Autor Tópico: [CURSO-SP] Escola Focus  (Lida 62817 vezes)

Mary

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 03 de Novembro de 2008, 20:06:53
Para flr a vdd, eu nem sou daqui...^^ estou morando  aqui justamente pra fazer o curso, que me foi indicado...O.ó meio q deu a loka e vim embora...O.O..
Mas sinto falta de mais conteudo...apesar de ter uns professores bem legais...
Espero não me decepicionar...


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #16 Online: 03 de Novembro de 2008, 20:28:07
Para flr a vdd, eu nem sou daqui...^^ estou morando  aqui justamente pra fazer o curso, que me foi indicado...O.ó meio q deu a loka e vim embora...O.O..
Mas sinto falta de mais conteudo...apesar de ter uns professores bem legais...
Espero não me decepicionar...

Mary,

Desculpe se minhas palavras não foram tão encorajadoras, mas não deixo de expressar meu ponto de vista. Já tive oportunidade de assistir uma aula e conhecer o conteúdo, fora de lá através de outros ex-alunos.
Muitos, é verdade, elogiam e gostam dos cursos e da escola em si. Mas, particularmente, repito que não gostei da didática.

Vá com vontade de aprender, tire todas as suas dúvidas e se esforce. Pois, além do investimento ainda mudou de cidade para fazer curso, então mais do que nunca precisa aproveitar e fazer valer à pena!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Mary

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 03 de Novembro de 2008, 21:03:51
Para flr a vdd, eu nem sou daqui...^^ estou morando  aqui justamente pra fazer o curso, que me foi indicado...O.ó meio q deu a loka e vim embora...O.O..
Mas sinto falta de mais conteudo...apesar de ter uns professores bem legais...
Espero não me decepicionar...

Mary,

Desculpe se minhas palavras não foram tão encorajadoras, mas não deixo de expressar meu ponto de vista. Já tive oportunidade de assistir uma aula e conhecer o conteúdo, fora de lá através de outros ex-alunos.
Muitos, é verdade, elogiam e gostam dos cursos e da escola em si. Mas, particularmente, repito que não gostei da didática.

Vá com vontade de aprender, tire todas as suas dúvidas e se esforce. Pois, além do investimento ainda mudou de cidade para fazer curso, então mais do que nunca precisa aproveitar e fazer valer à pena!

Abs

^^ HEHEH...^^
Tudo bem, realmente estou me esforçando ao máximo...Mas como disse e digo pro dono da escola, acho q falta contúdo...
Mas confesso q depois que conheci o MF ^^ tive mtas duvidas esclarecidas através dos tópicos...
=D
:ok:


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2008, 21:40:22
Para flr a vdd, eu nem sou daqui...^^ estou morando  aqui justamente pra fazer o curso, que me foi indicado...O.ó meio q deu a loka e vim embora...O.O..
Mas sinto falta de mais conteudo...apesar de ter uns professores bem legais...
Espero não me decepicionar...

Mary,

Desculpe se minhas palavras não foram tão encorajadoras, mas não deixo de expressar meu ponto de vista. Já tive oportunidade de assistir uma aula e conhecer o conteúdo, fora de lá através de outros ex-alunos.
Muitos, é verdade, elogiam e gostam dos cursos e da escola em si. Mas, particularmente, repito que não gostei da didática.

Vá com vontade de aprender, tire todas as suas dúvidas e se esforce. Pois, além do investimento ainda mudou de cidade para fazer curso, então mais do que nunca precisa aproveitar e fazer valer à pena!

Abs

^^ HEHEH...^^
Tudo bem, realmente estou me esforçando ao máximo...Mas como disse e digo pro dono da escola, acho q falta contúdo...
Mas confesso q depois que conheci o MF ^^ tive mtas duvidas esclarecidas através dos tópicos...
=D
:ok:

Que bom que tem encontrado no MF solução para suas dúvidas!
Continue participando e sempre buscando absorver as dicas e aprender com as verdadeiras aulas que os mestres que aqui estão, nos proporcionam!
Como sempre digo, desculpem-me as escolas de fotografia mas a experiência e o conhecimento disponível por aqui você dificilmente adquiriria num curso!

