Autor Tópico: Relação: redução de tamanho, ruído e qualidade.  (Lida 2403 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 17 de Julho de 2005, 14:54:59
Estava vendo que a nova FZ30 da Panasonic vai trazer algumas coisas legais, um evf com resolução dobrada, um lcd móvel, um zoom mecanico, lente não extensível (o que em tese vai deixar ela pronta para uso após ligada), mais botões e dois dials deixando o acesso a funções bem rápido, enfim, muitas melhorias, contudo o que mais me incomoda hoje é ruído, e eles optaram por usar um sensor 1/1,8'' para 8mp, o que acho muito, certo que ela vai continuar com muito ruído em ISO 400 (ou um tratamento que vai destruir a imagem, pior ainda).

As dúvidas:

1. Essa câmera terá opção de proporção 16:9, 4:3 (sensor) e 3:2, e depois por megapixels, exemplo, 8mp 4:3; 7mp 4:3; 7mp 3:2; 5mp 4:3; 4,5mp 3:2, etc.

- Penso que aqui continua a recomendação, usar a máxima qualidade e na proporção do sensor, pois o resto é apenas crop e resize na própria câmera, mas as dúvidas: usando ISO 400 com 5mp 4:3 ou 4,5mp 3:2, não reduziria o ruído nessa interpolação negativa?

- Independente do ruído, em ISO 80 e utilizar 7mp 3:2 seria abrir mão da qualidade máxima? O manual dá a entender que é um crop real do sensor, tanto que existe a opção em RAW.

Não sei se fui claro, esse assunto é confuso.
O que vocês acham?

---

Mais uma, seria assunto para uma enquente, mas fica a pergunta, vale trocar de Panasonic (para quem já tem uma ou similar) sabendo que o ruído continuará a ser um problema, quando uma Nikon D50/Rebel custam pouco mais de U$700? Particularmente acho muito mais versátil para uso amador uma compacta, mas ruído é algo que não aceito mais, minha próxima câmera terá no mínimo um ISO 800 limpo.

[]'s.
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2005, 16:42:09
Bom, é importante lembrar que este sensor de 7 MP 1/8" só fotografa em 7 MP e em 4:3. Todas as demais resoluções e proporções são alcançadas por redimensionamento e crop, sendo que este processo pode ser feito no Photoshop diretamente, o que em geral é preferível porque podes manter a versão original da imagem, no máximo tamanho/qualidade em que foi feita pela máquina. Então seria isso mesmo o que tu já disse Gustavo, procurar fotografar apenas na proporção e resolução nativas do sensor (4:3, 7 MP), pois o resto podemos fazer no Photoshop posteriormente de forma mais conveniente até (exceto pra aqueles que fazem questão de já fotografar em 3:2, mas tendo em mente que estará desperdiçando parte do sensor, pois independente do tipo de recorte que for fazer depois, pode ser boa idéia ter a imagem "toda" pra melhor decidir no computador).

Gustavo, tu já fez as contas pra uma 300D + uma 50 mm f/1.8 II (só pra dar o exemplo de uma lente barata mas boa pra brincar inicialmente)? O duro é que estou chutando que a FZ30 não vem acima dos 600 dólares... E a versatilidade de sua lente não dá pra discutir.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2005, 16:52:06
Georges:

O problema é que não é nem 7mp, é 8mp 1/1,8'', quero só ver o que vem em termos de ruído, mas lembro que tinha minha FZ10 e cantei o ruído da FZ20, ninguém aceitava no início, depois deu gente trocando a FZ20 pela 15 só p fugir dele, mas concordo sobre fazer o serviço no Photoshop, eu já imaginava isso, mas n entendo mt bem como você pode ter um RAW 3:2, p ex (se é que pode, mas o manual dá a entender que sim).

É verdade a questão da versatilidade, tanto que eu jamais usaria uma DSLR se tivesse uma câmera no mercado a partir de 6mp (não preciso mais que isso), com uma lente similar a essa que temos (35-420mm e de boa qualidade), rápida e robusta e com um ruído aceitável para bom.

A FZ30 será quase tudo isso, menos o ruído.

