Autor Tópico: Uso criativo do flash!  (Lida 12340 vezes)

César Motta

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • Cezär Motta | Photographer
Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2005, 21:14:12
Olá pessoal,

há tempos não posto aqui, me desculpem, ando corrido, mas aí vão duas dicas.

Uma é um difusor feito em casa, segue o endereço do site abaixo para os que quiserem tentar, acho que as fotos ficarão mais gostosas com este recurso.

http://www.dforum.de/Technik/softbox/softbox.htm  Ou clique AQUI

A segunda dica, é uma opção que achei interessante e adquiri através da BH, um difusor parecido com o acima, porém feito pela photoreflex que é muito bom também, custa US$ 20 + frete na BH, segue o link do produto abaixo:

http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller...egoryNavigation      ou  clique AQUI

Abraço a todos.
César.

 
CEZÄR MOTTA | Phtographer
e-mail: pub @ cezarmotta . com
www.cezarmotta.com


igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2005, 21:35:57
Legal César esse difusor da photoreflex, mas eu acho que se for para comprar é melhor da 49 dólares num kit mais versátil, completo e de melhor qualidade, pois o kit da lumiquest também se converte em softbox:





20 dólares em um aparato que só vai te proporcionar um efeito, é melhor pagar 49 dólares em um 5 em 1, vale mais a pena.

É claro que a melhor opção mesmo é fabricar o seu próprio rebatedor ou difusor, sai muuuiiiiitoooo mais barato, mas se você for pensar a longo prazo a durabilidade não é a mesma...
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #17 Online: 24 de Julho de 2005, 21:39:08
ae...
boa ideia...
serve com flash interno?   ;)  


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2005, 15:19:32
dando continuidade as dicas sobre flash, hoje achei mais um endereço interessante, e que deve dar uma maozinha a nossa imaginação. o porém é que eu acho está tudo em francês (mas só pelas imagens já vale).

http://www.naturepixel.com/materiel.htm



 
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2005, 17:14:19
vai um link:

Difusor de Tampa de Margarina

Às vezes rola umas brincadeiras, colocando coisas na frente do flash:

...copo (vidro) com coca-cola


... copo (plastico transparente) com quentão


... uma grama


... vidro de azeite


Também dá pra brincar com um flash nas mãos do assunto


... além do flash na mão (com uma nota de um real na frente pra esverdear), tbm o flash embutido...


Pena que essas com o flash na mão deixam a pessoa muito estourada.... Mas vale a brincadeira.

Eu gosto muito dessa aqui. Flash + alguns segundos parado na contraluz


Bom... espero que não levem a mal tanta foto aqui.. até pensei em nem responder nesse tópico e colocar num outro lá na "Galeria". Mas acabei ficando por aqui... afinal, é bem mais pra dar umas idéias pro pessoal do que pra querer análise da foto  :photo:

certo?
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 02 de Setembro de 2005, 17:47:38
Geniais as fotos, Xiru!
A acrescentar, só tenho o velho truquinho de papel celofane colorido na frente do flash, mas não tenho nenhuma prá postar... alguém tem?
bjs
GuiGui


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 02 de Setembro de 2005, 17:54:35
Olha quem apareceu por aqui??????
Sentimos sua falta Guigui. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 02 de Setembro de 2005, 18:05:48
Xiru,
Que foto fantástica esta última!   :clap:
Gostei muito, muito mesmo.

Parabéns,


a propósito, como ela foi feita ?  :denken:
Achei que tinha entendido mais algo ainda não se encaixa.....  
« Última modificação: 02 de Setembro de 2005, 18:23:37 por Osni »
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #23 Online: 02 de Setembro de 2005, 18:51:26
Obrigada , Leo!
Sempre que posso dou uma xeretada nos tópicos, mas ando meio atrapalhada... Vou postar algumas fotos que fiz do furacão Katrina na Florida assim que puder... O bicho pegou feio aqui, mas nada que se compare à New Orleans, imagino que todo mundo esteja acompanhando a tragédia... :(
Bjs
GuiGui


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2005, 18:58:45
Ah.. brigado... bã... mas a intenção era só dar idéia mesmo. mas já veio lucro  :rolleyes:

Osni... Foi simples:
a camera ficou pra trinta segundos, f6.3 e iso 200.

