Autor Tópico: Modo M das Canon´s  (Lida 2619 vezes)

Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Julho de 2005, 01:11:38
Bom, eu tinha postado essa mesma dúvida na comunidade das Canons AXX, no Orkut, mas parece que sabotaram a comunidade e sumiu tudo  :blink:. Então, lá vai de novo.

Bom, é minha primeira câmera com recursos manuais. Então, não sei se isso é um defeito da máquina, um "recurso" exclusivo da Canon  <_< , ou está tudo normal.

O certo é que, no modo manual, não tem o EV para eu mesmo escolher, no menu das funções. Então, independentemente da velocidade e abertura que eu seleciono, a bendita máquina vai lá e ajusta a compensãção de exposição de acordo ao que o fotômetro dela acha que está mais correto. Por exemplo, regulo tudo para ter uma foto super estourada, e a dita cuja vai lá e coloca um -2. Outras vezes é o inverso, eu quero uma fotografia subexposta, a máquina vai novamente e regula o EV para +2, ou positivamente.

Então, queria saber dos prós aqui do fórum se isso é um problema da câmera. Teria como desabilitar esse recurso? E se isso for normal, porque há tanta badalação sobre os recursos manuais COMPLETOS, que afinal, não dão ao usuário o tão estimado controle total sobre a foto?

Aguardo respostas,
______________
Marcos Henrique
 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2005, 01:27:01
Olha, desativar eu acho que dá. Tenho uma G5 e consigo isso, mexi em uma A95 de um amigo e também consegui. De repente o seu modelo pode ser diferente.

Daqui a pouco alguém que tenha ela lhe explica.

abraços


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2005, 01:30:38
Manual e manual, o que vc ajustar a camera vai acatar.
aqueles +2,-2 etc e so um aviso da camera dizendo que vai ficar subexposta ou vai estourar.
Fotografa e ve o exif para certificar.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2005, 01:32:53
Hmmm.. Dúvida agora.

 :unsure:  


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2005, 01:36:56
Dúvida já sanada, hehe. :P

O pksato está certo. Acabei de testar, e, realmente, os + e - que aparecem no modo M são apenas de alerta. Verifiquei no EXIF e deu tudo conforme eu esperava.
Mas ainda fica a dúvida. Por que, no modo M, não é possível ajustar o EV? ;)  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2005, 01:42:01
Pera lá... Modo Manual não ajusta compensação de exposição.
Não faz o menor sentido ajustar compensaçào de exposição no modo manual, a função da compensação de exposição é exclusivamente dizer para o software de calculo da câmera para subexpor ou superexpor uma exposição nos modos automáticos (onde isso não seria possível de controlar sem esse recurso), no modo M (Manual) se vc quer +1 ponto simplesmente ajuste a câmera para lhe dar +1 ponto.
No caso o indicador onde normalmente é apontada a compensação de exposição se transforma em fotômetro no modo M para que vc possa medir a luz.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2005, 02:02:22
Como o Leo falou, modo manual é justamente para isso, se você quiser ajustar a exposição, você muda abertura, o tempo de exposição, ou o ISO. Se você simplesmente selecionasse a compensação e a câmera ajustasse, aí não seria modo manual.  ;)  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2005, 02:35:33
É verdade. Vi aqui na G5 e não funciona a compensação de EV.

Mas da D70 existe essa função sim. ;)

Isso no modo M.

abraços
« Última modificação: 21 de Julho de 2005, 02:54:22 por Danilo »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2005, 02:36:47
É exatamente como o Leo e o Ricardo falaram. Aliás, já tirei umas fotos com a A520. É uma câmera bem interessante dentro da sua proposta! E o modo M funciona exatamente dentro da regra.

Abraço!


CrazyBob

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2005, 04:13:43
Acho que entendi o que o Marcos esta dizendo.

Cade o grafico, barrinha, escala, do EV.. hehehehehe
e a unica coisa que me irrita nas Ax0.
hehehe

Das compactas, (que eu mexi hehe) a melhor nesse ponto é a S5000 da fuji.. hehehe : )
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2005, 09:51:13
Citar
Mas da D70 existe essa função sim.

Isso no modo M.
Dá para ajustar a compensação de exposição no modo M? Interessante! Eu entendo a lógica usada para não ter a opção em outras máquinas, mas é um recurso a mais que, na minha opinião, tem alguma utilidade...


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2005, 20:50:58
Citar
Citar
Mas da D70 existe essa função sim.

Isso no modo M.
Dá para ajustar a compensação de exposição no modo M? Interessante! Eu entendo a lógica usada para não ter a opção em outras máquinas, mas é um recurso a mais que, na minha opinião, tem alguma utilidade...

Pois é, a D70 deixa sim fazer isso. Isso não causa efeito nenhum na exposição nem muda a leitura da barrinha do fotômetro. Aí vocês vão se perguntar: então por que raios é que existe essa opção? Ora, o ajuste de EV funciona quando se está fotografando no modo manual mas com o Auto ISO ligado: a câmera vai usar um ISO diferente do que usaria normalmente, baseando-se nesse ajuste de compensação.

[]s,

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2005, 23:14:29
Citar
Citar
Citar
Mas da D70 existe essa função sim.

Isso no modo M.
Dá para ajustar a compensação de exposição no modo M? Interessante! Eu entendo a lógica usada para não ter a opção em outras máquinas, mas é um recurso a mais que, na minha opinião, tem alguma utilidade...

Pois é, a D70 deixa sim fazer isso. Isso não causa efeito nenhum na exposição nem muda a leitura da barrinha do fotômetro. Aí vocês vão se perguntar: então por que raios é que existe essa opção? Ora, o ajuste de EV funciona quando se está fotografando no modo manual mas com o Auto ISO ligado: a câmera vai usar um ISO diferente do que usaria normalmente, baseando-se nesse ajuste de compensação.

[]s,

 -- thiago
Thiago,

Acho que não é isso não. Ela só compensa mesmo a exposição e te dá uma leitura diferente. Como você disse, nem aparece na barrinha do fotometro.

abraços


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2005, 23:24:53
Citar
Citar
Citar
Citar
Mas da D70 existe essa função sim.

Isso no modo M.
Dá para ajustar a compensação de exposição no modo M? Interessante! Eu entendo a lógica usada para não ter a opção em outras máquinas, mas é um recurso a mais que, na minha opinião, tem alguma utilidade...

Pois é, a D70 deixa sim fazer isso. Isso não causa efeito nenhum na exposição nem muda a leitura da barrinha do fotômetro. Aí vocês vão se perguntar: então por que raios é que existe essa opção? Ora, o ajuste de EV funciona quando se está fotografando no modo manual mas com o Auto ISO ligado: a câmera vai usar um ISO diferente do que usaria normalmente, baseando-se nesse ajuste de compensação.

[]s,

 -- thiago
Thiago,

Acho que não é isso não. Ela só compensa mesmo a exposição e te dá uma leitura diferente. Como você disse, nem aparece na barrinha do fotometro.

abraços
Putz, é fato! Acabei de ver aqui! Pensei que não mudava nada porque só usava isso aí com o Auto ISO, mas realmente muda. Se você bota a compensação em por exemplo +2.0 EV, o ponto '0 EV' do fotômetro passa a valer +2.0!
Muito interessante... :D
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta