Autor Tópico: Modo manual e flash pop-up - XTi  (Lida 4632 vezes)

Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Online: 09 de Maio de 2008, 19:25:25
Oi pessoal, mais umas dúvidas, uso uma XTi

1. O flash pop-up não influencia o fotômetro quando a câmera está no modo manual, certo?

2. Posso estar com o flash pop-up aberto e em algum comando não disparar o flash? (ainda no modo manual).

Explicações:
1.
Modo Av, flash abaixado: 0" 3 e f3.5
Modo Av, flash aberto: 1/6 e f/3.5

aqui a câmera mediu a luz com base no flash  :ponder:

Modo Manual, flash abaixado: 0" 3 e f3.5 -> fotômetro no zero
Modo Manual, flash aberto: 0" 3 e f3.5 -> fotômetro no zero

Acho que o teste confirma a pergunta, daí eu mesmo controlo a exposição (-1 por exemplo) pra compensar com o flash, quando usar o modo manual, é isso?

2. tava vendo uma caixa estanque que tem o espaço pro flash popup, mas em alguns casos o flash é necessário e outros não, e a caixa não tem como descer o flash, portanto a pergunta.

já agradeço antecipadamente  :)
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2008, 20:02:51
É Kergi,

Nos modos de prioridade e automatismo a cam considera o flash para a exposição. No modo manual, vc faz assim mesmo, compensando a exposição ou o flash.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2008, 20:20:30
Oi pessoal, mais umas dúvidas, uso uma XTi

1. O flash pop-up não influencia o fotômetro quando a câmera está no modo manual, certo?
Pelo que eu vi, o flash não incluencia em nada, ele se "ajusta" à iluminação, aumentando ou diminuindo a ptência do disparo.


2. Posso estar com o flash pop-up aberto e em algum comando não disparar o flash? (ainda no modo manual).
Não..


Explicações:
1.
Modo Av, flash abaixado: 0" 3 e f3.5
Modo Av, flash aberto: 1/6 e f/3.5

aqui a câmera mediu a luz com base no flash  :ponder: Sei não hein, acho que mudou um pouco a luz entre uma fotometragem e outra...

Modo Manual, flash abaixado: 0" 3 e f3.5 -> fotômetro no zero
Modo Manual, flash aberto: 0" 3 e f3.5 -> fotômetro no zero

Acho que o teste confirma a pergunta, daí eu mesmo controlo a exposição (-1 por exemplo) pra compensar com o flash, quando usar o modo manual, é isso? O flash pop up parece ter um controle de potência como os flashes grandes, mas vc pode usar essa compensação como bem entender também.

2. tava vendo uma caixa estanque que tem o espaço pro flash popup, mas em alguns casos o flash é necessário e outros não, e a caixa não tem como descer o flash, portanto a pergunta.
Que caixa estanque é essa? Linka ela aí!!
já agradeço antecipadamente  :)




O que eu diria para vc é NUNCA USE O POP UP!!.! heheh

To brincando, eu sei que no início é fogo, mas junta logo uma grana e pega nem que seja um 420ex usado.... Ou um Sigma!

abraços!

AH! Querendo saber mais sobre flash visite o www.strobist.com . Não sei pq tem gente que insiste em não visitá-lo... hehe
« Última modificação: 10 de Maio de 2008, 20:21:02 por rafanubi »

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2008, 19:08:13
Pessoal, valeu as dicas

O esquema do pop-up é pra uma futura adaptação em caixa estanque, o flash pop-up vai servir pra um fill-flash em fotos de surf no contra-luz, por isso queria saber como desligá-lo e manter o flash aberto. Mas na XTi acho que não é possível  ;)
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2008, 23:34:46
Pessoal, valeu as dicas

O esquema do pop-up é pra uma futura adaptação em caixa estanque, o flash pop-up vai servir pra um fill-flash em fotos de surf no contra-luz, por isso queria saber como desligá-lo e manter o flash aberto. Mas na XTi acho que não é possível  ;)


Se a sua intenção é essa, esquece! O Flash pop up não vai dar conta de preencher não. Ainda mais em dia de sol forte. Dá um jeito de colocar um flash lá dentro da caixa.

Ou então, coloca um rádio flash lá dentro e coloca o flash num saco (ou vários) Zip Loc do lado de fora....

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2008, 23:44:50
Rafael, se você der uma olhadinha aqui http://www.caixasestanque.com.br, dá pra ver que tem caixas que usam o flash pop-up, mas não pra XTi  ;)
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2008, 00:38:29
Rafael, se você der uma olhadinha aqui http://www.caixasestanque.com.br, dá pra ver que tem caixas que usam o flash pop-up, mas não pra XTi  ;)

Sim, que tem caixas que usam eu sei, o lance é que o flash pop up é Muuuuito fraco pra preencher durante o dia saca? A não ser de mt perto!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2008, 16:14:11

Modo Av, flash abaixado: 0" 3 e f3.5
Modo Av, flash aberto: 1/6 e f/3.5

Aqui a câmera mediu a luz com base no flash  :ponder:


Interessante... Isso aí não faz muito sentido não.

No modo Av não há como a Cam adivinhar o que está na frente da imagem. Ela não deveria compensar a exposição do flash de modo algum.

