Autor Tópico: Fotos Corporativas - probelma prático  (Lida 4726 vezes)

rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Online: 22 de Maio de 2008, 22:42:38
Amigos foristas,

Semana passada eu tive um bom desafio e pensei em compartilhá-los com vocês com 2 intuitos principais:
1 - Mostrar qual foi a minha solução e o resultado.
2 - Saber o que VOCÊS teriam feito.

Sem entrar em mais detalhes que o necessário é suficiente dizer que, no terminal onde trabalho, recebemos 2 prêmios pelo destaque nas operações. Aí meu chefe me pediu que fizesse uma foto de cada um dos funcionários com o prêmio nas mãos e em frente á nossa parede de prêmios.

Bom, vou colocar um diagrama do lugar para vcs entenderem melhor:


Os problemas:
1 - A grande maioria dos prêmios é prateada!! OU seja, estava fotografando de frente para espelhos!! haha
2 - Alguns modelos usariam capacete.
3 - Uma pilastra BRANCA que fatalmente seria refletida nos prêmios
4 - Duas imensas janelas atrás de mim que tb seriam refletidas
5 - Duas lâmpadas bem amarelas (típicas de paredes de premiação) que não iluminavam nada bem em cima dos prêmios.
6 - As fotos tinham que ser rápidas, ng queria nem podia parar o trabalho por muito tempo. Só o estagiário aqui!! haha Mas esse foi meu trabalho no dia.

Eu dispunha de 2 flashes:
1. Canon 550ex, seria minha luz principal, já que posso manipular zoom, potência, etc...
2. Um Sunpak pequeno e velhinho que não tem ajuste de nada.

Bom, eu não poderia partir para uma iluminação "inovadora" e dramática, teria que ser algo bem mais suave. E eu não tinha softboxes a disposição. O lance foi inventar! Após algumas tentativas cheguei ao esquema abaixo:


- À esquerda coloquei o Sunpak preso com um grampo na divisória (que terminava mais ou menos em 1,6m) apontando para cima e com um "gobo", um pedaço de cartolina preta entre ele e a pilastra branca.
- À direita coloquei o 550ex em 1/4 de potência, zoom 105mm e com um difusor plástico por trás em cima do tripé também apontando para cima.
- Ambos acionados por radio flash.

Com os flashes apontados para cima o que eu tinha algo parecido com 2 softboxes bem em cima das pessoas. Duas áreas de 1 a 1,5 metros quadrados iluminando bem de cima. Fica uma luz bem suave que "envolve" as pessoas.
O difusor do 550ex iluminava um pouco mais o rosto para tirar um pouco as sombras dos olhos e o chão que é de mármore ainda autou um pouco como refletor.

O sunpak iluminou mais o fundo e o 550ex mais os modelos.


Agora vamos às soluções que eu encontrei para cada problema usando esse esquema de iluminação:
1 - Fazer com que eu não "visse" os flashes através dos prêmios. Por isso os flashes ficaram bem laterais e apontando para cima.

2 - O problema dos capacetes foi bem resolvido com o difusor branco preso no 550ex, ele mandava uma boa parte da luz que seria "perdida" de volta para frente, iluminando o rosto do modelo.

3 - Pilastra Branca: por causa dela que coloquei um pedaço de cartolina no Sunpak, como ele não tem cabeça com zoom eu tenho que controlar o "spill", "vazamento" de luz, com outros artifícios. Claro que ela continuaria refletindo a luz do flash depois que batesse no teto, mas o efeito seria bem menor.  Nas fotos ainda dá pra ver bem a pilastra nos prêmios da esquerda, mas antes do pedaço de cartolina estava beeeem pior.

4 - Janelas: fechei as cortinas!!

5 - Lâmpadas amarelas: usei a velocidade máxima que o radio flash me deixa trabalhar (1/200), com uma abertura de F6.3. Tirando uma foto sem os flashes tudo que sairia seria um borrão preto com 2 pontos de luz beeeeem fraquinhos. Ou seja, a influência das luzes dos prêmios (e as fluorescentes da sala) foram nulas. Isso ajudou também a terminar de "matar" os reflexos da janela.

6 - Rapidez: Depois do esquema montado e do lugar onde o pessoal tinha que ficar demarcado, era só "1, 2 3 diga X". E vamos em frente!


Bom seguem os resultados agora:

Sem capacete

*Reparem na pilastra refletida na esquerda.
**O rosto está bem iluminado e a camisa mostra umas sombras legais para dar uma textura.
***O fundo e os prêmios estão bem iluminados e sem sombras duras nas bordas.
****Reparem que não há nenhum reflexo nos óculos.

Com capacete

*Nessa eu dei mole e o flash da direita refletiu um pouco nos prêmios.
**Reparem que o capacete reflete as luzes amarelas que eu falei, criando uns desenhos que eu pelo menos gostei.
***A viseira do capacete não faz muita sombra nos olhos.

Vejam uma foto com o flash na camera com difusor tipo "omni bounce" feito em casa. Depois de demorar um tempo tentando me posicionar bem para não ficar refletindo demais nos prêmios:

*Olha o reflexo do flash bem nos óculos!!=/
** Reflexo feio pacas no prêmio bem ao lado do modelo.
***Apesar de refletido no teto e com difusor, as sombras são mais duras que as das outras fotos.
****A parede lá atrás não está uniformemente iluminada, os lados estão ligeiramente mais escuros.


Esse esquema tinha uma vulnerabilidade. Como a iluminação vinha bem de cima, o prêmio (que era prateado!!) não podia ficar inclinado para cima, se não iria refletir bastante o teto como na foto abaixo:


Até fica um efeito legal, mas se exagerar fica péssimo. Então eu preferi pedir que todos apontassem o prêmio para mim.




Bom, se você leu até aqui agradeço a sua atenção!! Meu intuito foi dividir essa experiência com vocês porque muito do que usei aqui eu aprendi aqui no fórum. Recomendo FORTEMENTE a leitura do blog strobist.com onde aprendi demais sobre o uso de flashes fora da câmera.

Grande Abraço,
Rafael Santos
Rafanubi no fórum
Rafa para os amigos!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2008, 22:50:50
Vixe, Rafa, eu acho é que vc fez um pouco de milagre aí, dadas as suas condições !
Gostei, acho que vc fez realmente o máximo que foi possível  :clap:

O próximo passo é fotografar um fusca preto novinho em folha sem aparecer refletido nele....
Vai encarar ?  :D :D


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2008, 22:58:06
Vixe, Rafa, eu acho é que vc fez um pouco de milagre aí, dadas as suas condições !
Gostei, acho que vc fez realmente o máximo que foi possível  :clap:

O próximo passo é fotografar um fusca preto novinho em folha sem aparecer refletido nele....
Vai encarar ?  :D :D

haha Olha que encaro hein!!
Fusca eu não sei, mas o meu Negão eu fotografei essa semana:

 :D

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2008, 22:58:14
Eu gosto de reflexos :)
Tá, não vamos generalizar uhAHUA
Mas eu achei o reflexo da pilastra legal  :ok:

E eu não nasci para posicionar flashes e coisas do tipo... sou completamente tapado em relação a isso  :doh:


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2008, 23:00:58
Eu gosto de reflexos :)
Tá, não vamos generalizar uhAHUA
Mas eu achei o reflexo da pilastra legal  :ok:

E eu não nasci para posicionar flashes e coisas do tipo... sou completamente tapado em relação a isso  :doh:

Desse jeito não ficou tão ruim, o f*da era quando o flash batia direto na pilastra. Aí ela roubava a cena bonito... O chato só é que ela deixa os prêmios da esquerda metade iluminado/metade não.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2008, 23:05:16
Mas foi justamente esse metade iluminado e metade não que gostei rs
Ficou parecendo um efeito meio "Aqua" :D


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2008, 23:30:20
Mas foi justamente esse metade iluminado e metade não que gostei rs
Ficou parecendo um efeito meio "Aqua" :D


haha Não tinha pensado nisso. Eu tava com uma cabeça bem "clássica" pra essas fotos.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2008, 23:35:46
rafa, já pensou em usar polarizador???

não vi na descrição se vc tinha usado um pra tirar os reflexos dos premios
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2008, 00:01:35
rafa, já pensou em usar polarizador???

não vi na descrição se vc tinha usado um pra tirar os reflexos dos premios

Eu não pensei pq não tenho polarizador pra Sigma... hehe Só para a lente do kit ou pra 75-300. Como a ótica da Sigma é beeem melhor eu usei ela.

MAs o polarizador só tira reflexo de materiais não metálicos né? Iria ajudar com os vidros, mas não mt com os prêmios prateados. Ou ia?

