Autor Tópico: Longas exposições  (Lida 2003 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Julho de 2005, 16:36:04
A primeira com um filtro Cokin ND4 e a segunda com 2, um ND4 e um graduado cinza. Ambas com tripé e cabo disparador.

« Última modificação: 17 de Julho de 2005, 16:55:16 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2005, 16:38:17
Gostei da 1a.  :)  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2005, 00:08:49
Também gostei bastante da primeira!  


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2005, 13:28:53
esses filtros são aqueles pra "escurecer" a lente? E por isso a longa exposição é possível?
Pode me explicar melhor? =o) Quais são esses filtros?
 


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2005, 13:37:47
O filtro ND (Neutral Density) é usado para diminuir a quantidade de luz que passa pela lente. Ele possui várias graduações, o que significa a quantidade de luz que ele bloqueia. O ND Hoya 2X, p. ex., bloqueia um ponto de luz, o 4X 2 pontos e o 8X 3 pontos.

Quando se fotografa em um local com pouca luminosidade, como o interior de uma floresta e etc., não tem problema em conseguir regular a câmera em baixas  velocidades. Agora o bicho pega em um local aberto e com muita luminosidade, como na foto do Paulo, fica difícil conseguir usar velocidades baixas, correndo risco de estourar as luzes altas.    
O filtro ND também pode ser usado quando se deseja trabalhar com grandes aberturas de diafragma (f2, f2.8) em situações de alta luminosidade. Quando usando uma tele, o uso de grandes aberturas cria o efeito da baixa profundidade de campo, o que torna a imagem desfocada no segundo plano, técnica muito usada para fazer retratos. Neste caso o uso do ND permite que usemos aberturas grandes com uma luminosidade alta.
   
Por exemplo: fotografando ao ar livre em um dia ensolarado, usando um filme de ISO 400 e com uma câmera com velocidade máxima de 1/1000s, a abertura seria na casa de f8. Com o ND 8X acoplado à lente poderíamos abrir a lente para f2.8 (menos 3 pontos)  e conseguir o efeito causado pela baixa profundidade de campo.  

+ Filtro ND
 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2005, 14:19:56
Roberto, excelente explicação.
Marib, complementando. O ND foi usado para poder ter uma exposição longa e fazer o efeito de véu na água, e o graduado, que é metade normal e metade cinza com uma transição em degradê, foi para não estourar o céu na 2o foto. Na primeira já estava escuro o suficente para não estourar.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Solano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
    • http://www.thiagosolano.com.br
Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2005, 11:35:13
A 1º foto eu achei excelente muito linda mesmo e faz o meu estilo de foto estarei em breve adquirindo uma Minolta A200, espero poder fazer fotos um poko semelhantes por exemplo rsrs!!! mas parabéns mesmo pela foto ficou fantástica!!!

Bom sou totalmente iniciante na área da fotografia e no momento estou sem equipo nenhum, tinha um W5 e com ela fiz essa foto o que vcs me dizem???

Dei uns pequenos ajustes no PS mas nada demais...

Lençois - Bahia


Abraços a Todos!!!
Sem dominar a luz, não há fotografo que se salve...!


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2005, 14:54:01
Valeu gente!
Acabei de descobrir que além de um polarizador, eu tb quero um filtro ND agora.. ehehhe