Autor Tópico: Questão de Justiça  (Lida 2124 vezes)

wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Online: 15 de Julho de 2005, 23:38:37
decide por colocar basicamente por uma questão de justiça; falamos bem de lojas e vendedores X e Y, temos q pontuar tb os que cometem falhas

estava louco pra comprar uma Canon 28-105 3.5-4.5 USM e desde algum tempo enchia o saco das lojas em SP com telefonema e e-mail, dirimindo todas as minhas possíveis dúvidas e acertando valores.

dia 21 de junho solicitei orçamento de diversos equipamentos à loja Foto Ótica Crispiniano, sendoatendido pelo Sr. Galvão Júnior. dia 22 me responde dizendo q teria a lente top de minha lista
> - obj CANON 28-105 f 3.5-4.5 US por R$ 820,00

estranhei o valor, mas confiante de q uma loja q deve ter por volta de 30 anos (como já me disseram) trabalhando no ramo da fotografia não cometeria um lapso deste tipo, decidi por comprá-la.

até o momento da compra: 9 e-mails trocados (entre perguntas e respostas) e destes, em 5 foi citado o nome da objetiva, abertura, recursos, tudo. infelizmente não contabilizei os telefonemas, os quais foram feitos até do interior qd estive viajando. não foram poucos.

dia 6 de julho fui avisado por e-mail q a objetiva Canon 28-105 3.5-4.5 USM havia chegado à loja e no mesmo dia fiz o depósito no valor de R$ 928 (lente, párasol e sedex).

fatídico dia 7 de julho: a encomenda chega e incrivelmente não estava nem um pouco animado em receber o pacote... abro e sinto até o gosto da adrenalina na boca.  
mais incrivel q minha falta de ânimo com a chegada da lente, constato q no pacote tem uma caixa onde se lia: Canon 28-105 f 4-5,6 USM, estupefato pela caixa confiro o conteúdo (poderiam ter trocado as lentes de caixa!)... doce ilusão. de fato me empurram uma Canon 28-105 f 4-5,6 USM... vi o qt ela é fraquinha comparada com a q de fato esperava ter comprado. não entrarei nesses méritos q isso é outra discussão.

sintetizando:

no total foram 16 e-mails!
dia 11 envio a encomenda de volta e pago por sedex a cobrar, R$ 24,50. detalhe é q vinha um filtro S&K de "brinde", qd comuniquei o ocorrido à loja disseram-me que eu pagasse o sedex que o filtro ficava por conta dele. hahaha, nem por 1 real queria o filtro!

depois de mais alguns e-mails e outros trocentos telefonemas o dinheiro só entrou na conta pra valer hj, na quantia de R$ 898,00, ou seja, descontaram o sedex de R$ 30,00 a cobrar q eles pagaram só R$ 24,50! os outros R$ 5,50 vai dar no pé de dinheiro daki da frente de casa, hehehehehe, sem contar o contratempo, a perda de tempo, a gasolina pra ir pra correio, a paciência, etc, etc, etc.

me desculpem pelo longo post mas tinha de desabafar.

mas qd uma luz apaga, Deus liga o flash dedicado!

tirei o escorpião da cautela do bolso e peguei a querida 28-135 IS. feliz da vida com ela.   :rolleyes:  
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2005, 00:21:13
Ocorrer uma confusão do equipamento enviado já é uma falta grave, mas cobrarem o frete da mercadoria que eles mesmo mandaram errada é absurdo!!!
O engraçado é que essa lente (a que vc pediu, não a que te mandaram) estava anunciada na Recreio por um valor bem próximo deste que você havia pago... será que a Recreio também está se "confundindo"?

Mas e a 28-135, comprou onde (e pagou quanto)?
« Última modificação: 16 de Julho de 2005, 00:23:08 por Bruno Gomes »


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2005, 10:16:44
Citar
Ocorrer uma confusão do equipamento enviado já é uma falta grave, mas cobrarem o frete da mercadoria que eles mesmo mandaram errada é absurdo!!!
O engraçado é que essa lente (a que vc pediu, não a que te mandaram) estava anunciada na Recreio por um valor bem próximo deste que você havia pago... será que a Recreio também está se "confundindo"?

Mas e a 28-135, comprou onde (e pagou quanto)?
Bruno, vou copiar aki o texto q coloquei na enquete q fiz no BRF, onde medecidi pela 28-135, descrevendo a negociação.

"Pessoal,

como havia dito aí em cima vou colocar os dados da negociação.

depois de ligar pra 1 milhão de lojas atrás da 28-105 3.5-4.5 USM, comprar uma e me mandarem a 28-105 4-5.6 por engano (detalhe: ainda não me devolveram a grana! depois falo sobre isso), colcoar a enquete aki e decidir pela 28-135... negociei com a Photovision, loja de sampa, na 7 de abril.

negociei diretamente com o Sr. Ed La Costa, sempre muito cordial e prestativo!

