu primeiro teste em campo com uma DSLR e apenas estou passando as impressões e as experiências que tive para ver se daí surgia alguma dica para melhorar e ajudar outros que estão começando.

Vale lembrar que o sistema de autofoco das DSLR é similar ao das SLR  e não tem nada a ver com a resolução e a geração digital da câmera pois ele fica no corpo, debaixo do espelho.

O autofoco já foi bastante desenvolvido, desde a época da SLR e mesmo na minha, com lentes claras, funciona muito bem pois eu já testei ela com lentes claras antes de comprar.

Agora, se alguém quiser usar essa brecha pra falar mal de Canon fiquem à vontade. Não sou acionista de nenhuma das marcas.
Sinceramente acho essas discussões uma babaquice... o povo perde horas discutindo o sexo dos anjos aqui enquanto os fabricantes de cameras ganham dinheiro.


Quanto a G9, eu não duvido que ela de saia até melhor que a minha não. Pelo menos no foco pois com um sensor pequeno qualquer coisa depois de 2 metros fica praticamente focada.
Talvez até na qualidade das imagens pois são 7 anos de diferença de tecnologia e uma boa ótica relativamente mais clara.

Cheguei a cogitar de pegar uma G6 ao invés dessa ou mesmo pegar as duas pois achei uma G6 relativamente barata pra comprar(aliás a G6 é muito melhor que a G9) mas optei por uma DSLR antiga justamente para aprender conceitos que não estariam disponíveis nem na G6, nem na G9, nem em nehuma outra compacta ou prossumer.

Eu estou satisfeitíssimo com a minha velhinha que nem tem mais marca (apagou) e que apesar de ter 7 anos ainda está fazendo imagens lindas com seus 3Mpixels verdadeiros. É incrível vc ampliar a imegem a ver os pixels totalmente separados mostrando as nuances sem aquela maçaroca de ruído que eu tava acostumado em compactas.

Ah!! E tenho vontade sim de experimentar uma DSLR boa, principalmente uma que não seja de entrada, que tenha um visor claro e grande com lentes excelentes etc.
Quem sabe quando realmente decidir que vale à pena eu separo uma grana e torro numa...  :assobi:

Enquanto isso, com um investimento baixíssimo (650 reais a cam + 550EX + lente + cartão) tô aprendendo muuuito e tá valendo muuuito à pena. Uma aula prática de fotografia digital.

Abraços,
Rogério.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2008, 12:20:10



rogério_prazeres disse:

- "(aliás a G6 é muito melhor que a G9)"

Rogério
Gostaria que me indicasse um teste review ou comparativo, onde a G6 é melhor do que a G9.

Grato, abraço :ok:


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2008, 12:21:08



rogério_prazeres disse:

- "(aliás a G6 é muito melhor que a G9)"

Rogério
Gostaria que me indicasse um teste review ou comparativo, onde a G6 é MUITO MELHOR do que a G9.

Grato, abraço :ok:


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2008, 12:59:07
"Levando-se em conta que são 12 milhões de pixels espremidos num sensor do tamanho de uma unha, não está nada mal. Em termos de ruído, a primeira imagem, em ISO 100, em 100% não está muito pior que a G3, que tem um sensor do mesmo tamanho mas com apenas 4MP. Reduzindo a imagem da G9 para 4MP ou 6MP fica com uma nitidez fantástica, e com um ruído finíssimo, até bonito eu diria. Mesmo que a resolução real da G9 não seja proporcional ao número de pixels, numa grande ampliação o resultado ainda seria melhor que o de uma câmera de 4 ou 6MP, pois o ruído apareceria como uma granulação bem mais fina.". (Marcos Capellini)

Seria bom opiniões a partir do RAW da G9 e não do Jpeg.

Em Raw, a canon G9 é ótima! :ok:

E também entendo, que essa pouquíssima diferença de range e abertura, faça a G6 muito melhor que a G9.
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 13:12:30 por Cotovia »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2008, 15:26:59
"Levando-se em conta que são 12 milhões de pixels espremidos num sensor do tamanho de uma unha, não está nada mal. Em termos de ruído, a primeira imagem, em ISO 100, em 100% não está muito pior que a G3, que tem um sensor do mesmo tamanho mas com apenas 4MP. Reduzindo a imagem da G9 para 4MP ou 6MP fica com uma nitidez fantástica, e com um ruído finíssimo, até bonito eu diria. Mesmo que a resolução real da G9 não seja proporcional ao número de pixels, numa grande ampliação o resultado ainda seria melhor que o de uma câmera de 4 ou 6MP, pois o ruído apareceria como uma granulação bem mais fina.". (Marcos Capellini)

Seria bom opiniões a partir do RAW da G9 e não do Jpeg.

Em Raw, a canon G9 é ótima! :ok:

E também entendo, que essa pouquíssima diferença de range e abertura, faça a G6 muito melhor que a G9.

Cotovia,

Vou fazer o seguinte... Retiro o que disse sobre que a G6 é muuuito melhor que a G9.

Fica assim: "Pra mim, por puro gosto pessoal, a G6 seria melhor opção que a G9".

Não me interesso nem um pouco em ficar discutindo esses reviews.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2008, 16:14:40
"Levando-se em conta que são 12 milhões de pixels espremidos num sensor do tamanho de uma unha, não está nada mal. Em termos de ruído, a primeira imagem, em ISO 100, em 100% não está muito pior que a G3, que tem um sensor do mesmo tamanho mas com apenas 4MP. Reduzindo a imagem da G9 para 4MP ou 6MP fica com uma nitidez fantástica, e com um ruído finíssimo, até bonito eu diria. Mesmo que a resolução real da G9 não seja proporcional ao número de pixels, numa grande ampliação o resultado ainda seria melhor que o de uma câmera de 4 ou 6MP, pois o ruído apareceria como uma granulação bem mais fina.". (Marcos Capellini)

Seria bom opiniões a partir do RAW da G9 e não do Jpeg.

Em Raw, a canon G9 é ótima! :ok:

E também entendo, que essa pouquíssima diferença de range e abertura, faça a G6 muito melhor que a G9.

Cotovia,

Vou fazer o seguinte... Retiro o que disse sobre que a G6 é muuuito melhor que a G9.

Fica assim: "Pra mim, por puro gosto pessoal, a G6 seria melhor opção que a G9".

Não me interesso nem um pouco em ficar discutindo esses reviews.

Abraços.

Valew, meu jovem! :) :ok: