Autor Tópico: .....lentes + nikon F100.....  (Lida 2468 vezes)

Benteví

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 01 de Maio de 2008, 15:10:14
  :ponder:.....olá pessoal, de todas essas lentes novas para digitais, quais podem ser usadas na nikon F100 ? de outros fabricantes tbém ? abraços..... :ok:


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2008, 18:47:05
Toda lente fabricada pela Nikon que tiver a especificação DX não poderá ser usada na F100. Alguns exemplos de lentes de outros fabricantes que também não podem ser usadas: Sigma (DC) e Tamron (Di-II).



romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2008, 13:25:36
Olá, respondi no outro forum, mas acho importante essa informação então responderei novamente:

Todas podem ser usadas, mas as DX que são para o formato aps vao ficar com uma vinheta, por exemplo:
a lente 18-70 DX tu só vai poder usar a partir 27mm, assim tu usa ela como se estivesse em uma digital e não aparece vinheta.

Eu já usei lente DX até em Nikon FM e FE que são mecanicas com fotometria Ai sem problemas, desde que respeitando a equivalencia da distancia focal para o APS-C. A lente que eu usei alem de DX era G portanto eu nao podia trocar de abertura, mas usei ela na maxima abertura sem problemas.
Já vi outros fotografos usando a AF Nikkor fisheye 10.5mm ED DX G em cameras como a F5, alguns até cortaram o parassol dela para que a vinheta ficasse totalmente circular.
Nao vejo nenhum motivo para que a F100 nao funcione com lentes DX desde que mantendo essas questoes em mente.

Abs
Romulo Lubachesky


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2008, 20:07:28
Sim todas as lentes DX funcionam em termos mecanicos e eletricos com a F100, o problema é puramente a vinhetagem. Não entrei neste mérito por achar que ele era conhecido e ser o problema a que o post se referia.

Entretanto, por razão que desconheço, nem todas as lentes funcionam da mesma forma. Testei algumas (sem o parasol) com uma F100 e olhando no visor, e cheguei aos seguintes resultados (valores aproximados pois o visor não cobre 100%):
- 18-70: tem vinhetagem em todas as distâncias focais
- 18-200: tem vinhetagem em todas as distâncias focais
- 17-55: não tem vinhetagem a partir de 28mm
- 12-24: não tem vinhetagem a partir de 20mm
- 18-55: não tem vinhetagem a partir de 28mm

Um abraço,

Luiz


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2008, 18:20:04
Luiz,

Estranho, eu usei justamente a 18-70 em uma camera de filme e a partir de 27 mm eu não notei mais vinheta.

Não tenho mais lentes DX pra para fazer testes, mas seria legal fazer uma tabela com esse tipo de informação, acho que seria bastante util.
Abs
Romulo Lubachesky


Marcos Amend

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
    • Marcos Amend
Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2008, 07:01:57
Olá moçada. Quando os fabricantes dão as especificações de uma lente com fator de crop (no caso das Nikon, 1.5x), normalmente colocam a distância focal equivalente em filme 35mm. Por exemplo, a 18-70mm é equivalente em filme a uma 27-105mm. Nesse caso, o 27 é exatamente a distância focal a partir da qual a lente passa a cobrir toda a área de um frame de filme. Teoricamente as lentes DX podem ser usadas em câmeras de filme a partir dessa distância focal. Eu fico me perguntando por que os fabricantes não colocam uma chave pra limitar o zoom nas lentes digitais e resolver esse problema?  E a resposta é simples: pra vender mais lentes quando os fotógrafos migrarem para um sistema full frame...  hehehe

No caso da F100 é preciso ter cuidado porque o visor cobre só 96% do quadro. Então não dá pra saber exatamente quando a vinheta das lentes digitais saiu do enquadramento. É bom dar uma margenzinha de segurança...

Abraços


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2008, 09:48:05
Luiz,

Estranho, eu usei justamente a 18-70 em uma camera de filme e a partir de 27 mm eu não notei mais vinheta.

Não tenho mais lentes DX pra para fazer testes, mas seria legal fazer uma tabela com esse tipo de informação, acho que seria bastante util.
Abs
Romulo Lubachesky

Romulo,

Realmente é estranho. Entendo que na teoria deveria funcionar como você falou. Testei em outros dois corpos de filme e o resultado foi o mesmo. Tambem achei curioso que por volta dos 50mm melhora, mas volta a piorar em 70mm.

Um abraço,

Luiz


FBF

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2020, 19:20:33
Tenho uma Nikon F100. Qdo coloco lentes da serie D , funciona normal o Diafragma. Mas qdo coloco lentes AI ou Ai-s não aparece a leitura do Diafragma.
Tem como resolver?
FBF - Salvador BA