Autor Tópico: Tubos de extensão  (Lida 1749 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 19 de Julho de 2005, 16:54:02
Pessoal, na busca por alternativas momentâneas à lentes macro, andei olhando filtros close-up e tubos de extensão. Minha pergunta é: com qual dos dois obtenho melhores resultados? No caso dos tubos, dá para comprar um de 2,5x ou é melhor comprar um mais "modesto"?

Abraços!


fcupti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
    • http://www.olhares.com/fcupti
Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2005, 18:01:21
Sem dúvida os tubos de extensão são melhores, já que mesmo as boas lentes close up vão interferir na ótica de sua lente.

Não sei informar qto ao melhor tamanho.
Abraços!


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2005, 19:56:39
Se puder, compre tubos! Você terá resultados ótimos com eles. :)

E depois, se comprar uma lente macro e somar os dois...  :blink:

abraços


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2005, 20:12:02
Bruno, os tubos geralmente vem em série de 3, com medidas entre 10 e 30mm, por exemplo.
Aliás no fórum do BRfoto tem um cara vendendo um conjunto com 12, 20 e 36mm por um bom preço, mas não funciona com lentes EF-S.
Para saber o fator de ampliação = extensão / distância_focal.
Uma lente 50mm com um tubo de 25mm = ampliação 1:2. Então se voce juntar 3, de 10, 20 e 30mm dá 60mm em uma lente 50mm seria uma ampliação maior do que 1:1.
Como não tem elementos óticos dão uma qualidade melhor do que os filtros close-up, mas, sempre tem um mas, como a transmissão luminosa é inversamente proporcional ao quadrado da distância se voce colocar mais de um tubo a tendência é ficar muito escuro no visor e difícil de achar o foco. Voce acaba trabalhando com aberturas pequenas e longas exposições.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2005, 02:02:48
Citar
Para saber o fator de ampliação = extensão / distância_focal.
Uma lente 50mm com um tubo de 25mm = ampliação 1:2. Então se voce juntar 3, de 10, 20 e 30mm dá 60mm em uma lente 50mm seria uma ampliação maior do que 1:1.
 
A ampliação não estaria ligado com a capacidade do foco da lente???

Pois se eu usar uma lente de 50mm que já faz 1:1, se eu utilizar o tubo a ampliação será maior correto?

Agora imagina se a lente der 1:1 na metade do foco dela... se eu aproximar mais a lente do objeto, e trazer o foco pra mais perto, a ampliação vai aumentar certo?


Ou essa regra é assim mesmo??? Se eu tiver uma lente 50mm, e usar o tubo com 25mm, a ampliação ser á de 1:2 seja onde esiver o foco???


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2005, 08:29:50
Boa pergunta, isto só deve valer para lentes não macro.
Vou pesquisar.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2005, 11:13:45
Arquejo, vi esta explicação no site www.macrofotografia.com.br
Citar
O interessante em saber sobre as lentes macro é que as mesmas funcionam como lentes simples com tubos de extensão inclusos em sua estrutura. Para saber a ampliação de uma lente macro com o uso de ET deve-se entender:
Se a lente proporciona por si só 1:1, é o equivalente a ter uma extensão igual a sua distância focal. Se proporciona 1:2, é o equivalente a ter uma extensão igual a metade de sua distância focal e assim em diante.

Exemplo Uso de uma lente 100 mm macro que por si só chegue a 1:1 + ET56
ampliação = extensão / distância_focal = 56+100 / 100 = 1,56 vezes

Exemplo Uso de uma lente 100 mm macro que por si só chegue a 1:2 + ET56
ampliação = extensão / distância_focal = 56+50 / 100 = 1,06 vezes
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2005, 14:37:47
Citar
O interessante em saber sobre as lentes macro é que as mesmas funcionam como lentes simples com tubos de extensão inclusos em sua estrutura
Interessante essa explicação. Acho então que realmente vale a pena comprar os tubos!
Paulo, Danilo e fcupti, obrigado por mais essa ajuda!

Abraços!