Autor Tópico: CLS da Nikon x Flashs manuais + Radio + fotômetro de mão  (Lida 1859 vezes)

Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Novembro de 2008, 12:14:07
Fala galera,

estou pensando em fazer fotos externas usando flashs compactos. Existe alguma vantagem em se usar o nikon CLS sobre usar flashs tipo os vivitar 285 com rádio flash e um fotômetro de luz incidente?

Deixemos a questão de custo de lado, a princípio me pergunto sobre a facilidade de se chegar ao resultado ideal.

Sei que com o CLS posso fazer tudo em TTL, mas usando o fotômetro terei facilidade e precisão no uso dos flashs manuais. E tendo a achar que o CLS n me traz vantagem alguma sobre a 2a opção.

Alguém pode me dar uma luz?
 :ok:
Rio do Sul - SC


Blog


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2008, 17:41:04
O vivitar tem controle de potência manual?
Se tiver ele será mais trabalhoso, mas terá resultados mais precisos.

Tenho quase certeza absoluta que o rádio-flash tem um alcance maior que os SB.

Por outro lado o CLS da Nikon é bem interessante, eu tenho o DVD da Nikon falando sobre ele e é bem legal.
Além de ser i-TTL você pode comandar a potência de cada grupo somente usando o flash Master que estará na câmera, ou seja, pra mudar de setup é só fazer a alteração sem sair do lugar. Isso deixa bem prático e rápido.

No DVD não aparece acessórios como sombrinhas, hazy etc. Eu utilizando o sistema Wireless da Canon tive problemas com o disparo dos flashes escravos quando colocava sombrinha. Porque o IR emitido pelo Master tem que chegar no receptor do Slave semelhante ao utilizar um controle remoto de TV. Acredito que seja a mesma coisa nos SB da Nikon.
Assim o rádio teria uma enorme vantagem, principalmente em externa. Primeiro pq o alcance é maior e segundo pq é muito fácil fazer uma pequena extenção PC e colocar o receptor ao alcance do transmissor mesmo quando o flash escravo esteja fora do alcance.

Já que você falou pra deixar o custo de lado... A Atek tem os flashes a bateria...
São Paulo - SP


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2008, 17:56:28
Cara
Sempre usar fotometro e mas preciso.
Se bem sabemos que ao ar livre os ttl de vida sao muito bons.
Depende do tipo de trabalho que sera feito.
abraço
Angelo.