Autor Tópico: Canon 5D vs Nikon D300  (Lida 12640 vezes)

ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 08 de Maio de 2008, 13:37:40
Eu voto pela D300.
Testei as duas no meu estúdio, a diferença de qualidade é astronômica a favor da 5D, principalmente na riqueza de detalhes e texturas, mas toda essa qualidade só vai ser aproveitada se vc trabalhar profissionalmente com publicidade, moda, etc.,e for imprimir em grandes formatos. Na maioria do uso, a D300 dá conta do recado e tem um corpo muito mais pró.
É isso aí, uma resposta simples e clara  :ok:


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 08 de Maio de 2008, 19:12:12
Eu iria de 5D sem pensar, se existe a possibilidade de ter uma imagem melhor, que é o que todos querem, por que não????.....agora se vc quer, imagem ao vivo, corpo mais ergonômico entre outras coisas....vá de D300.....o que sem dúvidas é uma baita câmera.
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #32 Online: 08 de Maio de 2008, 19:27:06
Ao meu ver não se trata de escolher entre um corpo ou outro.

trata-se de escolher qual SISTEMA lhe atende melhor e  o que pretende fotografar. Precisa de flash? De lentes fixas luminosas? De robustez? De velocidade?

Cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens.

As objetivas escolhidas são tão importantes quanto a escolha do corpo.

Melhor pensar em longo prazo, em ir montando um set da marca que melhor soluções lhe oferecer.

Escolher apenas pelo corpo me parece algo equivocado.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #33 Online: 11 de Maio de 2008, 13:35:28
Tem que ir direto na camera que agrada mais, este papo de "pensar no futuro", montar uma "familia" com a camera, acho que sao coisas do passado. Hoje o mercado esta dinamico, tem muita coisa nova no mercado e a facilidade de vender e comprar e muito maior que a de uns anos atras. Se o "casamento" nao vai bem, nao e' por causa dos "filhos" que nao vai mudar de "esposa".


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #34 Online: 11 de Maio de 2008, 17:25:55
Tem que ir direto na camera que agrada mais, este papo de "pensar no futuro", montar uma "familia" com a camera, acho que sao coisas do passado. Hoje o mercado esta dinamico, tem muita coisa nova no mercado e a facilidade de vender e comprar e muito maior que a de uns anos atras. Se o "casamento" nao vai bem, nao e' por causa dos "filhos" que nao vai mudar de "esposa".

Na minha opinião trata-se de uma visão estreita. equipamento fotografico não resume-se a um corpo. objetivas, flashes, acessórios, e software fazem parte de um sistema. pensar apenas no corpo que mais lhe agrada é limitar-se a si próprio.

exemplos práticos:

-esporte indoor. Vc compra uma 200mm 2.0 por US$ 4000 (Nikon) ou US$ 6000 (Canon)?
-aves / surf vc compra uma 600mm 4 por US$ 7600 (Canon)  ou US$ 9400 (Nikon)?

Para os exemplos acima faz sentido pensar apenas na escolha do corpo? E para um set de flash wireless? etc, etc, etc.

Se for escolher pelo corpo e não pensar nas necessidades futuras pode acabar pagando bem mais caro.

Acima dos modelos entry level TODAS as DSLRs do mercado oferecem boas imagens e um feature set razoável.

Algo para pensar ao invés de achar que um sistema é "coisa do passado", né?

Ou, fale em "facilidade de mudar" para quem mudou de Canon para Nikon e vendeu no mercado de usados 16-35mm, 70-200mm, 300mm 2.8, etc e comprou novamente com mount Nikon. Nem queira saber o tamanho do prejuizo ($$) mas tenho um amigo que fez exatamente essa troca apos ter problemas com a Mk III.

Obviamente para quem quer apenas um corpo e uma lente do kit, realmente não importa.

