Autor Tópico: A composição na fotografia - matéria Fotosite  (Lida 15285 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #30 Online: 15 de Maio de 2008, 17:03:39
Aprender essa lógica é aprender "a mãe de todas as regras", e aí sim, ser livre. Livre para que? Livre para empregar o jogo perceptivo que desejar, mas não intuitivamente, porém CONSCIENTE do que está fazendo.

Como estou de saída, vou destacar só essa parte que sintetiza sua fala e está na medida exata. Conhecer para se libertar e, acredite, libertar-se não significa livrar-se das regras, mas saber usá-las, saber brincar com elas, ter domínio pleno do seu métier. Fotografia não é acidente de percurso.
Depois eu volto para continuar acompanhando as discussões.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #31 Online: 15 de Maio de 2008, 19:56:21
Aprender essa lógica é aprender "a mãe de todas as regras", e aí sim, ser livre. Livre para que? Livre para empregar o jogo perceptivo que desejar, mas não intuitivamente, porém CONSCIENTE do que está fazendo.

Como estou de saída, vou destacar só essa parte que sintetiza sua fala e está na medida exata. Conhecer para se libertar e, acredite, libertar-se não significa livrar-se das regras, mas saber usá-las, saber brincar com elas, ter domínio pleno do seu métier. Fotografia não é acidente de percurso.
Depois eu volto para continuar acompanhando as discussões.

Sem brincadeiras agora, pego carona e ressalto que o domínio do conhecimento é fundamental para que (como foi sabiamente dito pelo Ivan e Srta Kika), possamos estar livres para usá-lo de forma que o resultado obtido com isso seja realmente aquilo que pretendíamos e não fruto de um "acidente".
Como disse o Ivan técnica e poética estão reunidas na fotografia. Em outro tópico já discuti sobre Cartier Bresson e suas opiniões e não adianta acreditar que podemos optar apenas pela técnica ou apenas pela poética. A reunião do conhecimento de ambas as coisas é que permite ter uma foto e não um mero registro de luz.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 15 de Maio de 2008, 23:12:20
Galera,
Espero que não me levem a mal pelo que vou dizer aqui. Acompanhei o tópico desde o início e pude concluir o seguinte: Nossa amiga contribuiu com um texto sobre composição com o intuido de compartilhar um artigo que ela leu e achou bacana. É um ato que por si só já merece elogios pelo simples fato dela ter tido o trabalho e a boa vontade de compartilhar conosco uma informação que julgou ser interessante. Se concordamos ou não com o texto já são outros quinhentos e ninguém é obrigado a ler ou comentar. Eu li, gostei e comentei. Muitas pessoas também o fizeram porque foi do agrado, outras nem tanto e outras devem ter achado uma chatice. Pois bem...estamos numa democracia e todos temos os mesmos direitos. Direitos de tecer nossas opiniões, de trocar idéias, de discordar, de elogiar...enfim, de participar. Temos o direito de comentar livremente desde que feito com o devido respeito. Até aí tudo bem. Ninguém foi desreipeitoso  mas o fato é o seguinte: Depois que a galera expõe suas idéias e opiniões, começa a surgir umas críticas por muitas vezes de modo exaltado gerando polêmicas quase sempre desnecessária que nada tem contribuído para o enriquecimento informativo de nós foristas. Muito pelo contrário. É um saco (desculpe-me o termo) ler uma coisa legal num tópico quando aberto e no outro dia vc notar que o mesmo tópico virou palco de guerra sem propósito algum. Tenho visto isso acontecer em muitos tópicos. Sei que é inerente ao ser humano o hábito de criticar mas o que tenho visto são comentários com o único objetivo de auto afirmação do tipo: "EU SEI MAIS DO QUE VOCÊ E O QUE EU DIGO É O QUE ESTÁ CORRETO". É um porre isso. É desmotivador. Eu senti que nossa colega que abriu o tópico ficou chateada, o texto já foi esquecido a muito tempo e agora o que restou são comentários evasivos e uma competição sem sentido. Competição para mostrar quem é o mais esperto, quem é o dono da verdade, quem escreve mais bonito, quem é o melhor fotógrafo...enfim...quem é o THE BEST. Ts ts ts.  :no: :no: :no:
Entrei nesse tópico várias vezes na esperança de ter mais alguma contribuição como o Marcelo fez já no início mas agora o tópico já perdeu o sentido.
Novamente peço desculpas pelo desabafo. Respeito todos vocês e os admiro muito mas tem hora que isso aqui fica muito chato.
Abs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #33 Online: 16 de Maio de 2008, 10:18:51
Guto;

Posso não estar correto. Na verdade, sobre qualquer assunto, a única certeza que sempre podemos ter é que o nosso pensamento não é cabal.

Mas sobre composição, proporcionamento e percepção, esse conjunto reunido, mesmo não cabalmente correto, possivelmente sou das pessoas que mais tempo de vida dedicou a conhecer o assunto. Hoje, 2008, há pelo menos 35 anos passados com interesse nisso, prático e teórico. 35 anos não são dois dias, não são dois anos.

Há 35 anos atrás, primeiroanista de Arquitetura, assisti uma aula estranha, a única sobre isso que assisti em toda a vida, na qual um professor aposentado, o Del Negro, mostrava através de velhos (mesmo na época) slides em Preto e branco a Proporção Áurea, Divina Proporção ou Razão Áurea. Dos 85 alunos de minha turma, fui o único que foi tocado pela aula e que passou a usar isso no que fazia, e posteriormente passou a investigar o porquê disso funcionar, e posteriormente ainda passou a investigar as outras formas de proporcionamento e composição, e o processo perceptivo que dá substrato a isso. Há oito anos atrás, quando fiz mestrado, fiz sobre isso, em uma reunião de informações que são completamente dispersas, que não existem reunidas e nem articuladas. Dediquei o trabalho ao Del Negro, que saiu de sua aposentadoria pelo agudo sentimento de ser importante compartilhar aquela informação com os alunos primeiroanistas, os quais, como os fotógrafos, imaginavam e ainda imaginam que tudo o que criarem deve sair "de sua inspiração", de "seu dom", de "seu talento", de seu sentimento", e que essas coisas são "bitolas".

Assim, Guto, quando muitas vezes forço -sei que forço- esse assunto, quando o debato, quando o explico, quer aqui, quer entre colegas arquitetos, estou passando o bastão que um dia recebi do Del Negro. Ele não soube que me transmitiu o bastão, e eu não sei quem pegará o "anel de bamba" quando eu não puder mais sambar (ainda está longe esse dia, felizmente). É uma missão, quase.

E nesse caminho, venho percebendo que nada ofende mais o ser humano do que dizer a ele que não possui de nascença e dentro de si a inspiração genial, que não é um artista nato e mesmo que não existe nem nunca existiu nenhum artista nato. E que, ao invés do sentimento, a ferramenta das artes é uma mistura de razão e contemplação (instrospecção), e que sem a abordagem da razão, sem o aprendizado, tudo que se faz é arte naif, fotografia naif, arquitetura naif.

Você pode entender o que digo como manifestação de vaidade. É seu direito entender assim. mas não posso deixar de notar que ao preferir entender assim você está se atendo à forma, se atendo a quem disse o quê e como, e não se atendo ao que foi dito. Provavelmente, sei por experiências similares, é porque o que foi dito não agradou, e você também provavelmente gosta da idéia do sentimento e do dom.

Grande abraço,
Ivan



« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 10:41:18 por Ivan de Almeida »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 16 de Maio de 2008, 10:47:01
Guto não acho que tenha virado uma guerra de egos, talvez tenham ocorrido desentendimentos semânticos, mas isso é normal em um ambiente onde se fala pela escrita, muitas vezes feita rapidamente e sem o devido cuidado. Primeiro que achei a postagem da Pontabranca muito interessante, porque sem dúvida seria um belo gatilho de discussões e discussões são sempre muito produtivas. Inicialmente preferi me manter quieto, para ver como ia se desenrolar (eu tenho um pouco de medo de postar algo e inibir uma discussão como já ocorreu algumas vezes, porque dessa forma ninguém ganha, o ganho neste tipo de ambiente é obtido pela dialética). Veja que minha primeira manifestação no tópico foi que achei interessante, principalmente porque eu sabia que rolaria uma bela discussão em cima do tema, que certamente geraria ganho a todos. Veja que ao final de todo o debate já notamos uma síntese de todos os pontos de vista sendo criada. Isso é extremamente positivo para todos os que participam, existem coisas que o Ivan falou que eu agreguei à minha base de conhecimento, existem coisas que a Kika falou que eu agreguei à minha base de conhecimentos, assim como houve coisas que o Marcelo falou que também busquei agregar, essa é a base de um fórum como este, não ganha aqui quem quer impor a verdade, ganha quem aproveita mais partes do que as outras pessoas falam e para que falem é preciso provocação, é preciso um gatilho, como o feito pela Pontabranca.
Resumindo, ela ateou fogo, mas não foi um foguinho, foi um incêndio profissional RS... Assim ela produziu uma enorme discussão e a partir das diversas teses podemos chegar a um novo pacote de conhecimentos... O sábio é quem aproveita tudo que foi dito e ainda provoca seus “adversários” no debate para que estes tentem minar a base lógica do seu raciocínio. Enquanto o diálogo se mantém exclusivamente na questão discutida (sem partir para apelos pessoais) esse tipo de coisa é muito construtiva, porque ajuda a ver os pontos fracos e os pontos fortes do seu raciocínio... Se alguém vai ganhar? Todos os que entenderem isso vão ganhar... Se alguma opinião vai prevalecer? Ai já é mais provável que nenhuma prevaleça e o que realmente venha a prevalecer seja uma síntese destas múltiplas opiniões, talvez tendendo a uma determinada opinião, mas sempre com agregados de outras.
« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 10:52:51 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #35 Online: 16 de Maio de 2008, 10:51:33
Citar
O sábio é quem aproveita tudo que foi dito

É claro. E o contraditório da discussão é o que faz as coisas serem ditas.


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #36 Online: 16 de Maio de 2008, 10:53:02
Os erros são quase sempre de uma natureza sagrada. Nunca tente os corrigir. Pelo contrário: racionalize-os, compreenda-os a fundo. Depois disso, lhe será possível sublimá-los... :ok:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 16 de Maio de 2008, 10:58:40
E o contraditório da discussão é o que faz as coisas serem ditas.

Princípio básico da dialética rs... Choque de idéias opostas, tem que acontecer, senão não há progressão atravéz do método. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Adaly Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é guardar um pedaço da vida para sempre
    • Flickr
Resposta #38 Online: 16 de Maio de 2008, 11:29:15
Para os novatos na arte fotográfica, como eu, é importante esse tipo de debate.

É da diversidade de opiniões que formamos nosso conhecimento. É importante para nós, ler a opinião de quem sabe mais, tem mais estrada e se dispõe a compartilhar.

Entender e saber filtrar essas informações é inerente a cada um. O que pode ser importante para mim pode não ser para outro. Mas toda opinião é importante sempre.

-------------

Uma frase do grande educador Paulo Freire:

"Não existe saber mais ou saber menos, o que existe são saberes diferentes".

-------------

Vou continuar espiando e acompanhando.  :snack:
"...a fotografia é subversiva não quando assusta, perturba ou até estigmatiza,
mas quando é pensativa." - Barthes.

Adaly Pinheiro - Sto. Amaro da Imperatriz/SC
http://www.flickr.com/photos/adaly_pinheiro/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #39 Online: 16 de Maio de 2008, 11:38:24
É preciso estar preparado para o debate e o debate não é uma disputa de egos, de quem sabe mais, é uma forma de interação, de rever-se a si mesmo, de fazer com que os outros se revejam. Como se prepara para os debates? Debatendo.
Recentemente defendi tese, três pessoas da banca elogiaram bastante o trabalho (eram da minha área), a quarta (uma cientista política) destoou completamente, chegou a ser agressiva na sua colocação. Agradecer os elogios é tarefa fácil e agradável, agora dialogar com posições contrárias é tarefa das mais difíceis. De tudo que ela disse eu filtrei o que achei positivo, o que podia contribuir para melhorar o trabalho numa possível publicação e descartei o desnecessário. Ao citar esse exemplo, quero acentuar que não estou querendo competir com ninguém, nem acho que alguém aqui esteja, só estou dizendo que é preciso aprender a considerar a opinião contrária, seja ela colocada da forma que for.
Enfim, tudo é questão de experiência e vontade de se aprimorar não só na fotografia, mas como ser humano.

Gostei de conhecer a história do Ivan, além de humanizar a discussão, evidencia o interesse e a dedicação de uma vida. Não julgo arrogância nem vaidade falar com propriedade sobre o que conhece.
Leo, foi perfeito, evidenciou como funciona o fórum, a dinâmica das discussões. Leo sabe como ninguém debater idéias, sem levar para o campo pessoal.
Ponta Branca foi corajosa e com certeza entendeu o que, de fato, é importante no tópico.
Marcelo foi generoso ao compartilhar seu texto e Carlos também ao me indicar um site de sebos.
O Chello teve senso se humor, o que considero fantástico nesse tipo de interação.
Enfim, viver em sociedade é isso, saber conviver com as diferenças, ainda que as relações sejam estabelecidas aqui, na grande rede.

« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 11:48:38 por Kika Salem »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 16 de Maio de 2008, 12:39:24
Guto;
...E nesse caminho, venho percebendo que nada ofende mais o ser humano do que dizer a ele que não possui de nascença e dentro de si a inspiração genial, que não é um artista nato e mesmo que não existe nem nunca existiu nenhum artista nato.
...Provavelmente, sei por experiências similares, é porque o que foi dito não agradou, e você também provavelmente gosta da idéia do sentimento e do dom.
Grande abraço,
Ivan

Grande Ivan,
Poderia ficar discutindo esse assunto com você mas estaria repetindo um fato que já foi realizado exaustivamente por aqui e que não levaria ninguém a lugar algum. Realmente não quero perder muito tempo com isso. Você pode até duvidar mas admiro sua experiência e parabenizo você pela grande tragetória descrita. Parabéns pelo curso de Arquitetura, pelos conhecimentos adquiridos, pelo seu mestre Del Negro. Parabéns também pelo seu mestrado. Espero que todo esse montante esteja sendo utilizado  de forma concreta. Ainda assim, insisto em que não devemos subestimar a sensibilidade humana. O saber didático é um caminho mas não é o fim. Na fotografia vejo muito isso.  Prevalecendo sua teoria, obrigatoriamente todas as fotos dos ilustres conhecedores aqui do fórum deveriam ser geniais já que o talento nato é indispensável...o que não ocorre.
Creio que seja um pouco mais novo que você e que minha trajetória não seja tão sólida mas também já encontrei mestres no meu caminho que ajudaram-me na minha formação. Sou engenheiro, sou desenhista, estudei por muito tempo violão erudito em conservatório e o pior...sou canhoto (rsrsrs). Não sou gênio mas tenho alguma percepção. Em todas essas áreas conheci  gente com talento nato sim...e muita. De tirar o chapéu. Na fotografia, realmente não tenho nenhum curso didático. Tudo (o pouco) que sei foi através de pesquisas, prática, críticas, análise e dicas de amigos (como você). Por isso que fiz meu cadastro nesse fórum. Para entender um pouco desse universo. O debate é legal. É importante. Mas quando ele transcende o objetivo se torna inútil e obscuro como uma fotografia desfocada. O que tenho visto é exatamente egos feridos tentando provar uns aos outros a verdade absoluta.
Abs e não tome isso como uma ofensa pessoal.  :)
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #41 Online: 16 de Maio de 2008, 13:33:28
Citar
O que tenho visto é exatamente egos feridos tentando provar uns aos outros a verdade absoluta.
Abs e não tome isso como uma ofensa pessoal.

Não me ofendo, porque tal tipo de coisa não me ofende, é mais problema de quem diz do que meu.

Mas é difícil não achar que um comentário desses é pessoal. Se não é, você deveria reconsiderar sua maneira de escrever -risos.

Que sua posição era de supor o talento nato, isso era evidente, Guto, pois do contrário não se incomodaria com o que foi dito.

Não é questão de minha trajetória. Qualquer pessoa que está a um mês de completar 55 anos tem uma trajetória, cada uma diferente da outra. E essa diferença é útil à humanidade, visto não ser possível concentrar todo o conhecimento em um único homem.

Por isso, quando alguém fala de biologia, assunto no qual sou um ignorante, não peço que ele considere minha opinião como valendo mais do que a de um biólogo. Mas é exatamente o que você está fazendo... Ao invés de aproveitar o que lhe digo, resultado de tantos anos de dedicação ao assunto, e concordando ou discordando, pensar a respeito, você prefere achar que é mera jactência minha dizer o que digo. Como se fosse jactância do médico exercer medicina, como se fosse sua jactância exercer engenharia.

Porque diante da opinião contrária, quando deveria contra-argumentar, prefere desvalorizar pessoalmente a expressão da opinião. É lógico que contra-argumentar é mais difícil, sendo infinitamente mais fácil desvalorizar o emissor da opinião contrária e reafirmar  a sua sem teoria alguma, somente com base em exemplos pinçados ao acaso.

Fico espantado com quem não gosta do debate, e com quem não sabe debater sem atribuir ao outro "ego inflado" e essa classe de besteiras. O que você queria? Que depois de passar décadas estudando o assunto eu me apresentasse como um "iniciante querendo aprender"? Seria ridículo. A soberba é ridícula, mas a falsa modéstia também.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #42 Online: 16 de Maio de 2008, 13:48:20
Só uma observação a mais, Guto.

Observe que no que escrevo eu nada atribuo de ofensivo a você, a não ser que identificar sua opinião você considere ofensivo, o que não deve ser possível. Afinal, você mesmo reconhece ser a sua opinião.

No entanto, ao responder-me, você usa frases ofensivas do tipo "ego inflado", e tem a incrível pretensão de que isso não seja "pessoal". Como não pode ser pessoal?

Talvez, Guto, a intolerãncia com a opinião alheia não esteja em mim. Eu combato a opinião contrária, isso é claro. Mas você combate a expressão da opinião, coisa muito diferente.





Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #43 Online: 16 de Maio de 2008, 14:14:09
Nossa amiga contribuiu com um texto sobre composição com o intuido de compartilhar um artigo que ela leu e achou bacana. É um ato que por si só já merece elogios pelo simples fato dela ter tido o trabalho e a boa vontade de compartilhar conosco uma informação que julgou ser interessante.
Gutão,
Tenha absoluta certeza de que muitos aqui, assim como eu, concordam em gênero, número e grau com essa sua colocação. E que a Srta PontaBranca não ache que seu tópico foi em vão, pois não foi. Para mim foi de grande valia e que me fez ter a vontade de procurar mais e mais sobre variados temas e pensamentos que aqui foram colocados por ela e pelos demais foristas.
Quanto ao Marcelo, sua generosidade em manter no seu site material que informa e repassa conhecimento é igualmente louvável.
Parabéns à todos nós oras!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

De tudo que ela disse eu filtrei o que achei positivo, o que podia contribuir para melhorar o trabalho
Kika, é justamente assim que penso e levo minha vida. Por muito tempo, perdi meu tempo dando importância para comentários maldosos ou críticas que nada tinham de construtivas. Hoje, recebo todos os comentários de uma única forma e deles extraio apenas aquilo que me acrescentará (seja agradável ou um tapa na cara para que eu acorde), e assim eu sei que cresço de verdade naquele determinado campo da minha vida.

