Autor Tópico: Olympus E510 ou Alpha 300?  (Lida 8232 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2008, 10:57:16
cberger,

A diferenca esta no tamanho do visor. Eu acho que o visor da A300 deve estar muito pequeno, mas ainda nao testei para ter certeza, no meu caso eu iria de A200, justamente por causa do visor.

Tenta pegar uma A200 e uma A300 na mao para saber se a diferenca do visor pode lhe incomodar.

O NMOS eh o nome do sensor da Olympus onde mescla a tecnologia CCD com a CMOS, ou seja, eles aproveitam toda area do sensor com os fotodiodos, mas mantem circuitos individuais para fotodiodos. Na minha opiniao este sensor eh muito competitivo e unindo ele as lentes excelentes da Olympus, vc tambem tera uma qualidade excepcional.

Valeu 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 01 de Maio de 2008, 11:06:31
Nova A300 gold.

Gostei, parece as antigas Minolta de filme.
Pictus, gostou?
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 11:06:59 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 01 de Maio de 2008, 11:53:52
Confucio para mudar o nick é só postar a solicitação lá na área de suporte, de uma lidinha no FAQ antes para ver as restrições.

Cberger a A200 também não tem lifeview, a diferença dela para a A300 é basicamente esta.
O View da Olympus é 0,92x mas é importante lembrar que é para um crop de 2X com uma lente de 50mm enquanto o da A200/A300 é para um crop de 1,5X, então você precisa padronizar para poder saber de fato qual seria a magnificação equivalente em cada sistema.
No caso padronizando para formato 135 (o chamado Full frame).
A200 - 0,55x
A300 - 0,49x
E510 - 0,46x

Padronizando para APS
A200 - 0,83x
A300 - 0,74x
E510 - 0,69x

Padronizando para 4:3
A200 - 1,10x
A300 - 0,98x
E510 - 0,92x

Ou seja, a melhor magnificação entre as 3 é a da A200 e a pior magnificação (o view com a menor imagem) é a da E510. ;)

Só para constar o View da A300/A350 produz um resultado similar ao view da D50, da D70/s e melhor que a maioria das Olympus, então não é algo tão dramático assim.

Esse NMOS é um CMOS de tecnologia Kodak feito pela Matsushita rs.... É legalzinho... :)
Leandro ele não mescla as tecnologias CCD e CMOS, ele é um CMOS e trabalha por diferença de potencial, ele é um sensor Full frame (toda a área coberta), mas isso não tem nada a ver com tecnologia de produção, para você ter uma idéia nào existe nenhum CCD de área completa e o único CMOS que existe é esse NMOS que é uma tecnologia Kodak. ;)
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 11:54:26 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 01 de Maio de 2008, 12:04:08
Interessante esse teste, onde uma parte significativa das câmeras não foi testada em RAW e são comparadas com outras testadas em RAW... Bem, a diferença de latitude é brutal, então a A200 tem um resultado mediano em JPEG e um dos mais altos em RAW, mas se observarmos são poucas as cãmeras testadas em RAw, E TODAS ELAS ESTÃO NO TOPO DA LISTA.

Ivan
Em tempo: entre a Alpha e a Oly, é claro que a Alpha. Sensor em formato 3:4 e fator de multiplicação 2, são definitivamente incômodos não ignoráveis.



cberger

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #19 Online: 01 de Maio de 2008, 13:42:10
Olympus nao esta mais na lista...
o que esta pesando agora é o LiveView...ter ou não ter? pra quem é Reflexiano ha tempos..nao sentiria a "falta" como um que esta acostumado com uma compacta.

se nao me engano, Leandro disse sobre a D-40 Nikon (sendo uma das melhores imagens das SLR de entrada). Esta, alem de nao ter o LiveView tambem nao tem o estabilizador...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 01 de Maio de 2008, 16:10:29
Leandro ele não mescla as tecnologias CCD e CMOS, ele é um CMOS e trabalha por diferença de potencial, ele é um sensor Full frame (toda a área coberta), mas isso não tem nada a ver com tecnologia de produção, para você ter uma idéia nào existe nenhum CCD de área completa e o único CMOS que existe é esse NMOS que é uma tecnologia Kodak. ;)

Leo,

Este foi o texto utilizado pela própria Olympus quando anunciou este sensor, aproveitar melhor a area do sensor e manter leitura individual dos pixels, melhorando a qualidade da imagem, a velocidade e diminuindo o consumo de bateria.

Inclusive estava dando uma olhada em algumas imagens da Olympus E-3 e é visível que o desenho do ruído é típico de CMOS, bem fininho.

Valeu





Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 01 de Maio de 2008, 16:15:03
se nao me engano, Leandro disse sobre a D-40 Nikon (sendo uma das melhores imagens das SLR de entrada). Esta, alem de nao ter o LiveView tambem nao tem o estabilizador...

Realmente, ela tem uma qualidade de imagem excepcional, e apenas 6Mp, mas por outro lado não tem IS e muito menos LV.

Sinceramente acho a Sony A200, A300 e principalmente a XSI câmeras mais completas que a Nikon D40, mesmo não tendo a mesma qualidade de imagem.

tks


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #22 Online: 01 de Maio de 2008, 16:30:48
Nova A300 gold.

Gostei, parece as antigas Minolta de filme.
Pictus, gostou?

ECA!  :no:
Parece uma saboneteira...
Black is beautiful!!

Depois desta gold, to começando achar que deveria ter escolhido uma XSI...  :hysterical:


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #23 Online: 01 de Maio de 2008, 17:00:17
se nao me engano, Leandro disse sobre a D-40 Nikon (sendo uma das melhores imagens das SLR de entrada). Esta, alem de nao ter o LiveView tambem nao tem o estabilizador...

Realmente, ela tem uma qualidade de imagem excepcional, e apenas 6Mp, mas por outro lado não tem IS e muito menos LV.

Sinceramente acho a Sony A200, A300 e principalmente a XSI câmeras mais completas que a Nikon D40, mesmo não tendo a mesma qualidade de imagem.

tks

Leandro, blz?

Você acha que a qualidade de imagem da D40 é superior às 3 que você citou acima? Em que você acha que é melhor.

Estou querendo comprar uma D40, justamente por causa dos 6mpx, quero fotografar em raw, porém o raw tem que ser o menor possível... e 6mpx são mais do que preciso.

Alguém mais concorda com o Leandro sobre a qualidade das imagens da D40 ser superior às 3 que ele citou?

Aproveitando, a D40 só perde pra D50 pelo fato de não ter motor de foco no corpo? Qual delas produz melhores fotos usando as lentes AF-S?

Muito obrigado

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


cberger

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #24 Online: 01 de Maio de 2008, 17:07:02
a unica duvida agora é 200 ou 300.
como nunca olhei por um ViewFinder e nao terei como experimentar..
gostaria de saber se faria muita diferença o Viewfinder da Alpha200 para o da Alpha300 para um iniciante.


fechando isso, decidirei o melhor kit de lentes.

brigado a todos


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 01 de Maio de 2008, 17:28:39
PH,

Eh a velha história de se aumentar a quantidade de pixels sem que o desenvolvimento da tecnologia ao menos mantenha o mesmo nível da qualidade da imagem.
A D40/D50 tem melhor DR e bem menos ruído do que qualquer uma das tres.

Com relação a D50 ela tem algumas desvantagens importantes, como o motor de foco no corpo, apenas tres pontos de foco, sem grip vertical.

E as vantagens são maior LCD, visor, melhor JPG, mais compacta, flash mais forte, mais rápida...

Hoje os únicos sensores que fariam eu trocar a minha D40 seria uma futura Nikon D90 com sensor da D300, ou uma Fuji S5Pro....Do resto eu tenho certeza que se trocar vou ficar insatisfeito com a qualidade da imagem.

Abraço
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 17:33:25 por Leandro Federsoni »


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #26 Online: 01 de Maio de 2008, 17:30:59
PH,

Eh a velha história de se aumentar a quantidade de pixels sem que o desenvolvimento da tecnologia ao menos mantenha o mesmo nível da qualidade da imagem.
A D40/D50 tem melhor DR e bem menos ruído do que qualquer uma das tres.

Com relação a D50 ela tem algumas desvantagens importantes, como o motor de foco no corpo, apenas tres pontos de foco, sem grip vertical.

E as vantagens são maior LCD, visor, melhor JPG, mais compacta, flash mais forte, mais rápida...

Abraço

Leandro, muito obrigado...

Essas vantagens que você citou é tudo que eu acho mais importante, principalmente ser mais rápida e melhor JPG.

Vou pedir logo a minha.... hehehe

Obrigado a todos.
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #27 Online: 01 de Maio de 2008, 17:40:19
Alguém mais concorda com o Leandro sobre a qualidade das imagens da D40 ser superior às 3 que ele citou?

Em minha visão a diferença na qualidade da imagem é pequena, porém a diferença na usabilidade é enorme...

Em relação a Sony a300, não tem IS/VR no corpo, para controlar flash
externo via wireless tem que usar um controlador ou flash extra,
não faz exposure bracketing, o sistema de auto focus é lento e
primitivo(Nikon Multi-CAM530) e só funciona com as lentes AF-S, não tem liveview(histograma em tempo real)...

Vejo pela sua assinatura que você usa 2 digicams com IS/VR, na Nikon não é qualquer lente que tem VR não...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 01 de Maio de 2008, 17:52:22
Em relação a Sony a300, não tem IS/VR no corpo, para controlar flash
externo via wireless tem que usar um controlador ou flash extra,
não faz exposure bracketing, o sistema de auto focus é lento e
primitivo(Nikon Multi-CAM530) e só funciona com as lentes AF-S, não tem liveview(histograma em tempo real)...

Vejo pela sua assinatura que você usa 2 digicams com IS/VR, na Nikon não é qualquer lente que tem VR não...

Concordo, inclusive gostaria de colocar mais uma coisa que me incomoda bastante na Nikon D40 que função RAW+JPG basic... :doh:

Mas na qualidade da imagem a diferença eh significativa...

Quanto ao AF não é lento, e ainda tem a luz auxiliar para foco noturno. :)

Valeu
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 17:56:51 por Leandro Federsoni »


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #29 Online: 01 de Maio de 2008, 18:04:45
Em relação a Sony a300, não tem IS/VR no corpo, para controlar flash
externo via wireless tem que usar um controlador ou flash extra,
não faz exposure bracketing, o sistema de auto focus é lento e
primitivo(Nikon Multi-CAM530) e só funciona com as lentes AF-S, não tem liveview(histograma em tempo real)...

Vejo pela sua assinatura que você usa 2 digicams com IS/VR, na Nikon não é qualquer lente que tem VR não...

Concordo, inclusive gostaria de colocar mais uma coisa que me incomoda bastante na Nikon D40 que função RAW+JPG basic... :doh:

Mas na qualidade da imagem a diferença eh significativa...

Quanto ao AF não é lento, e ainda tem a luz auxiliar para foco noturno. :)

Valeu


Esse é outro detalhe, a sony não tem a luz auxiliar para foco noturno, putz, ruim demais ficar piscando igual minha Minolta fica, a pessoa faz a pose e ela solta o flash pra focar, daí já pensam que a foto foi tirada e já era... eheheheh

Quanto a controlar mais de um flash, quase certeza que ficarei com apenas o que vem nela, no máximo compraria um sb-600, e no caso da sony o 36 (não sei direito o nome), mas se comprar um flash externo irá demorar bastante.

Quanto ao IS, para a lente 18-55mm será que precisa realmente? Além da lente do kit eu devo comprar a 55-200 VR e só, pra hobby acho que tá passando de bom né? Talvez compre uma 50mm 1.8f pra brincar com o foco manual. Mas antes verei se precisarei mesmo dela, pode ser que fique satisfeito com a do kit, não uso quase nada o zoom das minhas câmeras, até arrependi de comprar com tanto zoom e só aumentar o tamanho... eheheh

A sony é um pouco mais cara e não quero gastar muito mais nesse quesito, se fosse a A700 aí sim, mas não tenho bala na agulha para tal aquisição no momento.
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm