Autor Tópico: Aniversário infantil- gostaria de dicas , please  (Lida 3394 vezes)

jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Online: 23 de Maio de 2008, 19:18:29
Pessoal

Me pediram para fazer um aniversário de 9 anos em buffet infantil . Como nunca fiz este tipo de evento gostaria de dicas quanto a apresentação do trabalho , quantas fotos normalmente se entregam, tamanho das mesmas e , é claro, quanto cobrar. Qualquer contribuição é bem vinda.
tks.


Felipe S. Flores

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2008, 19:27:04
Esse é um dos motivos que me fazem preferir o fotojornalismo, mas enfim.
Qual o poder de aquisição dos pais? (você não pode cobrar do joão, o que cobra do presidente da petrobras).
Você tem experiência em eventos? (pode cometer alguns erros bobos, portanto não pode se queimar cobrando muito caro)
Fora isso, fotografar crianças é bom, são espontâneas e sinceras.
Abraços e boa sorte.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2008, 20:47:13
Difusor no flash, lente com range pra retratos (28 a uns 100mm), se a luz ambiente for boa subexpõe ela um pouco, se for ruim, mata de vez, pega umas fotos das crianças sorrindo, brincando. E não esqueça de se preparar para o "sopra a velinha"!
Nada pior que o fotógrafo pedir pra soprar de novo... hehe

abs e boa sorte.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2008, 21:58:58
Felipe S. e rafanubi

Valeu , obrigado pelas dicas  :ok:
Já tenho alguma experiencia em eventos mas nunca trabalhei em aniversário infantil . Porém já participei de muitos pois tenho filhas e sei como tudo se desenrola  . A minha maior dúvida é se existe algum padrão para apresentação das fotos impressas , tipo tamanho e quantidade.

abraços


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2008, 22:41:24
Felipe S. e rafanubi

Valeu , obrigado pelas dicas  :ok:
Já tenho alguma experiencia em eventos mas nunca trabalhei em aniversário infantil . Porém já participei de muitos pois tenho filhas e sei como tudo se desenrola  . A minha maior dúvida é se existe algum padrão para apresentação das fotos impressas , tipo tamanho e quantidade.

abraços

Acho que não existe mt padrão, vai do que o cliente está querendo e de quanto está disposto a pagar...

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2008, 15:25:36
Felipe S. e rafanubi

Valeu , obrigado pelas dicas  :ok:
Já tenho alguma experiencia em eventos mas nunca trabalhei em aniversário infantil . Porém já participei de muitos pois tenho filhas e sei como tudo se desenrola  . A minha maior dúvida é se existe algum padrão para apresentação das fotos impressas , tipo tamanho e quantidade.

abraços



Acho que não existe mt padrão, vai do que o cliente está querendo e de quanto está disposto a pagar...

 :ok: tks


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2008, 21:54:02
Eu entrego as fotos no CD e a pessoa amplia o que quiser ou escolhe 50 (ainda no CD) para eu diagramar um albúm 20x25 podendo eu  acrescentar mais fotos - decisão minha na hora de fazer a diagramação.

Então, sempre fotos no CD em tamanho original. Se quiser albúm paga a parte.

Preço só o CD com as fotos > 400 reais.
Albúm +  450 reais (trabalho da diagramação, revelação confecção do albúm e entrega).
Entrego entre 80 e 120 fotos no CD. Sempre CD...
« Última modificação: 24 de Maio de 2008, 22:01:54 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2008, 23:36:45
Eu entrego as fotos no CD e a pessoa amplia o que quiser ou escolhe 50 (ainda no CD) para eu diagramar um albúm 20x25 podendo eu  acrescentar mais fotos - decisão minha na hora de fazer a diagramação.

Então, sempre fotos no CD em tamanho original. Se quiser albúm paga a parte.

Preço só o CD com as fotos > 400 reais.
Albúm +  450 reais (trabalho da diagramação, revelação confecção do albúm e entrega).
Entrego entre 80 e 120 fotos no CD. Sempre CD...

Lúzio, uma dúvida: você entrega as fotos sempre tratadas ou vai como saíram da câmera?
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2008, 17:33:23
Eu entrego as fotos no CD e a pessoa amplia o que quiser ou escolhe 50 (ainda no CD) para eu diagramar um albúm 20x25 podendo eu  acrescentar mais fotos - decisão minha na hora de fazer a diagramação.