O Chello teve senso se humor, o que considero fantástico nesse tipo de interação.
Para que tornar as coisas mais tristes e chatas do que elas realmente são? Ser bem-humorado, não é ser desrespeitoso ou debochado com colocações importantes, mas apenas descontrair e mostrar que por mais calorosa que seja a discussão tudo pode se desenrolar de forma tranquila, não-ofensiva, democrática e alegre.
Basta querer!

Que o final de semana de cada um seja especialmente belo e cheio de fotos!!!  :D :D :D :D
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 16 de Maio de 2008, 14:38:15
Citar
...Mas é difícil não achar que um comentário desses é pessoal. Se não é, você deveria reconsiderar sua maneira de escrever -risos.
Pedi para não considerar como ofensa. Não o conheço e não tenho motivos para ofender ninguém aqui. A primeira colocação que fiz foi um comentário de modo generalizado. Você que colocou a carapuça. E pelo visto serviu de acordo.

Citar
Que sua posição era de supor o talento nato, isso era evidente, Guto, pois do contrário não se incomodaria com o que foi dito.
Não me julgo talentoso nessa área (fotografia) e vc também não deveria julgar-se um grande mestre. Vou repedir: se sua bagagem teórica fosse um grande alicerce para sua fotografia estaria diante de um novo Sebastião Salgado aqui e definitivamente não é a realidade. Sabemos disso. Um pouco de humildade é conveniente até.

Citar
Não é questão de minha trajetória. Qualquer pessoa que está a um mês de completar 55 anos tem uma trajetória, cada uma diferente da outra. E essa diferença é útil à humanidade, visto não ser possível concentrar todo o conhecimento em um único homem.
Feliz aniversário adiantado !!!!  :clap:

Citar
Por isso, quando alguém fala de biologia, assunto no qual sou um ignorante, não peço que ele considere minha opinião como valendo mais do que a de um biólogo. Mas é exatamente o que você está fazendo... Ao invés de aproveitar o que lhe digo, resultado de tantos anos de dedicação ao assunto, e concordando ou discordando, pensar a respeito, você prefere achar que é mera jactência minha dizer o que digo. Como se fosse jactância do médico exercer medicina, como se fosse sua jactância exercer engenharia.
Não me lembro de ter pedido alguma opinião sua, portanto não tenho obrigatoriedade de aproveitar o que vc tem a dizer. Só o que for do meu interesse. O meu interesse em estar aqui foi no texto da garota que abriu o tópico e na contribuição do Marcelo.

Citar
Fico espantado com quem não gosta do debate, e com quem não sabe debater sem atribuir ao outro "ego inflado" e essa classe de besteiras. O que você queria? Que depois de passar décadas estudando o assunto eu me apresentasse como um "iniciante querendo aprender"? Seria ridículo. A soberba é ridícula, mas a falsa modéstia também.
Apresente-se como um conhecedor que quer ajudar. Criticar os leigos é fácil. Já que vc fez questão de expor seu currículo de mestrado que tal não começar a agir como um e rever sua didática (rsrsrs).

Finalizando: Ivan, não pretendo entrar em choque com vc por aqui. Qualquer mensagem diretamente a minha pessoa pode ser enviada por meio de MP. Assim liberamos o tópico para coisas mais interessantes. Por hora, vou ficando por aqui. Você é um grande cara, Ivan. Sabe muito. O que lhe falta é um pouco de humildade. Ser humilde não é ter falsa modéstia e nem se sentir um iniciante. Ser humilde e ser sábio.

Abs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!