Já quem trabalha profissionalemnte  e sabe o que é return of investment é uma decisão um pouco mais séria.

apenas meus .00002 (de quem trabalha exclusivamente com o licenciamento de imagens há 20 anos).

abrazos,

ig


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #35 Online: 12 de Maio de 2008, 08:55:16
Oi ig, um profissional da area que precisa de equipamento especifico sabe qual sistema lhe adapta melhor. A 5D e' uma puta camera que agora esta se tornando acessivel a muitos bolsos. Acredito que muitos que estao olhando para esta camera hoje em dia, estao a olhando para a camera em si, nao para o sistema canon, ja que o proprio sistema canon oferece muito mais em termos de assessorios com uma 40D do que com uma 5D.

A 5D e' uma camera singular que esta custando quase o preco de uma D300, por isto acredito que muita gente esta pensando em adquirir uma, mas nao levando em conta canon ou nikon na briga, apenas por ser a mais barata com sensor 35mm no mercado.
Abrass.


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Maio de 2008, 14:40:50
Gostaria de agradecer a todos que participaram deste topico.
Se mais alguem quiser participar, estejam convidados.

abs.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #37 Online: 24 de Junho de 2008, 21:50:05
Agora lendo os posts do Lostart sou obrigado a voltar atrás e concordar 100% com o que ele coloca.

Temos que pensar pra frente, ficar migrando de sistema é perda de tempo e dinheiro.

E voltando alguns anos atrás foi o que eu fiz, escolhi desde o início lentes canon EF, pois queria ter cameras FF, agora já não uso mais nenhuma APS.

Foi uma escolha pensada e estou quase finalizando meu set de fixas.

Isso me fez economizar muito em compras inúteis.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #38 Online: 25 de Junho de 2008, 01:07:12
Já disseram tudo e mais um pouco e vou apenas ratificar a afirmação do Lostart que se vc se importa com seu investimento como um profissional, não vale à pena ficar "pulando de galho em galho".

Estou de Canon e galgando degrau por degrau buscando extrair o máximo dos recursos de cada um dos equipamentos. Desde da entrada com a XT, passagem por 20D, 30D e agora com minha querida 40D (a quarentinha), estou feliz e sendo muito bem atendido nas minhas necessidades profissionais.

E advinha qual será minha próxima aquisição assim que lançarem a 5DII?

Pois é, cada um dos equipamentos dessa discussão tem seus prós e contras, e eu vou pelos prós da 5D!

Grande abs e boa escolha!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


MANSANO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 25 de Junho de 2008, 01:28:45
Pessoal,

percebo em várias respostas, que várias pessoas tentam defender uma ou outra, conforme a marca que tem em uso.

Mauricio, na minha opinião, que tenho uma Canon 40D, acho que você deve ir com a máquina que está com mais impulso na compra, porque tenho certeza que uma ou outra tem um peso maior na sua "consciencia".

As 2 são fantásticas, e como pode ver nos comentários, ambas fazem qualquer necessidade de fotografia. Claro, a vantagem de uma é desvantagem da outra, por isso, vai pelo seu impulso de escolha, aquela que veio primeiro a sua mente agora.

Tenho certeza que terá muita satisfação em qualquer escolha que fizer.

Grande abraço !!!
André Mansano
Canon 5D Mark II /c  Grip BG-E6 (2x)
Canon 5D /c  Grip BG-E4
Sigma 15mm f/2.8 Fisheye | Canon 16-35mm f/2.8L II USM | Canon 24-70mm f/2.8L USM | Canon 35mm f/1.4L USM | Canon 50mm f/1.4 USM | Canon 85mm f/1.8 USM | Canon 100mm f/2.8L IS Macro USM
Canon Flash 580EX II c/ CP-E4 - 3x


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 25 de Junho de 2008, 10:21:07
Obrigado pela resposta de todos.

Acabei optando pela 5D. E hoje penso: o que eu estava fazendo querendo uma D300?? Nao e' a minha cara!
Eu sempre quis uma 5D. Entao comprei com consciencia, mesmo sabendo que ela vai se tornar uma camera fora de linha dentro de alguns dias, talvez.

Nao me arrependo nada. É uma camera maravilhosa, super parecida com camera de filme. Tem poucos recursos.

Nao sou profissional, e como vcs podem imaginar, levo a sério esse caro hobby. Quem sabe um dia... Vou comprar mais umas 2 ou 3 lentes e serei feliz, tenho certeza.
Apenas para registrar, estou de boca aberta com a latitude da 5D. É impressionante.

Quanto a mudar de sistema, eu achei que seria mais dificl, mas vendi todo meu equipamento (1camera+8 lentes) em aproximadamente de 1 mês.

Moderadores, por gentileza, podem fechar esse tópico.
Um grande abraço a todos. E obrigado.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 25 de Junho de 2008, 10:55:43
Maurício,

O tópico está legal, principalmente pros foristas que estão com a mesma dúvida que a sua... :ok:

Valeu


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #42 Online: 25 de Junho de 2008, 14:28:42
Bem,

nunca tive problemas de foco em Canon com lente Sigma, atualmente uso na 40d e realmente nunca tive problema ...

Acredito que que lentes L são melhores usando na 5D terá imagens de melhor qualidade, mas não muda em relação a Nikon, se for querer qualidade terá que ter lentes boas e caras ... usei a D300 e gostei, usei a 5D e gostei ... na minha opinião ambas dão conta do recado em tudo, a unica coisa que sempre achei fantástico no sistema Nikon é o sistema de flash, isso sim supera a Canon, no demais as duas vão bem ... lógico que cada uma tem uma particularidade, mas no resultado final, ambas são superiores ...

Eis aqui minha humilde opinião ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


MANSANO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 26 de Junho de 2008, 00:13:16
Mauricio,

parabéns pela sua escolha. Escolha feliz.

------------------------------------------------------

Nigazz,

também tenho uma Canon 40D, e tenho também alem da lente canon do kit 28-135, tenho uma sigma 17-70 que como você nunca tive problema de foco com a mesma. Perfeição !!!

André Mansano
Canon 5D Mark II /c  Grip BG-E6 (2x)
Canon 5D /c  Grip BG-E4
Sigma 15mm f/2.8 Fisheye | Canon 16-35mm f/2.8L II USM | Canon 24-70mm f/2.8L USM | Canon 35mm f/1.4L USM | Canon 50mm f/1.4 USM | Canon 85mm f/1.8 USM | Canon 100mm f/2.8L IS Macro USM
Canon Flash 580EX II c/ CP-E4 - 3x


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #44 Online: 26 de Junho de 2008, 12:06:02
Eu uso 5D e 1DsIII em estudio, ambas se comportam muito bem, guardadas as proporções de imagem.
Acho que o amigo fez uma excepcional escolha e não vai se arrepender nem um pouco.

É muito mais importante uma escolha de sistema, uma escolha até de formato. Há quem prefira APS, há quem prefira 35mm (assim como eu), e isso é bastante influente na fotografia de cada um.

Tanto D300 quando a 5D, possuem deficiências em algumas áreas, mas são irrelevantes de levarmos em conta todas as qualidades dessas duas excelentes cameras.

Existe um mito de que a 5D não funciona bem com lentes ruins, isso não é verdade, tenho lentes extremamente baratas como a 35mm f2, e ela faz bonito na 5D. Mas é normal em equipamentos mais precisos a necessidade de acessórios de qualidade, ninguém vai reclamar que não dá pra usar calotas em um Porsche.

Antes da Nikon ter a sua FF, existiam muitas oposições ao formato, reclamações quanto à vinhetagem, tamanho do sensor, acúmulo de sujeira, eram frequentes, mas agora essas reclamações desapareceram, pois os usuários Nikon passaram a simpatizar com as FF, o que é muito bom pra todos.



« Última modificação: 26 de Junho de 2008, 12:08:10 por CJR »