Autor Tópico: Valorização do trabalho do fotógrafo  (Lida 5944 vezes)

Shinon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Shinon's Multiply
Online: 04 de Maio de 2008, 22:57:18
Olá a todos...
Eu sou um fotógrafo amador que saio por conta própria fazendo meus "trabalhos fotográficos" em viagens, passeios e eventos, mas sempre com interesse pessoal e até hoje nenhum financeiro. Recentemente estive em um evento de animes em BH e uma pessoa que eu conheci la é de um grupo que organiza eventos assim e é amigo de uma amiga, que mostrou meus trabalhos a ele que agora quer me contratar para o evento dele.
Eu gostaria de saber, qual é a remuneração média que um fotógrafo ganha nesse tipo d evento, mais um decréssimo pela minha inexperiencia profissional, para eu nao faça uma proposta super valoriada nem hipo valorizada para que eu não depressie o trabalho dos profissionais da área
Agradeço qualquer orientaçao que possam me dar
Abraços
Belo Horizonte/MG
Nikon D80 + Nikon 18-135mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX + Nikon 70-300mm f/4.5-5.6G ED-IF AF-S VR

http://www.flickr.com/photos/shinon_sze/
http://shinon.multiply.com


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2008, 09:05:44
Para dar uma idéia de valor, preciso de algumas informações:

- o evento é na sua cidade ?
- quantos dias de evento ?
- Que tipo de evento ( geira, congresso, workshop, palestra, treinamento, festa ) ?
- quantas pessoas ?
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Shinon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Shinon's Multiply
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2008, 10:31:38
É uma feira, na minha cidade, duração de 2 dias, público acredito que seja algo em torno de 1 mil, 2 mil pessoas, mas o meu foco de trabalho seria num grupo mais restrito de pessoas literalmente fantasiads, que seria de 1/8 a 1/6 do evento mais apresentações e algumas atividades
Belo Horizonte/MG
Nikon D80 + Nikon 18-135mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX + Nikon 70-300mm f/4.5-5.6G ED-IF AF-S VR

http://www.flickr.com/photos/shinon_sze/
http://shinon.multiply.com


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2008, 11:29:19
É uma feira, na minha cidade, duração de 2 dias, público acredito que seja algo em torno de 1 mil, 2 mil pessoas, mas o meu foco de trabalho seria num grupo mais restrito de pessoas literalmente fantasiads, que seria de 1/8 a 1/6 do evento mais apresentações e algumas atividades

Neste caso o meu orçamento seria algo próximo de R$ 900 por dia, totalizando R$ 1800.

Agora precisa ver se vão precisar de NF para te pagarem. Em caso positivo, inclua aí os custos de emissão dessa nota por algum amigo, que gira entre 11-18%.

Uma dica: Não existe depreciação por "inexperiência". Se a pessoa viu seu trabalho, gostou e quer te contratar, e você está ciente de sua "capacidade fotográfica", tem que agir com profissionalismo. Sim ! Mesmo você não achando que é um profissional, estará prestando um serviço como se fosse, portanto agir como um é fundamental. E isso não é só no valor.... o modo de vestir, de agir, etc também é importante. começando  corretamente, pode estar aí uma futura fonte de renda integral.
boa sorte,

Abs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2008, 11:46:15
Seus gastos minimos:

- Depreciação do equipamento fotografico.
- Depreciação do equipamento para edição das fotos (computador).
- Energia consumida pelo computador p/ edição (por minima que seja, é um gasto).
- Transporte.
- Alimentação.

* Não esqueça que você investiu em equipamento, passou horas lendo na frente de um computador, cursos, oficinas etc.

Isso tudo é seu gasto minimo. Ai você precisa saber quanto é sua hora de trabalho. E em cima disso você pode ver quantas horas de trabalho serão necessárias.

Se esqueci algum item, me falem :D


Shinon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Shinon's Multiply
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2008, 12:02:45
Meus gastos de investimentos financeiros e de tempo foram feitos sem a esperança de retorno, eu me tornei fotógrafo por prazer e por hobby, mas acho que esses "casos", esse evento no caso, são grandes chances de praticar, aprender e melhorar minha técnica. Tanto é que eu tomei conhecimento do forum por um fotógrafo que eu conheci em um evento semelhante
Por isso, como eu não tenho nenhuma experiencia profissional, eu gostaria de saber se há uma média da hora de trabalho de fotógrafo, ou se fora a hora de trabalho é cobrado mais alguma coisa
Belo Horizonte/MG
Nikon D80 + Nikon 18-135mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX + Nikon 70-300mm f/4.5-5.6G ED-IF AF-S VR

http://www.flickr.com/photos/shinon_sze/
http://shinon.multiply.com


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2008, 12:09:17
Meus gastos de investimentos financeiros e de tempo foram feitos sem a esperança de retorno, eu me tornei fotógrafo por prazer e por hobby, mas acho que esses "casos", esse evento no caso, são grandes chances de praticar, aprender e melhorar minha técnica. Tanto é que eu tomei conhecimento do forum por um fotógrafo que eu conheci em um evento semelhante
Por isso, como eu não tenho nenhuma experiencia profissional, eu gostaria de saber se há uma média da hora de trabalho de fotógrafo, ou se fora a hora de trabalho é cobrado mais alguma coisa
Não existe "tabela" de horas para fotógrafo social. Só para fotojornalista com MTB, que não é igual.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2008, 14:51:43
Meus gastos de investimentos financeiros e de tempo foram feitos sem a esperança de retorno, eu me tornei fotógrafo por prazer e por hobby, mas acho que esses "casos", esse evento no caso, são grandes chances de praticar, aprender e melhorar minha técnica. Tanto é que eu tomei conhecimento do forum por um fotógrafo que eu conheci em um evento semelhante
Por isso, como eu não tenho nenhuma experiencia profissional, eu gostaria de saber se há uma média da hora de trabalho de fotógrafo, ou se fora a hora de trabalho é cobrado mais alguma coisa

Não é pq vc comprou o equipamento com fins não comerciais que você não deve cobrar pela depreciação dele. Se você não cobra por isso e fizer 30 eventos, provavelmente terá uma camera no seu limite e precisará de dinheiro (que não provisionou) para comprar outra. Aí vc vai perceber qto a depreciação conta nessa estatística.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2008, 17:03:54
Vai pelo que o Guto falou. Ele é sempre muito preciso neste tipo de pergunta.
Se achar que deve, abaixe um pouco e só.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2008, 20:40:21
Meus gastos de investimentos financeiros e de tempo foram feitos sem a esperança de retorno, eu me tornei fotógrafo por prazer e por hobby, mas acho que esses "casos", esse evento no caso, são grandes chances de praticar, aprender e melhorar minha técnica. Tanto é que eu tomei conhecimento do forum por um fotógrafo que eu conheci em um evento semelhante
Por isso, como eu não tenho nenhuma experiencia profissional, eu gostaria de saber se há uma média da hora de trabalho de fotógrafo, ou se fora a hora de trabalho é cobrado mais alguma coisa

Não é pq vc comprou o equipamento com fins não comerciais que você não deve cobrar pela depreciação dele. Se você não cobra por isso e fizer 30 eventos, provavelmente terá uma camera no seu limite e precisará de dinheiro (que não provisionou) para comprar outra. Aí vc vai perceber qto a depreciação conta nessa estatística.

Um abraço,
Fernando

Sabe.. acho que este é um dos grandes problemas dos profissionais (ou não) de hoje em dia.. não contabilizam investimentos todos os investimentos (sejam eles propositais ou não.

Alguem que faz uma pós-graduação de R$10.000,00 e contenta-se em trabalhar por R$1.000,00 por mês além de não se valorizar, também ajuda rebaixar o valor médio pelos profissionais.

No momento em que aceitar um trabalho, deve-se sim colocar todos os gastos (TODOS mesmo).  Se fará somente por treinamento (aprender a técnica) então é melhor não cobrar (e contablilizar este tempo como investimento para cálculos futuros).

O Guto deu uma resposta direta a uma pergunta que já foi feita milhares de vezes em vários foruns.  É uma questão muito difícil de ser respondida, pois fora o fator do investimento e talento, tem também o fator do local.  De nada adianta tentar querer recuperar o investimento em 20 trabalhos fotográficos se você encontra-se em Sertãozinho (CE).

Encontro-me na mesma situação que você, um amador e já tive 2 oportunidades de trabalho.. nas duas não soube como fazer meus cálculos e por outros motivos não peguei o contrato.  Hoje estou trabalhando para determinar qual será o meu mínimo (e isto não é fácil)

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Isabella Palmié

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 479
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2008, 21:29:48
Muito bom ler opiniões tão seguras.

Obrigada!!!
Isabella Palmié
Rio de Janeiro

Canon XTi 400D Tamrom 28-75 F 2.8 + Canon 75 -300mm f 4,0 - 5,6 USM III />


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2008, 21:40:46
Shinon, conheço as maiores empresas de organização de eventos nessa área aqui de São Paulo, inclusive um grande amigo meu trabalha em cargos altos na Yamato, você deve conhecer... pela minha própria experiência (ja trabalhei na equipe que cobriu o Anime Friends aqui em Sampa e definitivamente não vale a pena cobrar pouco por um evento) dê ouvidos ao Guto.

Se você quer fotografar só para ganhar experiência, fotografe por conta própria. Quem sabe você não pode vender as fotos depois? Mas lembre-se de cobrar BEM pelas fotos, seu trabalho tem um valor e não deve ser desvalorizado nunca. Se você se vender por pouco uma vez, dificilmente vai conseguir se vender por mais no futuro pois bons novos fotografos existem por aí a espera de serem encontrados.

Abraços e boa sorte amigo.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2008, 21:54:33
Colocando mais dúvidas na cabeça do Shinon, e na minha tb...

Mas lembre-se de cobrar BEM pelas fotos, seu trabalho tem um valor e não deve ser desvalorizado nunca.

Marcelo, nesse caso o cobrar BEM seria quanto por foto, sendo bem direto como o Guto? Daí a pessoa entregaria a foto impressa ou uma foto digital em alta?

valeu!
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2008, 21:56:27
Colocando mais dúvidas na cabeça do Shinon, e na minha tb...

Mas lembre-se de cobrar BEM pelas fotos, seu trabalho tem um valor e não deve ser desvalorizado nunca.

Marcelo, nesse caso o cobrar BEM seria quanto por foto, sendo bem direto como o Guto? Daí a pessoa entregaria a foto impressa ou uma foto digital em alta?

valeu!
« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 21:57:14 por Kergi »
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2008, 22:13:41
Então Kenji, isso varia muito também... normalmente essas empresas compram as fotos para divulgação posterior, site, etc. E aí o valor vai depender do tempo que a empresa vai poder usar a foto, quais (e quantas) as mídias onde a foto vai estar e tal.. não tenho uma base boa preços, mas dependendo da quantidade de fotos compradas vale mais a pena se fechar um pacote com o fotografo para cobrir o evento, caindo nos valores que o Guto escreveu acima.