Imagina vc apontar para uma pessoa em frente a uma paisagem e ela subexpor a paisagem inteira ao ligar o Flash pra fazer um Fill?? Não faz sentido.

Acho que a minha não faz isso não...  :ponder:
Vou testar e digo mas tenho quase certeza que não faz pois já tinha observado isso pois era uma preocupação pois uso muito o modo Av.

O que a minha tem, porém é opcional é fixar o tempo máximo de exposição em 1/200 em modo Av quando o flash está ligado... Isso é opcional para evitar fundos tremidos em situação que a luz varia muito.

...

A única ressalva seria ao apertar o botão "Felt"... aí sim o flash dispara e poderia compensar algo. Mas acho que nem assim ela compensa.

...

A minha tb não desliga o PopUp manualmemte.
Em Av, abriu ele dispara. Em automático depende da cena.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2008, 16:21:27

Acho que a minha não faz isso não...  :ponder:


Cara, testei aqui novamente. quando abro o flash em Av, ele compensa 1 ponto. Tava em f/8 e 20'', passou pra 10'' quando levantei o flash. (isso é um ponto, certo?  :))
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2008, 18:43:43
Fala Kergi!

Acabei de testar tb.

Deixei em foco manual pra ela nem mover a lente, modo Av em f4.5, ela paradinha em cima da estante e apontei aqui pruma parede. Marcou 1/10.

Abri e fechei o popup várias vezes e nada mudou. Esperei ela parar de medir, medi novamente e nada... continua o 1/10. Fiz até disparo pra ver se o flash tava funcionando mesmo  :assobi:  :D .

Fiz novamente teste apontando pra outros lugares, trocando o modo de medição entre média, parcial etc. e tudo igual. Usei o "felt" etc e nada... Mudei até o foco pra auto (não tem nada a ver mas vai saber) só eliminar as chances.

Em Av a minha D30 definitivamente não altera a exposição quando liga o flash.
Deve ser coisa "muderna".  :D

Valeu!  :ok:
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 18:49:14 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2008, 19:07:21
Muito sinistro  :hysterical:

E agora?  :ponder:

Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2008, 19:59:21
Muito sinistro  :hysterical:

E agora?  :ponder:



Agora meu amigo... Ou vc faz o teste com tripé exatamente como o Rogério fez ou chama ajuda! hehe
A minha tb não compensa não diga-se de passagem.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2008, 20:27:16
Agora meu amigo... Ou vc faz o teste com tripé exatamente como o Rogério fez ou chama ajuda! hehe
A minha tb não compensa não diga-se de passagem.

A câmera tava em cima da mesa, paradinha...  :hysterical:

Se ao abrir o flash o fotômetro não compensa, o que adianta a compensação do flash?
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2008, 22:05:48

A câmera tava em cima da mesa, paradinha...  :hysterical:

Se ao abrir o flash o fotômetro não compensa, o que adianta a compensação do flash?


Eu nem imagino porque sua cam faz isso...  :hysterical:


Mas a compensação serve em vários casos.

Parta do princípio que a Câmera não "enxerga" o que tá fotografando e que o circuito do Flash é quase que instantâneo.

Agora imagine uma foto de dia meio que a contra luz... feita com 1/60. Imagine que vc quer encher um pouco as sombras e liga o Flash.

O disparo do flash acontece numa fração de segundos 1/1000 ou menos.
Quando o Flash tá em modo TTL ele mede a luz que retorna pela lente da cam e durante aquele intevalo curtíssimo de tempo e interrompe o disparo quanto a quantidade correta de luz for atingida.

Porém acontece que nesse caso aí a exposição continua até os 1/60 e se ainda tiver luz na cena ela continua expondo a área que o Flash já iluminou corretamente.
Resultado: Estouro dessa área.

Esse é um caso... às vezes sem flash é pouca luz e com o flash em TTL fica muita luz... Aí vc tem que compensar o flash sacou?

Outro coisa interessante é que pra medição em TTL não dá muito tempo de processar durante o curtíssimo intervalo do disparo, portanto o circuito TTL em geral é um circuito analógico simples, não mede por áreas, não faz contas etc.

Na minha Cam, por exemplo, o TTL é pelo elemento sensor do centro. Se vc usar o modo TTL do flash e tiver um objeto na borda do quadro muito mais próximo que o objeto do centro, o objeto da borda sai estourado pois o circuito mede pelo centro.
Aí sabendo da situação vc deve compensar pra menos se quiser evitar o estouro... Ou rebater, ou usar o "felt" etc.

Apenas alguns exemplos rsrsrs.

Também tem o chamado ETTL que não é nada mais que o TTL normal com mais algumas informações extras que ajudam um pouco o controle do flash mas não ajuda muito não. Em muitos casos tem que compensar na unha mesmo.
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 22:08:59 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2008, 23:46:30
Eu nem imagino porque sua cam faz isso...  :hysterical:

Então, imagino que seja por isso:
Nos modos de prioridade e automatismo a cam considera o flash para a exposição. No modo manual, vc faz assim mesmo, compensando a exposição ou o flash.

Pra mim não faz sentido, estar em um modo automático ou semi, ligar o flash e a câmera manter a configuração. É como se estivesse no P, a câmera dá um valor sem flash e o MESMO valor com flash?! Tô ficando doido  :aua:
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos