Autor Tópico: Direito à memória e à verdade: a ditadura no Brasil (1964-1985) - S. Paulo  (Lida 4534 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
A matéria "Fotografias destacam época de resistência à ditadura brasileira" apresenta a exposição "Direito à memória e à verdade: a ditadura no Brasil (1964-1985)" que pode ser vista na Estação Pinacoteca, em São Paulo, desde 1 de maio e não tem data para acabar.
http://guia.folha.com.br/exposicoes/ult10048u397685.shtml

A foto da matéria ilustra uma campanha chamada "Contra censura pela cultura" de artistas e intelectuais contra a censura e a ditadura no Brasil. Já escrevi um capítulo sobre essa campanha que culminou em greve dos teatros de São Paulo e Rio de Janeiro, algo inédito no âmbito da cultura, em fevereiro de 1968.


Não sei quem organizou a exposição, mas com certeza a palavra "verdade" vai desencadear um amplo debate, se é que já não desencadeou e eu estou por fora.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
A matéria "Fotografias destacam época de resistência à ditadura brasileira" apresenta a exposição "Direito à memória e à verdade: a ditadura no Brasil (1964-1985)" que pode ser vista na Estação Pinacoteca, em São Paulo, desde 1 de maio e não tem data para acabar.
http://guia.folha.com.br/exposicoes/ult10048u397685.shtml

A foto da matéria ilustra uma campanha chamada "Contra censura pela cultura" de artistas e intelectuais contra a censura e a ditadura no Brasil. Já escrevi um capítulo sobre essa campanha que culminou em greve dos teatros de São Paulo e Rio de Janeiro, algo inédito no âmbito da cultura, em fevereiro de 1968.


Não sei quem organizou a exposição, mas com certeza a palavra "verdade" vai desencadear um amplo debate, se é que já não desencadeou e eu estou por fora.

Kika,

Mais uma vez parabéns e obrigado por compartilhar!!

E concordo com a questão da "verdade", afinal de contas qual verdade é mais verdadeira?

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Heheh não sei se é o sono afetando meu cérebro, mas estava pensando que de certa maneira se hoje temos grandes composições (como "Cálice" de Chico Buarque) foi por causa da ditadura, que fez com que os artsitas ficassem mais criativos para não serem pegos pela censura.
Será que estou viajando? rs

PS: Não tomei nenum conhaque  :hysterical:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
PS: Não tomei nenum conhaque  :hysterical:

Pedro, conta essa história direito...

Será que estou viajando? rs
Apesar do conhaque, você não está viajando não. Essa é uma indagação que muitas pessoas fazem. Eu particularmente acho Chico Buarque criativo sempre (sabe como é fã...), mas, nesse momento em particular ele e outros artistas tiveram que criar subterfúgios para obter a aprovação da censura, caso contrário a música ficava na gaveta, como utilizar uma linguagem figurada, permeada de simbologias ou mesmo mecanismos de distração que tirassem a atenção do censor do tema principal. São estratégias muito ligadas aquele momento em particular. Agora, eu penso que censura nunca tem nada de positivo, nem o de estimular a produção.
Ando curiosa com uma coisa. Já tá mais ou menos mapeado como se deu a censura a peças, filmes, músicas etc. Ando pensando se ela se estendeu às fotografias jornalísticas, às imagens em geral, dentro dos jornais, nunca vi nada escrito sobre isso, nem uma notinha. (Pra puxar o assunto pra fotografia, às vezes eu me empolgo e esqueço que o fórum é sobre fotografia, sabe como é, ossos do ofício...) :hysterical: 8-)

E concordo com a questão da "verdade", afinal de contas qual verdade é mais verdadeira?
Ai Chello, entendi a questão do "melhor" lá no outro tópico, estava só enchendo o seu saco. É que às vezes a Kika dá uma de Luluzinha.  :D
« Última modificação: 21 de Maio de 2008, 11:55:21 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Ando curiosa com uma coisa. Já tá mais ou menos mapeado como se deu a censura a peças, filmes, músicas etc. Ando pensando se ela se estendeu às fotografias jornalísticas, às imagens em geral, dentro dos jornais, nunca vi nada escrito sobre isso, nem uma notinha. (Pra puxar o assunto pra fotografia, às vezes eu me empolgo e esqueço que o fórum é sobre fotografia, sabe como é, ossos do ofício...) :hysterical: 8-)
Kika,
Quanto ao negócio do "melhor", relaxa pois eu tmb entendi e vc é uma luluzinha super do bem!! rs

E, indico o filme nacional Batismo de Sangue, que mostra algumas cenas interessantes sobre a censura jornalística daquela época.

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo