Autor Tópico: Uso criativo do flash!  (Lida 12219 vezes)

Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Online: 17 de Julho de 2005, 23:20:06
Olá pessoALL!
 
Quero compartilhar com vocês uma experiência que fiz fotografando com flash a uns tempos atrás!

Talvez não seja nenhuma novidade, mas pode ser útil a alguém.
 
Minha intenção com este teste foi analisar as diferenças de usar flash direto e usar flash direto com um filtro de café na frente (abrindo-se o filtro e "acoplando" no flash (também funciona apenas colocando ele na frente direto)).
 
Notei duas diferenças principais. Uma delas foi a quase que eliminação das sombras, pois a luz se espalha mais e a outra, mais interessante ainda, foi as cores que ficaram mais reais. A imagem também fica mais homogenia, sem aquele clarão esbranquiçado, comum em fotos com flash direto.
 
Abaixo, dois exemplos, com e sem filtro de café e a maneira como coloquei o filtro no flash! Vejam as diferenças.
 
Obs: Não fiz nenhum tratamento no photoshop, apenas reduzi e coloquei a legenda.

Obs 2: Perdoem-me pelo enquadramento, pois na foto do Sigur (gato amarelo), a ausência de luz no ambiente era total, e eu só o enxergava com a luz de assistência.









Note que o filtro funciona como aquela pecinha, a omnibouncer da stofen, que até hoje não achei onde comprar aqui no Brasil!

Eu predi o filtro com uma fita adesiva na lateral, mas tb pode-se colocar um elástico.



« Última modificação: 18 de Julho de 2005, 00:13:36 por Murilo »
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Fabiana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
    • http://www.flickr.com/photos/fabee
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2005, 23:22:41
As fotinhas não apareceram...


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2005, 23:25:42
Abri este post no intuito de compartilhar esta experiência com este fórum e também para  conhecer algumas dicas de nossos amigos aqui na comunidade.

Eu gostaria de saber se alguém tem mais dicas de uso criativo do flash, de como rebater melhor a luz, outras opções de se rebater a luz, qual é a temperatura de cor mais indicada, etc etc etc...
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2005, 23:29:35
Citar
As fotinhas não apareceram...
Pra mais alguém não está aparecendo?
Caso não, eu troco as fotos de servidor!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2005, 00:06:22
Citar
Citar
As fotinhas não apareceram...
Pra mais alguém não está aparecendo?
Caso não, eu troco as fotos de servidor!
Ah cara, aqui também não aparece.
Se der pra trocar de servidor, use o http://imageshack.us/.
To curioso para ver o resultado.  
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2005, 00:13:30
Pra mim estão todas aparecendo... mas não entendo nada de flash...hehehe


igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2005, 00:20:26
Bom Murilo, aqui não tá aparecendo nenhuma foto das suas...

Eu também acho interessante utilizar o flash externo de uma maneira criativa...E pensando nisso eu comprei o kit promax da lumiquest. Comprei via BH e mandei deixar nos EUA mesmo, tenho uma conhecida lá e ela mandou via correio...é pequeno não é eletronico cabe em um envelope, daí não vejo possibilidade da alfândega encrencar... Saiu por 49 dólares mais 4,95 pelo velcro extra e mais 4 dólares pelo frete... É caro, mas é feito de um material de alta qualidade meio para um couro emborrachado, e ainda vem num estojo de couro.

Aqui vai algumas fotos de como fica a máquina (parece mais uma nave espacial, difícil é mandar as pessoas olharem para lente e não para o rebatedor...rsrsrsrs)

Esse é o rebatedor 80-20, ele manda 20% da luz para frente e 80% para o teto, as fotos ficam muito show com esse aparato, você "cria" luz no ambiente, a luz que vai no teto ilumina o objeto e a que vai para frente preenche a imagem sem deixar sombras duras...



As costas da câmera:



O kit promax traz várias inserções, essa é a branca, ideal para ambientes sem um teto baixo:



E essas são as outras inserções, na ordem: espécie de plástico para ser usado com outra inserção para suavizar a luz, inserção dourada para cores quentes ou flash de preenchimento na luz do sol, inserção prateada destaca as zonas de altas luzes, e finalmente a branca já mostrada anteriormente.




Espero ter ajudado...
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2005, 00:22:41
Agora sim as fotos apareceram.
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2005, 01:02:35
Olah igopa!

Valeu pelas dicas! Ajudou sim!

Era mais ou menos isto que eu estava procurando, outras manerias de se usar o flash além do básico.

Este seu rebatedor achei super ineteressante, e parecido com um que tem na loja dialfime para vender. Claro que não é tão completo assim, mas... já é um início.

Também na mesma loja tem um um difusor que parece ser também interessante, e pelo preço vale a pena testar!
« Última modificação: 18 de Julho de 2005, 07:40:59 por Murilo »
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2005, 10:32:06
igopa, coloque algumas fotos tiradas com esses rebatedores pra gente ver!
 


igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2005, 14:19:33
Ok, daqui para o final de semana eu vou ter usado a câmera, daí eu posto aqui...
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2005, 14:32:36
tive experiências frustrantes com rebatedor ... pois ele reflete 100% da luz do flash ... acho melhor usar um dissipador de pástico acoplado ao flash. O que eu uso de um lado é plano e do outro cheio de "mini-pirâmides".

vou testar essa idéia do Murilo com o filtro de papel ... pois mesmo com o dissipador, no meu ponto de vista, as sombras ficam muito duras.
 

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2005, 01:21:19
Bom marib, atendendo o seu pedido eu coloquei duas fotos comparativas...acabei usando a máquina antes do final de semana...Tirei umas fotos da minha namorada.



Essa primeira é com o flash direto:



Nota-se algumas partes do rosto estouradas e nas pérolas também, além de uma sombra horrível na parede perto do braço.



Essa segunda foi usado o rebatedor 80-20 da lumiquest:



As cores são bem mais parecidas com a realidade, não há sombra atrás na parede e o equilíbrio de luzes é muito maior.


Não usei os outros rebatedores, pois só estava com o 80-20 mesmo, sem nenhuma inserção. Futuramente postos mais fotos, principalmente do rebatedor dourado para flash de preenchimento na luz do sol, estou curioso pra ver, e também do soft para fotos macro... o prateado e o branco não mudam muito a principal vantagem é uma área maior de wide no flash, as cores melhoram mas não é nada de espetacular, mas melhora o suficiente para valer a pena ter um.
« Última modificação: 21 de Julho de 2005, 18:03:49 por igopa »
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2005, 11:38:23
Eu uso um bom e velho rebatedor de cartão com o flash apontado para cima.

MAs ultimamente eu tenho gostado de usar uma cixinha de relogio. daquelas de plastico translucido. A luz fica bem difusa, suave..........


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2005, 12:18:26
Galera,

Comprei um Omni-Bouncer ontem e vou fazer uns testes... Espero obter o resultado esperado!

Abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!