Valores: de todas as lojas q pesquisei preços inicialmente, a Photovision não era a mais barata, porém foi dado um desconto bem legal, quase equpirando-se ao valor mais baixo que encontrei com uma concorrente carioca (todos devem supor qual seja!); no entanto a Photovision dispunha da objetiva pra pronta entrega! Nota fiscal e garantia de 1 ano, tudo normal.

objetiva: R$ 1.600,00
pára-sol: R$ 100,00
filtro UV marca MB (meia boca): R$ 50,00 (eu sei, depois eu vou comprar um Hoya ou Tiffen, o mesmo pro PL C!)

Total: R$ 1.750,00

Com frete, via sedex, por conta deles!

depositei o R$ ontem às 15:50 h, confirmei com o Sr. Ed via tel, ele se prontificou a levar de imediato aos correios e hj às 10:50 h a cegonha bateu aki na porta!

deixo aki este relato como prova da boa negociação q realizei com a loja, através da pessoa do Sr. Ed, os quais passo a recomendar. "

vai o link tb: http://forum.brfoto.com.br/index.php?showt...ndpost&p=175244
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2005, 10:40:38
Olá Wagner,

é claro que erros podem ser cometidos, mas uma loja com o tempo de serviço desse não poderia cometer tal disparate. Achei super válido seu email, além de um desabafo, serve para que nós possamos selecionar as lojas boas das ruins.

Se o próprio mercado de consumo não seleciona, haja visto a inocência da maioria dos consumidores, nós não podemos ficar parados. o conceito de cliente consumidor está banalizado!

Boa iniciativa.
Abraços,  


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2005, 16:29:25
E ae wguerreiro?
Blz?

Puxa... que chato...!!! Tem loja que o povo num quer nem saber... e o pior... não tem gente que entende e as vezes muito menos o que vc está falando...

Já fui em loja consultar preço de tal câmera e a moça dizer: "puxa! Existe câmera de 8 megapixel? legal..." :o
E em outras que pelo menos a atendente é "humilde" hehehe e chama "o tecnico", etc...

Agora, compra via internet é bem complicado.... eu graças a Deus - vamos falar assim - só tive problema com uns tubos de CD virgens comprados no Mercadolivre.com... o resto (acho que já fiz umas 50 negociações) e todas deram certas!!! Inclusive sobre o sedex a cobrar, o dia em que eu ou a outra pessoa (seja loja ou não) ia enviar, etc... Já houve caso que a pessoa até me falou que se eu não quisesse ficar com o produto eu pagaria o frete de volta e ela devolveria o dinheiro, mas o frete eu que teria que pagar, MAS FOI COMBINADO!

No caso da loja, sendo um erro deles, ELES QUE TEM QUE PAGAR O FRETE DE VOLTA! ALÉM DA DEVOLUÇÃO DO SEU DINHEIRO E SE FOR BRIGAR MESMO, VC PODE ATÉ PEDIR:

-lucros "futuros" que você teria com a objetiva (se vc tivesse um compromisso marcado por exemplo a fotografar)
-prejuizo causado por vc não poder fazer as fotos que vc queria - já que a objetiva "é a ferramenta" principal de trabalho
-gasto com gasolina (que vc mesmo falou) e o uso do tempo que era para vc estar descansando ou até trabalhando por exemplo.

Porém, nesse País é complicado vc "brigar" pois tem que na maioria das vezes arrumar advogado e ficar uns 4 anos esperando o resultado na justiça - e aí a loja talvez só te pague depois de julgado o processo... e se até lá ela não falir heheheh ;)

Bem, mas é "foda"!!!
Seria até interessante depois vc postar a loja e o seu problema num tópico dedicado a isto que tem aqui no fórum (depois eu vejo se acho o link).

Ah, mas e a lente?
É boa?
Eu tô querendo comprar uma "igual"... o IS dela realmente "funciona"?


Abraços,


Renato
 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2005, 19:10:45
Gostaria de alerta-los também para os laboratórios que não atuam com a devida seriedade.
Trata-se da "FOTOPRESS" de Jacareí.
Sempre fiz minhas ampliações digitais lá, e como tratado com o Sr Arlindo (que se mostrou um casca grossa), sempre com pagamento a vista.
No ultimo trabalho, enviei 40 fotos 20x30 por e-mail, e no dia seguinte pedi à minha esposa que pegasse as fotos e pagasse pelo serviço.
Qual a minha surpresa quando deparo com varias fotos repetidas, uma delas repetida tres vezes!, e quando fui ao laboratorio para saber o que tinha acontecido, o mesmo Sr. Arlindo me informou que eu mandei varios e-mails, e que foram feitas todas as fotos que eu havia pedido. Ao chegar em casa, conferi todos os e-mails enviados e constatei que foram enviados apenas uma vez cada. Ao retornar ao laboratório para fazer algumas fotos em que eu errei na cor, questionei sobre o valor dessas fotos que se tornaram inuteis para mim, e fui informado que o prejuizo seria meu, pois foi feito o que foi pedido.
Muito me espanta um comerciante que acha que alguns reais valem mais que a fidelidade de um cliente, pois tive um prejuizo de pouco mais de R$25,00, mas nunca mais vou deixar os R$400,00 ou R$500,00 que deixava todo mes no caixa desse laboratório.
O que me deixou mais indignado, não foi o prejuizo, pois algumas fotos a mais cobrem, mas o descaso com o cliente.
[/size]