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2008, 00:46:17
Cara, não me lembro de detalhe sobre material não metálico. :ponder:
Mas que já seria uma mão na roda, isso seria.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2008, 04:14:06
heheh... situação dificil....

Faz um tempo atrás eu lí sobre uma película que funciona como polarizador. Ela parece com os insul-films que se usa em carros. Talvés seja interessante procurar.

Uma sugestão seria utilizar sombrinhas difusoras, São boas e baratas e vc pode comprar um adaptador para usá-las com os flashes hot-shoe.
São Paulo - SP


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2008, 07:52:26
Oi Rafa, gostei dos resultados. Tirou leite de pedra com o que tinha nas mãos e a situação de luz ambiente.

Sobre os óculos que deu reflexo, era só pedir pra ele abaixar ou levantar a cabeça um pouquinho que o reflexo saía. Isso já aconteceu comigo e a solução foi essa. Outra coisa, vou mover seu post para arte fotográfica, ok?

Abraços,


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2008, 09:06:35
Vixe, Rafa, eu acho é que vc fez um pouco de milagre aí, dadas as suas condições !
Gostei, acho que vc fez realmente o máximo que foi possível  :clap:

O próximo passo é fotografar um fusca preto novinho em folha sem aparecer refletido nele....
Vai encarar ?  :D :D

haha Olha que encaro hein!!
Fusca eu não sei, mas o meu Negão eu fotografei essa semana:

 :D


Esse aí não vale ! É todo retinho!  :D :D :D
O fuscão é uma bola refletiva, acho que só as portas são maaaiisss ou meeenos retas.....
 :hysterical:


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2008, 09:25:18
Cara, não me lembro de detalhe sobre material não metálico. :ponder:
Mas que já seria uma mão na roda, isso seria.

Olha aí:  ...Muito útil quando se precisa fazer uma foto de uma pessoa através de uma janela envidraçada, ou de objetos de vidro ou superfícies não metálicas, em que se deseja eliminar a reflexão da luz. Esta é uma técnica muito usado em fotografias feitas em estúdio de produtos em garrafas de vidro, como bebidas, por exemplo.

Mas com certeza ajudaria sim, o problema é que a Sigma é 77mm!! hehe O Filtro é caro....


Uma sugestão seria utilizar sombrinhas difusoras, São boas e baratas e vc pode comprar um adaptador para usá-las com os flashes hot-shoe.

Eu até tenho uma Sombrinha prateada "mandrake" aqui que uso de vez em quando. Estou a procura de sombrinhas brancas pq eu posso utilizar mais perto do assunto, perdendo menos potência.
O lance é que, com uma fonte de luz maior, eu estaria ainda mais propenso a vê-las refletidas nos prêmios né? Aí teria que localizá-las muito bem.


Oi Rafa, gostei dos resultados. Tirou leite de pedra com o que tinha nas mãos e a situação de luz ambiente.

Sobre os óculos que deu reflexo, era só pedir pra ele abaixar ou levantar a cabeça um pouquinho que o reflexo saía. Isso já aconteceu comigo e a solução foi essa. Outra coisa, vou mover seu post para arte fotográfica, ok?

Abraços,

Essa foto do reflexo foi só pra ilustrar os problemassos que teria com o flash na sapata. Geralmente para eliminar isso eu mexo na cabeça do flash, mas vou experimentar sua dica da próx vez, pq mexer na cabeça do flash pode alterar tudo!! hehe

Beleza quanto a mover o post, eu até tinha enviado uma PM pro Guto perguntando se o post deveria ficar aqui ou em Artigos, tinha esquecido de "arte fotográfica". Pensando bem é realmente aqui o lugar dele.

AH! Aproveitando, vc pode consertar o título?! Tá escrito probelma  :shock:. hehe



Abraços!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2008, 09:25:59
Vixe, Rafa, eu acho é que vc fez um pouco de milagre aí, dadas as suas condições !
Gostei, acho que vc fez realmente o máximo que foi possível  :clap:

O próximo passo é fotografar um fusca preto novinho em folha sem aparecer refletido nele....
Vai encarar ?  :D :D

haha Olha que encaro hein!!
Fusca eu não sei, mas o meu Negão eu fotografei essa semana:

 :D


Esse aí não vale ! É todo retinho!  :D :D :D
O fuscão é uma bola refletiva, acho que só as portas são maaaiisss ou meeenos retas.....
 :hysterical:



haha Eu sei! Ainda mais aqueles antigões com calotas prateadas!! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