Autor Tópico: Limpeza infeliz  (Lida 12026 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Maio de 2008, 09:22:46
Humm.. eu imaginei que fosse a base do espelho... por acaso seria esse despolido que no caso da 40D é um acessório removível?
Sim, tem uma trava na 40D pra soltar ele facilmente para troca ou substituição. Na série Rebel dá pra improvisar essa troca, mas a câmera não foi feita pra aceitar essa troca prontamente.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Maio de 2008, 09:44:49
Na minha certa vez eu vi um ácaro andando...  :hysterical:
Juro!!

Acho que primeiro vc deve se certificar se a sujeira é no despolido mesmo (é o mais provável).

Quando é no despolido ela fica bem nítida e imóvel no plano do foco do visor, se for no pentaprisma vc às vezes conseque vê-la fora do plano de foco movendo a camera de modo a mudar um pouco o ângulo de visão a partir do visor. Se a sujeira se mover um poco na imagem é que ela está na base do pentaprisma.

No despolido vc pode tantar uma bombinha de ar. Agora que o sensor já está limpo deixa a cortina fechada pra não sujá-lo novamente. Se for removível pode tentar tirá-lo e limpá-lo com cuidado.

Na época que eu morava em Campinas-SP lá tinha um oficina muito boa.
Eles faziam limpeza, lubrificação de câmeras SLR e o visor ficava como novo, sem problemas. Nas DSLR não muda muito pois essa parte aí é semelhante.

Creio que fazer essa limpeza não será problema numa boa oficina.
Deve apenas ser um pouco caro pois deve-se considerar o valor e e risco do serviço.

Abraço.
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 10:04:35 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #17 Online: 14 de Maio de 2008, 11:47:53
Na minha certa vez eu vi um ácaro andando...  :hysterical:
Juro!!

Também já vi, acho que é normal, principalmente em câmeras mais idosas. Às vezes, os ácaros podem vir a falecer bem no meio do prisma, mas não interferem na composição, só no ego do fotógrafo :P

Sujeirinhas no despolido ou no prisma não devem preocupar. Fazem parte da vida de uma câmera. Sujeira no sensor às vezes só incomoda a partir de F16 e o uso da ferramenta carimbo resolve o problema em 3 ou 4 cliques.
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 11:49:34 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Michel Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/michelrezende
Resposta #18 Online: 01 de Julho de 2008, 19:07:40
Hehehe! hoje me aventurei na limpeza do despolido da minha XT  :eek:, removi em menos de 1 minuto de obsewrvação, mas sofri umas duas horas tentando deixa-lo limpo >:D , já tinha mostrado pra turma aki de BH, Clauz, Luiz, Junior... mas tinha um danado de um fiapo de pêlo no meu despolido que não saía por nada! resumo... com a haste de um cotonete fiz um palito mais resistente, a remoção do despolido é extremamente simples e rápida, porém! deixa-lo limpo é um  :o MEGA DESAFIO... pois a parte "riscada" ou seja aquelas curvas que enxergamos pelo viewfinder estão do lado de cima do despolido e quando vc toca ali! a poeira se prende naqueles sulcos e é um deus nos acuda... no fim das contas eu diria que ficou 85% pelo menos o pelo eu removi (nem vi como mas removi) o danado do pêlo! ficaram algumas micropartículas na borda mas que por hora vou deixar assim mesmo pois não desvia a minha atenção como o danado do pêlo desviava.

Amanhã vou sair com ela de casa e ver o resultado de verdade pois dentro de casa a essa hora ficou mto bom!

Ateh!  :assobi:
Michel Rezende - BH-MG
: ) Flickr



Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #19 Online: 05 de Julho de 2008, 20:09:19
Eu limpo do meu jeito, mas certa vez fui falar como fazer no Orkut já apareceram uns assustadinhos metendo o páu, que estraga, que num sei o que tem...daí fiquei na minha, pois vai que o cara estraga mesmo? Nunca estraguei nenhum, hehe...mas nunca se sabe.  :ponder:


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #20 Online: 05 de Julho de 2008, 21:39:53
Mas se quiser tentar limpar, com um cotonete ligeiramente umedecido com álcool isopropílico (retire o excesso num papel deixando-o quase seco) e passe no local girando bem suavemente o cotonete no sentido do enrolamento do algodão e logo na sequëncia passe a ponta seca, passe mais um cotonete seco...
Se ficar algum fiapo, retire com um pincelzinho redondo macio girando o pincel. Antes lave o picel com o mesmo álcool e esfregue num pano p/ magnetizá-lo e cubra o metal do pincel com uma fita isolante (para não arranhar o despolido inadvertidamente).
Antes de tudo passe álcool nas mãos para retirar umidade e oleosidade.   


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #21 Online: 18 de Agosto de 2008, 22:44:48
Pessoal, desculpem-me a ignorância, mas alguém poderia me dizer o que é o "despolido" de uma forma bem simples... quem sabe um desenho esquemático, ou mesmo uma foto...
Valeu!
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Agosto de 2008, 23:18:47
Blasius,

As SLR não tem um espelho pra projetar a imagem pro View finder? O espelho projeta a imagem que chega da lente numa superfície fosca transparente. Quando olhamos no Viewfinder é esse superfície que vemos...



Nessa imagem aí o despolido é o número 4.

Explicação completa com animação em:

http://www.dyxum.com/columns/photoworld/fundamentals/optical_viewfinder.asp

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br