Autor Tópico: Pentax K20 x Sony A350 x Canon XSI - Teste by Cameralabs.  (Lida 13413 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2008, 22:05:54
Leo,

DR tem tudo a ver com captura, principalmente porque os atuais sensores compartilham de mesmo material nos fotodiodos...teoricamente se um determinado sensor nao gerar ruido, ele tera o maior DR possivel para aquele material de captura.

Vamos supor que o sensor Samsung seja realmente um tantinho pior que os da concorrencia. Note em todos foruns europeus e americanos, como mesmo sendo pior (se for mesmo) como esta enganando muita gente, inclusive nas revistas especializadas todos estao elogiando o desempenho deste sensor e dizendo que se trata de uma das mais notaveis IQ para APS.

Isso pra mim mostra que nao faz o menor sentido a Sony segurar tecnologia em favor da propria Sony DSLR, pois sensor eh apenas mais um componente para montar a IQ, e que segurar tecnologia so vai gerar prejuizo para o grupo e principalmete para a divisao de condutores.

Agora eu espero somente o review dela no imaging-resource, dcresource e dpreview para ter uma ideia melhor sobre este sensor.
Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2008, 22:15:15
Engraçado que em ISO100 o crop está pior do que em ISO200 na K20D. Será que o "ponto ótimo do sensor" (esqueci agora se é o termo certo  :aua:) é o 200?
Ou a foto do ISO100 está um pouco superexposta em relação aos outros ISOs?

A A350 tá um lixo, principalemnte a partir do ISO400 :S
A única coisa que não me agrada na Sony é esse redutor de ruído :\

Gosto muito do tartamento sutil de ruído da Pentax... procura preservar mais as texturas..

E essa Pentax 18-250mm parece ser bem interessante mesmo. Será que ela é melhor do que a Tamron? Porque na B&H a diferença de preço é de 10 dólares

Pedro,

Ela deve ser melhor que a Tamron 18-250mm pois a Tamron eh no maximo igual a lente do kit em MTF ate os 70mm e depois disso cai bastante, pelo menos a 18-55mm da Nikon.

Mesmo a Tamron sendo um pouco pior, eu estou me divertindo muito com ela e tendo ate que bons resultados, apenas o VR esta fazendo um pouco de falta.

Abraco


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 18 de Maio de 2008, 23:44:01
Pedro os tratamentos da Sony são rotineiramente muito ruins nas versões iniciais dos firmwares, até acho isso um tremendo pouco caso com o lançamento. :/

Landro DR não tem nada a ver com ruído rs... Lamento de informar... rs... A questão ai está bem além de material, tem várias questões relativas a tipos de microlentes, sistemas de controle e escalonamento e por ai vai, na construção de um sensor desses o que menos importa é o material, se fosse fácil assim não haveria competição rs. O ruído tem a ver com perda, hoje em dia tem mais a ver com aquecimento e blindagem do que qualquer outra coisa, sendo que cada fabricante tem um layout para isso. Já a DR está vinculada com intervalo de saturação, que depende muito de como o registro é feito e de como o sensor é zerado e acima de tudo da precisão do sensor.
Enganar no olho é fácil, ainda mais porque quem costuma avaliar neste tipo de publicação entende muito pouco sobre o que está avaliando. A maioria desses reviews ainda engole tratamento de software como nível real de ruído e ainda por cima avaliam isso a olho, o que é pior ainda, porque temos imagens que saem menos prontas e imagens que saem mais prontas, para saber onde vamos neste caso precisamos de lentes similares e RAW, porque senão estaremos correndo o risco de avaliar imagens bem contrastadas e oversharp como mais nítidas, o que não passa nem perto de ser verdade. Lembra quando lançaram a S3 que todos falavam que ela era menos nítida, enquanto na verdade questão era contraste e transições, que eram melhores do que as da concorrência e ela ainda capturava mais detalhes? Por isso que software fala melhor, o curioso é que a Canon investiu em latitude e transições, apresentou um excelente nível de contraste (muito mais baixo que o da concorrência), para correr atrás e agora o pessoal que criticou essa postura deles está engolindo exatamente a mesma postura da Pentax, que está usando um formato de tratamento agressivo para compensar deficiências do sensor rs.

Agora faz total sentido para a Sony segurar tecnologia de sensores, porque não é só mais uma questão, veja o que a D300 a A700 e principalmente a 40D estão fazendo em termos de IQ que você vai ver como o par entre bom sensor e tratamento é a alma do negócio. O que a Sony precisa é mais do que qualquer coisa melhorar os lançamentos dos firmwares (que realmente são um lixo no lançamento), não adianta ter sensor se quem testa vai lá e joga JPG e avalia a olho, a Sony precisa ficar esperta nisso, montar firmwares bons de saída para explorar bem o sensor. A Pentax neste ponto é bem esperta assim com a Canon fez durante um tempão. Se o sensor não aguenta arrebenta no tratamento para o pessoal engolir que passa para a maioria dos Reviews, salvo quando o cara avalia por software, ai a coisa fica bem clara, como no exemplo que eu postei  link ;).

