Autor Tópico: Fotografia aérea  (Lida 5363 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2008, 22:33:26
mauvanju, olha aí o relato completo

Como não tinha idéia do que vinha pela frente, coloquei na mochila todas as lentes e dois corpos de câmera.
No vôo de ida para Fortaleza, porque o trabalho começaria lá e vinha descendo até Alagoas, fui convidado por duas vezes pelo comandante pra ir ao lado dele, ou seja, nem janelinha tinha pra abrir e colocar a câmera. Pra não ser indelicado, fui e fotografei pelo plástico da bolha. Que fazer!

Na divisa de Pernambuco com a Paraíba, fomos informados pela torre de Natal que estava chovendo muito e se não houvesse condições íamos ficar em João Pessoa. Mas quando sobrevoávamos JP já dava pra ver no horizonte a troba d'água que caía em Natal. No entando ela estava sendo levada pelo vento para o interior e decidimos continuar. Pegamos um bocado de chuva até chegar em Natal para reabastecimento.

Saímos de lá em direção a Fortaleza com tempo instável, mas com pouquissima chuva. Sobrevoamos lugares completamente alagados como mostram algumas fotos que postei e depois da comunicação dos procedimentos de pouso com a torre de Fortaleza o comandante deu uma virada pra direita, outra pra esquerda, embicou pra cima e mergulhou. Foi um belo batismo pra mim que fiquei calado só observando as manobras. Uma beleza mesmo. Fui saber depois que ele estava cumprimentando ao passar pelo hangar de um amigo.

A noite chuveu bastante e minha saída só serviu pra tomar umas cervas e voltar molhado pro hotel.

Dia seguinte embarcaram dois funcionários da empresa pra começar a inspeção dos dutos e fomos para o porto de Pecém. O cara do meu lado não aguentou e no meio da viagem botou a boca no saquinho e deu uma bela vomitada. Almoçamos em Mossoró e outro embarcou no lugar dele com destino a Natal. A viagem de inspeção é bem sacal porque os caras iam olhando a faixa, fazendo anotações e indicando os lugares pra registro fotográfico. Nesse momento o piloto fazia uma voltas em redor do local e eu pedia pra dar uma viradinha no helicóptero pra eu ficar mais de cara pro chão, porque fotografar pela janelinha é ruim pra burro. Não dá pra fazer uma viagem longa sem porta.

Dormimos em Natal. Mais chuva e cedinho embarcamos com destino a João Pessoa. Pena que não dava pra ir pelo litoral, pois os dutos ficam mais pra dentro. Abastecimento e tomamos destino de Recife. Pra quem não sabe o bichinho consome 100L/h, em cruzeiro voa a 190K/h a uma altitude de 200m e tem um tanque de 354L na bunda dos passageiros do banco de trás. O mínimo permitido em áreas povoadas é 150m, mas ele pode subir a 5000m. A partir dos 3000m só com oxigênio a bordo. Com vento de cauda, pegamos algumas vezes, vai pra 250K/h. Pela frente, emperra e não passa dos 180k/h.

Na segunda-feira a programação era ir a maceió e voltar pro Recife, mas no aeroporto de maceió a bateria pifou e retardou a ida até a foz do S. Francisco. Depois de muita estória, porque a infraero não é infra coisa nehuma. Não dá suporte pra aeronave com problemas, seja eles quais forem, fizemos uma chupeta no bicho e voamos sem bateria. Mais uma vomitada do outro cara da empresa, dessa vez quando estávamos voltando da foz do rio. Pousamos num canavial pra despoluir o ambiente com todo cuidado pra o motor não apagar.

Como queríamos voltar no mesmo dia pra Recife e já estava tarde. Se houvesse pouso pra abastecimento em maceió a torre não liberaria novo plano de vôo, deixamos o cara no pátio da unidade da empresa e solicitamos mudança no plano atual; a torre consentiu porque tínhamos autonomia pra 1:40h e o vôo era de 50min.

Já estava escuro quando sobrevoamos Maragogi, quase na divisa com Pernambuco. Aí vimos que tava chovendo pra burro no Recife e de longe, apesar de escuro, se via a extensão da tromba. Decidimos voltar pra Maceió porque com o combustível que tinha no tanque talvez não desse pra contornar o toró, além da falta da bateria. Dormimos em maceió e voltamos no outro dia.

Quase todo o tempo só usei a D300 com uma 17-80. Vez por outra dava uns cliques com a D70s/Sigma 70-200

É isso aí, gente.

abraco a todos e até o próximo diário de bordo :D


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #16 Online: 02 de Maio de 2008, 00:15:59
Parabéns pelo batismo!!!!!
Como disse nosso primeiro vôo não dá pra esquecer, o meu foi num esquilo e é o que costumo usar, já usei tb um Robinson 22, bell e H1H (sapão) e meu sonho é voar num sikorsky-s70 o famoso blackHalk.
Quando precisarem de um fotógrafo aqui pelo Pará/amazônia etou as ordens.
Abrçs


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #17 Online: 02 de Maio de 2008, 00:54:20
Parabéns pelo batismo!!!!!
Como disse nosso primeiro vôo não dá pra esquecer, o meu foi num esquilo e é o que costumo usar, já usei tb um Robinson 22, bell e H1H (sapão) e meu sonho é voar num sikorsky-s70 o famoso blackHalk.
Quando precisarem de um fotógrafo aqui pelo Pará/amazônia etou as ordens.
Abrçs
Fotógrafo não, mas comhecer a região, floresta seria ótimo.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #18 Online: 02 de Maio de 2008, 06:53:24
Como disse nosso primeiro vôo não dá pra esquecer, o meu foi num esquilo e é o que costumo usar, já usei tb um Robinson 22, bell e H1H (sapão) e meu sonho é voar num sikorsky-s70 o famoso blackHalk.

Como não sei nome nem modelo, aí vai a foto do papa Tango Hotel Kill Young



A janelinha pra colocar a lente é aquela extrema direita inferior da porta traseira
« Última modificação: 02 de Maio de 2008, 06:53:58 por wdantas »