Autor Tópico: Mudando para DSLR - D60 é uma boa escolha?  (Lida 2995 vezes)

yasu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Maio de 2008, 02:40:27
Olá pessoal, eu pesquisei na internet sobre as câmeras digitais mas eu gostaria de uma ajuda ainda.

Eu no momento estou olhando duas câmeras, a Nikon D40 e a D60, no entanto andei vendo pelo fórum muitos reclamarem do fato que essas câmeras precisam de uma lente que tenha o motor integrado para efetuar o Auto Focus.

É realmente um grande defeito isso para alguém que está começando como eu? No caso a câmera que estou pensando comprar vem com um Kit Duplo de Lentes.

A D40 18 - 55mm  e 55-200mm VR por US$700,00
A D60 18-55mm VR e 55-200mm VR por US$900,00

Atualmente estou querendo a D60
Pentax K200D


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2008, 07:17:23
Yasu,

A Nikon D60 é uma excelente escolha, pois além de ser muito bem construída, acabamento excelente, qualidade de imagem excepcional, sistema de limpeza do sensor interessante e uma lente do kit boa e estabilizada, você estará partindo para o melhor e mais difundido sistema entre todas opções (corpo, lentes e acessórios).

Quanto a falta do motor de foco no corpo, é de fato uma questão a ser avaliada, mas note que praticamente todas as marcas e lentes estão migrando para lentes com motor de foco no corpo, além disso não acho interessante abrirmos mão das lentes com motor de foco, pois a AF é bem mais rápido.

Quanto a Nikon D40, apesar de ter uma qualidade de imagem superior em RAW, ela não vem com a lente estabilizada e nem com o sistema de limpeza do sensor, porém o preço dela é muito bom, pra começar às vezes vale a pena.

Dois pontos que costumos reclamar bastante da D40/D60.
1- Disponível apenas RAW+JPG basic.
2- Apenas três pontos de foco.

Boa sorte


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2008, 13:27:14
A Pentax K200D tem o mesmo sensor...  além de ter motor de foco e limpeza do sensor, tem também o corpo com estabilizador de imagens, é selada, assim como a lente do kit também (sem falar que a lente do kit da Pentax é uma das melhores em relação a concorrência)
E tem também 11 pontos de foco e RAW (PEF ou DNG)+JPEG

A vantagem da D60 é a luz de auxílio de foco (que faz bastante diferença) e a maior disponibilidade de lentes (em relação a isso fico tranquilo porque assim é mais fácil não cair em tentação rs E se for procurar direito, tem muitaaa oferta também, porque ela aceita muitas lentes antigas :) )


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2008, 17:34:29
Eu também estava nesse dilema, porém pelo preço que a Canon 40D está na BH resolvi esperar mais para conseguir pegar uma.

O problema é que a lente que vem nela não tem GA, mas é uma lente considerada boa, mas pela diferença da câmera acho que vale a pena pagar 200 dólares a mais, única desvantagem também é não ter a luz foco noturno.

Bom, outro motivo que me fez decidir aguardar um pouco mais foi que mandei minha Canon S1 IS para o Recall e vou receber uma Canon S5 IS no lugar, daí dá pra brincar um pouco com ela e aguardar a grana pra pegar a 40D.

Segue o link para a BH:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/518570-REG/Canon_1901B017_EOS_40D_SLR_Digital.html
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2008, 17:41:28
yasu,

Outra opção para te atrapalhar mais na decisão é a Sony A200 + 18-70 esta por R$ 2000,00 no site da Sony Style com garantia da Sony brasil e ainda divide em 10x sem juros.


yasu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2008, 00:26:08
Ah no caso eu não estou no Brasil, eu estou no Japão atualmente, e vou ficar até o início do ano que vem.

Acho que os 3 pontos de foco das duas Nikon. É meio que o calcanhar de aquiles mesmo né?
E o que é esse JPG Basic? Eu tentei procurar informação mas não entendi muito bem.

Sobre a Canon 40D, ela é bem mais cara né? Pelo menos aqui ela passa da faixa dos US$1000 e na verdade eu estou chorando pra pagar US$900.

Sobre a Sony A200, ela é interessante, mas as câmeras da Sony no japão só vem Menu em japonês, bom se bem que eu posso meio que treinar meu japonês daí ahahha. Vou dar uma olhada nas especificações da A200...

Sobre a Pentax K200D eu vi que tinha na loja mas eu não sabia muito dela, vou procurar saber também...
Pentax K200D


yasu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2008, 02:10:06
Ah acho que entendi o RAW+JPG Basic

No caso eh o modo em que você tira a foto e salva simultaneamente em RAW e em JPG é isso?

Mas no caso da Nikon D60, no modo RAW+JPG só é possível utilizando o JPG Basico e não outros Setups como é possível em outros modelos.

Bom, sobre a disponibilidade de lentes é como eu disse, eu estou fazendo a mudança de uma Point n Shoot para uma SLR, então eu não acho que vou ter necessidade de várias lentes.

Até mesmo 3 AF points não parece tão ruim se você pretente tirar fotos de Hobby não é?

Tem outra coisa que me preocupa também, é que eu tenho medo de me roubarem a a câmera no Brasil então não estava assim tão afim de comprar uma coisa mto cara.
Pentax K200D


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2008, 06:32:19
ola!


eu tb moro aqui no japao, vc e de onde? pode ir de D60 que tb e uma boa...

sobre o motor de foco

DAS ULTIMAS 23 LENTES LANCADAS PELA NIKON 21 TEM MOTOR DE FOCO, sendo assim esse problema nao tem mais tanta relevancia a nao ser que vc fosse um usuario antigo da nikon.

3 pontos de foco? sa sim...eu praticamente so uso o central..e tenho a D3 que tem um monte de pontos de foco.

o que me incomoda..

eu acho ela pequena..assim como a X2(XSi)

pode comprar sem medo! ;)

abraco!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2008, 07:33:47
Yasu,

No modo RAW+Jpg basico, a câmera entrega um RAW e um jpg de baixíssima qualidade, porém dentro da própria câmera (D40/D60) vc pode converter os RAW para JPG fino, ou seja, é um pouco mais trabalhoso, mas existe um caminho alternativo.

Quanto aos tres pontos de foco, realmente perde para concorrencia, mas eles sao relativamente bem distribuidos e atende muito bem. :ok:

Quanto ao motor de foco no corpo, sou da mesma opiniao do Marcelo, ainda mais no Japao em que o mercado de usados nao deve ser tao interessante e todas noas lentes ja atende a D60.

Faz o que eu fiz quando comprei a minha, pega uma Canon, uma Sony e uma Nikon na mao e veja qual a que mais lhe agrada.

Valeu


yasu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2008, 01:27:42
Marcelo estou morando em Kumamoto.

Ah isso que eu pensei mesmo sobre o RAW+jpg Basico, nada que nao se resolva colocando no computador... e sabendo que existe até mesmo na camera fica mais fácil ainda.

Sobre o motor de foco, bom é interessante saber que as lentes mais novas muitas vem com o motor na lente também... E como eu estarei comprando um kit com 2 lentes eu acho que nem preciso me preocupar muito com isso mesmo.

Agora eu vou dar uma olhada mais de perto na Pentax K200, ela parece realmente muito boa...
Pentax K200D


yasu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2008, 07:55:59
Bom valeu pessoal.. no final acabei comprando uma Pentax  :hysterical:

Estou gostando bastante apesar de não entender mto bem o funcionamento... e o guia para inciantes em SLR dela é mto bom... pena que está em japonês ahhahaha.

No final eu achei que valheria muito mais a pena a Pentax pois ela tem um corpo mais selado contra umidade e poeira. Além que estava com um preço um pouco menor que a Nikon D60.

Agora é só ir fuçando pra aprender a usar direitinho ehehehe.
Pentax K200D


yasu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2008, 09:59:26
Olha mais uma pergunta.

Eu comprei tudo, e agora ficou uma dúvida eu devo comprar filtros para a lente?

O cara me ofereceu 2 filtros no momento da compra, um que era um filtro UV e o outro que era um filtro de para Cameras digitais...

Eu nunca ouvi falar sobre esse filtro para câmeras digitais, alguém conhece?
Pentax K200D


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Junho de 2008, 23:41:01
Yasu, parabéns pela aquisição, me parece que vc optou pela K200D, se for mesmo (vc citou apenas Pentax...), foi uma excelente escolha. Fiz um side-by-side dela com a D60 e a K200D dá um banho, perde em apenas dois ou três quesitos.

Quanto a lentes, fique tranqüilo, tenho Pentax desde que comecei na fotografia e nunca tive problemas para encontrar opções, mesmo aqui no Brasil, imagine fora dele. Repare que, sempre que alguém fala que lente para Pentax é difícil de encontrar, quando a gente vai conferir o cara usa outra marca.

O filtro UV é recomendável para a proteção do elemento frontal da lente, além de suavizar efeitos da névoa, mas ele deve ser conservado sempre muito limpo, senão prejudica (mais) a imagem. Agora, esse filtro "para câmeras digitais" eu nunca ouvi falar, os que eu conheço servem tanto para película quanto para digital. Uma boa opção (quase imprescindível) para vc adquirir é um polarizador.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2008, 23:56:15
Mais um Pentakeiro  :D

Parabéns pela aquisição e não se esqueça de colocar as fotos na Galeria!

Também nunca ouvi falar no filto só para câmeras digitais
E só pra reforçar o coro, o polarizador realmente dá outra vida as fotos... vale cada centavo!


yasu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2008, 03:27:51
Ah sim desculpa foi a Pentax K200D.

Então é que meu japonês não é tão bom e alguma coisa pode ter se perdido na tradução :D

Vou ver sobre esse polarizador e o filtro UV... mas ambos precisam ser conservados bem limpos né? isso é um tanto quanto complicado não?
Pentax K200D