Autor Tópico: uso de lente EF-s (APS) na 5D??  (Lida 5434 vezes)

ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Online: 06 de Maio de 2008, 14:47:27
eu tenhu uam duvida sobre o uso de lente com crop na 5D, pois falao q nao funciona mas eu tenhu uma sigma DC q funciona a imagem ganhou 1 vinheta mas fora issu tudo ok ???alguen tem mais alguma experiencia com lentes para cameras cropadas de outras marcas??
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2008, 16:43:23
A lente EF-S tem uma saliência que impede a montagem em câmeras EF.

Mas dá pra improvisar. Se o encaixe for de plástico (como as lentes mais baratas) você pode serrar fora essa protuberância. Se for de metal fica mais complicado. Um dia eu estava procurando alguma coisa no Google, e por acaso encontrei um site com fotos da modificação.

Já ouvi dizer que lentes feitas para APS podem danificar o espelho de uma FF (por causa do último elemento ser muito mais próximo do sensor), mas como você já conseguiu usar uma Sigma APS na 5D eu não sei se isso vale só pra EF-S.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2008, 16:48:06
De repente esta saliênciua é só nas lentes da Canon e não existe na de outros fabricantes.
Tenho maior curiosidade de ver como fica a foto. Posta ela para a gente ver como fica...

Abraço.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2008, 16:59:45
Já ouvi dizer que lentes feitas para APS podem danificar o espelho de uma FF (por causa do último elemento ser muito mais próximo do sensor), mas como você já conseguiu usar uma Sigma APS na 5D eu não sei se isso vale só pra EF-S.

Depois nego reclama que o espelho caiu...  :ponder: :D


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2008, 17:18:11
Olá!

Minha DSLR é uma canon EOS D30 das antigas. Nessa época ainda não tinha sido lançado o conceito de lentes EFS.
O resultado é que ela apesar de ter sensor APS a lente EFS não encaixa no corpo da minha pois aquela protuberância da baioneta atrapalha.

A lente 18-55 EFS que tenho passa uns 3mm do plano de uma baioneta normal... Ela vai um pouco mais fundo que as lentes EF que já vi, então fica a precupação se pode bater no espelho ou não.

Decidir adaptar a lente por causa desse tópico:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21629.msg207580#msg207580

Antes de decidir cortá-la medi com muito cuidado as profundidades e vi que o movimento do espelho passaria a menos de 2mm da lente no pior caso, mas passaria tranquilo. Então cortei, adaptei e ficou perfeito. Porém a minha Cam é APS o que não compromete a parte ótica.

No caso de uma 5D tem que ver duas coisa:

* Se cabe ela com a baioneta cortada sem que o espelho bata no fundo da lente. Tem que medir a distância que o espelho passa direitinho.

* Se a vinheta a aberrações de todos os tipos não ficarão tão fortes que inviabilizariam o uso prático. O que acho bastante provável.

Segundo um técnico de uma autorizada do Rio esse problema de bater no espelho não acontece e ele corta as EFS com frequencia e caba em qualquer EOS (de filme, FF etc.)... Mas não custa duvidar.

À noite, se der tempo, coloco uma foto mostrando a baioneta EF-S cortada e tento medir até onde vai a lente 18-55mm EFS.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2008, 22:00:41
a foto q fiz com a lente DC

http://img227.imageshack.us/img227/9618/txt019rb5.jpg
n deve dar pra ver legal a vinheta, mas vc pode dar 1 clariada nao fiz para deixar a original, a camera n esta comigo hj.
entrao ate agora sabemos q com sigma ela apresenta vinheta (DC)
com canon ela n entra, mas se pode cortar(EF-s)
e com tamron, e outras marcas alguem ??
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-


Azuma

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2008, 12:35:50

5D | EX 12-24 | EF 17-40 f/4L | EF 28-70 f/2.8L | EF 24-105 f/4L | EF 70-200 f/4L IS | EF 15 f/2.8 | EF 50 f/1.4 | EF 85 f/1.2L II | EF 100 f/2.8 | EF 135 f/2L | EX 50-500


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2008, 13:52:30
a foto q fiz com a lente DC

http://img227.imageshack.us/img227/9618/txt019rb5.jpg
n deve dar pra ver legal a vinheta, mas vc pode dar 1 clariada nao fiz para deixar a original, a camera n esta comigo hj.
entrao ate agora sabemos q com sigma ela apresenta vinheta (DC)
com canon ela n entra, mas se pode cortar(EF-s)
e com tamron, e outras marcas alguem ??


É importante diferenciar vinheta de sombra que o buraco no fundo da baioneta pode fazer.
Nessa foto aí é uma sombra do buraco da baioneta.


Citar
Oh o que chegam a fazer..

Nessas outras postadas aí sim é vinheta. A borda da foto é mais escura que o centro mas não achei tão ruim não. Achei que iria ter mais CA.

E essa baioneta aí é de metal com uma parte plástica encaixada que o cara arrancou. A minha é toda de plástico e tive que cortar mesmo.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2008, 16:37:30
Mais um tópico de "PÉROLAS" envolvendo a 5D  :hysterical:

A outra "PÉROLA" está nesse link:
http://forum.fotografiabrasil.com/index.php?topic=27363.0

O manual da câmera é para ser lido! ;)
« Última modificação: 08 de Maio de 2008, 16:57:28 por Cotovia »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2008, 21:32:01
Mais um tópico de "PÉROLAS" envolvendo a 5D  :hysterical:

A outra "PÉROLA" está nesse link:
http://forum.fotografiabrasil.com/index.php?topic=27363.0

O manual da câmera é para ser lido! ;)

Ô Cotovia!

Não entendi qual foi a "pérola"...

Vc sabe alguma coisa sobre essa adaptação?

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2008, 23:03:16
Mais um tópico de "PÉROLAS" envolvendo a 5D  :hysterical:

A outra "PÉROLA" está nesse link:
http://forum.fotografiabrasil.com/index.php?topic=27363.0

O manual da câmera é para ser lido! ;)

Ô Cotovia!

Não entendi qual foi a "pérola"...

Vc sabe alguma coisa sobre essa adaptação?

Abraço!


Meu jovem, a canon 5D é uma máquina cara pra ficar inventando moda.
Isso não é adaptação, é uma gambiarra tosca, que prejudica a câmera.



rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2008, 09:01:41
Ôpa!

A adaptação não é feita na câmera e sim na lente EFS de kit que é uma lente bem barata e tem de monte em mercado livre etc.

Medindo corretamente não há risco nenhum.
Do modo que eu fiz, o que requer habilidade pra trabalhar com ferramentas, além de funcionar perfeitamente não ficou nem perceptível que foi cortada pois adaptei a parte do fundo pra encaixar novamente e ficar com o aspecto igual ao original.

Desculpem a baixa qualidade, foi feita com uma compacta à noite pois só tenho essa lente na D30  :doh:.





Nessa segunda dá pra ver que a lente passa bastante do plano da baioneta padrão EF. É uns 3mm (na época não medi em milímetros... só por comparação).

O idéia serve tb pra alguém que tem uma EOS de filme e está precisando de uma grande angular pra quebrar um galho e não tem grana pra bancar uma. Ou pra quem quer uma lente backup etc.

Mas não esqueçam... Medir a distância do espelho antes é fundamental. Na minha eu usei o recurso da trava de espelho pra medir.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2008, 09:02:50
Oh o que chegam a fazer.. :eek:

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=41503
Não faria isso com uma lente daquelas, nem submeteria a câmera ao risco (lá ele diz que tinha que usar ela em 11mm pra evitar que o espelho batesse na lente :shock:) mas é inegável que na 1D em 11mm ela fica mais wide do que na 40D em 10mm... Mas se ele tentasse isso numa 5D ou 1Ds, com certeza iria dar cocô  >:D


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2008, 09:53:06
Isso é realmente perigoso como o Cotovia falou. Pode ser que o espelho atinja a lente danificando seriamente o sistema obturador da câmera. Se as medidas derem certo pode ser usável, mas o problema é garantir que elas sempre darão certo em qualquer modelo 135, com qualquer lente EF-S.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2008, 09:59:49
A título de experimento pode ser válido, mas ninguém em sã consciência deve colocar uma lente dessas (principalmente uma 18-55 que nem pra APS presta) com risco de dar zica e estragar a camera.

Válido como experimento (assim como o cara que prega prego com a D3), mas não pra se incentivar.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!