Autor Tópico: Até que enfim  (Lida 9081 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 24 de Novembro de 2004, 23:09:02
Um dos motivos para não desejar uma DSLR é o fato delas serem cãmeras híbridas, que aproveitam concepção e lentes das tradicionais SLRs, em corpos grandes, usando lentes que não foram feitas exatamente para elas.

Mas a Olympus está lançando uma câmera fantástica, a E300, e ela usa lentes feitas especificamente para digitais, é pequena, é DSLR, tem uma grande angular no sistema que chega ao equivalente a 14mm equivalentes! Tem 8mp nativos.

Bem, assim é a vida. Ao mesmo tempo que compro uma cãmera nova, a s7000, já tenho algo a desejar -risos. Ainda trabalha com formato 3:4, sem usar o 2:3 das outras DSLRs. Aliás, usar 2:3 é mais uma dessas opções de fingir que é filme.

Fico satisfeito porque sempre acreditei que o digital criaria outro fomato de cãmera, e somente quando isso acontecesse haveria a verdadeira digital de bom padrão.

Melhor ainda, o dpreview fala de um preço de lançamento, com lente, de 999 dólares, o mesmo preço em que foram lançadas as prosumers de 8mp, que agora custam 800 dólares.

Ivan

 


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2004, 23:36:28
A foto do brinquedinho na PHOTOKINA desse ano Ivan ... a camera mesmo é menor, mas a lente e o flash .. hehehhe



+ Fotos: http://www.letsgodigital.org/html/events/P...00/E300_en.html
« Última modificação: 24 de Novembro de 2004, 23:38:50 por Matheus »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2004, 00:12:36
Desde a E-1 a Olympus vem arrebentando, a E-1 é uma tremenda câmera tbm.

Ivan não se preocupa não. Existem boatos de que a Fuji está pensando em entrar para esse formato (que por sinal é um formato aberto).
Se esses boatos forem verdade a Fuji deve mostrar uma 3:4 SLR na PMA 2006. :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2004, 08:41:38
Então está bom, Leonardo, pois meu planejamento é ficar com a s7000 por um ano ou um ano e meio.

Vou ver se no início do ano começo a aprender algo sobre processos alternativos de fotografia, pois minha intenção é produzir grandes formatos (desejavelmente 35X50 neste ano) a partir de negativos digitais por cópia de contato.

Acho que a s7000 dá para algo perto disso, a se julgar pelas cópias de 25X33 que fazia com a S5000. mas, evidentemente, a consolidação do processo exigirá uma câmera que fornaça mais (aliás, não serve 8mp, pois 8mp é mais ou menos a faixa de equivalência da s7000, embora uma Olympus dessa entregue mais detalhamento, ceio). Minha faixa de desejo de câmera é 12/16mp, mas pagando preço de 8mp  ;) Acho que é questão de tempo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2004, 11:55:05
Eu devo partir para uma cam de 12 agora no final do ano.
Estou vendo de pegar uma S3, ai será só felicidade, devo aposentar minha médio formato.
Hehehe!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rodrigo Kenobi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2004, 22:17:07
Bom, quanto ao tamanho, parece que a Olympus não está conseguindo o mesmo nível de miniaturização que a Pentax com a *istDS (bem menor que a E-300). O mesmo vale pras lentes... As lentes 4/3 da Olympus não são menores ou mais leves que as lentes EF-S da Canon, por exemplo.





Uma pena que o cara não colocou a *istDS aqui, que é a concorrente nesse segmento. Uma foto comparativa dela, pra não ficar na secura  ;)



ESSE era o tamanho que eu esperava da Olympus com o sistema 4/3! Porque a Pentax consegue e a Olympus não?
Como eu prezo muito a portabilidade, a *istDS é uma de minhas preferidas. Resta saber como são as imagens tiradas por ela, claro!

De resto, E-300 parece promissora. Mesmo preço inicial da DRebel, com mais resolução, melhor construção, mais de tudo.

Bom... Provavelmente a Canon vai lançar uma "DRebel II" em 2005, não? Penso que terá, ao exemplo da dupla DRebel/10D, o mesmo sensor da 20D, e pra reagir à concorrência, melhor performance e construção. Resta saber como serão as fotos de todas essas que eu mencionei, inclusive a *istDS, pela qual simpatizo muito ;)

Termino dizendo que o meu interesse pelas DSLR por enquanto é meramente "acadêmico". Não tenho necessidade ou possibilidade de comprar uma no momento. Um dia, com certeza :)  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2004, 22:52:40
Só um toque, o objetivo da olympus não é miniaturizar, é acabar com o padrão 2:3 que gera um aproveitamento pior das lentes.
Quanto a fazer lentes leves as lentes da série E da Olympus são todas Splash Prof o que as colocam na categorias de lentes como as L da Canon que sem dúvida são bem mais pesadas do que as lentes da Olympus.
Ninguém quer lentes pesadas e grandes, mas tbm ninguém quer porcariada de plástico como as lentes miniaturizadas da Pentax. :)

Lembre-se que profissionais querem empunhadura de qualidade e um mínimo de estabilidade (Não quer levantar peso mas tbm não quer nada muito leve), então seria um erro a Olympus criar equipamentos muito leves e pequenos (como foi feito pela Pentax e tornou ela uma das câmeras menos desejadas da categoria, exatamente por parecer de brinquedo) profissional quer sentir segurança no corpo da câmera, por isso que prossumers como as Sony 828, as Olympus C-8080 e as Minolta A2 tem seguido caminhos de construção visando maximizar a aparência da construção do equipamento. :)

Ser pequeno não é vantagem nenhuma no mundo profissinal e amador avançado, porque quem domina fotografia não preza muito isso, a maioria até coloca grips e etc para tentar deixar o equipamento com uma empunhadura melhor e mais pesado. :)

Quem quer portabilidade cai para o mercado amador/amador avançado e vai ter que se contentar mesmo com algumas prossumers mais compactas ou as Pentax que infelizmente (desde os tempos dos filmes) vem criando equipamentos SLR para o público amador (sinto até falta das velhas pentax super pro que agora só restaram em médio formato).
« Última modificação: 26 de Novembro de 2004, 22:55:32 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.