Autor Tópico: Canon 5D vs Nikon D300  (Lida 12633 vezes)

Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2008, 15:00:15
Eu voto pela D300.
Testei as duas no meu estúdio, a diferença de qualidade é astronômica a favor da 5D, principalmente na riqueza de detalhes e texturas, mas toda essa qualidade só vai ser aproveitada se vc trabalhar profissionalmente com publicidade, moda, etc.,e for imprimir em grandes formatos. Na maioria do uso, a D300 dá conta do recado e tem um corpo muito mais pró.

Exatamente, Cláudio ... pra uso mais rotineiro a D300 dá conta do recado :D


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2008, 19:45:24
meu voto e D300.

abraco!


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Maio de 2008, 10:27:14
Caramba,
nenhum voto sem ressalvas para a 5D. E eu achei que essa camera fosse sonho de consumo pra muita gente...
Bom, ainda nao decidi. Até pensei em comprar a 5D e ficar com ela por um tempo e, se eu nao me adaptar (principalmente na pegada, pois na pegada a D300 faz mais o meu genero), talvez eu possa vende-la para comprar a D300.


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #18 Online: 07 de Maio de 2008, 11:13:29
MAuricio,a verdade é que hoje em dia as câmeras por mais "TOPs" que sejam estão todas muito equilibradas em questão de imagem final, então o que vai ser o fator determinante acredito eu é a o gosto por tal equipamento ou marca!

5D já foi meu sonho de consumo! Hoje meu atual sonho é a D3, que por sinal vai continuar na geladeira pois estou bem feliz com a D300.

Abraços


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Maio de 2008, 14:38:26
Tiago,
faço muita foto de crianças, e como vc sabe, elas se mexem o tempo inteiro, cheias de energia até na hora de imitar uma estátua. A 5D entao seria uma escolha arriscada? Sei que a D300 tem um autofoco excelente. O que vc acha?


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #20 Online: 07 de Maio de 2008, 17:40:09
ola!

a 5D tem os pontos fortes que o tiago na mecionou..mas ela nao e para uso tao intenso...se abusar muito descola o espelho sao cameras de uso diferentes apesar de algumas semelhancas.

entre as duas eu compraria a D300...ja tive  e so vendi porque comprei a D3.

abraco!


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2008, 18:15:02
Mauricio[/b,

Citar
Tiago,
faço muita foto de crianças, e como vc sabe, elas se mexem o tempo inteiro, cheias de energia até na hora de imitar uma estátua. A 5D entao seria uma escolha arriscada? Sei que a D300 tem um autofoco excelente. O que vc acha?

Eu acho que a 5D dá a conta do recado, porém com uma D300 você teria algumas vantagens tais como:

- FPS, o que pode ajduar na hora de pegar um sorriso ou expressão
- Lentes, a D300 permite usar tanto lentes AF-S, AF-D, AF-i e outras, podendo ser usada qualquer lente Nikon com Auto-Foco, já a 5D você vai ficar preso ao sistema EF que e quase sempre terá que usar lentes L, mais caras.
- Durabilidade, a D300 é bem "parruda"

Enfim... uma série de fatores!..
Se for para trabalhar em estúdio com crianças eu iria de D300 também, escolha essa bem pessoal como eu já disse, mas uma 5D faria  mesmo trabalho.

Abçs


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2008, 19:17:42
Caramba,
nenhum voto sem ressalvas para a 5D. E eu achei que essa camera fosse sonho de consumo pra muita gente...
Bom, ainda nao decidi. Até pensei em comprar a 5D e ficar com ela por um tempo e, se eu nao me adaptar (principalmente na pegada, pois na pegada a D300 faz mais o meu genero), talvez eu possa vende-la para comprar a D300.

Maurício, EU VOTO NA 5D!!

Apesar de conhecer todas as vantagens da D300 que é uma câmera maravilhosa, eu se tivesse na sua situação iria de 5D.

Acho as imagens geradas na 5D maravilhosas, e afinal para que fotografamos? Para ter imagens maravilhosas!!

Acho que o problema de AF da 5D seja contornável, pois ele está longe de ser algo ruim, não o considero impreciso e não creio que a diferença em termos práticos seja tão gritante assim.

Sem dúvida as lentes são mais caras, mas deve-se considerar que mesmo tendo uma D300 o investimento em lentes tem que ser bom, como disse o Pictus em outro tópico, de nada vale uma ter Ferrari e colocar pneus de Fiat 147 ( :hysterical: ) mas acho que o investimento sem a menor sombra de dúvida valha a pena.

Resta saber quanto vc tem para montar o set completo e esperar um pouco será vantagem, porque depois do lançamento da 5DII a 5D despencará de preço, aí será a hora dos abutres como eu caírem em cima!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Abraço!!!


SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #23 Online: 07 de Maio de 2008, 23:06:18
Também acho que dizer que na 5D tem que usar lente L é exagero.  Isso é mito.  Apenas que não dá para usar lente Ef-S, e que, se você quiser tirar o MÁXIMO mesmo, você vai QUERER usar uma lente L.  Faltou dizer que na Canon você tem lentes f 1.2.  São caras, mas existem.   

Dá para dizer que ambas servem para estúdio e eventos, embora a D300 leve vantagem em eventos, enquanto a 5D ganha em estúdio. 

Faltou dizer uma coisa:  eu nunca usei, então só estou dizendo por ouvir falar:  as fotos da Nikon são melhor processadas no software nativo, o Capture NX, que é considerado lento e pesado.   Dependendo do fluxo de trabalho, pode ser um problema.

Mas a história do espelho é verdade: usam uma cola que não se entende bem com o clima de algumas regiões e ela solra depois de um tempo.  O do meu amigo caiu.  Mas ele não se arrependeu de ter a 5D, está pensando em comprar outra.

Mas com qualquer das duas você estará bem servido, penso eu.

Boa sorte na escolha.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 08 de Maio de 2008, 02:13:04
Também acho que dizer que na 5D tem que usar lente L é exagero.  Isso é mito.  Apenas que não dá para usar lente Ef-S, e que, se você quiser tirar o MÁXIMO mesmo, você vai QUERER usar uma lente L.  Faltou dizer que na Canon você tem lentes f 1.2.  São caras, mas existem.   

Dá para dizer que ambas servem para estúdio e eventos, embora a D300 leve vantagem em eventos, enquanto a 5D ganha em estúdio. 

Faltou dizer uma coisa:  eu nunca usei, então só estou dizendo por ouvir falar:  as fotos da Nikon são melhor processadas no software nativo, o Capture NX, que é considerado lento e pesado.   Dependendo do fluxo de trabalho, pode ser um problema.

Mas a história do espelho é verdade: usam uma cola que não se entende bem com o clima de algumas regiões e ela solra depois de um tempo.  O do meu amigo caiu.  Mas ele não se arrependeu de ter a 5D, está pensando em comprar outra.

Mas com qualquer das duas você estará bem servido, penso eu.

Boa sorte na escolha.

Não é bem mito não... não é nem pela qualidade ótica, o problema é que Canon da problema de foco em lentes que não sejam da Canon.

Eu nunca usei a 5D, mas ja vi isso acontecer em outros modelos

por exemplo, minha antiga XT só focava direito com lente L, ve se pode???

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #25 Online: 08 de Maio de 2008, 09:01:29
Tudo bem.  Minha experiência é diferente, desde minha XT , e atualmente com a 20D, com lentes Sigma e Canon não-L , tudo funciona, só tive um ERR-99 na vida, que foi quando a bateria estava no fim, e minhas Sigmas trabalham consistentemente, à saber: a 28-200 pifou o motor de foco depois de 2 anos, nunca foi rápida, mas foca no lugar, a 18-50 sempre foi rápida e acurada, só perde prá 24-70 que experimentei na cor (meio subjetivo, não sei explicar, mas as fotos da 24-70 me pareceram sair mais bonitas); a Sigma 105 f 2.8 macro, sempre foi bem lenta e barulhenta, escandalosa, mas quando foca, é bem exata, faz fotos excelentes, mesmo depois de três tombos.  Então,  aqui e ali leio sobre essa questão, de problemas com lentes Sigma, Erro-99, etc. e não estou duvidando de quem diz que teve o problema, acredito que rola mesmo, mas minha experiência pessoal foi diferente, então entendo que a Canon deve ter problema no QC dela, porque não vejo tantas críticas vindo do front das Pentaxes e Nikons.  Mas sempre dei sorte.

O único problema da 5D usando lentes de qualidade mediana é que, se a foto for mal-feita, você vai ver os cantos mais escuros.   Tem a questão da perda de nitidez nos cantos também, se você for muito exigente.    Apenas não concordo com isso de que a lente tem que ser L, senão a foto sai imprestável. Só se for para os padrões de uma super-agência Magnum da vida.   Minha experiência com a 50 f 1.4 e 85 f 1.8 e com minha Sigma 105 foi bem legal.   E desconfio que se colocar uma Sigma 24-70 f 2.8, vai ser legal também.   Eu não vou ao extremo de dizer que as lentes L são redundantes.  Minha impressão é a de que as Sigmas perdem na cor e são mais duras, na L a imagem sai mais doce, sei lá.  Além da construção.   Mas dizer que as L são obrigatórias, é marketing.  Ou anti-marketing.   Ou da filosofia do sujeito.

E sim, a 5D têm três anos, seu sistema de foco, embora melhor do que o da 20D na minha opinião, não deve ser páreo para os das cameras mais recentes, 40D, 300D e A-700.  Nem é tão rápida.  Mas isso você já sabe.   

Eu se pudesse, comprava todas elas, mais a Olympus e a Pentax, sem esquecer da Leica M-8, que ia ser a minha preferida para quase tudo.   :D







Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #26 Online: 08 de Maio de 2008, 10:23:45
E desconfio que se colocar uma Sigma 24-70 f 2.8, vai ser legal também.   Eu não vou ao extremo de dizer que as lentes L são redundantes. 

Numa 5D?
HA! A Tamron 28-75 fica uma kaka, a sigma então...  :assobi:


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #27 Online: 08 de Maio de 2008, 10:39:19
com uma 5D gostaria de iniciar com uma lente EF 24-105mm f/4 L IS USM e uma 50mm, para o meu gosto estaria mais do que muito bom :D
Marcelo - POA/RS



Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 08 de Maio de 2008, 10:49:27
Nem tem condição de usar lente inferior em FF, não adianta inventar. O kit que a BH oferece da 5D vem com uma lente L, se fosse assim eles colocavam no kit uma lente mais básica.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 08 de Maio de 2008, 12:00:47
E desconfio que se colocar uma Sigma 24-70 f 2.8, vai ser legal também.   Eu não vou ao extremo de dizer que as lentes L são redundantes.

Numa 5D?
HA! A Tamron 28-75 fica uma kaka, a sigma então...  :assobi:

Pelo que eu saiba a Sigma 24-70 é parea pra Canon 24-70 L

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8