Mas é dose você pensar p ex em ter uma FZ30 sabendo que ano que vem ela virá com um sensor melhor (eu penso que sim), usando novamente a expressão, eu 'cantei' que a FZ30 viria com pelo menos um dial, raw e mais mps, e isso desde a FZ10, tá na cara, eles não tem concorrência, pq eles iriam lançar tudo que podem, entende? Lógico q ela já poderia sair com um sensor 2/3, mas para que se podem vender um ano na frente e ainda ter um lançamento em 2007.

O jeito vai ser esperar a FZ40, ai sim não terá mt mais p ser feito penso eu, só enfeites.

Sobre o preço, penso que ela vem por U$599 (a Panasonic sempre lança esses U$X99, rs, mas em menos de 1 ou 2 meses já cai para U$550, 540, não vai ser nenhum absurdo.
« Última modificação: 17 de Julho de 2005, 16:53:31 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Fabiana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
    • http://www.flickr.com/photos/fabee
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2005, 20:22:31
Só sobre valores...

FZ20, 15 e 3 (acho) saíram, respectivamente, por 599, 499 e 399.
Atualmente a FZ20 está custando 525 dólares na MTT Panasonic no Paraguai.
É esperada uma queda no preço dela com o lançamento da FZ30, mas não sei se a FZ30 vai vir no preço da FZ20 tão rápido...

:)


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2005, 21:04:22
Na verdade eu falei em relação aos valores baseado no que sempre acompanhei na página da Panasonic (que tem um shop) e na B&H. No Paraguai é sempre um pouco mais caro que nos U.S., não tô acompanhando, Fabi, mas uma FZ20 deve estar uns U$450 nesses locais, só que em geral eles tiram de linha já antes do lançamento, quem quer é ideal se ligar, assim eles não torram câmeras, e a FZ30 entra com full price (que eu dou o palpite será de U$499 a 599 de saída).

O problema é que com ISO 400 cheio de ruído tô fora. Não compro mais câmera sem no mínimo um ISO 800 decente, ou espero mais um ano ou parto para uma D50.
Nikon/Panasonic Gear


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2005, 02:30:33
Gustavo, acho que você vai ter que esperar muuuito pra ter uma compacta com ISO800 decente :(  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Fabiana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
    • http://www.flickr.com/photos/fabee
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2005, 08:47:52
Acabeeei de ler no post sobre a UZ da Samsung algo sobre um sistema que possibilita ISO 800 com menos ruído.

Aí também é sacanagem, né?
:-P


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2005, 10:19:54
Ripper, aí que tá, é decente, não é perfeito como de uma DSRL de entrada. A Fuji F10 (apesar de não ter mágica e ter tratamento de ruído) conseguiu uma fançanha, o ISO 400 dela é bom, e o 800 é quase usável, para alguns é mais que usável, e ela usa o mesmo tamanho de sensor da FZ30, e olha o tamanho daquela cam.

Por outro lado, a Panasonic (LC1 eu acho) usa sensor 2/3 já, eu nem faria questão do sensor maior, fod* é essa megalomania voltada puramente para o marketing (já que leigo compra megapixel e não câmera), então se ela tivesse 6 mp com 1/1,8'', ela seria mt interessante.

Vamos ver, eu jogo pelas mudanças que tenho visto nos últimos três anos que a FZ40 ou 50, será uma compacta sem concorrente, só DSLR p brincar com ela, será rápida, boa óptica, bons recursos, robusta, enfim, tudo que a FZ30 conseguiu acumular, o que faltou para eles mexerem? Ruído, ou CCD, dependendo do ângulo.

Meu sonho seria ela com 7mp e um 2/3, nem precisaria 800, mas se o ISO 400 fosse limpo, não trocaria por nenhuma Rebel XT ou D70s.

---

Fabi, me desculpa, mas como eu já havia opinado no post da Samsung, eu não vi uma câmera decente dessa marca até hoje, uma pior que a outra com preços superiores a câmeras bem melhores, se isso fosse matemática eu diria que Samsung = (Sony)² e HP = (Sony)³, rs. Eu não esperaria nada real deles para quem gosta de boa fotografia.
Nikon/Panasonic Gear


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2005, 12:17:05
Citar
O problema é que com ISO 400 cheio de ruído tô fora. Não compro mais câmera sem no mínimo um ISO 800 decente, ou espero mais um ano ou parto para uma D50.

Citar
Mais uma, seria assunto para uma enquente, mas fica a pergunta, vale trocar de Panasonic (para quem já tem uma ou similar) sabendo que o ruído continuará a ser um problema, quando uma Nikon D50/Rebel custam pouco mais de U$700? Particularmente acho muito mais versátil para uso amador uma compacta, mas ruído é algo que não aceito mais, minha próxima câmera terá no mínimo um ISO 800 limpo.


O interessante é a d-50 chegou do preço da Rebel XT[prata] vide Foto Hennemann. E o que é pior, a Rebel XT chuta a bagaça dela bonitamente.

Se continuar assim, só compra quem for desavisado.

Cya.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2005, 12:28:41
Citar
O interessante é a d-50 chegou do preço da Rebel XT[prata] vide Foto Hennemann. E o que é pior, a Rebel XT chuta a bagaça dela bonitamente.

Não é bem assim, em alguns aspectos a D50 é superior a D70, que em alguns aspectos continua superior mesmo a XT e é mt superior a Rebel. O corpo da Rebel é um brinquedo, o da D50 é tão ou mais robusto que a D70, e é só um exemplo.

Acho que tecnicamente é inferior, mas no dia-a-dia (na mão do cara) satisfaz mais que uma Rebel, já q especificação técnica é uma coisa, e realidade outra.
« Última modificação: 18 de Julho de 2005, 12:30:08 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2005, 12:53:16
Mas então, seria viável colocar um sensor maior na série FZ? Isso não deixaria as lentes caras, grandes e com abertura pequena? Mas concordo que é um problema, por mim se a FZ30 tivesse 5 megapixels estava perfeita.

Será que quem compra uma câmera dessas realmente está preocupado com resoluções absurdas? Isso é pra quem compra Sony compacta, eu realmente não entendi onde a Panasonic quer chegar.

Bom, mas também temos que ver realmente como vai ser a câmera, porque estamos reclamando sem ela nem ter saído, de repente ela nos dá uma surpresa agradável, quem sabe...
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2005, 12:59:47
Viável é, Ricardo, se uma Fuji mt compacta como a F10 tem um 1/1',8'', pq uma FZ que é quase o mesmo tamanho da LC1 que tem 2/3 não poderia? Isso elevaria um pouco o preço, mas eu acho que seria mt mais cam, ou como vc disse, deixar ela com 5mp (6 no máximo), o problema é que amadores que entendem um pouco são menos comuns do que pensamos, o grande público é a massa burra, que quer mp's, a Panasonic acabou atraindo consumidores exigentes pq fazia boas câmeras, mas não sei se é possível dizer que essas câmeras são voltadas para o público exigente, o que dá lucro é a massa.
« Última modificação: 18 de Julho de 2005, 13:04:29 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2005, 13:18:54
Mas a LC1 tem tele de 90 mm equivalentes, a FZ30 é 420 mm, eu não entendo muito de lentes, mas imagino que uma lente 420 mm num sensor de 2/3 ficaria bem grandinha, e a abertura seria menor ainda.

E não sei se a FZ foi feita para as massas, até porque muito pouca gente conhece. Compare com a Fuji S5100, por exemplo, essa sim é pras massas.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2005, 13:23:48
Você está levando uma visão mt do mercado nacional, a FZ é menos popular no Brasil pq tem mt Fuji no Paraguai e consequentemente no ML. Nos US as Panasonic vendem bem mais, um exemplo é o fórum do Dpreview (que embora seja um site inglês é mt freqüentado por americanos), a Fuji S5100 e a Panasonic FZ20 foram lançadas quase simultaneamente, existem 37 opiniões de compradores da primeira contra 170 da segunda, é só uma amostragem, mas dá uma boa noção.
« Última modificação: 18 de Julho de 2005, 13:26:05 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2005, 18:14:49
É, você está certo, só analisei o mercado nacional. Falha minha.  ;)  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60