Boa sorte!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


kami

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2008, 10:10:31
AVISO DA EQUIPE DE MODERAÇÃO, LEIA COM ATENÇÃO!
ESTA MENSAGEM PROVÉM DA MESMA ORIGEM DE POSTAGEM DO PROPRIETÁRIO DA ESCOLA FOCUS (USUÁRIO ENIO LEITE), CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, EM PESSOA RELACIONADA À ESCOLA OU MESMO CLONE. ANALISE O CONTEÚDO DA MESMA COM O CRITÉRIO.



Mary:

A Focus é a primeira escola da America Latina, com mais de 34 anos de experiencia. Por lá já passaram os melhores profissionais e os melhores docentes. O Prof Enio Leite é o unico professor brasileiro com PhD em fotografia.

Os cursos da Focus são 100% práticos. Não há nada melhor do que aprender pela prática. Mas, para que isto aconteça, o aluno deverá fazer a sua parte: estudar a apostila, fazer os exercicios ali recomendados, trazer material solicitado pelo professor, etc...

O aluno quando não faz a sua parte, fica insatisfeito, pois não tem em mãos resultados palpaveis para medir seu aproveitamento.

Há também casos de alunos que acreditam que para se conseguir uma boa imagem, não precisar pensar, estudar, planejar. Basta contar com o seu talento e pronto!

Nunca conheci um curso, uma escola, onde o aluno estava isento de fazer a sua parte. Há casos que o aluno aparece na Focus, com sua camera no modulo 3 ou 4, cheios de dúvidas, quando o recomendado é o aluno adquirir sua camera no módulo 2.

Se você não gostou da escola, da didática ou do perfil que ela apresenta, vá para a Faculdade Senac. Lá você terá o mesmo conteudo, o mesmo diploma, só que em 4 anos. E o Senac não perdoa, não quebra galho! O aluno paga caro é bombardeado com conceitos meramente teoricos e não há turmas pequenas, como ocorre na Focus. E o indice de desistencia é alto!

Realmente é dificil agradar Gregos e Troianos... Principalmente quando não querem estudar.
Kami
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 14:16:38 por Leo Terra »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:58:29
Ainda que eu tenha feito metade do curso na Focus, eu evito dar minha opinião que, via de regra, busca pautar-se por elementos racionais, com alguma influência subjetiva, porque as pessoas de modo geral costumam "vestir (ou não) a camisa" da escola e, conseqüentemente, limitam-se à uma avaliação pessoal, logo, desprovida de critérios objetivos para realizar uma análise, não digo imparcial porque isso ao meu ver é impossível, mas pelo menos desprovida de elementos passionais, interesses de mercado e concentrada na preocupação com o ensino/aprendizado.

Eu, sinceramente, preferiria fazer uma avaliação junto ao Prof. Enio, profissional que respeito pela sua formação acadêmica, experiência de vida e dedicação à fotografia. Mas como o assunto é recorrente vou fazê-lo aqui e desculpe-me Kami se minha opinião não coaduna integralmente com a sua e acho curioso que sua participação no fórum, até o momento, restringiu-se apenas a tratar desse assunto.

Pois bem, imagino que ninguém desconsidere a importância da escola para a história da fotografia em São Paulo e formação dos profissionais daqui e de outras regiões.

Minha avaliação, portanto, está relacionada aos cursos presenciais dos módulos 1, 2 e 3 ministrados nesse ano, que  se refere a cerca da metade da carga horária do curso completo, ou seja, não é um diagnóstico do passado da escola (muito elogiado, diga-se) ou do seu futuro nem tampouco do curso completo.

Lembro também que me senti muito bem entre os profissionais e estudantes de fotografia que conheci na escola e que, de modo geral, não tem um perfil definido, mas é composto por trajetórias distintas, formações diversas, enfim, tem um perfil bastante eclético, não se restringe a um modo de se comportar, a uma visão de mundo, a uma única experiência, acho isso muito rico.

Bem, vou começar pelo material didático que tive acesso ao de todos os módulos. De modo geral, é muito completo e fácil de entender, é imprescindível a sua leitura como material de apoio às aulas práticas. Mas como os módulos 3-7 tem duração de uma semana e módulos 1 e 2 duas semanas, os alunos, sobretudo os que trabalham durante o dia, não conseguem, em tão pouco tempo, acompanhar as aulas práticas com a leitura das apostilas que possuem mais de 100 páginas cada. Lembro que esse não era o meu caso, mas o da maioria dos alunos.

