Autor Tópico: Casamento e Lente 50mm  (Lida 14726 vezes)

Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Online: 30 de Maio de 2008, 00:47:23

     Oi...acham possível cobrir casamento só com uma lente 50mm? Como resolver?

       Obrigada...

             Adriana.


Pedro Felix

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2008, 01:56:15
Todo não. Algumas você provavelmente usará uma grande angular.
Mas te digo que ja usei e uso bastante essa lente nesse tipo de eventos.
Pedro Félix


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2008, 02:49:38
Antigamente muitos fotógrafos usavam câmera de filme 135 com apenas uma lente 50mm ou 35mm.
Também utilizavam "velhas" cameras 6x6 com objetiva fixa.

Em geral todos muito experientes e conscientes do que estavam fazendo.

Se sua câmera for cropada é praticamente impossível, já que você estará com uma meia-tele.

 Bom, não disse nada com nada. Mas deve dar pra entender.
São Paulo - SP


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2008, 11:19:02
Dá... com filme 135 ou câmeras digitais full frame, como a Nikon D3. Como o Leandro disse, em digitais APS, a 50mm se torna uma meia-tele. Talvez você tenha dificuldade em fotografias de grupos; você terá de pedir para que as pessoas se distanciem e fiquem mais próximas umas das outras.

Obviamente, hoje em dia é muito mais cômodo usar uma boa objetiva próxima de uma 28-80 f/2.8 (para formato 135) ou 18-50 f/2.8 (para câmeras digitais cropadas). Assim, você tem um range razoável que cobre grupos e tele para retratos do casal com fundo desfocado em f/2.8.
« Última modificação: 30 de Maio de 2008, 11:19:58 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2008, 11:41:36
Qual é a câmera que vc usa?
Esta 50mm vai estar onde?
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2008, 22:38:37

   Oi,meninos todos,muito obrigada pelas respostas e idéias.

   Tenho uma XT e usava a lente do kit em eventos de amigos sem grana,mas os problemas de foco são chatos.Agora,com pouca grana,comprei uma 50mm 1.8...que diferença.Pensei em usar a nova a maior parte do tempo e a do kit para planos abertos.

   Me ajudem,por favor,não entendo bem esse lance de "câmera cropada".Acredito viver isso...como conviver com essa realidade numa 50mm?

            Beijos...
           


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2008, 23:37:21
hunn... com a do kit + a 50mm dá pra fazer muita coisa legal.

Seria importante também um flash com difusor ou rebatedor.

O legal é aproveitar bem a luz da filmagem e confiar no ISO alto da XT que manda muito bem.
São Paulo - SP


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2008, 23:37:28
Câmera cropada significa que o sensor do equipamento possui um corte, ou seja no caso da Canon de 1,6, para entender melhor uma 100 mm em uma câmera com crop de 1,6, vira uma 160 mm. Assim como sua 50 vira uma 80mm.

Tenho uma amigo que fotografa a maior ou quase toda parte do tempo com uma 50 mm em uma rebel, e as fotos dele são impressionantes, vai do costume...

Espero ter ajudado um pouco..

Abraços

Rodrigo
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2008, 16:32:31
Adriana,

Tenho K10d com lente do kit (18-55), uma 50-200 e uma Sigma 28-70 f/ 2.8. Bom, o que eu mais fotografo são fotos de amigos, familiares, sobrinhos... Então praticamente nao tiro essa 28-70 da cam. O último casamento que ajudei a fazer, o fui com a 28-70, e o fotógrafo oficial esava uma D70 + Sigma 24-70 2.8. Ele montou uma mini estúdio na festa, aproveitou que tinha uma parte do salão com uma cortina branca com uns 3 metros de altura para compor o fundo, levou dois flashs com difusor. Na hora de fazer aquelas fotos dos noivos com padrinhos, madrinhas, parentes, etc... dependendo do número de pessoas, eu achei que começar em 28mm apertava. Acho que 24-70 é ideal pra esse tipo de trabalho.
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2008, 21:24:31

