Autor Tópico: Dupla Exposição: qual câmera pode fazer isso?  (Lida 5023 vezes)

fo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 06 de Maio de 2008, 18:30:03
Olá. Eu gostaria de saber: qual câmera "antiga" posso comprar que me permita "bater" fotos com dupla exposição. Possuo uma Pentax MZ-M, mas ela não consegue... Tive uma Pentax K-1000 e... ela tb. não permitia. Será que há câmeras baratas -- na faixa de uns R$ 300, R$ 450 --, e antigas que me permitam fazer isso? Grato.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2008, 18:36:32
A K1000 faz..

Pouca gente sabe disso. Ahh ela tem trava de espelho também...rsrs
Tenho saudades da minha...

Na K1000 é só vc manter o película firme e bem esticada, apertar o botão de rebobinar enquanto segura a alavanca de rebobinar o filme para impedir que ele avance e girar a alavanca de avanço do filme.
Pronto, a câmera está pronta pra fotografar sobre o mesmo fotograma anterior.
São Paulo - SP


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2008, 18:39:55
eu peguei a pouco tempo uma K10D e nem tive tempo de ler o manual dela para ver configurações avançadas dela... mas eu lembro de ter lido na internet que ela ela faria dupla exposição, mas não tenho como confirmar isso.
Marcelo - POA/RS



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2008, 18:42:34
Interessante essa dica, Leandro. É bem possível que funcione em praticamente qualquer câmera com avanço manual. No meu caso, no entanto, acho que não vale a pena fazer dupla exposição. É melhor fotografar duas poses e depois mesclar as duas fotos em um editor de imagens.

Aliás, eu não vejo trabalhos com dupla exposição de fotógrafos de câmeras digitais. Será que perdeu a graça agora que é fácil? :P

Mas uma coisa eu queria saber, Fabrício... qual é o segredo do mirror lockup?

--------
Ooops... uma hora te chamei de Leandro e outra hora de Fabrício :P

« Última modificação: 06 de Maio de 2008, 18:47:59 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2008, 18:49:16
Francisco...

 Tem que ser meio Sr. Miyagi
]

 :hysterical: :hysterical: :doh:

 Tem que dar uma batida rápida no disparador daí o espelho sobre e fica travado. Depois é só disparar normalmente.
« Última modificação: 06 de Maio de 2008, 18:50:39 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2008, 19:01:43
As Fuji S2 Pro, S3 Pro, S620, S700, uma porrada de Fujis rs...
Mas é uma função meio inútil na era digital, porque você pode fazer isso no PS na maior facilidade e com muito mais controle. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2008, 19:32:58
Interessante! Nunca tinha pensado nisso mas em digitais a dupla exposição não tem muito sentido físico.

Vejam se estou raciocinando corretamente:  :ponder:

Em filmes quando se faz a primeira exposição uma reação química ocorre e é interrompida, porém a "memória" fica indefinidamente ali no filme sob forma de grãos já expostos.
Ao expor novamente começa tudo de novo, porém é a partir daquele ponto. Vc continua o processo daquele ponto...

Ou seja, a exposição total do quadro será a soma das individuais. A latituda total da cena fica dividida entre a quantidade de fotos tiradas na mesma película.

Por exemplo: uma região que já foi totalmente exposta não vai mais ter sensibilidade nenhuma.


...

Em digitais isso não é possível pois a energia acumulada em um pixel tende a se perder quase que instantaneamente. A segunda exposição será necessariamente uma foto feita do zero de qualquer modo pois os pixels estarão "vazios".

Daria pra simular o efeito do filme... somando as exposições de cada pixels em duas foto subexpostas, porém aí teríamos um ruído considerável, o que não acontece nos grãos.

Ou seja, processos totalmente diferentes em essência.

...

Creio que em digital o certo seria fazer duas fotos bem expostas e mesclar o resultado digitalmente.
Aí as possibilidades de mesclagem são muito boas. Melhores que as do filme.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2008, 20:52:53
A K1000 faz..

Pouca gente sabe disso. Ahh ela tem trava de espelho também...rsrs
Tenho saudades da minha...

