Autor Tópico: GRANDE CONCURSO ANUAL DE FOTOGRAFIA DO MUNDO FOTOGRÁFICO - 5a ETAPA: MAIO  (Lida 11682 vezes)

Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
GRANDE CONCURSO ANUAL DE FOTOGRAFIA DO MUNDO FOTOGRÁFICO - EDIÇÃO 2008
5a ETAPA: MAIO


Caros foristas,

Nossa idéia é no decorrer do ano premiar o fotógrafo mais completo do nosso fórum, e isso sem pensar em equipamento, mas em olhar e eficiência no clique.
Para tanto, criamos um desafio longo, com 12 etapas onde fotos inéditas no fórum devem ser apresentadas sobre temas que exigirão cada qual uma habilidade fotográfica específica.

As 8 fotos mais votadas em cada etapa marcarão pontos e ganha quem marcar mais pontos até o final do ano!


Nesta edição de 2008 contamos com uma premiação oferecida por colaboradores e pela Gramado Foto Studio. Estamos em busca de mais prêmios e conforme eles forem sendo disponibilizados iremos divulgando em outro tópico para todos os usuários, os prêmios já acertados podem ser vistos na lista a seguir.

Prêmios para os grandes campeões da edição 2008
1º colocado
1 Vale compras de R$ 700,00 da Gramado Foto Studio.*
1 curso de fotografia da Teia do Conhecimento.
1 exemplar do livro Meu Mundo em Preto e Branco de Alex Martins.
2º colocado
1 Vale compras de R$ 400,00 da Gramado Foto Studio.*
1 exemplar do livro Meu Mundo em Preto e Branco de Alex Martins.
3º colocado
1 Vale compras de R$ 200,00 da Gramado Foto Studio.*
1 exemplar do livro Meu Mundo em Preto e Branco de Alex Martins.

* O vale compras é oferecido pela Gramado Foto Estúdio, que se responsabiliza por viabilizar seu uso para aquisição de produtos e serviços diretamente em sua loja, não podendo ser convertido em dinheiro.









Para a etapa de Maio temos o seguinte tema:



Coluna Social

O registro de eventos importantes faz parte da natureza humana, desde os tempos mais remotos, já no antigo Egito os pintores procuravam documentar os grandes eventos sociais nas paredes dos tempos e palácios, hoje em dia esta postura não é diferente, a cada dia que passa a fotografia torna mais fácil e abrangente a atividade de registrar as atividades sociais. Documentar estes momentos, através da fotografia, requer mais do que conhecimento da técnica fotográfica, pede também aproximação, comunicação e empatia. Para o tema Coluna Social você deve retratar uma festa ou evento, mostrando sua importância para os envolvidos e registrando a dinâmica dos acontecimentos segundo a sua visão.


Lembrando que:

2.2. A imagem deverá ser enviada com dois arquivos em anexo (um em JPG de alta resolução com até 3MB e um JPG com 700 pixels em seu lado maior com até 250KB) acompanhados do nome completo do autor, seu endereço completo, telefones para contato, e-mail e seu nome de usuário no fórum.

2.3. As imagens não poderão conter bordas, molduras, assinaturas ou nenhuma outra marca visível que possa identificar o participante.

2.4. As imagens não poderão ter sido expostas no Mundo Fotográfico.

2.7.
É permitido o envio de apenas 1 foto por participante para cada etapa do concurso.

2.12. O participante pode se inscrever em uma etapa mesmo que tenha deixado de participar de etapas anteriores, podendo disputar o prêmio final se obtiver a pontuação necessária para isso.




ATENÇÃO, LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO DO CONCURSO ANTES DE ENVIAR SUA INSCRIÇÃO!

* Para ver o regulamento geral do concurso do MF, CLIQUE AQUI

*
Para ver um tutorial de como redimensionar fotos para 700 pixels,CLIQUE AQUI.

* Para ver os ganhadores das edições anteriores dos concursos do MF, CLIQUE AQUI

* Para ver as parciais do concurso: Jan. a Abr. 2008, CLIQUE AQUI

* Para ver o Ranking do Grande Concurso MF 2008, CLIQUE AQUI



PRAZO DE INSCRIÇÃO:
De 01/05/2008 a 15/05/2008, até as 23:59:59 horário de Brasília.


INSCRIÇÃO:
Para se inscrever, mande para o email: concursos@mundofotografico.com.br os seguintes dados:

1) TÍTULO DA FOTO:
2) NOME COMPLETO:
3) NOME DE USUÁRIO:
4) E-MAIL DE CONTATO:
5) TELEFONES DE CONTATO:
6) ENDEREÇO COMPLETO PARA CORRESPONDÊNCIA:


E anexo:

* 01 Imagem em jpg com exatamente 700 pixels em seu lado maior e até 250KB
* 01 imagem em jpg em alta resolução, com até 3MB.


Moderador responsável: Davi Sato


BOA SORTE E BOAS FOTOS A TODOS!  :D





« Última modificação: 27 de Maio de 2008, 19:05:25 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Tema interessante, esse é mais para os profissionais do que para os hobistas... ;)

Abraços,

Beto
Jack db - Floripa


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
é uma pena... tava a fim de entrar na briga... mas esse tema é praticamente impossível pra mim  :(
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Então Ivan, nem é tanto viu?
Você vai em uma balada já é foto social.... ;)
Esse é um tema que todos devemos ter alguma coisa... :)
É um concurso feito para premiar consistência.
Eu sugiro muito que todos vejam os temas, eles já estão anunciados até o final do ano, ai ajuda a ir adiantando. :)
« Última modificação: 02 de Maio de 2008, 14:10:24 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Pelo que vi no outro mês, é muito subjetivo o atingimento do tema, algumas fotos por exemplo, na minha opinião, não passavam nada de "ação esportiva". Pra mim coluna social é só o que aparece no jornal, fotos de pessoas da alta naquelas festas sociais  :D
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Kergi essa visão me parece uma leitura incompleta do tema, o tema abrange não só o título como também o texto que o acompanha (na verdade o texto é mais importante que a frase que o resume), se você ler o texto desse tema a conclusão dele é bastante clara quanto ao que envolve a Coluna social:

Citar
Coluna Social

O registro de eventos importantes faz parte da natureza humana, desde os tempos mais remotos, já no antigo Egito os pintores procuravam documentar os grandes eventos sociais nas paredes dos tempos e palácios, hoje em dia esta postura não é diferente, a cada dia que passa a fotografia torna mais fácil e abrangente a atividade de registrar as atividades sociais. Documentar estes momentos, através da fotografia, requer mais do que conhecimento da técnica fotográfica, pede também aproximação, comunicação e empatia. Para o tema Coluna Social você deve retratar uma festa ou evento, mostrando sua importância para os envolvidos e registrando a dinâmica dos acontecimentos segundo a sua visão.

Como você pode ver a questão aqui é mostrar a importância e/ou a dinâmica dos acontecimentos de uma festa ou evento segundo sua visão... É um tema bastante acessível a todos... Não exige que sejam fotografadas celebridades, nem nada do tipo, qualquer festa ou evento pode ser usado como referencial... :)

« Última modificação: 02 de Maio de 2008, 20:50:57 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guergolet

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
  • Catota neles
    • http://www.guergolet.com.br
Sou um mero amador no forum, mas tenho que concordar com o Kengi, as vezes o texto do tema traz tantas idéias mas fotos, não dá para participar por causa do texto, pois tem que ser algo coerente.

"O uso do corpo e da mente para ultrapassar os limites é a principal marca do esporte, que pode ser retratado de diversas formas e sob diversos aspectos. A busca deste tema é pelo olhar de cada um sobre esta ação humana e o momento decisivo que identifica as virtudes e as superações do esporte."

Tivemos várias fotos magnificas, mas na minha opinião, por melhor que fossem a qualidade das fotos, achei que eram apenas um registro de um esporte, sei que as regras já foram definidas, mas quem sabe ao invés de somente a foto e o título uma breve descrição sobre o tema x foto, para sabermos o que o fotografo sentia quando enviou a foto, pois as vezes em nosso momento interpretemos como um mero registro mas para quem fotografou, aquela foto significou o que abrange o tema.

Esse acho que vou tentar participar =)
____________________________
André Guergolet
Ribeirão Pires - SP
http://www.guergolet.com.br/

Canon Rebel XT
18-55mm e 70-300mm
Ainda sem flash externo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
André a questão aqui é que o concurso não é de redação, a foto tem que falar por si só, ela é uma expressão de linguagem. Se você não consegue ver o tema em uma imagem é porque ela não conseguiu falar por si só, pessoalmente eu vi 5 fotos muito boas e bem dentro do tema nesta última edição, infelizmente uma delas não foi para a final, mas existiam várias fotos onde o uso do corpo e do momento decisivo foram coerentes.
O texto descritivo é para criar um referencial, mas a foto não tem que abranger tudo o que é dito no texto descritivo, ela tem que passar uma idéia, segundo a visão do autor, sobre o tema descrito, no caso em questão tivemos várias imagens de momento decisivo e que passavam a idéia do esporte, a idéia é que o texto é uma base para sua interpretação para o tema, ele é uma redação abrangente sobre o tema, você precisa fazer uma redação fotográfica sobre ele, para isso você precisa contar com uma imagem que fala por si só (se precisar de um texto para falar é que já não fala o que precisaria) e que no máximo estará associada a um título. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Vou ajudar um pouco a galera, pois é algo que faço muito.
Se vc vai num aniversário e faz a foto de um grupo de pessoas ou do aniversariante, é uma foto para coluna social.
Se vai numa balada e fotografa aquelas meninas fazendo pose, é foto social.
Se vai num casamento e faz fotos dos convidados ou noivos é foto social.
O tema é muito abrangente, é como o tema diz e o Leo enfatizou, e aplico aqui, "Para o tema Coluna Social você deve retratar uma ´festa ou evento´, mostrando sua importância para os envolvidos e registrando a dinâmica dos acontecimentos segundo a sua visão."
Evento pode ser tanto um jogo esportivo em que vc retrata pessoas torcendo ou até um velório, ond evc retrata pessoas chorando etc.

Vc que deve definir o tema, percebi que ha um medo de enviar esta ou aquela foto.
"Na sua visão", pessoal, ninguém vai julgar a sua visão e sim a foto.

Sem medo de mandar a foto, afinal o autor a gente só sabe no final hehehe.

abs
Mateus
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Citar
... percebi que ha um medo de enviar esta ou aquela foto.
"Na sua visão", pessoal, ninguém vai julgar a sua visão e sim a foto.

Sem medo de mandar a foto, afinal o autor a gente só sabe no final hehehe.


É isso ai Mateus, disse tudo....  :ok:
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2008, 01:52:51
Então Ivan, nem é tanto viu?
Você vai em uma balada já é foto social.... ;)
Esse é um tema que todos devemos ter alguma coisa... :)
É um concurso feito para premiar consistência.
Eu sugiro muito que todos vejam os temas, eles já estão anunciados até o final do ano, ai ajuda a ir adiantando. :)

Bom, eu detesto balada e eventos sociais...mas quem sabe...vou tentar rsrs

ahhh po, eu nao sabia que os temas ja estavam anunciados... mas tipo, pode ir correndo atras de outras fotos dos proximos temas ou so no mes que rola o tema? e outra coisa, rola usar foto que vc ja tenha? pq eu acho legal o lance de correr atras da foto...
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2008, 02:35:06
Então Ivan, nem é tanto viu?
Você vai em uma balada já é foto social.... ;)
Esse é um tema que todos devemos ter alguma coisa... :)
É um concurso feito para premiar consistência.
Eu sugiro muito que todos vejam os temas, eles já estão anunciados até o final do ano, ai ajuda a ir adiantando. :)

Bom, eu detesto balada e eventos sociais...mas quem sabe...vou tentar rsrs

ahhh po, eu nao sabia que os temas ja estavam anunciados... mas tipo, pode ir correndo atras de outras fotos dos proximos temas ou so no mes que rola o tema? e outra coisa, rola usar foto que vc ja tenha? pq eu acho legal o lance de correr atras da foto...


Ivan, quando mais rápido vc mandar a foto, no início de cada etapa, é melhor.
Vc viu a etapa do mês passado? Viu no que deu.
Eu procurava sempre mandar no final, no último dia, pq talvez ia aparecer algo legal, mas agora, sempre que posso, mando quando o concuro é lançado, a regra de empate é clara.
Correr atras daquela foto é legal, Exemplo do Arena, muito bom, faz com que a gente aceite o desafio e vá em busca da foto.
Aqui tb é a quase mesma coisa, vc pode usar foto antiga, inédita no forum e pode fazer uma foto pensando na última etapa e deixar ela guardadinha.

abs
MateusZF
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2008, 11:11:01
Ivan pode usar foto que já tenha e pode correr atrás antes, na verdade foi exatamente para possibilitar que as pessoas pudessem correr atrás que os temas foram anunciados antes. :)
O que não pode é já ter postado a foto aqui no fórum, ou seja, tem que ser uma foto que nunca foi mostrada por aqui. :)

Como o Matues disse é até bom que você já esteja precavido e elabore as fotos antes da abertura das inscrições, porque a regra de desempate é que a foto que foi enviada primeiro leva. Até a última etapa isso não tinha feito muita diferença, mas na última etapa isso foi avassalador, tivemos vários empates na final (a final foi muito apertada) e praticamente todas as posições foram definidas segundo a ordem de chegada. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2008, 04:07:04
Ivan pode usar foto que já tenha e pode correr atrás antes, na verdade foi exatamente para possibilitar que as pessoas pudessem correr atrás que os temas foram anunciados antes. :)
O que não pode é já ter postado a foto aqui no fórum, ou seja, tem que ser uma foto que nunca foi mostrada por aqui. :)

Mês passado aconteceu isso. Eu recebi uma foto, e na hora lembrei que ela já tinha sido publicada no fórum. Desclassifiquei.

Numa outra etapa, houve uma foto com cutout... Até onde eu sei, nao tem como fazer isso sem edição localizada, então a banca desclassificou a foto.

E na primeira ou segunda etapa, teve uma foto que foi desclassificada pela banca por estar totalmente fora do tema...

Realmente leva muita vantagem quem envia a foto com antecedência, vale lembrar que a foto tem que estar totalmente dentro das normas do concurso, 700 pixels, todos os dados  solicitados completos, foto em alta resolução, etc... eu considero a inscrição da foto, somente qdo está tudo ok, se não estiver tudo ok, as outras vao passando na frente...

 :D

« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 04:08:50 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2008, 20:55:58
O concurso passa por voto "popular", muitas vezes o pessoal vota na mais bonita e não na que está mais adequada ao tema, isso é normal, sempre foi assim aqui nos concursos.

Eu particularmente estou adorando os resultados desse novo formato, está 1000 vezes melhor!

Abraços,

Jack
Jack db - Floripa