    Oi,Leandro,Rodrigo e Davi,muito obrigada pelas idéias e informações.
    Fico mais tranquila ao ouvir que é possível fazer bastante com a 50mm e com a do kit.Tenho um bom flash,o Canon 580.Gostaria,sim,de ter uma lente com range maior,mas falta grana para investir em uma de boa qualidade.Assim,preferi a 50mm e estou impressionada com a diferença de qualidade.
    A 50mm me fez lembrar da Zenit...com a qual comecei a fotografar.
       Beijos,
             Adriana.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2008, 22:10:08
O último casamento que ajudei a fazer, o fui com a 28-70, e o fotógrafo oficial esava uma D70 + Sigma 24-70 2.8.

David,

seu amigo não acha que com a 24-70 não chega a faltar um pouco de GA nos 24mm? Na D70 fica já em 36mm equivalentes.

Estou analisando uns modelos e o range ideal seria os 18-70, mas não tem muita opção, essa 24-70 me pareceu bem interessante.
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2008, 11:32:03
Tenho uma XT e usava a lente do kit em eventos de amigos sem grana,mas os problemas de foco são chatos.

Oi Adriana,

Na minha (uma antiga D30) o problema de foco à noite é notável com a lente do kit. Ela é muito escura e mesmo com a luz de auxílio do flash se a superfície não ajudar nem sempre ela foca.

O pior é saber que já tá focado e ao apertar novamente ela desfocar.. Isso tb acontece é muito chato.

Dependendo do caso eu tô contornando isso usando uma função da minha cam que habilita o botão de felt pra fazer o foco e desabilita o foco no botão principal.
Assim faço o foco em supefícies mais apropriadas à mesma distância do objeto e posso fazer várias fotos sem alterar o foco.

Modo Av e aberturas mais fechadas garantem uma profundidade de campo que evita desfoques.

Pra compensar as aberturas mais fechadas vc pode elevar o ISO. A minha vai bem até 400. Creio que a sua vai bem até 800 ou até mais (isso vc testa antes).

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2008, 19:30:54

    Oi,Leandro,Rodrigo e Davi,muito obrigada pelas idéias e informações.
    Fico mais tranquila ao ouvir que é possível fazer bastante com a 50mm e com a do kit.Tenho um bom flash,o Canon 580.Gostaria,sim,de ter uma lente com range maior,mas falta grana para investir em uma de boa qualidade.Assim,preferi a 50mm e estou impressionada com a diferença de qualidade.
    A 50mm me fez lembrar da Zenit...com a qual comecei a fotografar.
       Beijos,
             Adriana.

adriana, com a lente do kit + 50mm + 580ex vc faz um casamento na boa  :ok:

À noite não era para ter tantos problemas com o foco, já que o flash ajuda emitindo um raio. Com a xt pode ir até iso 800 na boa.
« Última modificação: 03 de Junho de 2008, 19:32:55 por pablo_rj »


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #13 Online: 04 de Junho de 2008, 08:33:13
Uma lente legal, que era cara, agora não é mais...a 20/35 Canon.
Antiguinha porém uma ótima lente pra esse tipo de foto.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2008, 10:40:00
Existem boas e ótimas lentes para isso.

A 17-85IS é boa pra quem começa... Tem o preço mais em conta atualmente mas é limitada na abertura (em 85mm ela é 5.6)
A 17-50 2.8 Tamron é ótima e também com preço acessível. Cobre tanto o GA e chega até 50mm com abertura 2.8 constante.
A 24-105 4L IS é uma lente projetada para ser maravilhosa em Full Frame, mas deve produzir bons resultados no digital APS, já que de 17mm para 24mm um passo para trás já compensa.
A 17-55 2.8 IS é tem as características da 17-50 com a vantagem do IS e de ser mais rápida no AF, porém, mais cara.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!