Esse é um assunto que eu particularmente tenho muito interesse. Parabéns pela iniciativa Ponta Branca e espero que seu tópico seja um mote não só para se discutir composição como também para divulgar referências sobre o assunto. Sempre procuro ler coisas sobre isso, mas, de modo geral, percebo que os textos disponíveis ou são muito gerais, com idéias muitos amplas, como esse acima, que lhe dá um ponto de partida, mas não desenvolve, ou são muito específicos, analisam um caso particular, uma situação, uma foto. Este grupo pra mim é mais importante porque faz a gente pensar sobre um caso específico e suas infinitas possibilidades. Mas também esses textos são escassos. Aqui no fórum (e em outros também) sempre encontro informações importantes sobre determinadas fotografias, análises bem interessantes, mas está tudo disperso. Tomar conhecimento desses debates não é fácil, normalmente eu encontro por acaso, procurando outra coisa, muitas vezes. Acaba sendo como procurar agulha no palheiro. Além do fato de ter de filtrar muitas informações, muitas intervenções. Mas, enfim, não tem outro jeito.
Já procurei referências sobre composição nas artes visuais, sobretudo da pintura. Encontrei algumas coisas como, por exemplo, o livro "Assim se compõe um quadro", de Jose M. Parramon, que está esgotado. Mencionei, em outro momento, algumas séries de TV e livros sobre história da arte. Mas, vejam, essas referências acabam servido pra mim que gosto do tema, de inteirar-me dessas questões, mas não sei até que ponto elas funcionam (aqui eu estou pensando numa funcionalidade mesmo) para o estudo compositivo na fotografia. Não gosto muito de disseminar a idéia de que o estudo sobre algo deve apenas servir a um propósito prático, funcional, porque senão eu mesma teria que procurar outra ocupação e também não leria mais poesia, ouviria música, coisa e tal, mas, no meu estágio, eu acabo procurando articular essas leituras com a prática e sempre espero um resultado mais rápido, e as coisas não bem assim, pois se tem uma coisa que é antagônico a esse processo é a rapidez. Sei que isso é a preocupação de uma vida e não dá pra acelerar o processo.
Nesse momento, essa é minha visão geral dessas questões, mas pode mudar assim que encontrar novas referências e aprofundar-me no assunto. Bem ao estilo metamorfose ambulante. kkkk
De modo geral, penso que tanto as preocupações com a técnica quanto com a composição devem caminhar juntas. Na minha cabeça, é uma via de mão dupla. Por exemplo, (aqui vou citar exemplos gerais, não tem nenhuma menção à ninguém daqui, é sempre bom lembrar que o texto não tem mensagem subliminar) vejo as fotos dos meus professores de fotografia, que ensinam tudo direitinho na prática, aprendo bastante com eles, mas que não tem nenhuma ousadia, nenhuma sugestão, não me faz pensar em nada além do que vejo. Por outro lado, existem pessoas que, devido às suas trajetórias e experiências, tem feeling para captar imagens, mas cuja qualidade chega a interferir de forma negativa, mas nem sempre, na narrativa. Enfim, o fotógrafo está intrinsecamente ligada à câmera. Um não existe sem o outro e vice-versa.
Não li o texto do Marcelo ainda, mas vou fazer isso e, desde já agradeço, que tenha compartilhado o texto conosco.