Autor Tópico: [CURSO-SP] Escola Focus  (Lida 62823 vezes)

kami

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #30 Online: 01 de Dezembro de 2008, 17:54:22
AVISO DA EQUIPE DE MODERAÇÃO, LEIA COM ATENÇÃO!
ESTA MENSAGEM PROVÉM DA MESMA ORIGEM DE POSTAGEM DO PROPRIETÁRIO DA ESCOLA FOCUS (USUÁRIO ENIO LEITE), CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, EM PESSOA RELACIONADA À ESCOLA OU MESMO CLONE. ANALISE O CONTEÚDO DA MESMA COM O CRITÉRIO.


Ah, Kika, esqueci de avisar.
A Escola Focus está com campanha de bolsas de estudos imperdivel.
Entre no site www.escolafocus.net ou envie e-mail para info@escolafocus.net
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 14:15:37 por Leo Terra »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #31 Online: 01 de Dezembro de 2008, 19:04:45
Bem, não sou garoto propaganda da Focus, não ganho nada defendendo a escola. Apenas conclui os 7 módulos recentemente. Antes disso, passei por uma serie de escola, inclusive faculdades e a Focus foi a instituição que atendeu mais as minhas necessidades.

Sr Leo Kami,

Interessante como para alguns a palavra "recentemente" é bem variável...

Fiz a Focus há 20 anos atrás quando ainda não havia fotografia digital.

... pois para você por exemplo - como citou no outro tópico - 20 anos atrás é como se falássemos de ontem!

Ah, Kika, esqueci de avisar.
A Escola Focus está com campanha de bolsas de estudos imperdivel.
Entre no site www.escolafocus.net ou envie e-mail para info@escolafocus.net

Diz não ser "garoto propaganda", mas deveria pois você mostra conhecer muito bem a escola e vestir sua camisa!

Não está tratando aqui com alguém sem conhecimento do que se propõe à escrever neste fórum. Portanto, quando tiver alguma crítica seja claro e direto aqui vivemos numa democracia e temos todo o direito de discordar, mas eu não suporto críticas veladas.

E, como você bem colocou por ser este um espaço livre para externamos nossas opiniões, reafirmo que excetuando-se o excelente Prof. Enio, a escola focus carece e muito de uma didática adequada, e de um melhor atendimento.

Saudações.
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:08:22
Fui um dos que estudei lá, fiz até o 2º módulo, bem tive uma diferença com o Enio, um professor que não posso avaliar como tal, pois nunca me deu aula, aliás, falando a verdade,  nenhum deles, tenho uma opinião formada sobre a pessoa deste fotográfo, mas vou apenas dizer, há muitas outras escolas que dão de 10 para esta focus.

Para não dizer que vou ficar apenas a "encolha" vou contar 2 fatos passados por mim e pelos outros da minha ex-turma, aliás de 8 alunos, 5 desistiram.

Fato 1: Módulo 1 ==> o professor, após a aula teórica nos levou no teatro municipal daqui de SAMPA para fotografar o que foi dito em aula, lá nos largou e foi fazer compras numa grande loja que alí tem. resultado, todos nós acabamos por tirar as 36 fotos do filme P&B e ficamos procurando o dito cujo que voltou 10 min antes do término da aula (horário da aula das 19h às 22h), pediu desculpas e corremos para escola afim de guardar os equipamentos "cedidos" e pegar nossos pertences;

Fato2 1º módulo ==> no laboratório de revelação o professor não quis ensinar como se retirava o filme da embalagem e prendia-o no espiral, alegando que aquilo deveria ser feito no escuro total e ninguém iria ver nada. Foi por mim sugerido que fosse feita a demonstração com um filme já revelado apenas para sabermos como fazer certo, pois ele -o professor- havia dito que se não enrrolasse o filme direito, poderia perdê-lo quando em contato com a química, ele apenas se dignou a dizer que seria perda de tempo.

Fato 3- 2 módulo ==> O professor, um engenheiro e fotográfo não sabia responder as perguntas que os alunos mais aplicados o faziam, não demonstrava interesse em tirar as dúvidas na próxima aula e dizia que com o tempo se aprende.

Fato 4 - 2º módulo ==> Na aula seguinte a da explicação de como se achar o cinza médio e sair para a frente do TEatro Municipal,  ficamos em sala de aula, o professor pegou as cameras e começou a exibir nossas fotos e comentar os erros e acertos. Os comentários legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal,legal, legal, até dar 22 horas, sendo que 2 alunos foram embora antes, não aguentaram.

Fato 5 - 2º módulo ==> após esta aula um aluno enviou para o Enio um email reclamando da atitude do professor, a resposta deste cidadão, o que eu posso fazer, a aula foi ontem, hoje é outro dia.

Afora outras coisas que prefiro não comentar, mas me lembro muito bem.

Só pra terminar, o Enio é um cara que despresa seus alunos, não tem educação e muito menos atenção para aqueles que não são seus alunos diretos, mas pagam suas mensalidades a ele.


Aqui em SP existe um curso muito bom o do Danilo Russo, é um pouco mais caro, em agosto deste ano, estava apenas R$120,00 mais caro e tem uma duração de um ano. (http://www.cursosdanilorusso.com.br/_cursos/home.php)

Fica aí meu testemunho
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


fp2008

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #33 Online: 02 de Dezembro de 2008, 19:41:29
Quem conhece o danilo russo pessoalmente sabe que ele é um excelente professor


martaprado53

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #34 Online: 08 de Dezembro de 2008, 09:36:18
AVISO DA EQUIPE DE MODERAÇÃO, LEIA COM ATENÇÃO!
ESTA MENSAGEM PROVÉM DA MESMA ORIGEM DE POSTAGEM DO PROPRIETÁRIO DA ESCOLA FOCUS (USUÁRIO ENIO LEITE), CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, EM PESSOA RELACIONADA À ESCOLA OU MESMO CLONE. ANALISE O CONTEÚDO DA MESMA COM O CRITÉRIO.


Depois de muito tempo dedicado ao auto-didatismo e perda de tempo, criei coragem para fazer um bom curso. Resolvi seguir as dicas da galera do MUNDO FOTOGRÁFICO e fui checar em foco como são  as escolas de fotografia em evidencia de São Paulo.

Comecei pela do Danilo Russo. Tudo vazio, apenas a recepção estava funcionando. A atendente me entregou um folheto, com informações que já eu havia visto no site. Queira mais informações sobre técnicas e didáticas adotadas pela escola e ela não soube responder. Perguntei pelo Danilo Russo. Segundo ela, estava em locação externa e não tinha hora definida para voltar.

De lá fui para a Full Frame. Sem alunos, sem professores, apenas a atendente. Pensei, estamos no mês de dezembro, creio que as escolas já estão em recesso... Mal entrei, ela já colocou um folheto na minha mão. Expliquei que já havia visitado o site, que tinha algumas dúvidas e queira falar com o dono. Bem, o Tales não estava, “ele é um cara muito ocupado, etc...”

Já estava quase desistindo, mas como faltava apenas a Escola Focus, respirei fundo e fui em frente ! Encontrei a escola viva, cheia de alunos.  A recepcionista, veio ao meu encontro. Expliquei que não queria folhetos nem explicações, Queira, sim, falar com o dono!  Segundo ela o prof Enio Leite iria entrar em intervalo de aula muito em breve. Perguntou ainda se eu queira conhecer a escola. Um dos professores me acompanhou pela escola, mostrando as instalações, laboratórios, estúdio,  galerias dos alunos em curso e TTC dos alunos confluentes. Enio Leite veio em seguida, respondeu todas as minhas dúvidas, explicou a didática dos cursos de fotografia em sete módulos, as normativas adotadas e outras dúvidas do tipo. Comentei ainda, se caso tivesse mais dúvidas, se poderia falar com ele. “Sem problemas, estou sempre aqui”.  Pude também conversar com os alunos e trocar figurinhas.

Gostaria muito de agradecer a galera pela sugestão de ir à luta. Fica aqui meu depoimento. Nada melhor do que conferir ao vivo, direto da fonte. Obrigada a todos!

Marta Prado
 
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 14:14:35 por Leo Terra »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #35 Online: 08 de Dezembro de 2008, 10:50:09
Srs...

A administração do fórum está bloqueando o tópico para investigação.

Atenciosamente,
Fernando Paes
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #36 Online: 08 de Dezembro de 2008, 14:27:23
Pessoal tópico aberto novamente.
Foi feita uma verificação pela moderação, após solicitação de alguns usuários.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


martaprado53

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #37 Online: 08 de Dezembro de 2008, 15:04:21
Preazos Senhores Moderadores:

Confirmo a autoria e veracidade da mensagem postada por mim logo acima.

A referida mensagem, de fato, foi postada na Focus. Para quem nao sabe, a focus dispoe de rede on line a disposicao de todos.

Pergunte a quem ja esteve na focus
Grata


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #38 Online: 08 de Dezembro de 2008, 18:05:18
Bah, essa da aula prática sem o professor e da falta de avaliação crítica das fotos produzidas pelos alunos é dose... Eu dou aula numa escola aqui de Porto Alegre e acompanhar a prática é fundamental para orientar os alunos, assim como a avaliação crítica é também fundamental para mostrar conceitos de composição, fotometria, etc.

Agora, sobre o Danilo Russo, respeito quem acha o contrário, mas pra mim ele só tem nome. Já assisti duas palestras dele e parece piada, só deu esquemas de luz prontos (esquemas simples que ele chama de "grandes esquemas de luz"), sem discutir nada sobre os conceitos ou as justificativas da escolha por determinados esquemas, e ainda chegou a "ensinar" que para simular luz de janela o fotógrafo precisa de pelo menos 4 flash rebatidos num grande isopor... Quem trabalha com estúdio sabe que com um lenço branco e um flash já se consegue simular luz de janela sem problemas....

Enfim, a escola focus eu não conheço, mas o Danilo Russo, como professor, eu não recomendo. Conheço muita gente menos badalada que trabalha muitíssimo melhor do que ele e ainda cobra bem menos.


kami

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #39 Online: 08 de Dezembro de 2008, 18:43:35
Tens razão, B. Gomes!
Abandonar os alunos na aula em campo é o fim! Os outros professores quando souberam disso, ficaram fulos da vida!

Ouvi os comentarios na época. As vezes passo pela Focus para dar um oi, matar saudades e  obviamente usar a internet.
Este era um professor novo, que veio de Tucurui, Pará. Curriculum excelente, muito bom profissional, mas sem didatica alguma !
Mas do jeito que entrou, saiu...
Lidar com mão de obra altamente especializada é complicado. Mesmo para qwuem tem muita experiencia. Creio que neste assunto todos nós temos uma história para contar...

Leo



Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #40 Online: 08 de Dezembro de 2008, 19:21:32
O importante desse tópico é que cada um pode tirar as suas próprias conclusões. Um fator que considero importante para fazer qualquer julgamento é a credibilidade conquistada pelos usuários. Nada contra os recém-ingressos que tem todo direito de se manifestarem e até de defenderem a escola, desde que haja transparência e não tenham nenhum vínculo (direto ou indireto) com a mesma nem com seu proprietário. Mas é fato que um usuário ativo, que participa do fórum, que contribui com as discussões e dúvidas tem mais influência do que um ou mais usuários que se cadastram apenas para tratar de um único assunto.

O Chello e B. Gomes, por exemplo, são dois colegas do fórum que eu respeito muito, por vários motivos (participação, seriedade, produção, periodicidade, contribuição, entre outros mil motivos), então, no segundo caso, eu pensaria duas vezes antes de fazer um curso com o renomado Danilo Russo, ainda que a sede deles seja aqui perto de onde moro.

Marta, desculpe-me, mas não acredito que apontar possíveis deficiências de outras escolas, que fique claro que nunca passei nem perto delas, engrandece, de alguma maneira, aquilo que defende.

A referida mensagem, de fato, foi postada na Focus. Para quem nao sabe, a focus dispoe de rede on line a disposicao de todos.
Pergunte a quem ja esteve na focus
Eu já estive e conheço muitas pessoas que já estiveram. Das três opções uma: ou só é disponível no módulo 7 quando os computadores são indispensáveis para aprender a mexer no photoshop; ou a medida foi implantada a partir de abril; ou os computadores só foram disponibilizados para uso dos alunos a partir do módulo 4 porque até então eu nunca vi, nunca fui informada nem li nenhum comunicado (na porta, no fórum etc.) de que os mesmos estavam disponíveis para uso dos alunos assim como o laboratório também não estava, exceto para os alunos do módulo 1. E, por favor, não venha me dizer que a culpa é do aluno que tem iniciativa de perguntar (afinal é sempre mais fácil responsabilizar o aluno do que rever uma estrutura), porque esta é uma responsabilidade da escola informar. 

