Autor Tópico: Problema com definição de resolução pelo lightroom  (Lida 3395 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 27 de Abril de 2008, 22:25:03
Pessoal preciso enviar umas fotos para um cliente que deve dar saída em um minilab e estou exportando fotos em Jpeg pelo lightroom. O problema é que coloco a resolução em 300dpi mas o quando vou ver a foto no PS ela está com 72dpi.

Ex
Original RAW
Exportando foto 4288x2848px em Jpeg/300dpi - abro no PS e está com 151,27 x 100,47cm com 72dpi
Exportando foto 4288x2848px em Tif/300dpi - abro no PS e está com 36,31 x 24,11cm com 300dpi

Sei que dá no mesmo, mas ao receber o cliente pode questionar que não está em 300dpi
Que posso fazer?


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2008, 00:36:15
No PS vc pode colocar em 300dpi sem redimensionar a foto.

Provavelmente seja muito simples de criar uma action pra isso e fazer em lote.
São Paulo - SP


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2008, 22:22:01
jpeg é fomato otimizado pra ser menor...
uma imagem de 300 dpi mesmo, o tamanho dela aumenta muito...
as máquinas digitais capturam em 72 dpi... se fosse mais que isso os processadores não teriam lá mutio tempo pra 'pensarem'
eu entregaria em 72 dpi... quem tem que passra pra 300 é quem vai trabalhar na saída de impressão... porque ainda tem que ver como o gerenciador de impressão vai trabalhar etc...
abraços


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2008, 22:24:44
se a máquina captura em 72... nãoo adianta vc passra pra 300... é o que eu disse... quem for trabalhar na saída de impressão é que vai dizer como tem que ser... se for xerox, apple, epson, etc


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2008, 00:26:15
Valdemas, qu explicação mais sem pé nem cabeça....

Seguinte: A imagens estão com a mesma quantidade de pontos. Uma (a JPG) estás sendo mostrada com tamanho em CM maior logo a densidades de pontos é menor, mas são os mesmos pontos, a mesma quantidade. Se vc reduzir ela para o tamanho da TIFF os pontos vão se juntar e ficarão com os 300 pontos por polegada. Basicamente é só uma questão de convenção na hora do PS mostar a imagem (A Canon adota este padrão). Mas não intendo pq já não mostra logo o JPG exportado pelo padrão de 300 DPI, tal qual o TIFF.
De qualquer forma se o cara para quem vc mandar não entender de foto e vc acahar que vai ter problema, manda em TIFF mesmo ou reduz o tamanho (em CM) da foto em JPG no PS até elea ficar com 300 DPI.
Cara, este negócio de resolução é fácil de entender , mas difícil de explicar...
« Última modificação: 29 de Abril de 2008, 00:29:27 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2008, 11:44:43
Gente, valeu pela ajuda. Demorei a responder pq estava viajando para fazer as fotos finais

Leandro - são 400 fotos, portanto mesmo usando actions no PS, é um saco. não é?

Valdemas - a D70 e D300 entregam arquivos RAW e Jpeg em 240dpi

Lúzio - Sei que a densidade de pontos, neste caso, não interfere na qualidade da imagem. No entanto devo entregar em 300dpi. Isso só reduz o tamanho físico em cm. O chato é que não estou conseguindo com o LR e mandar em Tif é muito grande. Pra vc ter uma idéia em jpeg = 7,5Mb e em Tif = 35Mb. Multiplique isso por 400 pra ver no que dá.

abs