Eu queria ver o review dela no dpreview para poder rodar o imatest em cima dos testes deles, porque os testes deles são padronizados, ai dá para comparar no imatest direitinho. ;)

A lente da Pentax é um pouco melhor que a Tamron, na verdade acho que é neste ponto onde a Pentax está mostrando o melhor serviço. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Maio de 2008, 07:32:26
Leo,

Eliminando material, processo e compostos nos sensores, o resto é desenho e pode ser facilmente copiado e melhorado, inclusive por quem tem pouca experiência no ramo....tenta imaginar um sensor sem ruído, de quanto seria o seu DR? Seria o máximo para aqueles compostos. :ok:
Fórmula:
"Dynamic Range = Full Well Capacity (electrons) / Read Noise (electrons)"
http://www.clarkvision.com/imagedetail/digital.sensor.performance.summary/

Hoje qual a % de consumidores que conseguem diferenciar desempenho de sensor, com JPG ou óptica? Eu diria que vc deve ser um dos poucos no Brasil senão o único, sendo alguns exemplos auxiliados pelo Imatest (que aliás deve ser uma ferramenta bem legal pra ter em casa...como faço?), ou seja, o sensor sendo um tantinho melhor ou pior que o outro não muda nada para a grande maioria dos consumidores...E o sensor da K20 senão está melhor (não sei dizer) está enganando muito bem a todos, inclusive sites especializados e consumidores avançados, alguns até tem as duas câmeras na mão D300 & K20.

Vc acha que se colocássemos o sensor da Pentax K20 na Nikon D300, ela venderia menos? Eu acho que venderia até mais pelos 14Mp e ainda por ter uma blindagem similar a grande maioria dos sensores CMOS, com resultados de ruído melhor que os CCD da Nikon D200 e o da D80.

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 19 de Maio de 2008, 10:34:48
Leandro ai é que está o que ele chama de read noise são as flutuações e não o ruído como conhecemos, é exatamente a precisão do sensor, que não tem nada a ver com o ruído propriamente dito e sim com a precisão com a qual o sensor consegue ler o que é capturado, que é exatamente o que citei acima, o ruído de fato não tem nada a ver com DR.
Os compostos também não têm nada a ver Leandro, eles é que são muito próximos, o que tem de enorme diferença é exatamente o desenho, mesmo podendo ser copiado existem as patentes, na verdade até material pode ser facilmente copiado, qualquer espectrômetro digital identifica os materiais e as proporções destes materias com bastante facilidade, na verdade material é uma das coisas que menos se protege em termos de patentes, porque não importa praticamente nada no processo. A engenharia reversa pode reverter praticamente qualquer tecnologia e inclusive é usada pelos fabricantes para identificar uso de patentes deles (isso é uma rotina, fabricantes como Sony, Kodak e HP fazem engenharia reversa de praticamente tudo que pode ser feito com tecnologia deles para identificar se há uso irregular dessas tecnologias), o que é complicado é reverter processos (muitas vezes o cara sabe como é o desenho do produto, mas não faz idéia de como ele pode ser feito daquela forma, isso é muito comum em nanotecnologia e microtecnologia, qualquer engenheiro que pegue um sensor Fuji sabe como é o esquema e os materiais envolvidos, mas em muitos casos não fazem idéia do processo usado para chegar naquele formato), outra coisa importante são as patentes, muitos dos desenhos são patenteados (isso inclusive dá uma briga lascada entre Sony e Kodak, porque a Sony descobriu algumas coisas que a Kodak já tinha descoberto e a Kodak descobriu algumas coisas que a Sony já tinha descoberto e elas brigam na justiça por essas patentes até hoje.

Rs... Eu identifico prestando atenção nos detalhes Leandro, deve ter mais gente que consegue ter esse tipo de atenção, um cara que sinto que tem potencial para isso é o próprio Pictus, ele repara em um monte de coisinhas, são essas coisinhas e conhecimento que juntos levam a perceber o que vem de que parte do sistema.
O meu imatest eu recebi para os testes, não faço idéia de como conseguir uma versão. :/

O sensor não engana, o que engana é o tratamento... Lembra a Canon a 1,5 anos a 2 anos? Como eles se seguravam no mercado? Tratamento puro, a Canon sempre foi muito boa em forçar a barra (na verdade acho que ela é até melhor do que a Pentax). O que acho curioso é que quem força a barra é exatamente quem está defasado, quem não está trabalha com margem em cima do JPG (eu não me lembro de ter visto uma Nikon ou uma Fuji oversharp), a própria Canon mudou radicalmente a política de tratamento, você ve as Canon hoje, estão tudo bem undersharp, com muita sobra nos contrastes, muita latitude, estão uma belezinha. :)
Esse sensor não é ruim em termos gerais Leandro (nunca disse isso), ele é ruim em termos relativos, ele se comporta de forma muito similar à II geração da Canon (que agradou a muita gente durante muito tempo), porém hoje nós temos um comportamento melhor do que o dessa II geração da Canon, principalmente pela própria Canon, que possui um sensor que considero um belo de um salto na tecnologia CMOS.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Maio de 2008, 11:14:06
Leo,

Eu sinto dificuldade em separar desempenho do sensor com tratamento, por exemplo quando olho um JPG da D300 em ISO1600 e comparo com o JPG da A700, eu poderia dizer na hora que o sensor da D300 é bem superior ao da A700, só não falo pois sabemos que se trata do mesmo sensor.

Outro exemplo em cima da diferença entre a GII e GIII da Canon que vc diz, eu não consigo achar diferenças significativas de IQ.....comparando apenas JPGs.
Por exemplo estas Im. da 40D com a XTI.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/E40D/FULLRES/E40DhSLI1600.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/XTI/XTIhSLI1600.HTM

Valeu



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 19 de Maio de 2008, 11:31:20
Então, na verdade é um sensor até pior na D300, porque não tem uma das jogadas de mestres do sensor da A700 que é o fato de a A700 usar o conversor A/D interno, que o da Nikon não usa. Mas a Nikon é melhor de tratamento que a Sony, mesmo o firmware V.2 da Sony não conseguiu chegar em um JPG desses, mas no RAW a diferença é grande.
Então Leandro na GII para GIII as principais diferenças é que a latitude aumentou significativamente assim fomo a DR (as canon tinham a pior DR da categoria e uma curva de saturação bem ruim, hoje elas tem a melhor DR, tirando a Fuji, e uma boa curva de saturação), outra melhora significativa foi exatamente nas flutuações, as transições ficaram mais suaves e a Canon também conseguiu reduzir significativamente a intensidade do tratamento por conta desta melhoria, hoje a Canon não trabalha mais oversharp, as cores estão mais consistentes fora do ponto de exposição ideal assim como o volume de elementos registrados e por ai vai. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Maio de 2008, 14:41:46
Valeu Leo :ok:

Quando rolar o teste dela no Dpreview roda o Imatest pra nós. :ok:

Obrigado


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 19 de Maio de 2008, 14:59:08
Ok, pode deixar, na verdade estou esperando a tempos rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 19 de Maio de 2008, 15:33:32
Pois é, o Phill está um preguiçoso rs
Cadê os reviews das Sony A200/A300/A50, Pentax K200D/K20D e Canon XSi/1Ds Mark III?
Isso que ele ainda contratou alguém há pouco tempo rs

Aí olho agora no site e ele posta um review da Sigma DP1. Eu sei que é uma câmera interessante pelas suas peculiaridades do sensor, mas era o review menos esperado por todos (pelo menos pra mim era rs) ¬¬'


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 19 de Maio de 2008, 15:48:12
É verdade Pedro, eu não sei se existe algum impeditivo da própria Pentax...acredito que não.

Hoje estava buscando na Net....e nos US já tem Pentax K20 por U$1080,00 e na B&H por U$1100,00.

Valeu
« Última modificação: 19 de Maio de 2008, 15:56:25 por Leandro Federsoni »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Maio de 2008, 15:49:21
Aí olho agora no site e ele posta um review da Sigma DP1. Eu sei que é uma câmera interessante pelas suas peculiaridades do sensor, mas era o review menos esperado por todos (pelo menos pra mim era rs) ¬¬'
Não por mim  :D

Valeu pelo toque acidental, vou lá olhar, a tempos que quero ver um review do Foveon X3 na Dpreview


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 20 de Maio de 2008, 09:13:55 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 20 de Maio de 2008, 09:19:17
Fala Leandro.
Putz hoje eu peguei foram testes de algumas lentes Pentax na base de dados. OS caras estão sendo muito espertos, estão aproveitando as potencialidades das lentes APS e lançando várias lentes APS baratas e muito boas. Neste ponto eles estão ficando com um set muito bom.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 20 de Maio de 2008, 11:08:20
É, Leo... mas o problema é que a Samsung anunciou um sensor fullframe há alguns meses atrás... será que eles não estão indo pro mesmo caso da Nikon?