Tá, o mané ali (eu) aparece pelo flash (embutido) do disparo...isso iluminou bem a parede, mas quase nada o fundo lá, onde aparece um corrimão. Esse fundo tá iluminado da luz fraca que saía pela porta do quarto ao lado. Então, depois do flash me levantei a fiquei parado na outra posição, que fez aquela sombra.

Simples, né? Encaixou?? :P
esta foi a segunda tentativa. A primeira é essa aqui embaixo. Essa tá crua, a unica coisa que mexi foi um quase nada de contraste e o tamanho. (Repara na minha meia rasgada  :mf_w00t2: )


PS: o Guigui! te cuida aí então! E quando estiver tudo tranquilo, mostra as fotos pra gente!
« Última modificação: 02 de Setembro de 2005, 19:01:54 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #25 Online: 02 de Setembro de 2005, 19:36:42
Putz Xiru ... muito criativa essas suas fotos com o uso do flash!! Ganhei meu dia hoje.

 :clap:

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 02 de Setembro de 2005, 19:46:28
Show de bola,
eu havia pensado, inicialmente, que a silhueta na verdade era realmente sua sombra e que de alguma forma vc estava parado atrás daquela parede, a direita da porta... projetando a luz na parede, mas ai algumas coisas não se encaixavam.  :wallbash:
A exposição ficou muito boa. Teve ajudinha do PS ?


valeu a atenção !
 
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #27 Online: 02 de Setembro de 2005, 20:29:04
Teve PS sim, Osni.. primeiro passei pra PB (através do Mapa de Degradê). Dei um pouco de contraste e, por ultimo, mexi um pouco no Equilíbrio de Cores, pra deixar com cara de sépia. (uso PS em português, não sei como são os termos  no PS inglês).

Citar
Putz Xiru ... muito criativa essas suas fotos com o uso do flash!! Ganhei meu dia hoje.

 :clap:

Brigado mesmo, tche. O que tu falou fez eu ganhar o meu!  ;)


Aí pessal, que mais tem de truques por aí?

Ah, ontem li num tópico aqui no MF falando sobre flash strobo. Na vida toda vi uma ou 2 fotos feitas assim, e foi quando eu era mais novo e não tinha noção de foto. Queria ver uns exemplos...
 
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #28 Online: 07 de Setembro de 2005, 01:55:04
Citar
Teve PS sim, Osni.. primeiro passei pra PB (através do Mapa de Degradê). Dei um pouco de contraste e, por ultimo, mexi um pouco no Equilíbrio de Cores, pra deixar com cara de sépia. (uso PS em português, não sei como são os termos  no PS inglês).

Citar
Putz Xiru ... muito criativa essas suas fotos com o uso do flash!! Ganhei meu dia hoje.

 :clap:

Brigado mesmo, tche. O que tu falou fez eu ganhar o meu!  ;)


Aí pessal, que mais tem de truques por aí?

Ah, ontem li num tópico aqui no MF falando sobre flash strobo. Na vida toda vi uma ou 2 fotos feitas assim, e foi quando eu era mais novo e não tinha noção de foto. Queria ver uns exemplos...
Eu tive a mesma ideia da sua ultima foto, a um tempo atraz.
Minha cam so vai ate 15 segundos.
Mas nao consegui nem a pau fazer, saia varios borroes...

A melhorzinha "parecia" o formado de minha cabeça...borrada

Fiquei com dó de arregaçar minha camera, e acabei desistindo.

Quantas mil vezes vc tentou faze-la ?
Ou vc ja tinha os segundos de "estátua" firmado na cabeça ?

Abraços.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #29 Online: 07 de Setembro de 2005, 02:40:31
Jesiel, parece mentira, mas foram só duas tentativas mesmo. E as duas tão aqui no tópico. São 30 segundos.. é só ficar bem imóvel e contar o temo na cabeça. Mas se for um lugar silencioso, até dá pra ouvir o barulinho do final do clic. O flash dá a congelada geral no lugar, dai é só mudar bem rápido de posição e não se mexer mais.

Como assim "dó de arregaçar" a camera? Se ela permite os 15s, use tudo. Claro, só não dá ora meter o sensor por 15s numa luz forte e direta, como sol, por exemplo. :P

Tente tente tente tente tente até gastar o dedo. Essa é a vantagem do digital, não é? Experimentalismo a baixíssimo custo...

abraço
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS