Autor Tópico: [CURSO-SP] Escola Focus  (Lida 62790 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #45 Online: 09 de Dezembro de 2008, 01:29:42
Legal Fernando... Legal vc ter comentado os WS que fazemos, acho importante que o pessoal veja que a iniciativa tem ajudado pessoas como você. Também fico muito feliz de saber que o curso o ajudou.

:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #46 Online: 09 de Dezembro de 2008, 01:50:57
Leo,

Todo bom trabalho deve ser reconhecido! Sabe que sempre que precisar estamos aí!

Um abraço!
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2008, 01:51:28 por wfernandophoto »
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


LaisGuadanhim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #47 Online: 09 de Dezembro de 2008, 02:13:55
Olá a todos!
Fiquei sabendo do tópico pelo Fernando e vim aqui dar a minha opinião a respeito do assunto tratado.
Antes de mais nada, cabe ressaltar que o que vou relatar aqui foi a minha experiência pessoal, que pode ser interpretada de forma diversa por outras pessoas. Pra mim foi assim e é só isso que quero dizer. Não tenho aqui qualquer pretensão de atingir uma verdade absoluta ou qualquer forma de unanimidade, até pq, toda unanimidade é sabidamente burra.
Eu gostava de foto, queria aprender alguma técnica,melhorar minhas fotos, mas sem qualquer pretensão profissional. Pergunta aqui, pesquisa ali, não tinha nem mta grana nem mto tempo, afinal, era só pra brincadeira.
Por indicação de um amigo, caí na Focus. Primeira impressão foi ruim, bem ruim. Tratamente frio, desinteressado, parecia que vc tava pedindo um favor incomensurável e não informações sobre o curso à secretária, ou seja, à pessoa responsável por isso! O discurso inicial me convenceu, módulo 1 com câmeras analógicas pra treinar o olhar, para evitar de sair clicando ao léu. Lindo discurso, mas puro blablabla. A verdade é que a escola não tem câmeras digitais suficientes para todos!
Conforme foi falado no tópico, o professor do módulo 1 era um amor de pessoa, mas isso não é exatamente um mega elogio em se tratando de um professor! A minha primeira aula de módulo 1 era a primeira aula que ele dava. Não, isso não era um problema, todo mundo começa de algum lugar, alguma hora. Mas ao longo das aulas fui sentindo que ele não tinha segurança - e mto menos profundidade - no que ele tava falando. Várias perguntas de alunos que já tinham algum contato com foto ficaram sem resposta, ou com uma resposta não satisfatória.em uma conversa de corredor, ele me disse que havia concluído o módulo 7 há pouco mais de um mês, acompanhou a aula de outro professor durante o módulo 1 e foi jogado pra dar aula. Não acho que ele seja errado em aceitar, mas discordo de uma escola conceituada fazer isso! Quer colocar ex aluno pra dar aulas, ótimo! Mas treine-os antes, à exaustão!
No fórum alguém comentou uma coisa extremamente pertinente. Jogar alunos no vale do anhangabaú, na segunda aula, pra fotografar o que quiser e ponto, não pode ser considerado aula! Aula é orientação, é demonstrar a aplicação prática dos conceitos que foram tratados em aula, é colocar a teoria pra fazer sentido.
Outra coisa que comentaram no fórum foi da apostila da focus. (só pra lembrar que eu caí lá sem saber o que era um obturador...!) É óbvio que é útil, que tem mta informação mega importante! Mas, na minha opinião, é vomitado demais. Mta informação pra mto pouco tempo. Especialmente se levarmos em conta que, como tb foi dito, aquele conteúdo todo é ignorado solenemente, não só na aula prática, como na teórica tb! ler aquele tanto de teoria e a prática ser "pega a câmera e sai clicando até acabar o filme" não exatamente pode ser chamado de aula!
No concernente à avaliação das fotos do módulo, nenhum professor olhou nem 5 das fotos que eu fiz. E mto menos fez qualquer comentário justificado a respeito de fotometria, enquadramento, composição, foco, na-da. "nossa, legal essa foto" foi o máximo que consegui. Mas nunca descobri pq a foto tava legal (pra conseguir repetir o acerto!) ou especialmente o que não tava legal nas outras 35 fotos, pra que eu tivesse a chance de tentar corrigir os erros, aprimorar a técnica, o olhar.
No módulo 2 começamos com foto digital. Dos 12 alunos da sala, 3 tinham câmera; e 1 da escola. Resumo da ópera: 1 câmera pra 3 alunos, um professor que não estava nem aí pra aluno nenhum e prática totalmente dissociada de teoria. Diametralmente oposto ao professor do módulo 1, que não tinha profundidade de conhecimento, mas tinha a maior boa vontade do mundo, professor Ênio é um inegável poço de conhecimento sobre foto, mas não tem didática e nem interesse em tentar disfarçar isso. Desde as dúvidas mais bobas até as mais elaboradas eram todas solenemente ignoradas e/ou ridicularizadas. Respondidas, jamais.
Mais uma vez, a teoria era desalinhada da prática. Andamos o centro inteiro, várias vezes, fotografamos várias coisas. Mas eu nunca consegui entender a lógica de alguém me dizer "aponta pro táxi e tira uma foto em EV0, +1 e -1". Ok, fazer isso até que não era difícil. Mas pq eu deveria fazer isso???? em qual situação eu deveria optar pelo EV 0, EV+ ou EV-?
Avaliação de foto?!?! sim, todos os dias, ao voltarmos da rua tinha! mas nem precisava, depois do primeiro dia todo mundo já sabia o que ele ia falar. Detonava 90% das fotos, fazia piadinhas toscas em todas as fotos que alguma das meninas aparecia, elogiava ("legal essa") 5% das fotos. De novo: nem o elogio nem a crítica eram fundamentados, tirando de todos a chance de aprender alguma coisa com aquela "avaliação".
Esse é um resumo breve (ok, nem tão breve assim!) dos 2 módulos que estudei na Focus, em 2007. Claro que tirei muitas coisas boas de lá e que agradeço por isso. A experiência valeu demais!
Como se pode perceber acima, eu não estava exatamente satisfeita com os rumos da Focus. Acabei conhecendo o Fernando lá dentro e mantive contato com ele pelo orkut. Mais de um ano depois de sair da Focus, acabei decidindo voltar a estudar fotografia e fui pra Primelight. Mas o assunto aqui é a Focus, então chega de falar!
Abraços a todos!

Lais Guadanhim

Orkut: Lais Guadanhim
Blog: www.lalaesuastralhas.blogspot.com



martaprado53

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #48 Online: 09 de Dezembro de 2008, 06:38:39
Bem, visitando o site do Fernando, pude observar que ele também se formou pela Focus. Não conheci a antiga Focus, mas afirmo que ainda vale a pena ir até lá e conferir!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #49 Online: 09 de Dezembro de 2008, 09:02:49
Primeiro quero dar as boas-vindas a Lais e um abraço ao amigo Fernando que andava sumido aqui do MF!

E, serei bem claro pois não gosto de nada velado como já citei. Gostaria que o ilustre Enio se manifestasse claramente neste tópico pois, desculpe-me mas minha desconfiança só aumenta de que kami e martaprado53 são na verdade o senhor Enio!

Felizmente cada um tem sua opinião e felizmente mais pessoas tem a iniciativa - assim como a Lais - de vir expressar a sua!

Cada um estuda na escola que quer e faz o que quer. Para mim  - e não só para mim como já ficou claro - a renomada escola Focus tem falhas assim como qualquer outra instituição de ensino. Porém, o mais importante é que tais falhas sejam reconhecidas pelos seus dirigentes e corrigidas para melhorar o serviço oferecido aos seus alunos.

Humildade e respeito são fundamentais!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


LaisGuadanhim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #50 Online: 09 de Dezembro de 2008, 10:15:52
Chello, muito obrigada pelas boas vindas! Espero participar desse fórum de forma contributiva tb!

No mais, só tenho a dizer que não poderia concordar mais com vc. Muito mais importante que não ter falhas é reconhecê-las e tentar corrigi-las!

Abraços,

Lais


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #51 Online: 09 de Dezembro de 2008, 12:35:09
A Lais sintetizou muitas das minhas idéias, ainda que resumidas.  :D Bem-vinda ao fórum Lais.

Na minha primeira resposta eu quis tratar de forma mais generalizada de assuntos que considerava importante que tanto para quem procura uma escola quanto para quem administra uma podiam servir de parâmetro. Mas é claro que deixa muita coisa para trás, coisas de relacionamento humano, de relação professor-aluno, histórias de bastidores, atendimento administrativo etc.

Eu acho, de fato válido, como mencionou o Fernando apontar os prós e contras, afinal a escola tem tradição e o Enio Leite faz parte da história da fotografia paulista e tem uma produção escrita e uma formação teórica de extrema relevância. Infelizmente, como mencionei acima, não conheço a sua produção fotográfica nem a dos professores da escola.

Nesse sentido, endosso a afirmação do Fernando, a Focus tem um laboratório excelente. Quando utilizei-o pela primeira vez fiquei fascinada. Até postei o resultado dos exercícios aqui, no tópico do Franciso:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18475.45 (a partir da p. 4)

Aqui postei dúvidas que não consegui solucioná-las com a orientação dos professores da escola e nem com a leitura do manual da câmera que, como ressaltou a Lais sobre a apostila, quando você não está adaptado ao jargão fotográfico fica mais complicado, embora hoje não esteja mais:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24128.15

Aqui eu fiz uma apreciação da escola comparando-a com outro curso que estava fazendo, mas não citei o nome porque não achava necessário:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24663.0

Observe que o problema não está no fato de fazer alguma apreciação sobre a escola ou até anunciar seus cursos, isso é freqüente no fórum, agora o que não dá pra aturar são depoimentos forjados ou comprometidos com interesses de mercado.

Aqui foi outro momento que eu mencionei os professores da escola, mas, de novo, citei como exemplo sem nominá-los:
No segundo caso, penso que o desejo de "quebrar as regras" advém, sobretudo, da quase única referência que se tem sobre composição no universo da fotografia: a "regra dos três terços". Vou citar um exemplo próximo. Eu faço um curso de fotografia. Nesse curso, meus professores imediatos (não o proprietário da escola) possuem conhecimento técnico, mas quase nenhuma noção de composição. Eles são uns amores, veja bem não estou julgando a pessoa, mas quando eles começam a falar em composição, eu tenho até vontade de chorar. Ainda bem que eles falam pouco disso porque o curso é 100% técnico e foi por isso mesmo que eu me matriculei nele. Enfim, na maioria dos cursos de fotografia tudo começa e acaba na "regra dos três terços". Parece que toda a história da arte, da humanidade, se fez em cima da "regra dos três terços". Pois bem, o problema, portanto, não está na regra em si, que é válida em muitos casos e situações, mas nos usos e porque não desusos que se faz dela, levando-a à exaustão. Nessa questão eu concordo que o desenvolvimento de uma identidade fotográfica, o estudo de processos de criação, da história da arte, seja um percurso solitário, de busca pessoal, ainda que eu me guie por algumas indicações, referências e debates.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?action=post;quote=224103;topic=23351.15;sesc=f5d410af23cf1e5db9608e8ea9e040e1

Observe que, ao me matricular numa escola, eu estabeleço uma relação profissional com o estabelecimento de ensino. Portanto, ter professor simpático ou dizer que ele "é um amor de pessoa" significa separar a apreciação do profissional da pessoa, mas, dentro dessa relação profissinal estabelecida com o pagamento do curso ser simpático não mascara as suas deficiências nem deve pesar numa apreciação sobre o curso.

Aqui são dúvidas que eu trazia das discussões com alunos, professores e monitores para discutir com os colegas do fórum quando não ficava convencida com as explicações:
WB personalizado com a tampa da batata?: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23289.0
Dúvida sobre a velocidade mínima a ser usada de acordo com a objetiva escolhida: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27258.0

Lembro também que quando esse tópico "Escola Focus" foi criado, eu enviei uma MP ao colega dizendo para ir até a escola assistir uma aula e avaliar se era aqui mesmo que ele queria, pois como disse aqui e em tópicos antigos, cada um tem um objetivo na vida e o que vale para alguém pode não valer pra mim e vice-versa.

Só pra resumir, eu não acho correto: 1) transferir as deficiências, que todas as escolas têm, para o aluno, logo não se propor a uma revisão da estrutura; 2) desmerecer outras escolas como estratégia de elevar a sua, pois o ato de "falar mal dos outros", pode me fazer sentir melhor, o que não significa que eu seja melhor; 3) criar subterfúgios com uma única intenção, isto é, desmerecer os depoimentos reais, a exemplo da dúvida inicial da Mary cuja resposta seguida do Kami queria colocar toda a responsabilidade da deficiência do aprendizado nela que saiu da sua cidade com a expectativa de vir aprender fotografia em São Paulo, talvez, como eu, influenciada pelos depoimentos do site da Focus, onde até o apresentador do jornal estadual, Carlos Tramontina, dá o seu depoimento a favor da escola. Por isso acho imprescindível que esses depoimentos tivessem data.

Marta, de novo, desculpe-me, mas os horários que você posta não são de um aluno convencional. Afinal a escola funciona para atendimento do aluno regular das 9-12 e das 7-10. Hoje, por exemplo, você postou às 5:38 da manhã, que aluno chega esse horário na escola?

De modo geral, exceto as histórias lendárias, de bastidores, de convivência etc., eu acho que já falei o bastante sobre a minha experiência com o curso, a escola, a administração e o corpo de professores. Espero que outros colegas (não clones), com experiências iguais ou distintas, façam o mesmo.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2008, 12:52:39 por Kika Salem »


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:55:43
Bem voltando ao assunto, também fotografei o tal táxi, na frente das Arcadas (Fac. de Direito do Largo São Francisco), também fui jogado no vale do Ahangabaú para tirar fotos à noite do que bem quisesse.

Também é verdade que o Enio pensa que é o supra-sumo da fotografia, não dá a mínima aos que pagam o seu pão-de-cada-dia, aliás, pensa que faz um favor e não cobrar pelo suposto aprendizado.

Bem estudei em agosto/2008, portanto, LaisGuadanhimte digo que nada mudou, talvez até o táxi deva ser o mesmo, rsrs.

Ao quebrar o pau com o Enio, lhe disse: "não o reconheço como nada nesta vida, e que fui um tremendo burro em pensar que acharia honestidade na Região da Sé" (sic), a segunda parte destas minhas palavras deve-se ao fato de ser público e notório a fama da Sé (é só consultar os jornais).

Abraços
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 00:56:39 por Ricardo Lou »
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


jacqueline-reis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #53 Online: 15 de Dezembro de 2008, 00:19:36
Olá.Essa é minha primeira postagem aqui no fórum.
Soube desse tópico também pelo Fernando....acompanho alguns assuntos mas nunca postei nada.
Porém finalmente chegou um assunto que eu domino!! rs

Estudei na Focus até 1 mes atrás. Não tenho muito o que acrescentar depois do e-mail muito bem elaborado da Lais.
Nada mudou. Alias acho que as coisas pioraram.
Fui encantada pela Focus simplesmente pelo fato de que lá a escola "emprestava as cameras aos alunos que não possuiam o equipamento". Foi isso que eu soube e foi o que a Luisa (secretária/esposa) me informou.
Meu 1 módulo foi uma catástrofe. Sim...Sé,Vale do Anhangabaú,Parque da Luz (passei por tudo isso também)Mas eu era leiga. E estava muito empolgada,afinal era muita informação que eu não tinha.Achei que estava tudo indo bem.
No módulo 2...uma nova surpresa. 1 camera!! Para 12 alunos.
Ok, 3 tinham camera.9 tiveram que comprar. Ou comprávamos ou sairiamos no tapa por minutos de utilização. Eu comprei a minha depois de uma aula sobre MENU e parâmetros da maquina.
9 alunos sem camera...a sala sem TV. Tudo na base da imaginação!!
O professor muito interessado em bater papo,paquerar as alunas e destratar os que cobravam respostas e aulas mais didáticas.Me sentia insatisfeita. Minha turma era ótima..pessoas interessadas,faziamos sáidas,trocávamos informações e dicas..e comecei a notar que eu estava aprendendo muito mais fora da escola do que dentro.
Antes de me matricular no 3 modulo fiquei em crise! MAS quando soube que teria aula com o "famoso" Enio. Fui lá e me inscrevi novamente!
Nova decepção.Esse é o módulo de estúdio. Num dos sábados tivemos 28 aluno na turma. (Sim isso mesmo 28!!)
As fotos tiradas eram avaliadas em: Boa essa...ou "dá pra mãe" que significava: Não serve,está ruim!
Como disse a Lais...eu nunca soube o que estava bom...e o que estava ruim.
Entrava e saia das aulas com duvidas. Ou com mais duvidas.
Apelidinhos perjorativos,maus tratos pelo Sr Enio Leite com os alunos? Cansei de ver e presenciar.
A apostila está na net. Um emaranhado de informações desconexas e copiadas da internet (na base do CtrlC /CtrlV).Com mais de 100 páginas em cada módulo.
É muita coisa pra contar! Entao ficarei por aqui. rs

Saí de lá...
Hoje estou em outra escola revendo TUDO o que eu teoricamente já deveria saber.Estou fazendo na Prime um "módulo revisão" para poder acompanhar o ritmo de novos módulos. À cada aula saio de lá com vontade de chorar...é muita defasagem! É muita coisa que eu desconhecia!!
Honestamente?
Foram 3 meses de tempo e dinheiro perdidos.

Só mais um detalhe: internet na Focus?
Nunca soube desse acesso livre!

Espero ter contribuido.
Abços

Jacqueline Reis
Fotógrafa


kraus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #54 Online: 15 de Dezembro de 2008, 23:24:10
Não pretendo me alongar neste assunto, muito menos propiciar motivos para debates intermináveis. Alguns membros nesta lista
 
 adorariam  sair no tapa com duas pessoas em particular; DEUS E O MUNDO!
Participo  da historia da focus a mais ou menos 7 anos cuido da rede de computadores da escola e desde o primeiro dia que estou gerenciando os micros , nunca observei que ouve-se limites ou proibições no uso dos computadores pelo contrario na Focus o uso é livre e em outras escolas a qual eu participo tambèm vejo que o uso é muito restrito e até certo ponto fiscalizador.com estes anos de convivência na Focus acabei observando e participando de muitos acontecimentos  e deixo minha opnião a seguir. 
Em primeiro lugar, Fernando Siqueira e seu sócio Ricardo Reis trabalharam na focus, deram aulas e 
 finalmente aprenderam a didática de como dar aulas. Outro fator importante:
 Se eu não estou enganado, a equipe do estudio deles é composta por alunos
 
que se formaram também, na Focus. Será que a Focus realmente é uma porcaria ?
 
Por melhor ou pior que a Focus seja, isto não é motivo para o Fernando Siqueira  querer se aproveitar da
 
situação "convidando" seus alunos a depor contra a Focus. na realidade acho que todos tem que ter o direito a reclamar , quando não estão satisfeito com o aprendizado ou até com o ambiente o qual deve ser leve e criativo .
outro coisa importante é saber se a escola ou o fotografo é filiado,
 
Não importa se o curso é livre ou regulamentado, a filiação ao sindicato da categoria é exigencia da lei.
 
Outra coisa que merece ser citada: A Focus tem um Forum. Neste forum há um tópico denominado MERCADO DE TRABALHO. Voltado
 
para alunos formados pela escola.
dificuldades todos temos, não podemos usa-las como justificativas ou mesmo para denegrir os outros. Não
 
conheço nenhuma escola onde a totalidade de seus alunos concordam com a instituição, suas normativas ou mesmo com seus
 
professores. Estamos falando de universidades onde os alunos são triados por um vestibular e ingressam com o padrão semelhante
 
de cultura, conhecimento e intelectualidade.  Criticas construtivas são benvindas, podem contribuir para ambos os lados agora
 
criticas destrutivas, tendenciosas, realmente não acrescentam nada a ninguém.
 
Até onde se pode observar, as reclamações postadas são dignas de aula particular. O professor não fez isto, não fez aquilo
 
para mim, não quis quebrar meu galho, etc...
 
Para que qualquer curso, em qualquer parte do mundo possa dar  certo, o professor tem que realmente fazer a sua parte. O aluno também tem que fazer a sua: estudar, possuir a sua camera, , ler a apostila e fazer os exercicios recomendados, aprensentar para o professor corrigi-los, pesquisar, sempre correr atras. E o mais importante: USAR E ABUSAR DO PLANTÃO DE DÚVIDAS , seja por e-mail ou telefone. O mercado é muito competitivo e apenas aqueles que tiverem expediente, perseverança e tiverem devidamente atualizados, conseguiram seu merecido espaço ao sol.
 
Não devemos esquecer que  a Focus em 2008, formou mais de 2.000 alunos. Não estamos vendo 0,001% deles fazendo propaganda contra. Nem aqui e nem em qualquer outro lugar!
 
 Eu como pessoa neutra nesta situação convivi com O Fernando e tambèm com o Ricardo , e não tenho nada contra eles , acho pessoas  inteligentes , educadas  com uma forma interessante de aplicar seus conhecimentos na melhoria dos cursos particulamente acredito muito que no tempo que estou na Focus ajudando na manutenção de seus computadores, Ricardo Reis e fernando Siqueira foram otimos professores e não tenho nada contra sua didadica .

 Agora conversando com o Enio nós decidimos  para melhorar cada vez mais o atendimento, estaremos em breve criando um tópico: "ONDE A FOCUS PODERIA MELHORAR" Um feedback para atender a todos e otimizar cada vez mais o padrão dos cursos e o conteudo do
 material didático. Isto sim, será de interesse para todos!


Paulo Sassarrão

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
    • http://www.paulosassarrao.com.br
Resposta #55 Online: 16 de Dezembro de 2008, 00:07:58
Pessoal,tá pior que eleição,alguns até cuspindo no prato que comeram.
Fiz alguns módulos na Focus e digo que uma vez um aluno do Curso de Eventos perguntou ao professor qual seria a melhor lente para cobrir eventos?
O professor respondeu :Qual a lente da sua Câmera?
Respondeu o aluno: a do Kit (18-55 mm canon).
Disse o professor:Então essa é a melhor.
Não vou citar nomes, quando esta pessoa ler vai se lembrar.
No curso de Estudio/Book era uma senhora Zona(outro professor),entrava e saia (pessoas que não eram do curso)quem quisesse da sala,inclusive o proprio,deixando a classe à deriva.Haviam também vários palpiteiros que não faziam parte da turma.
Fiz 5 modulos por lá(picado)e não obtive meu certificado porque teria que pagar 1 sálario mínimo e completar os 7 módulos,sendo que em nenhum deles sequer nem olharam minhas fotos,inclusive o Sr Enio para tirar as dúvidas e erros que casualmente ocorrem.
Paguei 2 cursos para ter aula com o Enio e tive com outros que um deles fez alguns modulos comigo(absurdo)e não obtive meu ressarcimento, acabando ter que com o Certo "Professor".
Bom encurtando, acho muito engraçado que certos depoimentos são de novatos aqui no Forum(tantos construtivos como destrutivos).
Concordo plenamente com o Chello.
Agora digo de boca cheia,se certas pessoas tivessem o profissionalismo e a Didática  do Leo Terra,não haveria esse desgaste todo.
abs
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2008, 00:09:54 por Paulo Sassarrão »
Paulo Sassarrão
CANON
São Paulo- S.P
F:(011)98366-0003/(011)7786-3826  ID 125*89962
paulo@paulosassarrao.com.br
www.paulosassarrao.com.br


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 16 de Dezembro de 2008, 01:41:26
Bem já temos, creio eu, mais um usuário que tem relação de trabalho com a escola, ele mesmo diz que é pago pelo Sr. Ênio. Fez seu cadastro dia 13/12 apenas para divulgar as "belezas" da escola de seu patrão. Talvez ele mesmo sej o próprio patrão, usando um username diverso.
Quanto ao fato de ser sincalizado ou associado a entidades de classe, não significa dizer que com isto se adquire uma certificação ISO, aliás já foi dito em outra postagem que basta pagar alguns US dolares ou Euros para participar de associações que nem se quer exigem portifólio do pretendente, de modo que , isto não quer dizer, senão menos dinheiro no bolso de quem lá se filiar, veja o que precisa para ser sincalizado aqui no EST. de SP http://www.seafesp.com.br/afiliados.shtml

Art. 6º - São exigências para filiação ao Sindicato de Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana - SINDFOFS:

I – Comprovação da atividade de Fotógrafo, seja ele: Fotógrafo (pré-impressão gráfica), Fotógrafo Científico, Fotógrafo de Aerofotografia , Fotógrafo de Arquitetura, Fotógrafo Submarino, Fotógrafo de Sensoriamento Remoto, Fotógrafo Documentarista, Fotógrafo Industrial, Fotógrafo laboratorista de filmes fotográficos em cores , Fotógrafo laboratorista de filmes fotográficos em preto e branco, Fotógrafo Publicitário, Fotógrafo Retratista, Fotógrafo de Imprensa; Fotógrafo Social ou outra especialidade que venha a surgir;

II – Atendimento às disposições estabelecidas pela Secretaria Geral, a saber:

a) Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF e do Título Eleitoral;

b) Preenchimento da Proposta de Sócio;

c) 2 (duas) fotos, tamanho 3x4;

d) Comprovante de Residência;

e) Certidão de bons antecedentes criminais;

Art. 7º - São direitos dos filiados:


Fonte: http://www.sindfofs.com.br/estatuto.htm

Como podem ver, é só pagar e ser sincalizados.


A jacqueline-reis há um mês vivenciou todos os problemas aqui apontados e defendidos por usuários "prepostos" da escola e o que outros usuários e ex-alunos da escola incansavelmente mostram que a qualidade, atendimento, prestabilidade e boa-educação por parte da administração da escola de longe mostra apropriada.

Creio que agora, alguns "prepostos" desta escola vão se desdobrar para criar tópicos de cunho publicitário, no afã de corrigir tais imperfeições. Oxalá de caráter também dos dirigentes desta escola.





Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


jacqueline-reis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #57 Online: 16 de Dezembro de 2008, 01:49:51
Gostaria apenas de salientar que em momento nenhum estou fazendo campanha ou marketing pra essa ou aquela escola.
Da minha turma sairam 8 pessoas e cada um optou por buscar um lugar que fosse conveniente dentro de suas necessidades, já que na Focus não vinhamos tendo o aproveitamento desejado.
Em relação à nunca me manisfestar...realmente. Nunca postei nenhum comentário pois como disse sou nova na área,quero aprender e acredito que os foruns são uma das formas de adquirir conhecimento,fazer amigos e trocar experiencias (quando se tem).
Me manifestei nesse topico pois é um assunto que eu acabei de vivenciar!
Sai da Focus decepcionada sim,pois esperava muito mais. Esperava sim atenção,técnica,didática,respeito e organização.
Talvez eu queira demais.

Reclamei por 3 vezes pessoalmente com o Enio enquanto fui aluna da escola .Enviamos e-mails pedindo providencias e ajuda em relação às nossas reclamações. Infelizmente nada foi feito.

Reafirmo que minha intenção aqui foi relatar um caso recente e não criar nenhum tipo de desarmonia. :)

Abços.


Jacqueline Reis
Fotógrafa


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 16 de Dezembro de 2008, 14:19:44
Jacqueline,

as mesmas tentativas tomamos, uma vez que eu nunca tive aila com o Ênio, graças a Deus, ele evitou que eu gastasse mais lá na escola dele. Mas como a dizendo, as mesmas tentivas que foram feitas por você e seus colegas de turma, também fizemos, emails, falar com ele mesmo, com os professores, nunca ninguém nos deu atenção.

Também não quero fazer marketing contra, mas não podemos nos calar, afinal, a relação que se tem em qualquer estabelecimento de ensino, nada mais é que uma relação de consumo e eu me recrimino por não levar esta escola à Justiça, por maus serviços prestados, por ser "humilhado por eles" por ter sido , enfim, enganado. Não que não há mais tempo para isto, há sim, mas até agora estou apenas analizando, como Bel em Direito que sou, a hipótese, parece até qe sou contraditório, me recrimino em um dado momento e noutro avalio a possibilidade de ingressar com ação judicial, mas é que no campo pessoal as coisas acontecem bem diversa do campo jurídico, este por ser uma ciência e envolver muitos detalhes, há que ser melhor estudado antes de se tomar uma decisão de provocar o Judiciário.

Mas não me calo, talvez, seja até mais importante falar, a que socorrer-se do aparato judicial.

Volto a dizer, o markting negativo, não somos nós que estamos causano e, seim, eles, com suas atitudes que não se coadunam com o que diz suas propagandas.

Abraços
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #59 Online: 16 de Dezembro de 2008, 19:30:58
Até agora, o que eu pude constatar nesse tópico são dois perfis de respostas, de um lado, de ex-alunos e ex-professores que apontam as deficiências da escola e, de outro, de alunos e funcionários da mesma, cujos ex-alunos e ex-funcionários não tiveram a oportunidade de conhecer enquanto cursavam os módulos e que, por vezes, se contradizem nas respostas - a exemplo do Leo Kami que disse que cursou a Focus há 20 anos atrás e depois disse que cursou recentemente; da Marta Prado que diz ser uma aluna convencional e tem postagens em horários inusitados para um aluno, 5 horas da madrugada, por exemplo; e do Kraus que indiretamente disse que eu não falei a verdade sobre o uso dos computadores (pelo menos eu li assim) ao dizer que trabalha lá há 7 anos e os computadores sempre estiveram disponíveis para uso livre e em qualquer horário.

Olha, o fato é que ninguém está aqui querendo "quebrar" o negócio do Prof. Enio Leite que não precisa da nossa opinião para ser reconhecido como excelente profissional, independente dos entreveros que já teve ou venha a ter com algum aluno. O que nós queremos é que os alunos sejam tratados com respeito e que suas queixas não sejam tomadas como picuinhas pessoais.

Nesse sentido, sinto-me de certa maneira isenta para expressar minha opinião sobre a escola, pois não freqüentei nenhuma das escolas mencionadas nesse tópico, não mantenho vínculos com ninguém aqui (profissionais ou não) e não entrei em nenhum conflito direto com o Prof. Enio Leite nem com seus professores contratados, pois embora observe as coisas com distanciamento crítico - nada passa ao Olho de Sauron, como diz meu colega Pictus que desconfia que eu sou bruxa no acepção medieval e da Santa Inquisição - eu costumo ser mais cordata mesmo.

O que não significa que os demais colegas que fizeram curso lá e estão em outra escola ou que tiveram problemas com dono do estabelecimento por conta do encaminhamento do curso, não tenham todo o direito de se manifestar, de relatar suas experiências, de fazer suas queixas, etc.

Na minha opinião, a Focus tem tradição na cidade, não precisa utilizar-se de certas artimanhas para se colocar no mercado, isso só agrava a situação e me faz paulatinamente perder o respeito que antes tinha, precisa sim de rever certas práticas e, acima de tudo, considerar legítima a opinião (aqui reclamações) do seu público.

Eu fiz uma série de sugestões no primeiro tópico e todas elas, ao invés de serem colocadas em pauta, foram justificadas pelo Leo Kami. Os alunos não querem justificativas apressadas, querem mudanças substantivas.

A primeira delas, na minha opinião, é contratar um administrador que dê a Focus um aspecto mais profissional e, claro, contratar profissionais sérios com solidez na formação. O Enio Leite é um excelente profissional, ninguém tem dúvida disso ou se tem está no seu direito, mas não me parece que tenha muitas habilidades administrativas. Desculpe-me se digo o que eu penso.

Mas, enfim, já disse o bastante desde a primeira postagem.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2008, 19:34:47 por Kika Salem »