Autor Tópico: Fuji Frontier x Kodak RP50 Led printer  (Lida 2985 vezes)

igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Online: 21 de Julho de 2005, 18:41:07
Bom pessoal, já ouvi falar que o tal Fuji Frontier é o melhor minilab de todos os tempos para fotografia digital.

Eu não entendo nada de revelação digital.

Hoje fui revelar umas fotos digitais (pela primeira vez, sempre guardei no computador).

E por curiosidade liguei para a loja Kodak da minha cidade (é praticamente um monopólio, 95% das lojas aqui em Fortaleza são de um dono só e é tudo kodak) e perguntei sobre o equipamento de revelação digital, a moça falou alguma coisa Ribbon...aqui no fórum já ouvi falar que ribbon não é bom (eu nem sei o que é)...

Logo depois liguei para uma loja da fuji (são pouquíssimas na cidade) e perguntei qual o equipamento, a moça disse de cara que era o fuji frontier...por via das dúvidas eu revelei lá... apenas uma foto não saiu do meu agrado... onde tinha um laranja mais forte a máquina saturou e estorou demais esse laranja... mas no geral saíram ótimas as fotos...


A minha pergunta é a seguinte? Será que as lojas kodak's mesmo com um equipamento de menor qualidade (estou supondo isso) mas por terem mais experiência aqui na cidade (faz mas de 30 anos que essa rede de lojas é líder por aqui, há 5 anos atrás eram exclusivos praticamente no Ceará todo) podem oferecer uma revelação melhor?

Até onde o equipamento influencia na revelação?

Se alguém pudesse dá uma esclarecida bem por cima sobre equipamentos de minilab, o que se deve evitar e o que se deve procurar, eu agradeceria muito...obrigado desde já.  ;)  
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2005, 19:24:45
Eu particularmente gosto dos minilabs Noritsu. Os Frontier também são bons, mas o que mata é que por padrão estes labs tem parâmetros para aumentar saturação, sharpness e corrigir colorcasts, que é útil para a maioria dos usuários. Se vocec manipula as suas próprias fotos no computador tem que pedir para não fazer nenhuma correção.
Aqui no Rio tem uma grande variedade de laboratórios, mas eu particularmente não me acertei muito bem com eles e prefiro mandar pela internet para o Fotolab, que tem bons preços e atendimento rápido, em 2 dias eu recebo as fotos. Fica em Osasco.
« Última modificação: 21 de Julho de 2005, 19:25:12 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2005, 19:26:41
Olha, se a frontier saturou o laranja é pq a foto que vc mandou estava com ele saturado, porque ela é muito precisa, vc já parou para pensar que o problema pode ser a calibragem de seu monitor? Se ele estiver fora o resultado que vc irá obter em um equipamento frontier calibrado certamente será diferente do obtido em seu monitor. É importante antes de culpar um equipamento vc saber se o seu equipamento está a contento, porque falo isso por experiência própria, normalmente não é o minilab que está descalibrado. ;)
« Última modificação: 21 de Julho de 2005, 19:27:00 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2005, 19:39:12
Eu já li bastante aqui leo sobre esse lance de calibração...


O problema é que a imagem que saturou eu não tratei em absolutamente nada...



E outra foi apenas nessa foto, eu revelei outras 35 e saíram muito boas...


O que eu quero saber é se esses minilabs que  kodak usa são bons?
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2005, 21:00:30
Olha das experiências que eu tive os melhores são os agfa e frontier.
Seguidos dos Noritsu.

Os Kodak de Ribbon são os piores.

Como observação final, não é pq vc não tratou que a foto saiu boa da câmera, pode acontecer de ela sair saturadam vc ver no seu monitor e achar que está tudo bem e na hora de imprimir sair o erro.

Eu particularmente imprimo muito em frontier e Noritsu, Atualmente tenho feito em noritsu por uma questão de preço e comodidade oferecida (eu mando via FTP e recebo por motoboy no mesmo dia), mas ainda acho que as frontier são bem superiores.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2005, 21:12:03
B) Procura o Adriano na Fotographos (acho que se escreve assim), uma loja nova na mesma quadra da Profilme da Maj. Facundo. Ele era o responsável pela parte digital da Aba Filme da Heráclito Graça e foi grenciar a parte digital desta loja, ele é gente fina e entende do assunto(diz que o Bosco te falou). Inclusive está indo à Photo Brazil para comprar equip. para melhorar a loja, que é do mesmo dono da Limacolor mas com uma fachada mais elegante. Acho que lá é Frontier.
A Profilme tmb é Frontier e o muita gente gosta. Acho que o diálogo com o operador resolve quase tudo. Uma turma que escaneia filme e é mais exigente tem feito na Super Filme da Assunção.
Converse com o operador do minilab, exponha suas dúvidas, e finalmente compre um colorímetro:
http://www.recreiodigital.com.br/ecommerce...duto=995&Texto=
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2005, 22:34:06
Citar
B) Procura o Adriano na Fotographos (acho que se escreve assim), uma loja nova na mesma quadra da Profilme da Maj. Facundo. Ele era o responsável pela parte digital da Aba Filme da Heráclito Graça e foi grenciar a parte digital desta loja, ele é gente fina e entende do assunto(diz que o Bosco te falou). Inclusive está indo à Photo Brazil para comprar equip. para melhorar a loja, que é do mesmo dono da Limacolor mas com uma fachada mais elegante. Acho que lá é Frontier.
A Profilme tmb é Frontier e o muita gente gosta. Acho que o diálogo com o operador resolve quase tudo. Uma turma que escaneia filme e é mais exigente tem feito na Super Filme da Assunção.
Converse com o operador do minilab, exponha suas dúvidas, e finalmente compre um colorímetro:
http://www.recreiodigital.com.br/ecommerce...duto=995&Texto=
Bye
O Zeiss disse tudo, primeiro passamos o que queremos, e depois fazemos nossa parte tornando o nosso equipamento calibrado para que possamos exigir dos fornecedores. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2005, 23:05:54
Valeu zeiss pelas dicas, mas eu só fotografo por hobbie e ocasionalmente revelo fotos (essa foi a primeira vez, isso com 4 anos de máquina digital e mais de 5.000 fotos no computador)...Então um colorímetro nesse preço fica inviável para mim...


Até porque eu fiquei muito satisfeito com as fotos reveladas, tirando apenas uma é claro, que saiu um pouco saturado o laranja...

Eu só queria saber dessa diferença técnica do minolab...Porque eu vi umas fotos reveladas na abafilme (kodak) de um amigo meu utilizando uma 300D e achei muito granulado nas fotos, qualidade de impressão ruim...E com certeza as fotos saíram do jeito que a máquina armazenou, porque esse maluco do meu amigo comprou uma 300D e nem computador ele tem, e mal sabe mexer em computador...Como é que um cara compra uma 300D por mais de 4000 reais aqui no Brasil e nem computador tem? Para ele as fotos saíram ótimas, mas para mim...num gostei não, não quis cortar o barato dele e disse que achei ótima... quando eu me encontrar com ele dou o toque sobre ele tentar revelar na loja fuji (inclusive no mesmo shopping que ele revela na kodak) pra vê se num saem mais "vivas" as cores, claro isso é para ser sutil na mudança dele, talvez ele nem note a diferença, ele é meio leigo...
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2005, 02:25:40
Eu ampliei duas fotos hoje em um lab noritsu para testar.

Um still ficou perfeito. Gostei mesmo.

A outra que era um retrato de duas pessoas, eles estouraram uma delas. Eram dois mulatos, com o tom de pele muito parecido e com a mesma luz incidida. Um deles ficou normal e o outro ficou com o rosto estourado, bem mesmo. E a roupa branca também.

A primeira em 20x30 e a segunda em 20x25.

Mas pelos preços vou continuar por lá.  :lol:

Vou levar a foto e conversar com os caras.

abraços
« Última modificação: 22 de Julho de 2005, 02:28:38 por Danilo »


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2005, 12:39:03
Citar
Porque eu vi umas fotos reveladas na abafilme (kodak) de um amigo meu utilizando uma 300D e achei muito granulado nas fotos, qualidade de impressão ruim...
 B) Pode ser que ele tenha usado a camera em automático em ambiente escuro e sem flash e a mesma tenha feito a foto em ISO 1600, o resultado é diferente de a ISO 100. Mas pra falar só vendo a foto. O operador do minilab pode errar mas errar radicalmente é mais difícil. Manda esse cara comprar um Big Mac e entrar na internet do Mac Donald's pra connhecer o Mundo Fotográfico...
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE