Autor Tópico: [CURSO-SP] Escola Focus  (Lida 62658 vezes)

Herculano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Maio de 2008, 17:44:27
Boa tarde,

Gostaria de informações dessa escola, Alguem conhece ?

Herculano
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 19:19:38 por Leo Terra »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2008, 20:59:59
Herculano,

É uma das mais tradicionais escolas de fotografia de SP, porém na minha opinião outras boas escolas existem e com uma didática muito mais atualizada.

O próprio fórum aqui é uma das mais completas e melhores escolas e muitas, mas muitas coisas mesmo que vc aprende aqui, jamais aprenderia num curso padrão.

Uma excelente escola que conheço e na qual já fiz cursos é a FullFrame do conhecido Thales Trigo e da querida Patricia Gatto.

www.fullframe.com.br

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


mnautico

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2008, 08:14:58
Eu já fiz 2 cursos a distância com o excelente professor Ênio Leite da Escola Focus.Amei os 2 cursos que fiz e recomendo 100%.


kami

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2008, 19:53:20
AVISO DA EQUIPE DE MODERAÇÃO, LEIA COM ATENÇÃO!
ESTA MENSAGEM PROVÉM DA MESMA ORIGEM DE POSTAGEM DO PROPRIETÁRIO DA ESCOLA FOCUS (USUÁRIO ENIO LEITE), CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, EM PESSOA RELACIONADA À ESCOLA OU MESMO CLONE. ANALISE O CONTEÚDO DA MESMA COM O CRITÉRIO.



Cada um de nós tem uma opinião sobre a Focus Escola de Fotografia.
Ouviu algo, soube por meio de terceiros, teve esta ou aquela impressão.
Bem, será que alguém já ouviu as opiniões de quem já estudou lá? Se não, veja link: www.escolafocus.net/opiniao.htm
Como será o perfil do profissional que a Focus coloca no mercado? Veja link: www.escolafocus.net/ex-alunos.htm
Se isto ainda não for suficiente, entre no Google e digite apenas duas palavras: "Escola Focus".
Espero ter contribuido...
Leo Kami
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 14:21:08 por Leo Terra »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2008, 20:37:39
Tem um outro forista que já deu aula lá... Fernando Siqueira (não sei se esse é o user dele)... ele pode te dar mais detalhes sobre. O site dele é: www.primelight.com.br

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2008, 11:14:22
O Fernando Siqueira foi participante de nossos workshops antes de ir dar aula lá. Fez o curso de introdução que oferecemos no fórum umas duas vezes ao ano.

Curso presencial acho que o SENAC e a Panamericana é que valem mais a pena. O do Danilo Russo o pessoal costuma gostar, mas não conheço os programas, Temos também os WS do fórum que devem rolar o ano que vem. On-line prefiro não comentar por ter um rs.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2008, 01:31:47 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedrozo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2008, 00:24:35
Devo muito ao Enio Leite. Não em dinheiro :)


Paulo Sassarrão

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
    • http://www.paulosassarrao.com.br
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2008, 00:37:18
Já fiz cursos lá,porem te obrigam a fazer todos os modulos para te dar o certificado quando poderiam te dar escolha de fazer o que lhe interessaria com certificado do modulo correspondente.
Se for ter aula com o Ênio ou o Julio, vale a pena pois são excelentes profissionais.Do contrario ja tive uma péssima  experiência ......
Indico o Fotocine Clube Bandeirantes (www.fotoclube.art.br) pois conta com EXCELENTES profissionais e preços bem acessiveis.
Um abraço e boa sorte
Paulo Sassarrão
CANON
São Paulo- S.P
F:(011)98366-0003/(011)7786-3826  ID 125*89962
paulo@paulosassarrao.com.br
www.paulosassarrao.com.br


kami

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2008, 07:59:14
AVISO DA EQUIPE DE MODERAÇÃO, LEIA COM ATENÇÃO!
ESTA MENSAGEM PROVÉM DA MESMA ORIGEM DE POSTAGEM DO PROPRIETÁRIO DA ESCOLA FOCUS (USUÁRIO ENIO LEITE), CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, EM PESSOA RELACIONADA À ESCOLA OU MESMO CLONE. ANALISE O CONTEÚDO DA MESMA COM O CRITÉRIO.



Paulo:

Veja neste link porque você deve fazer os 7 módulos para obter o certificado de Fotografo Profissional: http://photos.uol.com.br/materia.asp?id_materia=43
Investigue também se as outras escolas de fotografia que encaixam nesta exigencia.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 14:22:33 por Leo Terra »


Paulo Sassarrão

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
    • http://www.paulosassarrao.com.br
Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2008, 11:02:19
Olha Kami,
Não estou criticando o Ênio(Excelente Mestre) ou a Focus (òtima Escola)e sim algumas pessoas que ministraram cursos por lá que se dizem Professores e não tenham nenhuma didática para isso e se julgam um Duran  ou  Bob Wolffeson.(Não é apenas minha opinião mas de alguns que fizeram cursos e modulos no local).
Não adianta você fazer todos os modulos(como exigido)e não ter nenhuma condição de exercer aprofissão assim sair cobrando uma ninharia por serviços executados derrubando desta forma pessoas de extremo Profissionalis que vivem da profissão.
Já perdi alguns trabalhos devidos à esses tipos de pessoas que jogam os orçamentos lá embaixo e queimam nosso filme.(Se é que você entende)
Eu entendo e concordo com a materia,pena que as escolas não são regulamentadas e não te dão diploma de Curso superior,além de colocarem alunos (que acabaram de concluir os modulos)para dar aulas!!O que quis dizer é que deveria dar Certificado de Participação do modulo feito e não diploma pois algumas entidades não tem regulamentação,ao contrario do SENAC e Panamericana que são cursos Tecnicos ministrados por Profissionais de Altissimo Gabarito.Porem algumas outras te obrigam a fazer todos os modulos e se você não gostar do curso ou didatica ,você dança pois pagou e caro.A teia do conhecimento do Leo (por exemplo)é um excelente método de aprendizado e conta com um profissional de alto gabarito,conhecimento e didática e fornece um Certificado de Participação do modulo concluido(apos avaliação).
Não estou discutindo Certificado nem qualquer pessoa que conclua cursos se "DIGA" Fotografo Profissional pois estes Certificados de nada adiantam se você não elabora um bom trabalho.
Para mim,Profissional é aquele que Vive da Profissão.Pena que aqui no Brasil não temos (Fora Senac)uma Entidade (Certificada pelo MEC (que forneça DRT)formando pessoas como Na Europa e EUA.
Conheço ´varias pessoas que não possuem diplomas,sabem e executam  melhor que alguns Diplomados.
Um abraço
« Última modificação: 26 de Julho de 2008, 11:28:09 por Paulo Sassarrão »
Paulo Sassarrão
CANON
São Paulo- S.P
F:(011)98366-0003/(011)7786-3826  ID 125*89962
paulo@paulosassarrao.com.br
www.paulosassarrao.com.br


kami

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2008, 10:24:52
AVISO DA EQUIPE DE MODERAÇÃO, LEIA COM ATENÇÃO!
ESTA MENSAGEM PROVÉM DA MESMA ORIGEM DE POSTAGEM DO PROPRIETÁRIO DA ESCOLA FOCUS (USUÁRIO ENIO LEITE), CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, EM PESSOA RELACIONADA À ESCOLA OU MESMO CLONE. ANALISE O CONTEÚDO DA MESMA COM O CRITÉRIO.



Paulo:

Não sou "garoto propaganda". Não recebo nada para defender a Focus. Comecei como auto didata. Passei a vida fazendo fotos sofríveis, sempre achando que lendo o manual da câmera era suficiente. Não era. Perdi oportunidades preciosas fazendo fotografias tolas, sem técnica e sem conteúdo.Concordo que alguns frofessores se julgem estrelas: isto podemos encontrar em todos os lugares, mesmo nas melhores escolas e universidades. Até onde sei, o prof Enio tem atualizado seu quadro de professores, exigindo cursos de pós graduação e coibido este tipo de atitude. Mas, em um ponto podemos concordar: Quem faz a escola é a maioria dos alunos. O mercado faz o conceito.

Abraços!
Kami
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 14:23:33 por Leo Terra »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2008, 12:44:17
Paulo:

Não sou "garoto propaganda". Não recebo nada para defender a Focus. Comecei como auto didata. Passei a vida fazendo fotos sofríveis, sempre achando que lendo o manual da câmera era suficiente. Não era. Perdi oportunidades preciosas fazendo fotografias tolas, sem técnica e sem conteúdo.Concordo que alguns frofessores se julgem estrelas: isto podemos encontrar em todos os lugares, mesmo nas melhores escolas e universidades. Até onde sei, o prof Enio tem atualizado seu quadro de professores, exigindo cursos de pós graduação e coibido este tipo de atitude. Mas, em um ponto podemos concordar: Quem faz a escola é a maioria dos alunos. O mercado faz o conceito.

Abraços!
Kami

Kami:

Uma curiosidade: quando você fez o curso na Focus?


kami

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2008, 15:15:41
AVISO DA EQUIPE DE MODERAÇÃO, LEIA COM ATENÇÃO!
ESTA MENSAGEM PROVÉM DA MESMA ORIGEM DE POSTAGEM DO PROPRIETÁRIO DA ESCOLA FOCUS (USUÁRIO ENIO LEITE), CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, EM PESSOA RELACIONADA À ESCOLA OU MESMO CLONE. ANALISE O CONTEÚDO DA MESMA COM O CRITÉRIO.



Paulo:

Fiz a Focus há 20 anos atrás quando ainda não havia fotografia digital. Naquela época já havia fotografos picaretas que trabalhavam com valores inferiores ao do mercado. Sou da filosofia de que não exite foto gratis. Tudo tem um custo. Quando você fotografa para você mesmo, por puro diletantismo, você está gerando um custo. Por exemplo: O custo final de uma determinada foto é de R$100,00. Mas cobra-se apenas R$ 20,00 do cliente. A diferença de R$ 80,00 é absorvida pelo fotografo. A questão é: o fotografo que subvenciona o serviços de seus clientes vai ter folego para se manter no mercado? Até quando? Sou arquiteto, posso dizer que na minha área, a situação também não é diferente. Já ví casos de clientes que voltaram atrás, pedindo para que eu realizasse o projeto de execução,  depois de perceberem que o barato também pode ser sinonimo de porcaria.
Posso também afirmar que o prof. Enio sempre procurou ajudar seus alunos, tornando-os assistentes em seus cursos, para melhorar o perfil profissional deles. Eu mesmo fui um deles. Mas como sempre, nem todos aprendem como decolar...
Bem, espero que os outros membros do forum possam opinar sobre esta questao
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 14:23:54 por Leo Terra »


Mary

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2008, 18:24:20
[TÓPICO UNIDO PELA MODERAÇÃO DA SALA POR CONTER ASSUNTO AFIM]

Olá pessoas :D!
^^
Gostaria de saber se alguém conheçe o curso da escola de fotografia Focus ...
Estou cursando lá o 3º modulo que pelo oq sei vai ser "expressões" ou algo assim... e gostaria de ter mais opiniões, apesar de ter gostado até agora...


http://www.focusfoto.com.br/
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 22:34:55 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2008, 19:59:14
Olá Mary!

A escola Focus é uma das mais tradicionais escolas de S.Paulo e apesar de ter um método de ensino conceituado eu, particularmente, não aprecio a didática.

Mas, se você já investiu e está no curso aproveite e extraia o máximo possível dos instrutores e do seu conteúdo programático!

Bons estudos!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo