Ainda que eu tenha feito metade do curso na Focus, eu evito dar minha opinião que, via de regra, busca pautar-se por elementos racionais, com alguma influência subjetiva, porque as pessoas de modo geral costumam "vestir (ou não) a camisa" da escola e, conseqüentemente, limitam-se à uma avaliação pessoal, logo, desprovida de critérios objetivos para realizar uma análise, não digo imparcial porque isso ao meu ver é impossível, mas pelo menos desprovida de elementos passionais, interesses de mercado e concentrada na preocupação com o ensino/aprendizado.
Eu, sinceramente, preferiria fazer uma avaliação junto ao Prof. Enio, profissional que respeito pela sua formação acadêmica, experiência de vida e dedicação à fotografia. Mas como o assunto é recorrente vou fazê-lo aqui e desculpe-me Kami se minha opinião não coaduna integralmente com a sua e acho curioso que sua participação no fórum, até o momento, restringiu-se apenas a tratar desse assunto.
Pois bem, imagino que ninguém desconsidere a importância da escola para a história da fotografia em São Paulo e formação dos profissionais daqui e de outras regiões.
Minha avaliação, portanto, está relacionada aos cursos presenciais dos módulos 1, 2 e 3 ministrados nesse ano, que se refere a cerca da metade da carga horária do curso completo, ou seja, não é um diagnóstico do passado da escola (muito elogiado, diga-se) ou do seu futuro nem tampouco do curso completo.
Lembro também que me senti muito bem entre os profissionais e estudantes de fotografia que conheci na escola e que, de modo geral, não tem um perfil definido, mas é composto por trajetórias distintas, formações diversas, enfim, tem um perfil bastante eclético, não se restringe a um modo de se comportar, a uma visão de mundo, a uma única experiência, acho isso muito rico.
Bem, vou começar pelo material didático que tive acesso ao de todos os módulos. De modo geral, é muito completo e fácil de entender, é imprescindível a sua leitura como material de apoio às aulas práticas. Mas como os módulos 3-7 tem duração de uma semana e módulos 1 e 2 duas semanas, os alunos, sobretudo os que trabalham durante o dia, não conseguem, em tão pouco tempo, acompanhar as aulas práticas com a leitura das apostilas que possuem mais de 100 páginas cada. Lembro que esse não era o meu caso, mas o da maioria dos alunos.
Além disso, o conteúdo do material não é trabalhado em sala, ou seja, não é exigida a apostila nas aulas diárias/de campo. O que eu quero dizer é que a apostila, que tem um excelente conteúdo, é tida como material de apoio que deve ser estudado/consultado fora do horário de aula, não é exigida nem trabalhada na aula. Até porque se fosse, a gente que trabalha com ensino sabe muito bem o que aconteceria, a maioria dos alunos não leriam, causaria um certo stress entre alunos e professores, enfim, aquela velha história que perpassa todos as áreas de conhecimento, as pessoas não tem o hábito de leitura nem mesmo quando ela é imprescindível.
Uma sugestão que daria a escola é fornecer a apostila impressa e não apenas o link de acesso a ela, ainda que a escola cobrasse os custos de impressão. Ler uma impressão de qualidade, colorida, facilita a leitura ao passo que disponibilizar um link pulveriza as formas de acesso, pois tem gente que não tem impressora de boa qualidade, outras que não tem acesso à internet banda larga, enfim.
Outra sugestão é fazer uma revisão das apostilas, tem muitos pequenos erros, e organizar de forma racionalizada os textos dispersos dos módulos que não têm apostila.
Quanto ao corpo docente (lembro que não tive a oportunidade de fazer um dos módulos com o próprio Enio), como pessoas eles são muito prestativos, diria até muito queridos, quanto a isso eu não tenho nada a dizer a não ser elogios, mas como profissionais eu senti falta de uma formação mais consolidada, de um conhecimento mais profundo e, sobretudo, de uma produção fotográfica mais relevante.
Nesse sentido, o site da Focus poderia ter um espaço de divulgação das fotografias dos professores e do próprio Enio, uma espécie de carta de apresentações, afinal das fotos que vi todas estavam no orkut e espero que não seja a síntese, uma seleção das melhores fotografias. Aliás, a escola também poderia investir num site mais moderno, mais dinâmico, embora esteja satisfatório do jeito que está.
Já que mencionei o site, vou falar do fórum que, por enquanto, é bem primário, muito pouca gente participa.
Quanto aos módulos que fiz, gostei muito do conteúdo do módulo 1, que apresenta os conceitos básicos da fotografia e das técnicas de revelação química, e do módulo 2, que introduz conceitos da fotografia digital.
Volto a dizer, os módulos são muito interessantes para quem não tem um conhecimento básico de nenhuma das duas técnicas (analógica e digital), mas se o aluno já tem alguma informação primária, já fez algum curso on-line e leu muito sobre o assunto, assuntos mais aprofundados e dúvidas mais específicas não são sanadas, como muitas das dúvidas que já tirei aqui, até porque nivela-se o aprendizado pelo conhecimento geral dos alunos, isso acontece em todos os cursos de formação.
No módulo 3, fotografia de moda e luz artificial, eu senti que não só não era a praia do professor como também uma completa inexperiência no assunto. Foi então que avaliei meus propósitos nessa área, a relação custo-benefício e resolvi mudar o foco do meu aprendizado.
Mas veja, essa avaliação está condicionada aos meus interesses, não significa que todos devam fazer o mesmo. Dois dos meus colegas de curso continuaram os módulos e terminaram o curso, um até foi monitor da escola por algum tempo. Aliás, vou fazer uma observação muito particular e que em nada influi no conteúdo do curso, mas confesso que eu senti falta de profissionais competentes (professores e monitores) do sexo feminino na escola.
Em linhas gerais, o curso completo da escola Focus é voltado para a inclusão do profissional da fotografia no mercado de trabalho. Em virtude disso, o curso é prioritariamente técnico, voltado para a prática. Por isso, procurei a escola num momento específico onde sentia falta de consolidar esses conceitos técnicos. Como meus colegas do fórum podem constatar/acompanhar pela minha participação, fui introduzida no universo técnico e para me aprofundar recorro a várias ferramentas, entre as quais o tira-dúvidas aqui no fórum. Sou muito grata aos colegas que sempre me auxiliam nessa questão e em outras também.
Se o aluno tem interesse em outros temas da fotografia, como composição, narrativa, história da fotografia, poética, etc. eu recomendo acompanhar os intervenções do Ivan de Almeida e recorrer a livros e leituras (na fotografia e também em outras áreas) porque esses temas não integram as aulas práticas ou o material didático da escola Focus. Mas é bom lembrar que, em outros tempos, o autor daquele livro "Arte da composição", já tratado aqui várias vezes, foi professor da Focus. Mas veja que se trata de um indivíduo interessado no assunto e não faz parte da prática pedagógica da escola.
Por isso, eu repito, a apreciação sobre uma determinada didática, uma determinada escola, depende muito mais dos interesses individuais de cada um do que se trata necessariamente de uma abordagem imparcial, desprovida de interesses particulares, sejam eles de mercado, afetivo, passional etc.