Além disso, o conteúdo do material não é trabalhado em sala, ou seja, não é exigida a apostila nas aulas diárias/de campo. O que eu quero dizer é que a apostila, que tem um excelente conteúdo, é tida como material de apoio que deve ser estudado/consultado fora do horário de aula, não é exigida nem trabalhada na aula. Até porque se fosse, a gente que trabalha com ensino sabe muito bem o que aconteceria, a maioria dos alunos não leriam, causaria um certo stress entre alunos e professores, enfim, aquela velha história que perpassa todos as áreas de conhecimento, as pessoas não tem o hábito de leitura nem mesmo quando ela é imprescindível.

Uma sugestão que daria a escola é fornecer a apostila impressa e não apenas o link de acesso a ela, ainda que a escola cobrasse os custos de impressão. Ler uma impressão de qualidade, colorida, facilita a leitura ao passo que disponibilizar um link pulveriza as formas de acesso, pois tem gente que não tem impressora de boa qualidade, outras que não tem acesso à internet banda larga, enfim.

Outra sugestão é fazer uma revisão das apostilas, tem muitos pequenos erros, e organizar de forma racionalizada os textos dispersos dos módulos que não têm apostila.

Quanto ao corpo docente (lembro que não tive a oportunidade de fazer um dos módulos com o próprio Enio), como pessoas eles são muito prestativos, diria até muito queridos, quanto a isso eu não tenho nada a dizer a não ser elogios, mas como profissionais eu senti falta de uma formação mais consolidada, de um conhecimento mais profundo e, sobretudo, de uma produção fotográfica mais relevante.

Nesse sentido, o site da Focus poderia ter um espaço de divulgação das fotografias dos professores e do próprio Enio, uma espécie de carta de apresentações, afinal das fotos que vi todas estavam no orkut e espero que não seja a síntese, uma seleção das melhores fotografias. Aliás, a escola também poderia investir num site mais moderno, mais dinâmico, embora esteja satisfatório do jeito que está.

Já que mencionei o site, vou falar do fórum que, por enquanto, é bem primário, muito pouca gente participa.

Quanto aos módulos que fiz, gostei muito do conteúdo do módulo 1, que apresenta os conceitos básicos da fotografia e das técnicas de revelação química, e do módulo 2, que introduz conceitos da fotografia digital.

Volto a dizer, os módulos são muito interessantes para quem não tem um conhecimento básico de nenhuma das duas técnicas (analógica e digital), mas se o aluno já tem alguma informação primária, já fez algum curso on-line e leu muito sobre o assunto, assuntos mais aprofundados e dúvidas mais específicas não são sanadas, como muitas das dúvidas que já tirei aqui, até porque nivela-se o aprendizado pelo conhecimento geral dos alunos, isso acontece em todos os cursos de formação.

No módulo 3, fotografia de moda e luz artificial, eu senti que não só não era a praia do professor como também uma completa inexperiência no assunto. Foi então que avaliei meus propósitos nessa área, a relação custo-benefício e resolvi mudar o foco do meu aprendizado.

Mas veja, essa avaliação está condicionada aos meus interesses, não significa que todos devam fazer o mesmo. Dois dos meus colegas de curso continuaram os módulos e terminaram o curso, um até foi monitor da escola por algum tempo. Aliás, vou fazer uma observação muito particular e que em nada influi no conteúdo do curso, mas confesso que eu senti falta de profissionais competentes (professores e monitores) do sexo feminino na escola.

Em linhas gerais, o curso completo da escola Focus é voltado para a inclusão do profissional da fotografia no mercado de trabalho. Em virtude disso, o curso é prioritariamente técnico, voltado para a prática. Por isso, procurei a escola num momento específico onde sentia falta de consolidar esses conceitos técnicos. Como meus colegas do fórum podem constatar/acompanhar pela minha participação, fui introduzida no universo técnico e para me aprofundar recorro a várias ferramentas, entre as quais o tira-dúvidas aqui no fórum. Sou muito grata aos colegas que sempre me auxiliam nessa questão e em outras também.

Se o aluno tem interesse em outros temas da fotografia, como composição, narrativa, história da fotografia, poética, etc. eu recomendo acompanhar os intervenções do Ivan de Almeida e recorrer a livros e leituras (na fotografia e também em outras áreas) porque esses temas não integram as aulas práticas ou o material didático da escola Focus. Mas é bom lembrar que, em outros tempos, o autor daquele livro "Arte da composição", já tratado aqui várias vezes, foi professor da Focus. Mas veja que se trata de um indivíduo interessado no assunto e não faz parte da prática pedagógica da escola.

Por isso, eu repito, a apreciação sobre uma determinada didática, uma determinada escola, depende muito mais dos interesses individuais de cada um do que se trata necessariamente de uma abordagem imparcial, desprovida de interesses particulares, sejam eles de mercado, afetivo, passional etc.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 12:23:31 por Kika Salem »


kami

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:22:03
AVISO DA EQUIPE DE MODERAÇÃO, LEIA COM ATENÇÃO!
ESTA MENSAGEM PROVÉM DA MESMA ORIGEM DE POSTAGEM DO PROPRIETÁRIO DA ESCOLA FOCUS (USUÁRIO ENIO LEITE), CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, EM PESSOA RELACIONADA À ESCOLA OU MESMO CLONE. ANALISE O CONTEÚDO DA MESMA COM O CRITÉRIO.



Kika:

Permita-me esclarecer alguns pontos:

Você certamente chegou no módulo 3. Neste módulo temos as avaliações das fotos feitas, onde são analisadas questões sobre composição aplicada em retrato, books e foto moda e parametros tecnicos, como enquadramento, efeito de luz etc... Neste módulo os alunos são convidados a procurar na internet sites de moda e ver quais são as tendencias do momento.
As questões inerentes á historia da fotografia de moda está na apostila e é discutida em aula, quando os alunos assim o querem.

Quanto a apostila, ela é atualizada a cada 15 dias. São introduzidos novos conceitos. As vezes as alerações são feitas na ultima hora e não há tempo suficiente para fazer uma revisão mais apurada.

A secretaria da Focus dispoem de versão impressa, para que osa alunos que não possuam computador ou impressora, possam xeroca-la no Centro Academico XI de Agosto, em frente a Focus.

Bem, não sou garoto propaganda da Focus, não ganho nada defendendo a escola. Apenas conclui os 7 módulos recentemente. Antes disso, passei por uma serie de escola, inclusive faculdades e a Focus foi a instituição que atendeu mais as minhas necessidades.

Por outro lado, a Focus também dispõe de Forum, onde os alunos recem formados possam ingressar no mercado de trabalho.

Creio que temas referentes a história e filosofia da fotografia podem ser encontradas tanto na internet quando no proprio item de dicas, no site da Focus. Agora, aprender na prática e ser constantemente avaliado pelo professor, só na Escola Focus, mesmo...

Agora há escola para tudo e para todos
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 14:18:52 por Leo Terra »


Mary

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:35:35
Mary:

A Focus é a primeira escola da America Latina, com mais de 34 anos de experiencia. Por lá já passaram os melhores profissionais e os melhores docentes. O Prof Enio Leite é o unico professor brasileiro com PhD em fotografia.

Os cursos da Focus são 100% práticos. Não há nada melhor do que aprender pela prática. Mas, para que isto aconteça, o aluno deverá fazer a sua parte: estudar a apostila, fazer os exercicios ali recomendados, trazer material solicitado pelo professor, etc...

O aluno quando não faz a sua parte, fica insatisfeito, pois não tem em mãos resultados palpaveis para medir seu aproveitamento.

Há também casos de alunos que acreditam que para se conseguir uma boa imagem, não precisar pensar, estudar, planejar. Basta contar com o seu talento e pronto!

Nunca conheci um curso, uma escola, onde o aluno estava isento de fazer a sua parte. Há casos que o aluno aparece na Focus, com sua camera no modulo 3 ou 4, cheios de dúvidas, quando o recomendado é o aluno adquirir sua camera no módulo 2.

Se você não gostou da escola, da didática ou do perfil que ela apresenta, vá para a Faculdade Senac. Lá você terá o mesmo conteudo, o mesmo diploma, só que em 4 anos. E o Senac não perdoa, não quebra galho! O aluno paga caro é bombardeado com conceitos meramente teoricos e não há turmas pequenas, como ocorre na Focus. E o indice de desistencia é alto!

Realmente é dificil agradar Gregos e Troianos... Principalmente quando não querem estudar.
Kami

Eu realmente queria que fosse por falta de estudar...Pq pra eu sair la de Piracicaba e largar tudo emprego, familia e tudo o mais lá pra chegar aqui sem dinheiro fazendo de tudo pra poder pagar o curso e fikar insatisfeita é muito aceitavel...O.ó

Realmente estava insatisfeita...Pois com quem estava aprendendo até podia saber fazer, mas ensinar não é pra quem quer é pra quem sabe.
Agora que já tenho aulas com outra pessoa com mais didática o curso ficou mto melhor e os resultados muito mais palpaveis...
Aprender não depende só de quem qr...depende de qm ensina também...Não pago pra ser auto didata...Se quisesse ficava confortavel na minha casa e boa.


Mary

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:38:11
Ah...e quanto ao Enio...realmente manja mto~~


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:39:03
Pois é Kami, eu já tinha acompanhado sua participação em outro tópico, mas naquela ocasião resolvi só perguntei quando você tinha feito o curso na escola, mas não quis aprofundar a questão, não naquele momento.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23455.0

De fato, existe escola para todos os perfis e é uma ilusão pensar que uma escola, um professor vai transformar o aluno em referência na área, em profissional de respeito, se o mesmo não tiver interesse de praticar, pesquisar, estudar, enfim, não tiver iniciativa de ir além da formação básica e de integrar ferramentas de aprendizado.

Aqui, eu só quis dar minha opinião sobre a escola já que o assunto é tão recorrente e, quem sabe, sugerir algumas mudanças que considero benéficas, por isso não me abstive de evidenciar os prós e contras dentro daquilo que julgo importante.

Só para concluir, é possível extrair aquilo que cada escola tem de melhor, mas a construção de um grande fotógrafo ou de um profissional renomado é responsabilidade única e exclusiva do indivíduo. Ninguém pode dizer que Sebastião Salgado só é Sebastião Salgado porque passou por uma formação em Paris ou então responsabilizar uma escola por ser um fotógrafo mediano, não ser capacitado para a atividade nem ter o mínimo de criatividade.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 12:44:30 por Kika Salem »


Mary

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:46:47
Realmente Kika~


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:46:48
Só pra deixar claro, a resposta acima não está relacionada nem trata-se de uma direta/indireta a da Mary que só li depois de escrever a minha.


Mary

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:54:04
AHAHAHA~
Realmente tudo na vida depende da gente!
^^
Desde que comecei esse curso tenho aprendido muitas coisas...
Não por eles, mas por conta própria...Se a gente não agarrar e seguir em frente, não vai dar certo...
E esse negocio de ciclano, beltrano...Cada um é oq é pq foie atras...
Tenho muita vontade e isso é oq importa...Não me importa ngm...


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 01 de Dezembro de 2008, 13:16:16
Só pra ressaltar, esqueci de dizer acima que eu não descarto a possibilidade de, quando tiver dinheiro, voltar para a Focus para concluir o restante dos módulos.
Aliás, o Enio bem que poderia me dar uma bolsa, afinal não é todo dia que se encontra uma aluna tão interessada no assunto, com tamanha disposição e até com doutorado (se é que isso vale pra alguma coisa). Hahaha Modéstia é meu nome... (é ironia comigo mesma gente, não vão ficar bravos)
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 13:17:07 por Kika Salem »


kami

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #29 Online: 01 de Dezembro de 2008, 17:50:42
AVISO DA EQUIPE DE MODERAÇÃO, LEIA COM ATENÇÃO!
ESTA MENSAGEM PROVÉM DA MESMA ORIGEM DE POSTAGEM DO PROPRIETÁRIO DA ESCOLA FOCUS (USUÁRIO ENIO LEITE), CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, EM PESSOA RELACIONADA À ESCOLA OU MESMO CLONE. ANALISE O CONTEÚDO DA MESMA COM O CRITÉRIO.



Podemos nos informar por meio de livros, artigos, foruns de discussão, como no nosso caso o Mundo Digital, etc...

Uma coisa é a informação, outra coisa é a formação. A formação irá depender de uma escola, de professor que te ensine e que avalie constantemente. A avaliação é necessária para que cada aluno compreenda como está seu processo de desenvolvimento...

Isto pode ser feito na Escola Focus, na Faculdade Senac, Instituto Universal Brasileiro ou  onde for mais conveniente para cada um.

Bem, vou encerrar minha contribuição por aqui. Acredito que este espaço seja democrático e que todos tenham direito a externar suas opiniões...
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 14:19:55 por Leo Terra »