Autor Tópico: Estou pensando em trocar de equipamentos e preciso de conselhos  (Lida 4265 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Olá a todos,
Estou afastado do forum faz algum tempo, mas alguns aqui talvez ainda se lembrem de mim...

Estou num dilema...
Tenho fotografado pouquissímo...Na verdade minha câmera não sai de casa faz uns 6 meses. Gosto de fotografar, mas perdi um pouco o tesão...essa é a verdade. E aí surge a questão.

Tenho uma Nikon D50 com a lente 18-55mm + lente sigma 100-300mm + lente Nikon 50mm + flash SB600 + mais filtros UV e polarizadores para todas as lentes.
Estou pensando em vender todo o meu equipamento e comprar uma boa câmera prosumer com um zoom óptico de no mínimo 300mm. O porquê disso é o seguinte. Cada vez que penso em fotografar ou viajo e vejo todo o equipamento que eu teria que levar me desanimo e com uma única câmera tenho certeza de que isso não ocorreria. Quando tinha a NIKON 8800 fotografava bem mais do hoje em dia. Era basicamente só a câmera e o flash para carregar.

Minhas dúvidas:

Que valor eu conseguiria mais ou menos em todo o meu equipamento? Caso eu comprasse outra NIKON ficaria com o flash, é claro.
Quais câmeras seriam indicadas para o que estou querendo? Li que foi lançada a NIKON coopix P80, que tem um bom zoom, mas será uma boa câmera?
Que outros modelos vocês recomendariam?
Acham besteira eu fazer isso?

Desculpem o monte de perguntas, mas agradeço pelas respostas. Estou achando que seria mais interessante para mim.
O equipamento está em excelente estado.

Grande abraço a todos.

Achilles
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 16:17:32 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2008, 16:23:40
Eu não considero uma besteira. Cada pessoa tem um sistema que lhe agrada mais. Se o fato de um DSLR + um monte de lentes é um incômodo p/ vc.

Com relação a indicar um câmera vou me abster, pois tenho acompanhado muito pouco do mercado de Prossumers.

Sobre o valor do seu equipamento, dê uma pesquisada nos Classificados que vc vai ter uma boa idéia.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2008, 16:23:53
Já pensou na possibilidade de vender suas lentes (talvez vale a pena segurar a cinquantinha) e comprar uma 18-200??

A qualidade que você encontra numa reflex, baixa granulação em ISO altos e rapidez e agilidade ao fotografar... pode te decepcinar se você fizer essa troca.

A D50 nem tem um corpo tããão grande... e uma objetiva mais versátil talvez fosse sua solução.

Ao meu ver, uma saboneteira vai bem... pra fotos mais descompromissadas, lugares onde não se pode levar o equipamento. Agora abrir mão de uma DSLR pra voltar... analise bem pra não se arrepender.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2008, 16:25:48
Já pensou na possibilidade de vender suas lentes (talvez vale a pena segurar a cinquantinha) e comprar uma 18-200??

A qualidade que você encontra numa reflex, baixa granulação em ISO altos e rapidez e agilidade ao fotografar... pode te decepcinar se você fizer essa troca.

A D50 nem tem um corpo tããão grande... e uma objetiva mais versátil talvez fosse sua solução.

Ao meu ver, uma saboneteira vai bem... pra fotos mais descompromissadas, lugares onde não se pode levar o equipamento. Agora abrir mão de uma DSLR pra voltar... analise bem pra não se arrepender.

Abraço


O Elias foi mais rapido, pensei na mesma hipótese:

 vender suas lentes e pegar por exemplo a 18-200VR e ficar com apenas uma lente.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2008, 16:50:01
André,
Já alterei meu avatar...não sabia das modificações.

Obrigado a você e ao Elias pela rápida resposta.
É uma opção a que vocês me deram, a se pensar...mas se houver a possibilidade de trocar de câmera, acho que ainda prefiro.

A dúvida persiste...se eu trocar apenas as lentes, vou ficar com um zoom de 200mm, gostaria de algo mais parrudo...

Andei vendo algumas câmeras...Essa NIKON P80(486mm), A Olympus SP 570 UZ (520mm), Sony DSC-H50 (465mm), Canon PowerShot SX100 IS (360mm) e estou aberto a outras sugestões.

Cara, que dilema!!! Porque coloco:se houver a possibilidade de trocar de câmera? Porque só acho que vale a pena trocar se algumas dessas câmeras citadas acima tiver uma qualidade nas fotos pelo menos próxima a que eu consigo na D50.
Isso é possível?

O que o Elias citou é que faz esse dilema ser tão grande, medo de fazer a troca e me arrepender depois...

Abraços,
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 16:52:31 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2008, 17:17:15
Olá amigo,
Seu dilema é o oposto do meu...rs. Tenho uma canon s5is (zoom 12x) e tô no vácuo de pegar uma DSLR. Bom...meu caso é outro. Se fosse pegar outra super zoom, atualmente ficaria entre a Olympus SP-570 UZ e a PANASONIC LUMIX DMC FZ18 que é equipada com lentes Leica. Só uma sugestão caso vc realmente decida se desfazer da sua DSLR.  :ok:
P.S - Outra coisa...esse lance de se arrepender é bobagem. Vc disse que perdeu um pouco do tesão por fotografia e um dos motivos é o excesso de "tranqueiras". Então meu amigo, o que vc tem que fazer é realmente resolver o problema. Um equipamento bom e prático pode ser a solução para vc sim. Depois...se vc resolver de novo e mudar de opinião nada te impede de voltar para as DSLR's. Rssss...o ideal é vc ter as duas...uma para cada situação mas se não der...escolha uma e bons click's!!!
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 17:29:30 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2008, 17:19:46
Entendo seu dilema...

eu pessoalmete, só faria uma troca dessa... se tivesse como testar bem antes.

Escolher a prossumer que lhe interessa (estou por fora, nessa não posso opinar...)
ir a uma loja, pegar na mão fazer umas fotos no seu cartão.. descarregar... e analisar bem, pra ver se realmente a qualidade te atende.

Quanto ao zoom... essas distancias que você citou, não são equivalente a 35 mm (ou Fulframe)?
Porque a 18-200 teria um angulo equivalente a 300 em tele.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2008, 17:56:25
Gutovilaça...
Seu argumento foi muito bom, realmente se eu resolver fazer a troca, nada me impede de desfazê-la depois...até porque se eu vender todo o meu equipamento para comprar uma prosumer vai sobrar um troco ainda.
Você gosta da qualidade da sua cãmera? Seja sincero!

Elias, é verdade....me esqueci do fator de corte das SLR...

Ou seja, o dilema permanece...pendendo um pouquinho mais para a troca de câmera agora.

Abs
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2008, 18:24:47
almor67,
Fico com a opção de vender suas lentes, quem sabe ate o sb600 e comprar uma 18-200VR.
Hoje tenho uma DSLR D70s e quando levo para os lugares assusta as pessoas (D70s+sb600+para sol), resultado disso é que tenho pouquíssimas fotos minha com a esposa. :( Mas as que tenho todos invejam  :hysterical:. Pensei em manter a D70s e comprar uma S5IS para esses momentos mais sociais.

Abraços


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2008, 18:27:38
Nelson,

Obrigado.
O que acha da S5IS?

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2008, 18:28:50
A melhor pessoa para opinar é o Leo Terra, ele tem uma e esta se divertindo muito.
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 18:29:11 por Nelson Neto »


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2008, 18:46:21
Essa informação foi muuuuuiiiiito importante.

O Lé já me deu ótimos conselhos e confio muito na opinião dele.

Vou pedir para ele ler esse tópico através de uma mensagem.

Abraços,
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 18:49:44 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2008, 18:57:57
Então a UZ só se justificaria para você se você quisesse uma câmera menor, porque a qualidade cai bastante, principalmente para fotos noturnas. Vindo de uma D50 (que é uma lenda) você vai sentir muito esse impacto. Se o problema for versatilidade e carregar menos trecos a 18-200 pode ser realmente uma ótima opção, uma 18-200 em uma D50 vai ter um resultado bem melhor que qualquer UZ e prossumer moderna. A desvantagem fica por conta do tamanho, porque este conjunto é um pouco maior do que o kit de uma UZ.
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 18:59:43 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2008, 19:33:03
Léo,

Obrigado pela rapidez na resposta...só aumentou meu dilema... :D
Quando você diz que a qualidade cai bastante, você considera realmente uma diferença absurda?
O Nelson mencionou que vc está usando uma S5IS.
Porque fez a opção de comprar essa câmera, além das SLR que você deve ter e o que está achando?

Abraços,
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 19:36:51 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2008, 20:04:07
Cara,
eu vou na mesma linha dosm outros.
Ficaria com a D50 e uma 18-200mm.
Motivos:
-Trocar uma câmera por outra menor,no teu caso,só seria algo muito vantajoso se vc pudesse colocar a nova camera no bolso.No caso de vc trocar por qualquer UZ,vc vai ter de carregar a câmera numa bolsa pendurada de qualquer forma.Nesse caso o tamanho um pouco maior da D50 não ia fazer nenhuma diferença.
-Quanto ao zoom,na D50 vc consegue boas ampliações cropando as fotos e isso compensa o zoom até 200mm.
-Fotos noturnas,nem se fala.Numa UZ,se vc usar os 300mm à noite,a foto vai ficar ruído puro. Enquanto que na D50 o ISO alto é bem bom.
Fica com a D50,cara,e seja feliz!
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5