Então, sempre fotos no CD em tamanho original. Se quiser albúm paga a parte.

Preço só o CD com as fotos > 400 reais.
Albúm +  450 reais (trabalho da diagramação, revelação confecção do albúm e entrega).
Entrego entre 80 e 120 fotos no CD. Sempre CD...

Opa ,obrigado pela ajuda Luzio. O único receio que eu tenho é a cliente levar o CD a um minilab meia boca,as ampliacoes ficarem uma caca e depois colcarem a culpa no fotografo ...
Na questao de valores tava pensando em entregar de 60 a 100 fotos 15 X 23 cm a um preco total de R$550,00 a R$600,00 ,acho que ta mais ou menos na sua media.
Valeu,abraco


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2008, 21:00:09
Jeff, vc tá certo. Fica quase a mesma coisa. E quanto a ampliação, em todos eu é que acabei fazendo a ampliação e ganhando uns trocados a mais.

Kergi,  eu sempre dou uma melhorada rápida no PS, mas rápida mesmo, pois a maioria já sai quase do jeito certo em matéria de luz. O que mais faço é dar uma melhorada no brilho e contraste, um tapinha na nitidez e, dependendo da foto, clarear um pouco o fundo. Tudo rápido.
« Última modificação: 25 de Maio de 2008, 21:01:39 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2008, 22:45:11
Kergi,  eu sempre dou uma melhorada rápida no PS, mas rápida mesmo, pois a maioria já sai quase do jeito certo em matéria de luz. O que mais faço é dar uma melhorada no brilho e contraste, um tapinha na nitidez e, dependendo da foto, clarear um pouco o fundo. Tudo rápido.

beleza  :ok:
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2008, 00:34:58
Não sou profissional mas já fotografei uns 3 aniversários de criança pra amigos. Duas com a antiga KX e uma a pouco tempo com a D30.

Já antecipo por experiência própria que o foco na criançada é o maior problema... rsrs
E é um problema que que tem compacta não passa. Então fique esperto!

Procure um modo na sua cam que te permita fazer as fotos mesmo que o foco ainda não esteja 100% acurado.
Uma foto um pouco fora de foco não é algo tão grave mas perder um momento importante é mais sério.

Eu apanhei do autofoco da D30. Só depois da festa fui saber que ela tem um modo que permite vc usar o botão <*> pra focar e o disparador dispara mesmo sem o foco travado.
Se fosse hoje usaria esse modo focando em coisa mais contrastadas que estejam paradas na mesma distância dos moleques em casos extremos.

Use uma abertura que te dê um bom DOF. Se a luz do fundo estiver boa, pra poder ter DOF e luz de fundo juntos vale aumentar o ISO pro maior valor aceitável da sua cam.

Veja onde vai se posicionar pro parabéns antes dependendo da mesa. Depois que junta um monte de gente é dificil se reposicionar.

Uma outra dica que pode ser muito interessante é observar e conversar com os pais.
Tem pais que querem ver os moleques em ação. Outros querem ver eles bem arrumadinhos mostrando a roupa etc.
Alguns já querem fazer da festinha um evento social pros amigos.
Entenda o que eles querem da festa e suas fotos serão elogiadas.

No mais,

Acho que já entregar em papel num album bonito é bem bacana.
Não dá tanto trabalho e vc garante a qualidade da impressão. Pode pedir papel fosco, borda etc. e ainda ganha alguma coisinha em cima. No pior caso faça nem que seja a preço de custo.

Além do CD, eu entregaria um site com as fotos. É algo moderno, fácil de fazer, de bom gosto e bastante útil pra mostrar pros parentes distantes etc.

Pode ser um Multiply que é mais fácil de usar, o nome do site fica bacana de decorar e vc pode dar a senha aos pais.

Abraço e boa sorte!
« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 00:55:08 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2008, 01:20:11
Depois que respondi vi que subestimei...
Vc só queria saber da apresentação.  :doh:

Foi mals!! De qualquer modo ficam as dicas aí pros menos experientes...
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2008, 10:51:13
Obrigado Rogério . Voce não subestimou não , deu otimas dicas e vou aproveita-las com certeza. Cada um tem a sua experiencia e sempre aprendemos algo com isso.
Grande abraço
« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 10:53:23 por jeff cann »