Tem que dar uma batida rápida no disparador daí o espelho sobre e fica travado. Depois é só disparar normalmente.

Caramba!!! Eu ainda tenho uma K1000 e não acreditei. Juro que eu não sabia disso. Fui testar e não é que dá certo mesmo?!  :clap: :clap: :clap:

É possível, inclusive, depois de levantar o espelho, atarrachar o cabo disparador para fazer uso dele. O que, aliás, faz mais sentido quando se trata de espelho levantado.

Agora, sim, eu tenho uma K1000 com trava de espelho. :worship: :worship: :worship:
-22.352971,-48.775582


jciuliano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2008, 23:09:00
Olá. Eu gostaria de saber: qual câmera "antiga" posso comprar que me permita "bater" fotos com dupla exposição. Possuo uma Pentax MZ-M, mas ela não consegue... Tive uma Pentax K-1000 e... ela tb. não permitia. Será que há câmeras baratas -- na faixa de uns R$ 300, R$ 450 --, e antigas que me permitam fazer isso? Grato.

Não tão antiga (é de filme, mas já da era com muita eletrônica embarcada), a EOS 30 (ELAN 7) permite fazer até 9 (nove) exposições no mesmo fotograma.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2008, 00:24:37
Rogério no digital isso é feito com recurso de software (no caso firmware).
As Fuji possuem esse recurso em câmeras relativamente baratas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2008, 01:37:13
A K1000 faz..

Pouca gente sabe disso. Ahh ela tem trava de espelho também...rsrs
Tenho saudades da minha...

Tem que dar uma batida rápida no disparador daí o espelho sobre e fica travado. Depois é só disparar normalmente.

Caramba!!! Eu ainda tenho uma K1000 e não acreditei. Juro que eu não sabia disso. Fui testar e não é que dá certo mesmo?!  :clap: :clap: :clap:

É possível, inclusive, depois de levantar o espelho, atarrachar o cabo disparador para fazer uso dele. O que, aliás, faz mais sentido quando se trata de espelho levantado.

Agora, sim, eu tenho uma K1000 com trava de espelho. :worship: :worship: :worship:

Hehe...
 Quase ninguém sabe dessa. Eu mexi tanto na minha que aprendi tudo isso... rsrs
 Vou sair do tópico que já está dando vontade de voltar a ter lentes com baioneta K aqui em casa.
 
 É muito bom sair com uma K1000 + uma cinquentinha, alguns filmes e nada mais.
 
São Paulo - SP


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2008, 08:39:42
Oreste,
A K10D faz múltiplas exposições e tem com a opção de compensação automática. Fica simplesmente perfeito.

[ ]
Rio do Sul - SC


Blog


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2008, 11:15:35
Como o Leo disse, a dupla exposição via editor (PS, Gimp, etc) é muito mais interessante, pois você pode fazer uma sintonia fina do "blending" entre as duas exposições. Pelo método tradicional com filme, o peso que cada exposição vai ter na imagem final deve ser calculado previamente. Mesmo fotografando com filme, eu prefiro gastar duas poses e editar os negativos escaneados no computador.

O que eu questiono é por que essa técnica sumiu na era digital. Parece que as pessoas hoje em dia têm medo de experimentações, pois os Photoshophóbicos já aparecem para condenar o trabalho, dizer que isso não é fotografia, etc. A próxima revolução na estética fotográfica residirá no fato de as pessoas assumirem os novos horizontes da fotografia digital e começarem a extravasar mesmo, muito além dos meros ajustes de curvas, levels, cores, etc.
« Última modificação: 07 de Maio de 2008, 11:16:40 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2008, 16:10:14
Apesar da pergunta inicial ser sobre câmara antiga, falou-se na K10D. Aqui tem uma dupla exposição com ela. PS somente para ajustes tipo levels e curves.
http://www.flickr.com/photos/pablo_albino/699305981/
Rio do Sul - SC


Blog


LUCIANON

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2008, 20:06:04
Uma outra câmera de filme e tb Pentax, tem esse dispositivo a MZ-7 ou ZX-7.

Agora esse recurso pode ser feito no PS ou em outro aplicativo de imagens e com
excelente qualidade.

 :D
@lucianosoares.foto