Já estava quase desistindo, mas como faltava apenas a Escola Focus, respirei fundo e fui em frente ! Encontrei a escola viva, cheia de alunos.  A recepcionista, veio ao meu encontro. Expliquei que não queria folhetos nem explicações, Queira, sim, falar com o dono! 
Comigo a história foi bem diferente. Enviei um e-mail em março solicitando informações sobre a programação de abril, mandaram-me a de março. Reenviei a mensagem dizendo que queria a de abril, pois só podia freqüentar as aulas em abril. Nunca mais obtive resposta. Mas sou insistência, melhor seria que não fosse, e liguei para escola para solicitar informações por telefone. A ligação estava ruim, a culpa não era minha, e a esposa do Enio que é também secretária gritou ao telefone dizendo que eu enviasse e-mail!? Um dia fui apresentar uma palestra ali na UNESP da Sé, aproveitei o ensejo e passei na escola, foi só então que consegui obter informações sobre a programação em abril. 

Também presenciei muitas outras histórias de bastidores na minha passagem pela escola, algumas muito parecidas com as da Mary e do Ricardo, outras diferentes, mas não menos intrigantes, só não quis relatá-las, não até agora.

Leo Kami, uma curiosidade: você é irmão do Wilson?
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 20:05:15 por Kika Salem »


martaprado53

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #41 Online: 08 de Dezembro de 2008, 21:53:44
Kika:

Não estou aqui para defender esta ou aquela instituição de ensino. Soube através dos alunos que muita coisa mudou. Não sei exatamente oque, pois passei a conhecer a Escola Focus recentemente. Creio que a melhor maneira de verificar tudo isto é indo até lá.
Foi isto esxatamente o que fiz.

Grata!


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #42 Online: 08 de Dezembro de 2008, 23:15:24
Bem,

Vamos lá, tentarei ser o mais imparcial possível, pois no meu estúdio damos cursos de fotografia.
No aspecto geral de todos os cursos, vou deixar claro uma coisa: O MEC NÃO RECONHECE NENHUM CURSO DE FOTOGRAFIA COMO TÉCNICO! Ou seja, curso com reconhceimento do MEC, só faculdade, Senac e UNIP por exemplo.
Outro esclarecimento que deve ser levado em consideração que para ser membro da The Royal Photografic Society basta pagar 60 libras e boa, nem precisa mandar portifólio. Para ser membro da IFPO Washington basta pagar uma taxa que você torna-se membro vitalício.
Primeiramente fiz meu primeiro curso com o Leo Terra e curti pra caramba e aprendi muuuuuuuuiiiiittttoooo! Depois decidi ir estudar flash e acabei indo pra Focus.
Quanto a Focus, eu e meu sócio demos aula lá até final de 2006, saímos de lá por vários problemas que encontramos nos cursos, estrutura da escola e acordos não cumpridos feitos com a escola. As duas máquinas digitais existentes até hoje na escola, foram a minha e do meu sócio. Porém não posso negar que por vontade minha e do Ricardo (meu sócio) aprendemos muuito lá devido a biblioteca riquíssima que o Enio possui.
Quanto aos cursos dados hoje, não sei como são, só sei que tem alguns alunos que acabaram vindo ter curso conosco devido a aulas superlotadas (com 30 alunos por exemplo) e outros problemas que podem ser relatados por eles.
Um coisa que tem na Focus e é super legal, é o laboratório de PB, pra quem curte filme o laboratório é bem legal!
Na boa, ouvi essa frase de um professor que meu deu um curso no Museu de Arte Moderna de São Paulo durante um curso de fotografia "quem sabe faz e não fica só ensinando!" como estávamos nos queimando com algumas coisas que rolavam na escola, decidimos sair e montar nosso estúdio. Somente a pouco tempo decidimos dar cursos no nosso estúdio devido a demanda por indicação de passoas que tiveram curso conosco na Focus. Afinal, temos nossos jobs e pautas para fazer. Um exemplo disso é que temos apenas 5 alunos por turma.

Um abraço,

Fernando Siqueira
www.primelight.com.br
Orkut: Fernando Siqueira Fotógrafo
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 23:38:43 por wfernandophoto »
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #43 Online: 08 de Dezembro de 2008, 23:26:46
Outra coisa que esqueci de comentar, quanto a suspeitas de usuários serem donos de escolas com usuários falsos, pode afimrar categoricamente que já vi essa prática.

Atenciosamente,

Fernando Siqueira
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 23:40:08 por wfernandophoto »
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #44 Online: 09 de Dezembro de 2008, 01:00:11
Senhores,

Tomei a liberdade de pedir para algumas pessoas que tiveram aula lá descrevrem os problemas e as coisas legais que encontraram na referida escola.

Um abraço,

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2008, 01:07:28 por wfernandophoto »
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42