 :angry:  :angry:  :angry:  
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2005, 19:26:58
Sabe uma coisa que é legal de fazer nesses casos? Mandar um e-mail para essas lojas com o link desse tópico aqui, para eles verem que a imbecilidade e o descaso deles não fica por isso mesmo, independente da justiça ser acionada ou não!
Eu nunca tive prejuízo assim, mas teve uma vez que minha encomenda atrasou (loja: 1stline) e que eles resolveram não responder meus e-mails pedindo explicações. O que eu fiz? Mandei mais de 200 e-mails para todos os setores da loja (atendimento, vendas, suporte) de uma só vez, depois repeti isso mais duas vezes no mesmo dia, ameaçando fazer relatórios como esse em todos os fóruns de que participo (aí até dei uma exagerada no número de pessoas da área de informática e fotografia que participavam dessas redes), já que ameaça de procom eles não levam a sério. Bom, no mesmo dia recebi uma resposta toda educada, com "desculpas", "atenciosamente", etc, e recebi minha mercadoria dois dias depois.
Mesmo que não tivesse recebido, ao menos eles também teriam uma dor de cabeça (e de fato tiveram), não só eu.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2005, 20:06:32
Puxa...

Tem gente que não sabe mesmo lidar com o público, muito menos ser comerciante...

Mas é isso aí.

É sempre bom reclamar, mas temos que saber também com quem e onde.
Senão a loja (dependendo o caso) ainda te manda um processo alegando que sempre tratou bem os clientes e tal, etc... que tem tantos anos no mercado e só você "criou" problemas, etc... que o procedimento normal dela é esse, etc.. e que "você" é um sujeito maluco que quer ver o nome da loja arruinado e tal, etc...

E sempre que for mandar emails, tenha a cópia de todos os enviados e recebidos..

Vá direto ao Procon da sua cidade e/ou faça uma representação ao setor comercial, junta, etc correspondente a firma, empresa que atua. E se for uma empresa filiada, melhor ainda... mande direto um email para a empresa principal - chefe... o ruim neste caso é quando a empresa principal é que está dando problemas...

E sobre espalhar os casos na internet eu acho "ótimo", mas, tenha sempre a "cautela" e fique meio atento, para não falar especificadamente qual empresa que é, etc.. pois senão a empresa pode também dar "canseira" apesar dela estar errada.... você estaria "difamando" a empresa, etc...

a coisa é complicada! <_<


Abraços,



Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2005, 02:16:07
Fala Guerreiro!

Excelente aquisição!
Mesmo com todos os problemas, voce adquiriu uma excelente lente e não se arrependerá!

Carpinetti,

Preciso concordar com voce.... Faço mtas revelações mes também (na faixa dos 200,00) e um laboratório que eu mandei refazer as fotos 3 vezes não me cobraram pela cagada, mas insistiam que a culpa era minha.... Eu não tive duvidas... Troquei!

Hoje pago mais caro, por um serviço de excelente qualidade.... Inclusive, no primeiro trabalho que eu enviei para esse lab, os caras me ligaram, pediram para que eu fosse até o lab, pq algumas fotos estavam muito amareladas e eles gostariam que eu visse e aprovasse para que eles rodassem exatamente o que eu queria!

Fora que o cara do lab foi mto fiel, mesmo vendo as fotos amareladas, em não mexer no meu original.

Abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2005, 12:23:53
Neocosmo,
a lente é show, fiz só 4 filmes em uma festa infantil e atestei a qualidade ótica da lente! apenas 1 foto ficou completamente tremida, mas estava segurando a câmera no alto e clikei a gurizada correndo (tava em cima de uma cama elástica!)... o IS funciona mesmo. é vísivel com a camera na mão, vc desloca e a lente corrige! show. valeu cada suado centavo.

Fernando,
esse lance de lab é cruel. prefiro pagar mais caro em um lab decente a ter problemas com as ampliações... sem falar q nos melhores laboratórios, se algo sai errado na ampliação a galera corrige numa boa, nos MB (meia boca) é capaz de rolar até briga pra refazerem um mero 10x15. já passei por isso aki em Salvador e decidi por revelar só nos melhores (q são poucos aki).
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos