Autor Tópico: LaChapelle - Rio - desde 16/04  (Lida 3541 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 01 de Maio de 2008, 22:12:58
Num momento de descontração, fui conferir a mostra “Heaven to Hell — Belezas e Desastres”, do fotógrafo norte-americano David LaChapelle, na sede do Oi Futuro, na região do Flamengo/Catete.

Abaixo release da mostra:

O Oi Futuro apresenta a mostra inédita “Heaven to Hell — Belezas e Desastres”, do fotógrafo norte-americano David LaChapelle, considerado um dos melhores do mundo, mestre das cores e efeitos especiais, adorado por nove entre dez estrelas do cinema, da música e da moda.
Diretor e roteirista de celebridades, o americano de imaginação prodigiosa e irreverência punk David LaChapelle, 37 anos, com seu estilo único, surreal e bem-humorado, tem sua marca em algumas das imagens mais influentes dos últimos 25 anos da música, na moda e na publicidade. Ex-ajudante de garçon do lendário Studio 54 de Nova York, LaChapelle convive desde os 15 anos com o mundo fashion.
De estagiário de Andy Warhol a fotógrafo de superstars, como Madonna e Leonardo DiCaprio, LaChapelle é autor de mais de 150 capas da Revista Rolling Stones, contratado pela Vanity Fair e figura freqüente nas maiores revistas internacionais de moda e estilo. Segundo o jornal New York Times, ele é o “Fellini da fotografia”.
A exposição David LaChapelle — “Heaven to Hell — Belezas e Desastres”, com curadoria de Eva Grisntein e Fred Torres, desvenda o universo fantástico do artista. Conta com 25 das melhores fotografias do acervo de LaChapelle, expostas em painéis de 1,50m x 1,80m; dez videoclipes de ícones do pop como Elton John e Christina Aguilera, exibidos continuamente em uma tela espelhada; e com sessões no decorrer do dia, o longa-metragem Rize, documentário concebido e dirigido por LaChapelle, que retrata o krumping, estilo de dança frenético dos subúrbios de Los Angeles.

Mais informações: http://www.oifuturo.org.br/oifuturo.htm#/


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2008, 22:27:12
Oi Kika,

Parece bem interessante. Mas, diga suas impressões sobre a mostra se possível pois achei interessante.

Obrigado pela contribuição!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2008, 21:24:46
Oi Kika,

Parece bem interessante. Mas, diga suas impressões sobre a mostra se possível pois achei interessante.

Obrigado pela contribuição!

Abs

Oi Chello!

Não fiz nenhuma anotação sobre a mostra, apenas passava por ali e decidi conhecer o trabalho do fotógrafo que eu tinha poucas referências. Então, minhas impressões são gerais, fruto de um primeiro contato, de uma lembrança fragmentada, mas ressalto que fiquei muito bem impressionada, pois LaChapelle é um desses fotógrafos que não precisam "assinar" as fotografias, você olha e sabe que é dele, que é inspirado nele ou que é uma cópia dele. São raros os fotógrafos que conseguem ser identificados pelo seu trabalho e que dominam o seu ofício com tamanha desenvoltura.
Bem, minhas impressões gerais sobre o fotógrafo é que ele tem grande visibilidade no meio artístico e no mundo da moda e sobre seu trabalho destaco o contraste de cores, a citação de obras clássicas, a introdução de elementos gráficos, a ruptura com padrões estéticos e uma sátira à fotografia comercial. Todas elas têm elementos fantásticos, surrealistas afirmam alguns, distorções propositais, elementos contrastantes e produções impecáveis.
Procurei algumas imagens no google para ilustrar, mas como não encontrei todas e as que encontrei estavam péssimas, decidi não colocar nenhuma.
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 21:26:40 por Kika Salem »


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2008, 14:43:39
eu gosto muito do trabalho do LaChapelle exatamente pelo o que a Kika disse.... ele não precisa assinar suas obras, só a saturação e contraste de cores e o uso extremo de surrealismo já identifica como uma obra dele ou então alguém que pelo menos se inspirou nele, e pensar que ele tem apenas 37 anos.... talento é fo@#(*

queria poder ver a exposição mais pra variar é sempre SP ou RJ... =]


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2008, 10:17:32
queria poder ver a exposição mais pra variar é sempre SP ou RJ... =]
Eu também acho que devia haver políticas culturais de descentralização do consumo cultural, mas sabe como é...
Por isso eu posto as coisas que tenho acesso, porque se outras pessoas não podem visitar pessoalmente, pelo menos tomam conhecimento que existe e, no caso da fotografia, a internet acaba apresentado muitas obras/fotógrafos.
Ainda bem que Londrina tem os festivais (de teatro, música) que amenizam esse panorama.
Antes de mudar-me da cidade, o cinema Ouro Verde que passava filmes alternativos tinha fechado, continua?
Não cheguei a conhecer o Museu de Arte Contemporânea. Vc sabe o que tem lá?
Abraço.
« Última modificação: 07 de Maio de 2008, 10:18:53 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2008, 10:15:58
queria poder ver a exposição mais pra variar é sempre SP ou RJ... =]
Eu também acho que devia haver políticas culturais de descentralização do consumo cultural, mas sabe como é...
Por isso eu posto as coisas que tenho acesso, porque se outras pessoas não podem visitar pessoalmente, pelo menos tomam conhecimento que existe e, no caso da fotografia, a internet acaba apresentado muitas obras/fotógrafos.
Ainda bem que Londrina tem os festivais (de teatro, música) que amenizam esse panorama.
Antes de mudar-me da cidade, o cinema Ouro Verde que passava filmes alternativos tinha fechado, continua?
Não cheguei a conhecer o Museu de Arte Contemporânea. Vc sabe o que tem lá?
Abraço.

E se não fosse a internet esse acesso ao vasto conteúdo cultural seria ainda mais restrito. Torço muito e ainda sonho em poder contribuir de forma incisiva para mudar esse cenário, pelo menos ao meu redor.

Quanto ao LaChapelle, realmente ele consegue deixar sua marca inconfundível... como disse o coxão, talendo é flórida!

Obrigado mais uma vez Kika e abs à vc Coxão!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2008, 13:15:55
queria poder ver a exposição mais pra variar é sempre SP ou RJ... =]
Eu também acho que devia haver políticas culturais de descentralização do consumo cultural, mas sabe como é...
Por isso eu posto as coisas que tenho acesso, porque se outras pessoas não podem visitar pessoalmente, pelo menos tomam conhecimento que existe e, no caso da fotografia, a internet acaba apresentado muitas obras/fotógrafos.
Ainda bem que Londrina tem os festivais (de teatro, música) que amenizam esse panorama.
Antes de mudar-me da cidade, o cinema Ouro Verde que passava filmes alternativos tinha fechado, continua?
Não cheguei a conhecer o Museu de Arte Contemporânea. Vc sabe o que tem lá?
Abraço.

vc já morou em Londrina ?? .... nussa.. mundo pequeno esse
então o Cine Ouro Verde fechou, agora os filmes artenativos são exibinos no Contour (Cine Contour)... alguns outros filmes alternativos e alguns produzidos em Londrina também são exibidos no bar Valentino.
Nunca fui ao museu daqui, por falta de tempo mesmo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2008, 14:14:54
vc já morou em Londrina ?? .... nussa.. mundo pequeno esse

Só 24 anos, uma legítima "pé vermelho". kkkk

Voltando ao LaChapelle, alguém citou o lançamento de um livro dele no fórum, acho que foi o Leo Terra, no tópico do Sebastião Salgado. Eu não tenho interesse em adquirir, mas pra quem se interessa muito vale a pena saber da existência.
« Última modificação: 13 de Maio de 2008, 14:15:25 por Kika Salem »


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2008, 21:46:39
o nome do livro é o mesmo da exposição senão me engano “Heaven to Hell”... R$ 122
se chegar na porto quero comprar...tem um outro dele "Hotel LaChapelle" muito bom esse
« Última modificação: 21 de Maio de 2008, 21:48:55 por coxao »