Autor Tópico: Dicas de equipamentos #2 (Qualquer ajuda e dica é importante).  (Lida 1216 vezes)

bruno_foz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
 :ok: Olá pessoal,
Seguindo o conselho do Discaciate estou colocando mais um tópico para discussão :ponder:, que parece muito bobo, mas que é importante para iniciantes como eu :doh:
Além de câmaras quais os equipamentos básicos para se começar no mundo das fotografias profissionais de eventos (casamentos, aniversários, externas, dia, noite ..., e afins). Tenho em mente várias coisas, mas como estou iniciando, fico com medo de gastar em materiais não tão importantes e negligenciar no que é realmente importante. Quantas câmaras são necessárias para cobrir um evento em prol da agilidade?
Quanto a iluminação (eu sei que depende de muitos fatores, além do estilo de trabalho do fotógrafo), o que é mais necessário?
Quais os tipos de lentes para as várias ocasiões, e qual cobre a maior gama de situações possíveis?
Para fotografias digitais, é importante, economicamente, adquirir uma impressora (tipo HI-TI ou similar) logo de início?
Desde já agradeço qualquer ajuda possível :clap:

Um grande abraço a todos  :ok:
« Última modificação: 24 de Maio de 2008, 21:45:38 por bruno_foz »
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (C. Xavier)


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2008, 11:54:58
Olá!

Tem um tutorial aqui no fórum mesmo sobre fotografia de casamentos que é bem legal.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=1284.0

Sobre fotografias de casamento é bom ter cuidado mesmo e o problema maior não é o equipamento.
Muitas vezes vc está começando e um amigo vê que vc tem um equipamento parecido com os dos fotógrafos e pede pra vc fazer. Porém é uma investida arriscada...

A noiva geralmente quer um profissional experiente do albúm que ela viu da amiga e gostou. Já o noivo quer que sobre mais grana pra comprar os 12 anos pra encher a cara :D .

Ela está certa!!!! O profissional experiente realmente entende o que se espera de fotografias de casamento, um iniciante não. O estilo das fotos tb depende da cada fotógrafo.

O resultado pode ser uma bela discussão entre os recém casados e uma cara meio fechada pra vc pelo menos por uma década...
Afinal aquela foto que ela achou linda no casamento da amiga vc não fez parecido.  :aua:
Os detalhes do vestido que durou um século pra ser feito também nem aparecem direito...  :aua:

E tudo isso pra comprar umas caixas extras de 12 anos... :hysterical:

Ou seja, se um amigo te pedir pra cobrir fotos de casamento caia fora. Acho que essa dica vala até pra quem já trabalha com isso. :ok:
Se o convite partir da noiva porque ela gosta das suas fotos aí dá pra aceitar.  :ok:

Já o equipamento depende muito do estilo e do ambiente.
Eu imagino um set mínimo com uma boa lente versátil.. tipo uma 18-80 e uma fixa 50mm mais aberta (f2.8 pelo menos) para os retratos posadas etc.
A mais versátil vc monta na câmera pra cobrir as cenas em movimento durante o evento e a festa. A fixa vc usa pra as fotos posadas onde se quer desfoques etc.

Pra cobrir mesmo acho que não precisa mais que duas boas lentes. Porém ter um set maior de lentes pode ser útil ao fazer uma avaliação prévia do lugar (incluindo suas possibilidades de posicionamento) e decidir antes o que vai usar.

Lembre-se que além das lentes vc precisa pensar nos flashs.

Se a luz ambiente ajudar, apenas com um bom flash vc pode fazer o evento. Mas se a luz não ajudar tem que ter pelo menos um assistente com outro flash sincronizado pra matar as sombras.

Pensando em termos de flash acho que atualmente o melhor sistema para múltliplos flashs é o Nikon (acho que disso niguém aqui vai discordar).

No mais, uma boa dica pra aprender, além de trabalhar como assistente eu acho que é cobrir aniversários de criança. A exigência é muuuuuuuuuito menor porém o trabalho é bem difícil e dá uma boa experiência.

Abraço!
« Última modificação: 25 de Maio de 2008, 11:56:23 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Discaciate

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Online
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2008, 11:59:14
As respostas a esses tópicos quase nunca agradam aos criadores, mas a realidade é que a melhor e mais sincera respostas é mesmo o: "depende".

Tenho em mente várias coisas, mas como estou iniciando, fico com medo de gastar em materiais não tão importantes e negligenciar no que é realmente importante.

É importante gastar só com o que você realmente acha que é necessário. E como você vai saber o que precisa e o que não precisa? Conhecendo mais a fundo o ofício da fotografia.

O básico para começar mesmo é: uma câmera de qualidade suficiente, uma lente clara com o range razoável (normalmente o preferido é começando em grande angular e terminando em uma tele curta), um flash, cartões de memória suficiente para cobrir o evento COM FOLGA, uma bateria adicional (se possível em um grip), um PC ou Notebook suficientemente bom para fazer a edição e organização das fotos.

Com uma câmera você já faz um evento sim, sem grandes problemas. O segundo corpo lhe adiciona segurança e maior agilidade, dependendo do teu estilo de trabalho.

Logo você irá sentir a necessidade de uma segunda lente. Qual ela será vai depender do teu estilo. Normalmente a escolha fica entre uma tele mais longa (70-200mm f/2.8), uma normal clara (50mm f/1.4) uma grande angular mais potente (10-20mm). Qual vai ser vai depender do teu estilo.

Mas lembre-se de que antes de gastar dinheiro é MUITO mais importante aprender do que se trata e o fazer com uma boa dose de calma. Muita gente dá com os burros na água ao comprar muita coisa e depois não se desenvolver na fotografia (eu mesmo conheço um caso pessoalmente).


bruno_foz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2008, 21:51:18
 :clap:Pessoal, novamente, só tenho a agradecer pelas dicas e pelos conselhos. Já estou correndo atrás de algum profissional da área para trabalhar como auxiliar e já cosegui o curso da National Geographic (excelente, realmente, para quem está iniciando, vlw). Quanto a outros livros, aqui em Foz tá difícil de encontrar, mas não vou desistir. Não se preocupem que só irei trabalhar sozinho quando tiver certeza de não fazer feio :fight:, quando der postarei algumas fotos para darem uma olhada.
Por enquanto só tenho a agradecer :worship: e me coloco a disposição de vc se quiserem saber alguma coisa do país vizinho (PY).
Um grande abraço a todos. :clap:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (C. Xavier)