Autor Tópico: Cientistas alcançam o gigapixel em fotos  (Lida 1854 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Online: 20 de Maio de 2008, 10:09:19
 Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo capaz de aumentar a potência de câmeras digitais em centenas de vezes, ultrapassando a fronteira do gigapixel (mais de mil megapixels).

Batizado de Gigapan, o modelo pode revolucionar a fotografia amadora, noticiou o site da Times, informando que a invenção transforma uma simples fotografia em uma experiência panorâmica navegável por um computador.

O Gigapan utiliza um robô sobre um tripé que comanda a câmera para tirar centenas de fotografias de um mesmo objeto ou cenário, cada uma com uma pequena diferença no ângulo. Estas capturas são então agrupadas automaticamente por um software.

A fusão das centenas de fotos permite que uma gigantesca imagem possa ser aproximada em diversos pontos, como se fosse um ambiente 3D. O processo pode demorar cerca de dez minutos, conforme explicou o site The Inquirer.

O invento, parte do projeto Global Connection Project (GCP), patrocinado pela Nasa, Google e também pela National Geographic, ainda está sendo testado mas deve custar algumas centenas de dólares quando lançado, algo ainda sem data definida.

Um exemplo das panorâmicas feitas pelo Gigapan pode ser visto em tinyurl.com/5lxp4h.



http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2897728-EI4797,00-Cientistas+alcancam+o+gigapixel+em+fotos.html
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2008, 10:15:07
Então... Nada de especial, nem nada de novo.... Já vi gente passar de 3GP com esta técnica no braço... rs...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2008, 10:25:47
Isso é mais ou menos o que é feito na Panografia.
Aliás, esse é um tipo de foto que pretendo executar em breve.;)

>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2008, 11:46:13
Então... Nada de especial, nem nada de novo.... Já vi gente passar de 3GP com esta técnica no braço... rs...

Hahaha, verdade, o robô só entrou pra inflacionar a brincadeira, e ganhar dinheiro dos preguiçosos!!
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2008, 20:42:59
Esse título ficou meio bobo... mas o programinha é legal.

Eu gostei do fato de combinarem além de ângulos distintos, usaram boas lentes tele etc.
No software dá pra dar um bom zoom num determinado ponto sem perder os detalhes... é uma viagem interessante.

Achei bacana! Dá pra fazer na mão com esse nível de detalhes e variando tudo de forma tão contínua??

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2008, 01:46:50
Esse título ficou meio bobo... mas o programinha é legal.

Eu gostei do fato de combinarem além de ângulos distintos, usaram boas lentes tele etc.
No software dá pra dar um bom zoom num determinado ponto sem perder os detalhes... é uma viagem interessante.

Achei bacana! Dá pra fazer na mão com esse nível de detalhes e variando tudo de forma tão contínua??

Abraços.

Tb concordo, mas o título é o a manchete do site do Terra.
abs
 ;) ;) ;)
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2008, 08:52:56
Rogério dá sim...
É facinho fazer na mão, na verdade isso é uma panorâmica, a diferença é que precisa de um belo computador para fazer imagens desse tamanho.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.