Autor Tópico: Canon 5D vs Nikon D300  (Lida 12599 vezes)

Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Maio de 2008, 13:19:31
Ola,
estou mudando de sistema e estava certo de comprar uma D300 quando pintou a oportunidade de comprar uma 5D nova.

Por gentileza, quem quiser contribuir, gostaria de saber pontos fortes e fracos, principalmente da Canon 5D (pois a D300 eu já estudei e testei).

Obrigado.
Abs.


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2008, 13:58:08
Pra mim a 5D é a Canon com a imagem mais bonita, se bem que não tive contato com as 1Ds da vida, mas acredito que por se 12MPX e FF a 5D gere lindas imagens, com excelente latitude de imagem e pouco ruído.

Os pontos fracos não sei dizer!


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2008, 14:43:10
Depende para o quê.  São duas vacas sagradas.

Já usei uma 5D, nunca usei Nikon digital.  Em termos tecnológicos, o lcd da 5D é limitado, você precisa dele em campo, digamos, num dia ensolarado, ao ar livre ?    Sente falta de liveview ?  Depende mais de teleobjetiva ?   Vai usar jpeg, precisando de white balance mais preciso ?   E para cobertura esportiva, carecendo de rapidez no foco ?  Pretende viajar para o Alaska dentro de 3 anos ?   

Mas entendo que em termos de qualidade de imagem,a 5D fique entre a D3 e a D300. 

A 5D eh mais minimalista.  Senti isso quando a usei.  Mas em estúdio, tem tudo e sobra.

Tem o lance dos sistemas, que eh como um casamento, o divórcio sai meio caro.   De "ouvir falar", as duas marcas têm ótica excelente, A Nikon um controle de qualidade maior nas lentes, o melhor sistema de flashes; a Canon um leque maior de ofertas (tilt-shift, DO).


Vale escolher as duas ?




Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2008, 15:04:38
Ola,
estou mudando de sistema e estava certo de comprar uma D300 quando pintou a oportunidade de comprar uma 5D nova.

Por gentileza, quem quiser contribuir, gostaria de saber pontos fortes e fracos, principalmente da Canon 5D (pois a D300 eu já estudei e testei).

Obrigado.
Abs.

Se segura mais um pouco, porque a nova 5D (II) já está no forno pra ser lançada:

- 15.3 MP full frame CMOS sensor (vastly improved light-gathering capacity per pixel: improved micro lenses; miniaturized micro circuitry; enhanced signal/noise ratio)

- Weather sealing same as 1Ds Mark III

- Dual Digic III with all-new "CXR" NR system reported to best 3rd party NR software. Available as a C.F with 4 levels of customizable parameters.
14 bit A/D conversion

- ISO 12800 (C.F. up to 25600)

- Reported 1 2/3 stop sensitivity improvement

- All-new 29-point TTL CMOS sensor
with 12 cross-type for F/2.8 or faster lens
(35% faster than 40D)

- Micro lens fine adjustment for up to 14 lenses

- 300,000 exposure shutter durability

- 6.0 / 3.0 fps

- 3.0" LCD
922,000 pixels

- EOS Integrated Cleaning System

- Live View (improved from 450D; latest generation)

- 6/3 fps continuous shooting for up to 68 frames

- MSRP $3499, available June 2


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2008, 18:20:01
por 3500 dolares começa a ficar pesado demais...


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2008, 18:38:18
Que tipo de lente vc espera usar na 5D?
Pq lente do tipo Tamron 28-75 fica uma merda, muito CA.
Vai ter que ser na base de fixas de qualidade ou zoom da linha L.


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2008, 19:07:12
Sim, gosto de lentes fixas, e lentes L.

Alguem sabe me dizer se o Autofoco da 5D é preciso? Tenho visto muita foto fora de foco na web.

Abs.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2008, 00:35:55
Foco de Canon nunca foi preciso...

Acho que a 5D tem uma das melhores imagens dentre as máquinas atuais. Cores lindas e muita Nitidez, mas tem coisas da Canon q me desanimam: Lentes de terceiros dão problemas (só lentes L, nem Canon inferior funciona direito...), foco impreciso, sistema de flash

Ficaria na dúvida, pois a Nikon tem muitas vantagens técnicas e a máquina é muito robusta e também tem imagem bonita. Dá para usar lentes antigonas. Vc pode calibrar até umas 9 objetivas diretamente pela máquina (podendo corrigir lentes descalibradas), puta sistema de flash, rápida, AF impecável....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2008, 07:34:48
E a Nikon não cai o espelho...  :assobi:  :hysterical:


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2008, 08:29:29
E a Nikon não cai o espelho...  :assobi:  :hysterical:

"Até tu Bructus?" :hysterical:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2008, 09:14:39
Maurício

Complicado comprar uma câmera 0km, sabendo que daqui a pouco será lançada a substituta, apesar de ser mais cara também.

Eu a princípio priorizaria a qualidade de imagem da 5D, apesar que o sistema Nikon e o excelente corpo da D300, realmente pesam na escolha.

No meu caso, eu não mudaria de sistema e pegaria a D300, e mais pra frente pensaria na D3....se fosse o caso.

Vc já fez os seus testes com os RAW da Canon também? O que achou?

Abraço




« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 09:15:55 por Leandro Federsoni »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2008, 10:02:17
Compre uma 5D e mantenha em mente que você vai precisar comprar lentes no mesmo nível da câmera, e isso significa série L. Acho que atualmente FF só vale pra profissionais que realmente precisam de todas as qualidades que o equipamento possui, ou amadores com muito capital pra bancar o hobby.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2008, 10:47:06
Foco de Canon nunca foi preciso...

Acho que a 5D tem uma das melhores imagens dentre as máquinas atuais. Cores lindas e muita Nitidez, mas tem coisas da Canon q me desanimam: Lentes de terceiros dão problemas (só lentes L, nem Canon inferior funciona direito...), foco impreciso, sistema de flash

Ficaria na dúvida, pois a Nikon tem muitas vantagens técnicas e a máquina é muito robusta e também tem imagem bonita. Dá para usar lentes antigonas. Vc pode calibrar até umas 9 objetivas diretamente pela máquina (podendo corrigir lentes descalibradas), puta sistema de flash, rápida, AF impecável....

Aonde eu assino? rs

D300 sem dúvidas!  :ok:
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2008, 10:55:09
Amigo, se vc está trocando de sistema, pq não pensar na possibilidade da A700? O fato é que, começando do zero, compense até pegar o sistema novo da Sony. Ainda está engatinhando, mas promete. E o detalhe é que vc compra aqui com 3 anos de garantia e em 10x sem juros. Opções que pesam na escolha de um novo sistema.

O comentário do Milton sobre "casamento" com sistema é mto pertinente. Se está "solteiro", vai pelo melhor custo x benefício com qualidade e facilidades, que hoje me parece ser a A700 da Sony.

Como a comparação entre D300 e Sony deixam elas muito parelhas na qualidade, a diferença de $$$ é um diferencial.

Como não tive muita opção, o up foi óbvio pra mim: D300.

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 10:56:15 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2008, 11:47:15
Eu voto pela D300.
Testei as duas no meu estúdio, a diferença de qualidade é astronômica a favor da 5D, principalmente na riqueza de detalhes e texturas, mas toda essa qualidade só vai ser aproveitada se vc trabalhar profissionalmente com publicidade, moda, etc.,e for imprimir em grandes formatos. Na maioria do uso, a D300 dá conta do recado e tem um corpo muito mais pró.